E novamente o etanol brilhou como combustível nessa nossa última viagem rápida de 1140 kms de um percurso total que realizamos nesse último final de semana !!!
Apenas foi misturado nele uns 17% de gasolina comum e somente para efeito de temperar esse etanol e com isso, faze-lo render um pouquinho mais, estendendo assim a sua autonomia total onde ele mostrou uma média total no final dessa viagem de ainda ótimos 10,3 kms/l.
E vejam que devido a essa mais longa distância e ainda com a ajuda do perfil topográfico dessa região em que viajei ser de muitas retas longas e planas e com um movimento apenas de razoável para leve, apesar da maioria desse percurso ser composto por rodovia de pista simples, mas que até uma boa parte dela era pedagiada e que por isso apresentava uma boa pavimentação geral.
Assim, foi possível manter boas médias de velocidade sempre entre 120 kms/h a 140 kms/h a maior parte desse trajeto e o fato mais gratificante foi perceber o impecável desempenho desse motor 1.6 turbo flex THP desse C4 Cactus, que abastecido com etanol, mostrava sempre respostas afiadas e agressivas em todas as ultrapassagens realizadas durante esse longo trajeto.
Óbvio , pq o etanol com a sua bem elevada octanagem, permite que qq motor , ciente desse combustível que o alimentava , sempre vai otimizar ao máximo o seu rendimento geral ao utilizar os mapas mais agressivos armazenados na sua ECU e assim, esse motor mostrava essas citadas respostas prontas e até com uma notável sobra de desempenho e esse fato permitia tbm com que eu mantinha o meu pé direito quase sempre mais leve no pedal da direita , o que tbm resultava por otimizar um pouco mais essa ótima média geral de consumo obtida !
Coitadas dessas nossas gasolinas comuns e aditivadas para oferecerem nem de longe, todo esse brilhante desempenho mostrado por esse valente motor 1.6 turbo flex abastecido com o etanol e ainda se percebeu que a ponteira do escape desse C4 Cactus se mantinha sempre limpa e com uma coloração levemente amarronzada, sinal de que a combustão estava completa em todos os cilindros desse motor e sem produzir nenhuma daquelas nocivas fuligens ou carbonizações, sempre presentes quando se abastece com essas gasolinas, qq um dos veículos atuais sejam eles aspirados ou turbo, a gasolina ou flex !!!
E a outra importante vantagem do etanol comparado com qq uma das demais gasolinas é que , esse combustível vegetal nunca contamina o oleo lubrificante, justamente pq ele não combina com a química dos oleos e assim , o oleo dos motores se mantém sempre bem mais limpos e mais saudáveis.
Já com as gasolinas, qq tipo de oleo lubrificante para motores logo se contamina e se mostra bem escurecido , num óbvio sinal de que ele é sempre contaminado pq se mistura com essas gasolinas e de onde surgem aquelas nocivas borras internas em todos os motores que são abastecidos com essas gasolinas.
Ou seja, é uma grande realidade que o nosso etanol é , sempre foi e será eternamente o nosso melhor combustível e ainda , produzido de uma fonte vegetal renovável !!!
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|