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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 04 Jul 2021 14:24 
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Colegas desse tópico :

Vejam vcs como os fabricantes dão foras no nosso mercado sem uma explicação lógica e coerente :

A dona Hyundai Motors, lançou aqui no Brasil já há uns 3 anos atrás o seu novo SUV Tucson com o seu motor Gamma 1.6 turbo da mais recente geração e apenas a gasolina mas esse motor é importado da Hyundai da Coreia.

Porém bastava desenvolve-lo facilmente aqui mesmo pela Hyundai do Brasil com know how que ela já dispõe aqui para ele se transformar em um moderno motor 1.6 turbo flex já que ele é equipado com a moderna injeção direta e alcançava-se com isso uns 200 cvs com um torque abundante de mais de uns 30 kgfm com etanol e assim, extender essa sua nova versão de motor a toda a sua atual linha Creta, Tucson e até instalar esse motor numa nova versão esportiva da atual linha HB20 e essa decisão seria um completo sucesso mas a BURRICE é muita e isso tudo para economizar aqui no Brasil míseros dolares nesse desenvolvimento quando o retorno no nosso mercado seria mais do que garantido ...

Infelizmente colegas, existem determinados objetivos desses fabricantes difíceis de serem compreendidos por nós simples consumidores !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 28 Jul 2021 14:04 
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E voltando a esse tópico so para deixar mais uma opinião pessoal sobre a atual linha HB20 :

Vejo que a melhor opção em assunto de melhor relação custo-benefício ainda é a versão evolution 1.0 TGDI com o câmbio aut. tanto o hatch e tbm o sedan para que precisa de um porta-malas maior.

Pq esse novo motor 1.0 turbo flex TGDI em conjunto com esse novo câmbio aut. de 6 marchas é sem dúvida a melhor combinação entre os 3 motores atuais da linha HB20 de 2020 em diante.

E a 2ª melhor opção já seria os modelos hatch ou sedan com a nova motorização 1.6 com câmbio manual ou c/ o câmbio aut. para aqueles que preferem essa transmissão.

Essas versões citadas aqui com esse motor Gamma 1.6 tbm apresentam uma ótima relação custo-benefício, ainda mais depois dessa linha 2020 quando a Hyundai do Brasil fez um interessante upgrade tecnológico nessa versão de motor 1.6 adicionando nele o comando de válvulas variável tbm para as válvulas de escape pq antes esse recurso somente existia para as válvulas de admissão.

E com isso, essa recente modificação técnica melhora sim ainda um pouco mais o rendimento geral desse motor Gamma 1.6 !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Out 2021 11:53 
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Retornando a esse tópico para acrescentar outra importante vantagem técnica que me lembrei na linha HB20 :

Quem for mais curioso e observar melhor, vai perceber que a captação de ar fresco pelo filtro de ar dos HB20 e até na linha Creta ocorre por uma entrada de ar fresco que vem da grade frontal , ou seja, a engenharia da Hyundai aproveitou o que muitos fabricantes ainda desprezam atualmente que é alimentar o motor com um volume de ar o mais fresco possível da frente do veículo pq isso só traz benefícios práticos e positivos como um leve melhor rendimento geral.

Saibam que quanto mais frio o ar entrar pela admissão de qq motor a combustão interna, maior será o seu rendimento geral pq com isso, a combustão será sempre mais completa, os riscos com pre-ignição e detonações diminui bastante no caso de abastecer com gasolinas e até o consumo médio será levemente beneficiado e a soma de todos esses fatores juntos é o que faz melhorar um pouco mais todo esse rendimento geral de qq motor.

Portanto , esse é mais um outro ponto muito positivo da Hyundai do Brasil .

Obs : E para quem se interessar um pouco mais sobre esse interessante assunto de mecânica automotiva, esse sistema de captação de ar mais fresco da frente dos veículos para a admissão dos motores, é só pesquisar um pouco mais sobre esse sistema inclusive em inglês e que se chama :

Cold air intake system ou Ram air intake system

Tanto é que a Ford e a Dodge norte americanas além de muitos outros fabricantes exploram e utilizam muito e fazem um maior uso desse sistema de captação de ar fresco nos seus veículos principalmente nos modelos mais esportivos.

Até muitos fabricantes de motocicletas de maior cilindrada tbm já estão utilizando esse importante sistema para ajudar a incrementar um pouco mais o rendimento geral dos seus motores já que eles são alimentados por gasolinas.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Out 2021 16:06 
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ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para acrescentar outra importante vantagem técnica que me lembrei na linha HB20 :

Quem for mais curioso e observar melhor, vai perceber que a captação de ar fresco pelo filtro de ar dos HB20 e até na linha Creta ocorre por uma entrada de ar fresco que vem da grade frontal , ou seja, a engenharia da Hyundai aproveitou o que muitos fabricantes ainda desprezam atualmente que é alimentar o motor com um volume de ar o mais fresco possível da frente do veículo pq isso só traz benefícios práticos e positivos como um leve melhor rendimento geral.

