Hyundai HB20 Clube
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Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.
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Autor:  José Gouveia [ 03 Jul 2019 20:55 ]
Título:  Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

FALA GALERA BELEZA PURA?

Peguei meu HB20 Unique semana passada, não tem nem 100km, porém achei estranho um barulho que ele faz quando exijo torque do motor em segunda em baixa velocidade. Faz um barulho estranho tipo um tuc tuc contínuo até ganhar um pouco de velocidade. Percebi que faz só em segunda acredito que seja devido a velocidade. To rodando no alcool.

Sempre em subida tipo saindo de lombada.

O de vocês faz isso também ou sera que fui premiado?

Autor:  ianisgreek [ 03 Jul 2019 23:04 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

zezo escreveu:
FALA GALERA BELEZA PURA?

Peguei meu HB20 Unique semana passada, não tem nem 100km, porém achei estranho um barulho que ele faz quando exijo torque do motor em segunda em baixa velocidade. Faz um barulho estranho tipo um tuc tuc contínuo até ganhar um pouco de velocidade. Percebi que faz só em segunda acredito que seja devido a velocidade. To rodando no alcool.

Sempre em subida tipo saindo de lombada.

O de vocês faz isso também ou sera que fui premiado?



Não acredito que isso possa ser a princípio, algum problema de montagem ou de alguma peça pifada num HB20 assim tão novo ...

Mas lembrando que o motor 1.0 de 3 cilindros dos HB20 apresentam na passagem de baixas para médias rotações, um ruído bem leve e caracteristico tipo um cadenciado ou de um leve castanhado que é normal desse tipo de motor inclusive até nos HB20 1.0 turbo de 3 cilindros, percebi esse leve ruído cadenciado quando passando o motor dele das baixas para as médias rotações, sendo nesse caso, um fato absolutamente normal e não um defeito do veículo.

Já nos motores 1.6, os condutores mais atentos poderão perceber um outro tipo bem leve de um ruído caracteristico normal nas passagens de retomada de rotações bem baixas e mais proximas de 1000 rpms para as rotações um pouco mais elevadas e isso ocorre normalmente na maioria dos motores transversais como é o caso da posição dos motores dos HB20.

No caso desse ruído citado nos motores 1.6 da linha HB20, percebe-se mais nitidamente esse leve ruído castanhado no silêncio da noite e com os vidros todos fechados e o ar cond. desligado.

Inclusive esse tipo de ruído bem leve cadenciado não é percebido em motores montados em posição longitudinal em veículos um pouco mais antigos que ainda usavam esse tipo de montagem dos seus motores.

É isso aí , valeu , boa sorte !

Autor:  Tijuca [ 07 Jul 2019 00:07 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Ta usando gasolina? Caso positivo, faça um teste com etanol e depois comenta aqui se parou...

Autor:  ianisgreek [ 07 Jul 2019 11:30 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Nem considerei na minha citação anterior, a possibilidade desse ruído citado pelo colega Zezo nesse seu HB20 , de ser alguma detonação, pq o ruído dela é bem caracteristico e muito fácil de ser reconhecido pela maioria dos condutores ainda mais quando utiliza-se gasolina em motores flex de alta taxa de compressão como é o caso dos motores da linha HB20 e Creta.

E dependendo da utilização desse motor em situações de maior esforço, isso pode sim provocar detonações, pq o sensor que evita essas detonações tem um limite de atuação e dependendo da situação de utilização desses veículos, podem ocorrer sim as detonações, comprovando que a octanagem da gasolina abastecida está bem inferior ao mínimo exigido para a configuração dos motores da linha HB0 e Creta e dos esforços a que esses motores são submetidos em determinadas situações de uso !

É por essa razão que muitos colegas aqui do forum já citaram que perceberam que os HB20 gostam mais do etanol do que das gasolinas.

Mas vejo que essa caracteristica de alta taxa de compressão em motores flex aspirados é sempre muito bem vinda, pq essa caracteristica favorece a obtenção de um maior rendimento geral nesse tipo de motor, porém as custas de se conseguir isso somente com a utilização de combustívels com uma mais elevada octanagem, que seria o caso de se misturar mais etanol nas gasolinas ao abastecer, ou seja, abastecer com a maior parte de etanol e adicionar apenas uma pequena parte de gasolina , somente para potencializar a autonomia do etanol.

Por isso que sempre abastecemos o nosso HB20 e tb o Creta com uma mistura de 80% de etanol e apenas 20% de gasolina e com isso obtemos um otimo rendimento geral com ambos esses veiculos sem jamais ouvirmos o menor sinal de detonações ou aquelas detestáveis e nocivas griladas do motor.

É isso aí colegas, valeu !

Autor:  José Gouveia [ 07 Jul 2019 11:45 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Fala galera.

Estou rodando 100% no etanol. Esse final de semana fui na css e dei uma volta com o supervisor da oficina. Ele disse que sou o primeiro a notar esse barulho e para ele é normal visto é quase imperceptível e só faz em segunda marcha.

Mesmo assim nao me dei por satisfeito. Sou vou aceitar a hora que eu andar em outro HB20 para ver se faz igual.

Autor:  lucas.ludovice [ 17 Jul 2019 20:04 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

No meu não há ruídos no motor em nenhuma marcha e velocidade. Se na sua cidade tiver mais de uma concessionária, faça o teste.

Autor:  ZECAM [ 15 Ago 2019 00:14 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Esse ruído é característico de baixa velocidade e marcha mais alta do que necessário. Não é defeito e não acontece só no HB20.

Autor:  ianisgreek [ 15 Ago 2019 12:23 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Zecam, foi oportuno e de grande importância esse assunto citado acima por vc :

Por isso, convém que se tenha sempre muita atenção ao conduzirem veículos com câmbio manual, não importa se é um veículo com motor 1.0 aspirado ou com um outro motor mais poderoso, JAMAIS forcem nenhum motor em marchas fracas e em baixas rotações pq essa mania errada adquirida ainda quando se aprende a dirigir veículos e ainda com a incorreta justificativa de que agindo assim está conduzindo de forma econômica vai ESTRAGAR E DANIFICAR IRREMEDIAVELMENTE qq motor por melhor que ele seja pq esse vício vai afrouxando internamente todas as peças internas desse pobre motor que funcionando forçado assim, terá uma infeliz vida curta e ainda, sem falar do aumento dos ruídos internos e para corrigir depois esse estrago, somente se desmontar o motor completamente e recondiciona-lo novamente com peças novas.

Lembrando tb que motores de veículos c/ câmbios manuais conduzidos sempre de maneira forçada em marchas incorretas e em rotações muito baixas , vão com isso perdendo precocemente a sua compressão e tb haverá uma redução da pressão do oleo do motor devido ao aumento precoce das folgas internas entre todas as suas peças e depois disso, ADEUS para a boa saúde desses motores ...

Obs : Já os veículos com câmbios aut. óbvio que eles nunca vão sofrer desse mal pq eles sempre estarão funcionando nas marchas corretas para qq situação e condição de utilização do veículo.

É isso aí colegas, fica aqui mais essa importante dica, valeu !

Autor:  Tijuca [ 15 Ago 2019 13:28 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Eu ainda completo a mensagem do Ianis que à longo prazo, forçar o carro com marcha alta em baixa velocidade vai danificar o cambio também, as engrenagens são forçadas e aumentam o desgaste e precocemente precisarão ser substituidas.

Autor:  ianisgreek [ 15 Ago 2019 14:43 ]
Título:  Re: Barulho ao exigir torque do motor em segunda marcha.

Tijuca escreveu:
Eu ainda completo a mensagem do Ianis que à longo prazo, forçar o carro com marcha alta em baixa velocidade vai danificar o cambio também, as engrenagens são forçadas e aumentam o desgaste e precocemente precisarão ser substituidas.



Agradeço pelo seu oportuno feedback Tijuca, foi muito bem lembrada mais essa dica importante , portanto vejam que não custa ter a devida atenção ao conduzir os veículos com câmbios manuais sempre mantendo o motor com as rotações compatíveis com as marchas utilizadas e as condições do momento.

Agindo assim, os nossos veículos muito terão o que nos agradecer por essa nobre e útil atitude !

Obs : E aproveitando essa citação, observem que essas dicas e recomendações são especialmente importantes desde o período de amaciamento de motores novos e que ainda devem permanecer esses cuidados durante toda a vida útil de todos os veículos equipados com câmbios manuais.

E ainda, lembrar que durante o período de aquecimento dos motores, essas dicas são igualmente preciosas e de vital importância !!!

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