Bem-vindo: 29 Mar 2024 07:10

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 23 Jan 2019 12:47 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
PHRossini escreveu:
samuelbreder escreveu:
ZECAM escreveu:
Samuel,

Pode fazer sem problema a viagem com etanol. Viajei 800 km e faço a mescla com etanol, ou a "mistura mágica", trazendo o consumo para 13/14 km/l.
Começa com 30/70% na ida e aumenta na volta.
PS: Olha o densimetro do etanol. Posto BR é danado para ter etanol adulterado
Interessante Zecam. Essa porcentagem é 30% gasolina e 70% etanol ou o contrário? Valeu pela dica ;)

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk


Sempre ouvi falar dessa "mistura mágica", mas nunca arrisquei fazer por causa do "terror" que a Hyundai fez em mim falando que não era o ideal, devido a ECU precisar reconhecer o combustível e as compressões dos combustíveis serem diferentes.

Talvez eu teste daqui uns dias no meu HB20, que também é 1.0 2015



Por favor colega Rossini, jamais se deixe enganar e nem ser influenciado ou iludido por esses comentários estúpidos e sem o menor fundamento técnico dito infelizmente por funcionários mal preparados tecnicamente de CCS de várias marcas de veículos.

Essa mistura mágica foi por um acaso assim batizada por um colega nosso daqui do forum lá pelo inicio de 2013 e ela significa fazer uma mistura de combustíveis sempre contendo mais etanol do que de gasolina na proporção que varia de 15% a 25% de gasolina e o restante com etanol.

A vantagem prática e já comprovada por mim além de vários colegas daqui do forum dessa mistura é a de se obter com ela um melhor compromisso entre uma melhor performance com um ainda razoável consumo médio e tb para manter sempre os motores mais limpos internamente e livres das terríveis e nocivas carbonizações causadas pela combustão incompleta das nossas terríveis e medíocres gasolinas de baixa qualidade.

E apenas para exemplificar para vc, meu atual HB20 ainda é dos primeiros fabricados pela dona Hyundai do Brasil no final de 2012, retirei ele zero KM da CCS e ele já foi imediatamente abastecido com uma mistura de 2 lts de gasolina e 8 lts de etanol e assim está sendo feito até hj não só com ele mas tb com o nosso atual Creta 2.0 e esses veículos JAMAIS, nunca falharam em nenhuma partida, a frio ou a quente portanto isso é sim um baita BOATO SEM O MENOR FUNDAMENTO e apenas mais uma conversa fiada para boi dormir essa de não se poder usar a mistura mágica em quaisquer veículos, desde que eles sejam do tipo flex fuel.

Obs : Nunca vai existir essa de um motor flex não reconhecer uma mistura de gasolina com etanol, pq a sonda lambda (sensor de oxigenio) instalado no escape desses motores lê o tempo todo a composição dos gases da combustão e baseado nessa leitura ele sabe exatamente qual é a mistura de etanol com gasolina que o motor está queimando a cada segundo do seu funcionamento e assim, a ECU busca em sua biblioteca de mapas de ignição e de combustível, qual é a melhor combinação para cada instante de funcionamento desses motores flex proporcionando sempre uma maior economia ou um melhor desempenho conforme seja o caso, não importa a situação leve ou pesada a que esse motor estará sendo submetido a cada instante.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 23 Jan 2019 13:58 
Offline

Registrado em: 22 Jan 2019 20:21
Mensagens: 7
ianisgreek escreveu:

Por favor colega Rossini, jamais se deixe enganar e nem ser influenciado ou iludido por esses comentários estúpidos e sem o menor fundamento técnico dito infelizmente por funcionários mal preparados tecnicamente de CCS de várias marcas de veículos.

A mistura mágica foi por um acaso assim batizada por um colega nosso daqui do forum lá pelo inicio de 2013 e ela significa fazer uma mistura de combustíveis sempre contendo mais etanol do que gasolina na proporção que varia de 15% a 25% de gasolina e o restante com etanol.

A vantagem prática e já comprovada por mim além de vários colegas daqui do forum dessa mistura é de se obter um melhor compromisso entre uma melhor performance com um ainda razoável consumo médio e tb para manter sempre os motores mais limpos internamente e livres das terríveis e nocivas carbonizações causadas pela combustão incompleta das nossas terríveis e medíocres gasolinas de baixa qualidade.

E apenas para exemplificar para vc, meu atual HB20 ainda é dos primeiros fabricados pela dona Hyundai do Brasil no final de 2012, retirei ele zero KM da CCS e ele já foi imediatamente abastecido com uma mistura de 2 lts de gasolina e 8 lts de etanol e assim está sendo feito até hj não só com ele mas tb com o nosso atual Creta 2.0 e esses veículos JAMAIS, nunca falharam em nenhuma partida, a frio ou a quente portanto isso é sim um baita BOATO SEM o MENOR FUNDAMENTO e apenas mais uma conversa fiada para boi dormir de não se poder usar a mistura mágica em quaisquer veículos, desde que eles sejam do tipo flex fuel.

É isso aí colega, valeu !


Agradeço a informação. Como meu primeiro carro está sendo esse HB20 que retirei também 0km e mesmo sendo apaixonado por carros, ainda me falta muito a aprender sobre eles.

Começarei a abastecer ele de tal forma com essa mistura pra também ter essa experiencia.

Quanto à gasolina de baixa qualidade, sofri desse mal a 2 anos atrás. Quando o motor está quente, em ponto morto e liga o ar condicionado (Só pro barulho ficar mais perceptivel), ele fica com ruído leve de batida ou como se fosse de vibração... Diz a Hyundai que foi devido a carbonização do cabeçote e que abastecendo com etanol, deveria limpar caso não fosse sério, mas desde então só no etanol, ele nunca limpou. Mas por sorte esse problema não vem afetando sua performance nem consumo de combustível, só fico com medo a longo prazo.

Estou ainda me interando do fórum pra aprender mais sobre o carro. Abraços!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 23 Jan 2019 21:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Opa, valeu Rossini pelo seu informativo e esclarecedor feedback, comprovando assim uma vez mais que quando motores flex quando usam apenas gasolina ficam carbonizados internamente e depois não adianta mais tentar fazer essa descarbonização apenas passando a utilizar etanol pq é lógico que somente com essa dica, isso não vai resolver assim tão facilmente esse problema , já que a carbonização impregna fortemente em todas as peças internas dos motores que fazem parte da combustão da gasolina.

Mas o que vc pode tentar fazer para ajudar o etanol nessa triste tarefa de descarbonizar o motor é usar sempre e a cada abastecimento de tanque completo, algum aditivo de combustível do tipo flex pq eles são os mais completos e eficazes quimicamente e tente pelo menos uma vez por semana usar esse veículo assim abastecido em trechos de alguma rodovia para que as maiores rotações do motor aliado à maior temperatura de funcionamento do motor e ainda com a ação detergente desse aditivo, ir soltando gradativamente toda essa carbonização interna do seu motor que será então lentamente expelida pelo sistema de escapamento desse veículo.

E tb esqueça qualquer tipo de reabastecimento com esses nojos indigestos de gasolinas durante esse periodo de descarbonização interna desse motor para não piorar ainda mais essa situação.

Caso vc ainda tiver alguma outra dúvida sobre esse assunto, estamos sempre ao dispor , boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 24 Jan 2019 06:03 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Ianis e PH

Lembro-lhes tbm que nossa gasolina já é uma mistura mágica (sai da bomba com 27,5% etanol)! Reforçando mais ainda a ignorância ou mesmo a má fé da CSS.
Talvez a Hyundai/CSS queira exatamente que você use gasolina ruim pra que elas tenham serviços de descarbonização e outros relacionados.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 24 Jan 2019 12:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
ZECAM escreveu:
Ianis e PH

Lembro-lhes tbm que nossa gasolina já é uma mistura mágica (sai da bomba com 27,5% etanol)! Reforçando mais ainda a ignorância ou mesmo a má fé da CSS.
Talvez a Hyundai/CSS queira exatamente que você use gasolina ruim pra que elas tenham serviços de descarbonização e outros relacionados.




Veja bem Zecam, as nossas gasolinas continuam tendo uma sofrivel qualidade mesmo com a presença dos oficiais 27% de etanol anidro adicionado a elas.

