Bem-vindo: 28 Mar 2024 16:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Tanque no automático, mas ficou dois tracinhos abaixo.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 11:53 
Offline

Registrado em: 10 Ago 2020 22:53
Mensagens: 14
Galera, aconteceu um lance engraçado agora no meu HB20.

Estávamos abastecendo sempre de álcool, mas como vamos pegar estrada eu resolvi por gasolina por conta da autonomia.

Interessante é que abasteceu, bateu no automatico e os tracinhos do mostrador ficaram faltando 2 tracinhos.

Vale ressaltar que o carro estava desligado, mas com a chave virada por conta do som que estava escutando. Será que foi isso?

Outra coisa, ele calcula como essa autonomia? Porque eu acredito que ele deve interpretar que eu abasteci agora com gasolina e não álcool, não é isso?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tanque no automático, mas ficou dois tracinhos abaixo.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 12:20 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
bruno riggs escreveu:
Galera, aconteceu um lance engraçado agora no meu HB20.

Estávamos abastecendo sempre de álcool, mas como vamos pegar estrada eu resolvi por gasolina por conta da autonomia.

Interessante é que abasteceu, bateu no automatico e os tracinhos do mostrador ficaram faltando 2 tracinhos.

Vale ressaltar que o carro estava desligado, mas com a chave virada por conta do som que estava escutando. Será que foi isso?

Outra coisa, ele calcula como essa autonomia? Porque eu acredito que ele deve interpretar que eu abasteci agora com gasolina e não álcool, não é isso?


Bruno, não faz muito tempo vi uma situação parecida com essa sua. O bico da bomba destravou mas o tanque nao ficou cheio no mostrador. Rodamos uns km e tentamos terminar de completar em outro posto. Completou o tanque e o mostrador ficou totalmente cheio. Pode ser algum problema na bomba do posto q vc abasteceu.

Porém, já li relatos de que não é bom abastecer com o carro em meia chave (painel ligado), pois há o risco de danificar o sensor de nivel e com isso a marcação de combustivel fica errada também.

O calculo dá autonomia logo apos o abastecimento é feito com base no ultimo dado registrado: Quantidade de combustivel, consumo médio e velocidade média. Por exemplo, já abasteci com etanol e tive algumas situações informadas. É possivel até estimar a média de consumo de cada vez:
147km (2,9km/l)
296km (5,9km/l)
319km (6,4km/l)
615km (12,3km/l)

Tudo conforme estava sendo meu consumo e velocidade média na epoca. Porém independente se é abastecido com combustivel igual ao do tanque ou se é a troca deste, quando você começar a rodar vai ser feito um novo calculo e ajustada a autonomia. Se vc estava com etanol e abasteceu com gasolina, rodando uns km a sonda lambda vai entender a troca do combustivel, ajustar os parametros de ignição e etc e o computador de bordo te informará quantos km poderá percorrer a partir desse abastecimento.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tanque no automático, mas ficou dois tracinhos abaixo.
MensagemEnviado: 07 Out 2020 13:48 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
bruno riggs escreveu:
Galera, aconteceu um lance engraçado agora no meu HB20.

Estávamos abastecendo sempre de álcool, mas como vamos pegar estrada eu resolvi por gasolina por conta da autonomia.

Interessante é que abasteceu, bateu no automatico e os tracinhos do mostrador ficaram faltando 2 tracinhos.

Vale ressaltar que o carro estava desligado, mas com a chave virada por conta do som que estava escutando. Será que foi isso?

Outra coisa, ele calcula como essa autonomia? Porque eu acredito que ele deve interpretar que eu abasteci agora com gasolina e não álcool, não é isso?



Já temos alguns relatos aqui no forum de abastecimentos realizados com a chave de ignição ligada no veículo e isso impede do sistema de medição do nível do tanque de atualizar perfeitamente esse nível, por isso talvez ficaram faltando esses 2 tracinhos no marcador de nível para chegar ao máximo.

O correto sempre foi parar o veículo junto da bomba de abastecimento, desligar o motor e retirar a chave de ignição do veículo e somente depois de concluído o abastecimento interrompido preferencialmente após o 1º desarme da pistola e após bem apertada a tampa do tanque com vários cliques, inserir novamente a chave no contato e ligar o motor, que vai mostrar a informação do nível de combustível no tanque perfeitamente atualizada e mais precisa !

Quanto ao cálculo de autonomia, é o resultado de uma somatória de vários dados como o do nível do medidor do tanque , os sinais percebidos pela sonda lambda do escape que identificam a composição exata do combustível contido no tanque e mais os pulsos vindos dos injetores dos cilindros além da distância percorrida pelo veículo e pelo tempo que o motor se mantém funcionando e que somados todos esses fatores, eles vão formar e informar a cada instante no comp. de bordo do veículo, todas aquelas informações de média de kms/l, consumo instantaneo, autonomia, kms permitidos a serem rodados até o combustível acabar , etc !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB