braid escreveu:
Pelo que vi no manual, em dias frios, o indicador de pre aquecimento do combustivel acende no painel e voce pode dar a partida depois de apagar.
Mas ate agora nao vi nada disso no painel, e por aqui tem feio 5-9 graus pela manha. Carro pegou normal até então.
To loko? Nao tem mais esse led indicativo?
abraços
Essa é uma interessante citação Braid, então acredito que o sistema de aquecimento do etanol na flauta dos HB20 1.6 a partir do modelo 2016 deve ser semelhante ao usado nos motores 1.6 e 2.0 da linha Creta.
Porque de acôrdo com o manual do Creta, quando ele está abastecido com maiores quantidades de etanol do que de gasolina, durante as partidas a frio,deve-se esperar uma luz amarela com um simbolo de uma resistência no painel se apagar para em seguida, dar a partida no motor.
No nosso Creta Prestige 2.0 eu já vi essa luz amarela c/ esse símbolo acender em dias mais frios, mas ela logo se apaga.
Mesmo assim, já instruí a esposa para sempre que ela ligar o motor do Creta de manhã quando o motor estiver gelado, para ela ligar a ignição, esperar pelo menos uns 5 a 10 segundos e depois disso dar a partida no motor.
E cito isso, pq sempre abastecemos esse Creta e tb o nosso HB20 1.6 desde quando eles ainda eram zero KM e não importando a época do ano e nem o preço dos combustíveis, com aquela já citada mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina, se bem que pela lógica, esse pequeno percentual de gasolina que misturamos no etanol tb ajude a esse sistema de aquecimento de combustível de atuar um pouco menos durante as partidas a frio.
Obs : O nosso HB20 é 2013 e esse modelo ainda vinha de fábrica com o reservatório de partida a frio e por isso, o mantenho sempre abastecido com uma boa gasolina aditivada da Shell ou da Ipiranga, pq a gasolina podium da minha cidade vendida por um único posto da Petrobrás já tem histórico de fraudes e por isso não é confiável e não vendem a gasolina premium Octapro na rede de postos Ipiranga da minha cidade ...
É isso aí colegas, valeu !