O que quer dizer que essas nossas gasolinas quando estão ainda totalmente puras ao sairem das refinarias, sem receber essa adição dessa pesada carga de etanol , elas são uma DROGA INDIGESTA de uma mistura oleosa de hidrocarbonetos da pior , mais barata e ordinária qualidade, justamente para baratear ao máximo o seu custo final e assim, sempre sobrar cada vez mais nos cofres da dona Petrobras (para o governo federal e os seus acionistas).

Portanto, desconsiderem sempre que a gasolina brasileira por ter essa pesada mistura de etanol, que ela não presta porque mesmo assim ela continua sendo um desastre total em termos de qualidade, razão dela causar essa enorme carbonização interna nos motores alimentados somente por ela.

E como exemplo, tentem comparar a qualidade dessas nossas gasolinas com as de qq país de 1º mundo e verão a baita diferença que sempre existiu entre elas ...

Quanto a essa "mistura mágica" ela apenas vai aumentar a dosagem total de etanol nessa mistura de gasolina da mistura mágica, facilitando assim a sua combustão e deixando cada vez menos residuos de carvão dentro dos motores.

Ou seja, em outras palavras, façam sempre uma mistura de etanol com gasolina de modo que sempre prevalesça nessa mistura a maior parte de etanol e jamais a dessas nossas gasolinas, que servem mais apenas como um leve tempero do etanol e tudo isso sempre visando uma otima saúde e maior durabilidade dos nossos motores flex.

Obs : A única vantagem prática de se adicionar esses 15% a 25% de gasolina na mistura mágica é para fazer o etanol aumentar um pouco mais o seu rendimento e autonomia em kms/l e nada mais além disso.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 24 Jan 2019 14:01 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
Meu amigo ianisgreek,

Permita-lhe fazer uma pergunta: Desde que li toda a sua explicação sobre a famosa mistura mágica e os benefícios do etanol, sempre abasteci meu HB20s com a tal mistura. Acontece que tenho percebido um barulho de válvulas batendo, porém, sempre negligenciei pois a Hyundai me informou que era normal nos motores 1.0 de 3 Válvulas, pois bem, no último abastecimento aqui em minha cidade estamos beirando o absurdo pois o litro da Gasolina Comum era R$ 4,09 e o Álcool R$ 3,49, resolvi então completar o tanto com a Gasolina Comum (mesmo sabendo da porcaria que ela é). Pois bem, para minha surpresa o motor do carro está funcionando muito mais "macio" com incrível média de 11.2km/l na cidade com o AC sempre ligado. Claro que tive uma redução significativa no arranque dado a baixa octanagem da gasolina mas, o que mais me impressionou foi a diminuição drástica do barulho de válvulas batendo. É como se a gasolina fosse mais "hidratada".

É normal isso? O que o amigo me recomenda?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 24 Jan 2019 14:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Eduardo_Ferreira escreveu:
Meu amigo ianisgreek,

Permita-lhe fazer uma pergunta: Desde que li toda a sua explicação sobre a famosa mistura mágica e os benefícios do etanol, sempre abasteci meu HB20s com a tal mistura. Acontece que tenho percebido um barulho de válvulas batendo, porém, sempre negligenciei pois a Hyundai me informou que era normal nos motores 1.0 de 3 Válvulas, pois bem, no último abastecimento aqui em minha cidade estamos beirando o absurdo pois o litro da Gasolina Comum era R$ 4,09 e o Álcool R$ 3,49, resolvi então completar o tanto com a Gasolina Comum (mesmo sabendo da porcaria que ela é). Pois bem, para minha surpresa o motor do carro está funcionando muito mais "macio" com incrível média de 11.2km/l na cidade com o AC sempre ligado. Claro que tive uma redução significativa no arranque dado a baixa octanagem da gasolina mas, o que mais me impressionou foi a diminuição drástica do barulho de válvulas batendo. É como se a gasolina fosse mais "hidratada".

É normal isso? O que o amigo me recomenda?


Então Eduardo, isso é chamado e conhecido comumente como efeito placebo, que seria apenas uma impressão de que a gasolina possa fazer o motor trabalhar mais silencioso, se bem que existe uma explicação tecnica para isso inclusive até já comprovada :

Como a gasolina tem uma menor octanagem do que o etanol, o motor vai trabalhar sempre com muito menos avanço de ignição e com isso o motor trabalha sim um pouco mais mansamente, mas lembre-se tb que com isso, esse motor 1.0 de 3 cil. vai perder com certeza uma boa parcela do seu desempenho disponível , comparado quando ele estiver abastecido com o etanol.

