Hyundai HB20 Clube
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Duvida sobre cambio Automático
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=7&t=15646
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Autor:  biel780 [ 10 Fev 2021 13:35 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
Interessante isso.
Vc lembra quais as coisas que foram retiradas no modelo 17?


Não lembro com totalidade e alguns não consegui comprovar, mas algumas citadas foram:

* porta cartão no para-sol do motorista
* bolsa para revista em um dos bancos dianteiros (nao lembro exatamente qual, mas o 2016 tem nos 2 bancos)
* iluminação do porta luvas
* chave reserva canivete
* fixador para engate no ponto central, abaixo da caixa do estepe (essa só descobrimos quando um colega do forum foi colocar um engate e nao ficou totalmente fixo).

E o modelo 2016 perdeu em relação ao 2015 o seguinte:
* gaveta sob o banco do motorista
* estepe com roda de aço 15" (no 2016 é 14")

Lembrando que esses itens citados é em relação ao modelo premium do HB20...

Caramba, uma pena ver modelos perderem coisas tão pequenas como estas.
Mas acho que o 2016 parece ser o melhor HB20 que saiu mesmo, tanto por ter os updates (antes da nova geração, claro) quanto por ainda reter a maioria dos itens.

Abusando um pouco da boa vontade de vocês, o problema no Ar Condicionado foi resolvido nos modelos 2016? Ou ainda tem o ar fraco em comparação aos outros?

Autor:  ianisgreek [ 10 Fev 2021 13:53 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

Apesar dessa dúvida sobre ar condicionado ser um assunto off topic aqui que falamos sobre câmbio automático, mas existe de fato uma conhecida ineficiência nos sistemas de ar condicionado da linha HB20 até 2015 que parece que foram otimizados pelo fabricante a partir da linha 2016 em diante, mas que isso ainda é passível de ser de fato comprovado na prática.

Lembrando que é muito importante manter a manutenção do filtro da cabine desse sistema de ar cond. sempre em dia e limpo, além de não deixar o ar cond. sem funcionar por mais de uns 10 dias consecutivos para assim manter o sistema lubrificado e mais funcional.

viewtopic.php?f=7&t=15217&hilit=ar+condicionado

Autor:  biel780 [ 10 Fev 2021 14:47 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

ianisgreek escreveu:
Apesar dessa dúvida sobre ar condicionado ser um assunto off topic aqui que falamos sobre câmbio automático, mas existe de fato uma conhecida ineficiência nos sistemas de ar condicionado da linha HB20 até 2015 que parece que foram otimizados pelo fabricante a partir da linha 2016 em diante, mas que isso ainda é passível de ser de fato comprovado na prática.

Lembrando que é muito importante manter a manutenção do filtro da cabine desse sistema de ar cond. sempre em dia e limpo, além de não deixar o ar cond. sem funcionar por mais de uns 10 dias consecutivos para assim manter o sistema lubrificado e mais funcional.

viewtopic.php?f=7&t=15217&hilit=ar+condicionado

Muito obrigado Ian, desculpe o assunto offtopic.

Autor:  ianisgreek [ 10 Fev 2021 15:12 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

Sempre à disposição Biel780 !

Autor:  OSilva [ 10 Fev 2021 19:37 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

biel780 escreveu:
Caramba, uma pena ver modelos perderem coisas tão pequenas como estas.
Mas acho que o 2016 parece ser o melhor HB20 que saiu mesmo, tanto por ter os updates (antes da nova geração, claro) quanto por ainda reter a maioria dos itens.

Abusando um pouco da boa vontade de vocês, o problema no Ar Condicionado foi resolvido nos modelos 2016? Ou ainda tem o ar fraco em comparação aos outros?


Olha, vou dar minha opinião sobre esse assunto, baseado em 2 modelos premium (2015 e 2016).

Penso eu, que a maior diferença se dá pq são 2 tipos de aparelhos bem diferentes:

no premium 2016, o acionamento é digital e por ter a informação grafica de temperatura externa e interna, juntamente com a função auto, permite que você regule facilmente a temperatura desejada e o carro faz o resto sozinho (inclusive aumentando ou diminuindo a intensidade da ventilação, que ajuda no processo).
Já no premium 2015, o acionamento é como qualquer outro HB20, totalmente manual seja pra regular a temperatura ou a intensidade da ventilação e essa falta de 'precisão' nos comandos, eu acredito que podem contribuir na eficiencia percebida.

Minha mãe quase sempre comenta que o ar condicionado do 2016 é melhor, que gela rapidinho e em relação ao 2015, mas eu particularmente não percebo o ar de um ou outro ser 'mais forte' e consigo deixar ambos em temperatura agradavel (porem demora mais achar o ponto certo no 2015, dai vem a minha teoria). Logicamente, partindo do ponto que não há problemas no sistema ou necessidade de recarga do gás refrigerante.

Autor:  biel780 [ 11 Fev 2021 12:16 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
Caramba, uma pena ver modelos perderem coisas tão pequenas como estas.
Mas acho que o 2016 parece ser o melhor HB20 que saiu mesmo, tanto por ter os updates (antes da nova geração, claro) quanto por ainda reter a maioria dos itens.

Abusando um pouco da boa vontade de vocês, o problema no Ar Condicionado foi resolvido nos modelos 2016? Ou ainda tem o ar fraco em comparação aos outros?


Olha, vou dar minha opinião sobre esse assunto, baseado em 2 modelos premium (2015 e 2016).

Penso eu, que a maior diferença se dá pq são 2 tipos de aparelhos bem diferentes:

no premium 2016, o acionamento é digital e por ter a informação grafica de temperatura externa e interna, juntamente com a função auto, permite que você regule facilmente a temperatura desejada e o carro faz o resto sozinho (inclusive aumentando ou diminuindo a intensidade da ventilação, que ajuda no processo).
Já no premium 2015, o acionamento é como qualquer outro HB20, totalmente manual seja pra regular a temperatura ou a intensidade da ventilação e essa falta de 'precisão' nos comandos, eu acredito que podem contribuir na eficiencia percebida.

Minha mãe quase sempre comenta que o ar condicionado do 2016 é melhor, que gela rapidinho e em relação ao 2015, mas eu particularmente não percebo o ar de um ou outro ser 'mais forte' e consigo deixar ambos em temperatura agradavel (porem demora mais achar o ponto certo no 2015, dai vem a minha teoria). Logicamente, partindo do ponto que não há problemas no sistema ou necessidade de recarga do gás refrigerante.

Obrigado pela informação.
Eu achei ele mais fraco do que o AR do meu carro antigo (também manual) quando fiz o teste drive, por isso a minha duvida.
Mas se resolveram o problema cronico de ineficiência nos 16 já fico mais tranquilo, pois trocar evaporador e compressor pode sair bem fraco.

Voltando um pouco a duvida de Cambio Att. As trocas "manuais" possuem um certo "lag"? Ele não deixa acionar uma marcha muito longa caso o motor esteja em velocidade e RPM baixa?

Autor:  OSilva [ 11 Fev 2021 13:27 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

biel780 escreveu:

Voltando um pouco a duvida de Cambio Att. As trocas "manuais" possuem um certo "lag"? Ele não deixa acionar uma marcha muito longa caso o motor esteja em velocidade e RPM baixa?


Olha, o modo manual permite reduções e incremento de marchas, mas logicamente com condições minimas para preservar a transmissão e o motor.
Pra sair em modo manual é 1ª ou 2ª no máximo e andando ele permite (como fiz varias vezes) jogar uma 5ª manualmente, onde o cambio está em 4ª com o giro chegando no ponto de troca da 5ª, ou seja, você consegue adiantar um pouco as trocas de marchas, se a condição de giro for ideal.

Autor:  biel780 [ 11 Fev 2021 13:52 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

OSilva escreveu:
biel780 escreveu:

Voltando um pouco a duvida de Cambio Att. As trocas "manuais" possuem um certo "lag"? Ele não deixa acionar uma marcha muito longa caso o motor esteja em velocidade e RPM baixa?


Olha, o modo manual permite reduções e incremento de marchas, mas logicamente com condições minimas para preservar a transmissão e o motor.
Pra sair em modo manual é 1ª ou 2ª no máximo e andando ele permite (como fiz varias vezes) jogar uma 5ª manualmente, onde o cambio está em 4ª com o giro chegando no ponto de troca da 5ª, ou seja, você consegue adiantar um pouco as trocas de marchas, se a condição de giro for ideal.

Obrigado, este é meu primeiro carro automático, andando em primeira, não consegui engatar a segunda facilmente, imaginando já estar em segunda, tentei reduzir mas nada aconteceu (a uns 25km/h).
Estou para retirar o carro semana que vem, vou ver se tento em velocidades mais altas.
Na avenida onde o veiculo trafegou em velocidades maiores fiquei receoso em tentar no teste drive. Mas no full ATT foi perfeito, reduziu na boa quando precisei

Autor:  OSilva [ 11 Fev 2021 21:48 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

biel780 escreveu:
OSilva escreveu:
biel780 escreveu:

Voltando um pouco a duvida de Cambio Att. As trocas "manuais" possuem um certo "lag"? Ele não deixa acionar uma marcha muito longa caso o motor esteja em velocidade e RPM baixa?


Olha, o modo manual permite reduções e incremento de marchas, mas logicamente com condições minimas para preservar a transmissão e o motor.
Pra sair em modo manual é 1ª ou 2ª no máximo e andando ele permite (como fiz varias vezes) jogar uma 5ª manualmente, onde o cambio está em 4ª com o giro chegando no ponto de troca da 5ª, ou seja, você consegue adiantar um pouco as trocas de marchas, se a condição de giro for ideal.

Obrigado, este é meu primeiro carro automático, andando em primeira, não consegui engatar a segunda facilmente, imaginando já estar em segunda, tentei reduzir mas nada aconteceu (a uns 25km/h).
Estou para retirar o carro semana que vem, vou ver se tento em velocidades mais altas.
Na avenida onde o veiculo trafegou em velocidades maiores fiquei receoso em tentar no teste drive. Mas no full ATT foi perfeito, reduziu na boa quando precisei


Entendo. Acho que isso é uma das coisas que só se aprende aos poucos e conforme vai acostumando com o carro. Eu não gosto muito da 'posição' das trocas + e - no console, pq a disposição ali apresentada está contra o meu 'instinto' (pra mim, é mais natural quando quero aumentar uma marcha, puxar a alavanca - como se colocasse de 1ª pra 2ª, e reduzir jogando a alavanca pra frente - como de uma 4ª pra 3ª, por exemplo). Porém 90% do tempo uso o cambio em D mesmo e me atende totalmente. O uso do modo manual, eu faço mais em situações que demande ficar numa marcha (subida muito ingreme e afins) ou entao pra segurar o carro engatado limitando a velocidade numa descida (como numa serra por exemplo), assim não teria q ficar segurando o carro só no freio, que pode dar o problema de fading.

Autor:  biel780 [ 12 Fev 2021 13:30 ]
Título:  Re: Duvida sobre cambio Automático

Estava pensando exatamente nisso, o carro é bem competente no Drive, acho que apenas usarei as trocas manuais quando descer serra ou algo assim.

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