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 Título: Contaminação do fluido de arrefecimento?
MensagemEnviado: 25 Set 2022 15:25 
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Comecei a cuidar de um Hb20 1.0 que só botavam água de torneira dele. Fiz a troca das mangueiras, pois já estavam com sinal de deterioração, e do fluido.
Nessa situação, fiquei receoso em apenas usar o aditivo, então comprei o aditivo original e diluí 1L em água desmineralizada. O carro está OK, sem sinais de vazamento ou aquecimento.

Essa diluição do aditivo foi feita em um galão de água e sobrou uma certa quantidade, então o armazenei. Passados uns 2 meses, fui olhar, e há algumas partículas densas depositadas no fundo do galão. Quando a solução é homogeneizada, o líquido fica mais turvo.

Minha questão é: esses aditivos estragam nesta condição? Não sei se é uma contaminação por bactérias ou fungos. Seria melhor descartar e nem usar mais este aditivo?


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 Título: Re: Contaminação do fluido de arrefecimento?
MensagemEnviado: 25 Set 2022 16:00 
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morgadosm escreveu:
Comecei a cuidar de um Hb20 1.0 que só botavam água de torneira dele. Fiz a troca das mangueiras, pois já estavam com sinal de deterioração, e do fluido.
Nessa situação, fiquei receoso em apenas usar o aditivo, então comprei o aditivo original e diluí 1L em água desmineralizada. O carro está OK, sem sinais de vazamento ou aquecimento.

Essa diluição do aditivo foi feita em um galão de água e sobrou uma certa quantidade, então o armazenei. Passados uns 2 meses, fui olhar, e há algumas partículas densas depositadas no fundo do galão. Quando a solução é homogeneizada, o líquido fica mais turvo.

Minha questão é: esses aditivos estragam nesta condição? Não sei se é uma contaminação por bactérias ou fungos. Seria melhor descartar e nem usar mais este aditivo?


Então, mas o original acho q não precisava diluir. Qts litros vc comprou do aditivo original? Se não me engano são 4,6L no total

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 Título: Re: Contaminação do fluido de arrefecimento?
MensagemEnviado: 25 Set 2022 17:43 
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robsonkobayashi escreveu:
morgadosm escreveu:
Comecei a cuidar de um Hb20 1.0 que só botavam água de torneira dele. Fiz a troca das mangueiras, pois já estavam com sinal de deterioração, e do fluido.
Nessa situação, fiquei receoso em apenas usar o aditivo, então comprei o aditivo original e diluí 1L em água desmineralizada. O carro está OK, sem sinais de vazamento ou aquecimento.

Essa diluição do aditivo foi feita em um galão de água e sobrou uma certa quantidade, então o armazenei. Passados uns 2 meses, fui olhar, e há algumas partículas densas depositadas no fundo do galão. Quando a solução é homogeneizada, o líquido fica mais turvo.

Minha questão é: esses aditivos estragam nesta condição? Não sei se é uma contaminação por bactérias ou fungos. Seria melhor descartar e nem usar mais este aditivo?


Então, mas o original acho q não precisava diluir. Qts litros vc comprou do aditivo original? Se não me engano são 4,6L no total


Robson, na real a Hyundai tem os 2 tipos, o concentrado (necessita diluição) e o pronto pra uso (que logicamente já vem diluído). Até onde sei há diferença de preços entre eles.

Já da possivel contaminação, eu não posso falar muita coisa. Mas talvez ele decante pq justamente fica parado, quando no carro, o liquido se movimenta no sistema e com isso fica mais homogeneo....
O q eu sei é que quando ocorre alguma contaminação, a coloração do aditivo muda pra um tom amarronzado...

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 Título: Re: Contaminação do fluido de arrefecimento?
MensagemEnviado: 26 Set 2022 12:46 
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Exatamente isso mesmo OSilva , quanto a contaminação do aditivo original, seja ele do tipo já diluído e pronto para uso ou do tipo concentrado, a realidade é que eles não toleram NUNCA nenhuma adição de águas torneirais e/ou minerais ou filtradas de qq tipo que não seja uma água desmineralizada e 100% livre de qq tipo de minerais.

E quanto a esse aditivo da foto , com certeza que ele ainda está bom para uso no sistema de arrefecimento de qq HB20.

Obs : Para veículos em que tenham utilizado qq quantidade de águas torneirais por um determinado tempo no seu sistema de arrefecimento, sempre será necessário nesses casos adicionar nesse sistema de arrefecimento um bom aditivo de limpeza para que ele remova todos os vestígios de resíduos de calcáreos, usar o veículo por um curto período e em seguida drenar todo aquele líquido sujo e escuro para somente depois disso, adicionar o aditivo original pronto para uso ou um aditivo do tipo concentrado e já diluído em água desmineralizada.

Cito esse procedimento acima pq nenhum tipo de aditivo original para radiadores tem a capacidade de limpar e remover sujeiras e calcáreos já impregnados por todo o sistema de arrefecimento quando ele já foi contaminado com qq quantidade de águas torneirais.

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 Título: Re: Contaminação do fluido de arrefecimento?
MensagemEnviado: 27 Set 2022 18:00 
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robsonkobayashi escreveu:
morgadosm escreveu:
Comecei a cuidar de um Hb20 1.0 que só botavam água de torneira dele. Fiz a troca das mangueiras, pois já estavam com sinal de deterioração, e do fluido.
Nessa situação, fiquei receoso em apenas usar o aditivo, então comprei o aditivo original e diluí 1L em água desmineralizada. O carro está OK, sem sinais de vazamento ou aquecimento.

Essa diluição do aditivo foi feita em um galão de água e sobrou uma certa quantidade, então o armazenei. Passados uns 2 meses, fui olhar, e há algumas partículas densas depositadas no fundo do galão. Quando a solução é homogeneizada, o líquido fica mais turvo.

Minha questão é: esses aditivos estragam nesta condição? Não sei se é uma contaminação por bactérias ou fungos. Seria melhor descartar e nem usar mais este aditivo?


Então, mas o original acho q não precisava diluir. Qts litros vc comprou do aditivo original? Se não me engano são 4,6L no total


Comprei 2L do aditivo, mas só usei 1. Dilui mais por receio de aparecer vários vazamentos.


ianisgreek escreveu:
Exatamente isso mesmo OSilva , quanto a contaminação do aditivo original, seja ele do tipo já diluído e pronto para uso ou do tipo concentrado, a realidade é que eles não toleram NUNCA nenhuma adição de águas torneirais e/ou minerais ou filtradas de qq tipo que não seja uma água desmineralizada e 100% livre de qq tipo de minerais.

E quanto a esse aditivo da foto , com certeza que ele ainda está bom para uso no sistema de arrefecimento de qq HB20.

Obs : Para veículos em que tenham utilizado qq quantidade de águas torneirais por um determinado tempo no seu sistema de arrefecimento, sempre será necessário nesses casos adicionar nesse sistema de arrefecimento um bom aditivo de limpeza para que ele remova todos os vestígios de resíduos de calcáreos, usar o veículo por um curto período e em seguida drenar todo aquele líquido sujo e escuro para somente depois disso, adicionar o aditivo original pronto para uso ou um aditivo do tipo concentrado e já diluído em água desmineralizada.

Cito esse procedimento acima pq nenhum tipo de aditivo original para radiadores tem a capacidade de limpar e remover sujeiras e calcáreos já impregnados por todo o sistema de arrefecimento quando ele já foi contaminado com qq quantidade de águas torneirais.


De fato não fiz esse procedimento com aditivo de limpeza. Apenas esgotei o líquido antigo, lavei com água, adicionei um pouco do aditivo na água desmineralizada e deixei o sistema funcionar, esgotei novamente, e enchi com o aditivo diluído. É o ponto que se encontra no momento, faz uns meses. O carro não apresenta sinais de aquecimento. Seria melhor passar esse aditivo de limpeza logo ou deixar para quando for fazer uma nova limpeza total do sistema?


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 Título: Re: Contaminação do fluido de arrefecimento?
MensagemEnviado: 28 Set 2022 11:43 
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Vai depender do quanto o líquido original do seu HB20 já estava contaminado com águas de torneira, pq se esse veículo rodou por muito tempo com esse líquido de arrefecimento contaminado, todas as impurezas e minerais (calcáreos) contidas nesse líquido vão se impregnar por todo o interior desse sistema de arrefecimento e infelizmente, nenhum aditivo original de arrefecimento tem a capacidade de remover esses tipos de sujeiras causadas por líquidos originais porém já contaminados com águas impuras.

E as consequências diretas e piores dessa situação são a de danificar precocemente tanto as mangueiras como a bomba d'água além da válvula termostática desse veículo.

Lembrando que qq solução original desse líquido de arrefecimento tem duas importantes funções que são a de manter todo o sistema funcionando estabilizado na temperatura ideal de trabalho e a de tbm manter todo esse sistema de arrefecimento devidamente lubrificado e assim, protegido de qq ação corrosiva !

Por isso que eu recomendo nessas situações que se utilize como corretivo , um bom aditivo de limpeza para sistemas de arrefecimento, para somente depois disso, com o sistema já completamente limpo e livre de todas essas sujeiras, receber definitivamente uma nova carga de aditivo apropriado, seja ele do tipo já diluído ou do tipo concentrado e corretamente diluído em água desmineralizada.

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