Saibam que quanto mais frio o ar entrar pela admissão de qq motor a combustão interna, maior será o seu rendimento geral pq com isso, a combustão será sempre mais completa, os riscos com pre-ignição e detonações diminui bastante no caso de abastecer com gasolinas e até o consumo médio será levemente beneficiado e a soma de todos esses fatores juntos é o que faz melhorar um pouco mais todo esse rendimento geral de qq motor.

Portanto , esse é mais um outro ponto muito positivo da Hyundai do Brasil .

Obs : E para quem se interessar um pouco mais sobre esse interessante assunto de mecânica automotiva, esse sistema de captação de ar mais fresco da frente dos veículos para a admissão dos motores, é só pesquisar um pouco mais sobre esse sistema inclusive em inglês e que se chama :

Cold air intake system ou Ram air intake system

Tanto é que a Ford e a Dodge norte americanas além de muitos outros fabricantes exploram e utilizam muito e fazem um maior uso desse sistema de captação de ar fresco nos seus veículos principalmente nos modelos mais esportivos.

Até muitos fabricantes de motocicletas de maior cilindrada tbm já estão utilizando esse importante sistema para ajudar a incrementar um pouco mais o rendimento geral dos seus motores já que eles são alimentados por gasolinas.
Cold Air Intake simplesmente é algo que deveria ser essencial em todos os veículos. Até o mobi e Kwid mais simples.

Quanto a se o HB20 ainda é a melhor opção.. Eu acredito que sim. Ele concorre com o Onix, Argo e Polo.
O Polo ou é muito básico ou é muito mais caro.
O Argo é bonito, um carro bem competente mas honestamente não gosto das opções de motorização e nem do cambio FIAT (mesmo que tenha melhorado muito), além da suspensão ser mais molenga, embora mais confortável.
O Onix a meu ver é o pior. Pegou fogo e por isso a central eletrônica carpa o motor, que este mesmo sendo turbo, não tem injeção direta o que o torna mais fraco, menos economico e eficiente além de esfriar menos a câmara de combustão. Ele tem uns mimos legais mas a central e "A.I" da Hyindai é a melhor.

Sem falar da garantia de 5 anos e mesmo as CCS não serem nível Honda e Toyota, ao menos são melhores que CCS Chevrollet e Fiat.


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 15 Out 2021 16:23 
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Muito bem Biel, estamos juntos nessa opinião tbm, valeu !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 10 Dez 2021 14:36 
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Retornando a esse tópico para comentar sobre as novidades que já estão em diversos artigos por toda a net sobre as novas mudanças na atual linha HB20 2022 :

A Hyundai do Brasil está aposentando o motor Gamma 1.6 dessa linha linha HB20 nas versões hatch e sedan e deixando esse motor 1.6 reservado apenas para as versões do HB20X.

Esse motor 1.6 aspirado está sendo substituído pelo atual motor 1.0 TGDI flex e junto a essa nova mudança foi tbm anunciada a nova versão Platinum para a linha HB20 nas versões hatch e sedan que estão sendo equipadas com a interessante além de mais barata combinação desse novo motor 1.0 TGDI associado a um novo câmbio manual de 6 marchas.

Então termos o melhor desses 2 mundos, ou seja, essa nova versão Platinum vai oferecer um pouco maias de desempenho com uma leve maior economia de combustível e ainda aliada a um custo bem mais em conta do que essas versões atuais com o cambio aut. numa inteligente e esperta jogada de marketing da Hyundai do Brasil no nosso mercado.

Assim, a atual linha HB20 vai abocanhar agora uma fatia ainda um pouco maior de novos clientes roubando com isso, potenciais clientes da atual linha onix 1.0 turbo com o câmbio mecânico de 6 marchas.

Obs : E essa seria a minha escolha numa eventual troca pelo meu atual HB20 1.6 hatch que seria então substituído certamente por um novo HB20 Platinum sedan 1.0 turbo com esse novo câmbio mecânico de 6 marchas.

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 10 Dez 2021 15:55 
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ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para comentar sobre as novidades que já estão em diversos artigos por toda a net sobre as novas mudanças na atual linha HB20 2022 :

A Hyundai do Brasil está aposentando o motor Gamma 1.6 dessa linha linha HB20 nas versões hatch e sedan e deixando esse motor 1.6 reservado apenas para as versões do HB20X.

Esse motor 1.6 aspirado está sendo substituído pelo atual motor 1.0 TGDI flex e junto a essa nova mudança foi tbm anunciada a nova versão Platinum para a linha HB20 nas versões hatch e sedan que estão sendo equipadas com a interessante além de mais barata combinação desse novo motor 1.0 TGDI associado a um novo câmbio manual de 6 marchas.

Então termos o melhor desses 2 mundos, ou seja, essa nova versão Platinum vai oferecer um pouco maias de desempenho com uma leve maior economia de combustível e ainda aliada a um custo bem mais em conta do que essas versões atuais com o cambio aut. numa inteligente e esperta jogada de marketing da Hyundai do Brasil no nosso mercado.

Assim, a atual linha HB20 vai abocanhar agora uma fatia ainda um pouco maior de novos clientes roubando com isso, potenciais clientes da atual linha onix 1.0 turbo com o câmbio mecânico de 6 marchas.

Obs : E essa seria a minha escolha numa eventual troca pelo meu atual HB20 1.6 hatch que seria então substituído certamente por um novo HB20 Platinum sedan 1.0 turbo com esse novo câmbio mecânico de 6 marchas.
Acho que os 1.0 turbo terão uma recalibragem para igualar os 130 cavalos do 1.6 também.


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 11 Dez 2021 23:06 
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Tomara Biel e vamos torcer para que a Hyundai do Brasil de fato faça isso com os motores 1.0 TDGI turbo flex pq margem para chegar nisso esses novos motores tem de sobra !

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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 11 Dez 2021 23:26 
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ianisgreek escreveu:
Tomara Biel e vamos torcer para que a Hyundai do Brasil de fato faça isso com os motores 1.0 TDGI turbo flex pq margem para chegar nisso esses novos motores tem de sobra !

Tem sim, está até na hora de colocar modos de mapeamento, tipo economia (105 cv e torque máximo a 1200 RPM, acelerador com resposta normal mas para att, kickdown de apenas uma marcha), dinâmico (120cv, torque máximo a 1500 RPM, acelerador com resposta normal e para att kickdown de duas marchas), performance (130 cv, torque máximo a 2500 RPM, acelerador mais preciso e para att, marchas são seguradas por mais tempo além de diminuir marcha mais cedo)
Literalmente não necessita de hardware a mais para isso


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 Título: Re: HB20 ainda é a melhor opção?
MensagemEnviado: 12 Dez 2021 11:24 
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Então Biel, com certeza que seria bem interessante se a dona Hyundai do Brasil adotasse um software assim formulado.

Mas infelizmente essas mudanças esbarram em custos $$$$$$ e o departamento de marketing deles vai lá e sempre corta esses gastos considerados por eles de extras.

E uma das provas mais reais disso é que estamos vendo a nova linha Creta 2022 ser equipada com esse mesmo motor 1.0 flex TGDI na exata e mesma configuração mostrada na atual linha HB20 de 2020 para cá e que aqui para nós, são sim ainda insuficientes esses fracos 120 cvs e 17,6 kgfm de torque em SUVs de 1400 kgs com esse motor adotado nessa nova linha Creta.

E tentem pelo menos modificar de leve essa mentalidade dos cabeças-duras dos sul coreanos ... rsrsrsrsrsrsrs!!!

Obs : E depois ainda ficam torcendo o nariz para todos aqueles donos desses veículos que resolverem fazer um stage 2 para melhorar um pouco mais o desempenho original deles.

Stage 2 consiste em remapear a ECU com uma programação mais esportiva e retirar o catalisador original do escape para assim a turbina trabalhar bem mais livre e oferecendo assim um melhor desempenho, obviamente com o risco eminente de se perder a garantia de fábrica se algum CCS detectar esse upgrade em veículos durante as revisões.

Mas que sem dúvida alguma, esse é um upgrade de performance já muito popular e muito usado entre os donos de veículos turbo de fábrica pq utiliza-se de uma boa margem de desempenho deixado sempre inexplorado pelos próprios fabricantes.

A margem média de ganhos com esses upgrades de stage 2 é de uns 20% a mais de potencia e de uns 25% a mais de torque , portanto é um aumento nada desprezível em nenhum motor turbo de fábrica, ou seja, é como se o veículo de repente adotasse um novo motor um pouco maior do que o original de fábrica.

Inclusive meu atual jetta TSI 13/13 já tem esse stage 2 já há 8 anos e nunca tive até o momento o menor problema, mas só alegrias e satisfação plena e rodei até agora uns 70 mil kms com esse upgrade de performance nele.

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