Mas dependendo onde se está nesse imenso Brasil, existem sim localidades onde o preço do etanol é bem mais proximo ao preço das gasolinas e nesses casos, fica de fato dificil e anti-economico manter a preferencia pela mistura mágica, apesar dos beneficios dela para a boa saude e performance dos motores flex.

Mas se formos pensar no custo-benefício em abastecer apenas com essa mistura mágica, ainda assim ela vai valer a pena.

Na minha cidade por exemplo, o etanol custa hoje 2,77 e as gasolinas comuns estão a 4,54 , portanto aqui vale muito a pena abastecer com essa mistura mágica.

Obs : Lembrando aqui que nesses locais onde não vale a pena abastecer apenas com o etanol devido ao seu preço estar mais proximo ao das gasolinas, ainda assim dá para aproveitar os benefícios do etanol ao abastecer com pelo menos 70% de gasolina e 30% de etanol, pq será bem melhor e mais vantajoso ao motor do que abastecer apenas com qq das nossas gasolinas.

É isso aí colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 24 Jan 2019 17:45 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
Ianis,

Concordo plenamente com sua explicação! Mas quando mencionei os 27% de etanol, foi para deixar claro a todos que a mistura mágica já começa antes de sair da bomba, comparando com a gasolina pura de outros países!

Completando o post anterior, eu já trabalho com valor de 75% do valor da gasolina pra abastecimento com etanol.
Li em um site sobre teste de rendimento em motores novos, e o valor já não seria mais 70% e sim 75%.

E ao Eduardo do post que você respondeu, sugiro verificar os densímetros das bombas antes do abastecimento com etanol!
Na minha cidade, fui em três postos BR e um Ipiranga com etanol fora especificação!
Já virou hábito!
A presença na bomba é obrigatória, onde é possível verificar se o produto foi adulterado com água, por exemplo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 24 Jan 2019 20:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Zecam, são sim muito úteis e válidas todas essas suas observações.

E reforçando a todos, muita atenção aos densímetros que devem obrigatoriamente e por força de lei federal , estar funcionando ao lado de todas as bombas de etanol hidratado.

E caso esse densimetro não esteja indicando um etanol dentro das especificações da ANP ou não esteja funcionando, o Posto de combustível deve ser imediatamente denunciado junto ao 0800 da ANP sobre essa adulteração.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Desempenho do 1.0 na estrada / viagens
MensagemEnviado: 25 Jan 2019 13:34 
Offline

Registrado em: 22 Mar 2017 16:16
Mensagens: 26
ZECAM escreveu:
Ianis,

Concordo plenamente com sua explicação! Mas quando mencionei os 27% de etanol, foi para deixar claro a todos que a mistura mágica já começa antes de sair da bomba, comparando com a gasolina pura de outros países!

Completando o post anterior, eu já trabalho com valor de 75% do valor da gasolina pra abastecimento com etanol.
Li em um site sobre teste de rendimento em motores novos, e o valor já não seria mais 70% e sim 75%.

E ao Eduardo do post que você respondeu, sugiro verificar os densímetros das bombas antes do abastecimento com etanol!
Na minha cidade, fui em três postos BR e um Ipiranga com etanol fora especificação!
Já virou hábito!
A presença na bomba é obrigatória, onde é possível verificar se o produto foi adulterado com água, por exemplo.



Fala meu amigo, tudo bem?

Sempre observo os densímetros e sempre está nos padrões estabelecidos.
O que me deixa mais preocupado como disse é o barulho das válvulas que fica bem mais aparente quando abastecido com álcool.
Além de infelizmente aqui em Fortaleza termos essa problemática do valor dos combustíveis, onde um litro de gasolina custa R$ 4,09 e um litro de álcool custar R$ 3,49.
Fazendo a média eu rodo na "mistura mágica" com uma média na cidade de 7.5km/l, já com o tanque 100% na gasolina estou fazendo 11,2km/l.

Sei das vantagens absurdas do álcool com relação a queima mais limpa e manutenção do motor nos níveis excelentes de qualidade mas, está difícil manter a fidelidade ao álcool.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 25 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB