rogeriosabeh escreveu:
Poderia dar a sua experiência sobre aditivo de combustível. Uso o ACDelco que custa 10 reais, e raras vezes o Bardhal (tanto o amarelo quanto o azul).
Mas será que eles realmente funcionam? A ACdelco até hoje não divulgou o FISPQ dela. Ou seja, nada sabemos sobre o que tem. Sabemos que há uma proporção de querosene ou algum outro refinado de petróleo, mas não sabemos a quantidade.
Será que esses aditivos trazem algum benefício? Eu penso que uma limpeza de bicos corretiva ainda custa mais barato que a aditivaão.
Rogério, os aditivos para combustíveis sempre ajudam na limpeza do sistema de alimentação de qq motor pq eles são detergentes e assim, principalmente para quem utiliza gasolina em motores flex, eles promovem uma boa faxina em todo o sistema de alimentação removendo as carbonizações deixadas pela queima incompleta das gasolinas.
Sim, nem todos os aditivos trazem em detalhes a composição deles, mas basicamente eles são compostos de querosone (hidrocarbonetos alifáticos) além de outros compostos diversos que sabe-se que eles ajudam na remoção desses resíduos de carvão deixados pela queima das gasolinas.
Eu uso regularmente em todos os meus veículos esses aditivos de combustível flex, que pode variar do ACDelco, ao STP além outros mais dependendo do preço deles.
A frequência de uso que faço desses aditivos é ao redor de a cada 5000 kms e agindo assim, nunca tive o menor problema com injetores sujos necessitando de alguma limpeza extra.
Os aditivos do tipo flex são os mais completos em aditivação pq eles removem sujeiras mais especificas além de manter o sistema de alimentação de motores flex sempre limpo e mais eficaz e melhores ainda do que esses tipos de aditivos , apenas os aditivos proprios para limpeza de injetores, mas esses já são para uma limpeza mais profunda dos injetores que já estão muito carbonizados devido aos condutores que abastecem apenas com as gasolinas e nunca com o etanol.
Mas o ideal para quem tem veículo flex e quer manter todo o sistema de alimentação desses motores sempre limpo e funcional e jamais precisar de limpezas extra de injetores é de sempre ao abastecer, dar preferencia ao etanol e melhor ainda se misturar não mais de até 25% de gasolina no tanque pq assim se tem a vantagem de fazer o etanol render um pouco mais em kms/l , porém sem perder todas as reais vantagens detergentes que ele apresenta.
Essa mistura de 15% a 25% de gasolina misturada em 75% a 85% de etanol e que o pessoal daqui do forum a batizou de "mistura mágica" já é comprovada de ter a melhor relação custo-benefício entre qq outra mistura de combustíveis inclusive no seu poder de limpeza além de proporcionar tb um melhor desempenho para os motores flex com uma boa autonomia e ainda associado a um menor preço por litro.
É isso aí, boa sorte !