silva escreveu:
Aproveitando o tópico, tenho o HB20 há 6 anos. Gostaria de fazer a troca do aditivo do radiador, já comprei o fluido e a água desmineralizada. Qual é o procedimento pra fazer a troca?
Basta desmontar a mangueira da parte de baixo do radiador, mas não é tão facilmente acessível, devendo esse tipo de manutenção ficar a cargo de uma renomada oficina multimarcas ou mesmo a uma oficina autorizada de uma CCS da rede Hyundai !
E não esquecer que se for o caso de se usar algum aditivo que não seja o original da Hyundai ou um outro similar que atenda as normas recomendadas pela fábrica, que deverá ser previamente lavado todo o sistema com água desmineralizada para remoção de restos de aditivo velho para somente depois disso se adicionar o novo aditivo e a água mineral na dosagem recomendada pelo fabricante do aditivo paralelo !
Se forem misturados aditivos de especificações diferentes, um entra em reação com o outro e por isso toda a carga do novo aditivo ficará logo inutilizada podendo causar superaquecimentos no motor !
Obs : O nosso atual HB20 comprado zero KM em novembro de 2012 e já com 66150 kms rodados nunca teve o seu aditivo original trocado mas apenas completado por mim, ora com o aditivo original e ora com água desmineralizada e continua tudo 0K até o momento.
Idem para o nosso atual Creta 2.0 apesar de que o considero ainda um veículo novo já que tb foi comprado zero KM e está hj com pouco mais de 2 anos de uso e 37500 kms rodados !
E o mesmo posso dizer tb do nosso atual jetta TSI tb comprado zero KM em junho de 2013 e hj com 61200 kms rodados e que tb nunca troquei o aditivo original do arrefecimento dele, mas apenas completo o nível com o aditivo VW muito raramente quando necessário.
Esses veículos rodam perfeitos e saudáveis como um relógio suisso !