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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 22 Fev 2022 16:35 
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biel780 escreveu:
Qual a sua opinião dos Etanol aditivados nos postos, é redundante?
Eu sempre desconfiei de quem diz que etanol suja os injetores pois ele é usado para limpeza


n sou estudioso de combustiveis e tal, mas o pouco que li, diz q todo combustivel aditivado é igual ao dito comum, mas com agentes para auxiliar na limpeza e na manutenção do mesmo. Dizem que o etanol com o tempo produz tipo um 'gel' que pode causar problemas e tb pode ressecar as mangueiras (por esses motivos que alguns dizem que a cada 3 tanques de 1 combustivel, deve-se trocar pelo outro, pq um limparia o anteior). Já usei etanol aditivado e nao percebi diferença, além do preço. Inclusive, um vez abasteci com o aditivado pelo preço do comum, pq o comum tinha acabado e o posto tava 'dando' essa moleza.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 22 Fev 2022 16:40 
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OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
Qual a sua opinião dos Etanol aditivados nos postos, é redundante?
Eu sempre desconfiei de quem diz que etanol suja os injetores pois ele é usado para limpeza


n sou estudioso de combustiveis e tal, mas o pouco que li, diz q todo combustivel aditivado é igual ao dito comum, mas com agentes para auxiliar na limpeza e na manutenção do mesmo. Dizem que o etanol com o tempo produz tipo um 'gel' que pode causar problemas e tb pode ressecar as mangueiras (por esses motivos que alguns dizem que a cada 3 tanques de 1 combustivel, deve-se trocar pelo outro, pq um limparia o anteior). Já usei etanol aditivado e nao percebi diferença, além do preço. Inclusive, um vez abasteci com o aditivado pelo preço do comum, pq o comum tinha acabado e o posto tava 'dando' essa moleza.

Ah sim, o problema na verdade é qualquer fluído parado.
Talvez o aditivado seja para tal caso mesmo


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 23 Fev 2022 14:29 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E enquanto as nossas gasolinas produzem carbonizações no interior dos motores além de sujar tbm todo o sistema de alimentação do motor, exigindo com isso as descarbonizações atravez da adição de aditivos de combustível no tanque desses veículos.

O nosso nobre etanol sempre produz uma queima limpa deixando limpos todo o interior do motor e tbm todo o sistema de alimentação.

E bem diferente do caso das nossas gasolinas que exigem essa utilização periódica desses aditivos para combustíveis para uma melhor limpeza interna do motor, quando se abastece somente com etanol em motores flex , não existe nenhuma exigência de nenhum tipo de aditivo para o etanol.

Lembrando que em casos de veículos flex, todo o trajeto do etanol, desde o tanque de combustível até finalmente ele chegar já bem vaporizado nas câmaras de combustão onde ele é queimado, então todo esse trajeto do etanol já é todo previamente protegido de fábrica pelos fabricantes com materiais anticorrosivos e apropriados para lidarem indefinidamente com o etanol.

Por isso que nunca existiu essa real necessidade de se aditivar o etanol em casos de veículos flex.

Qual a sua opinião dos Etanol aditivados nos postos, é redundante?
Eu sempre desconfiei de quem diz que etanol suja os injetores pois ele é usado para limpeza



Então Biel e demais colegas :

Esse etanol aditivado que já foi lançado no nosso mercado por várias empresas de petróleo é a MAIOR FURADA E A MAIOR JOGADA DE MARKETING já vista em todo esse nosso mercado até agora.

Pq para começar, o etanol hidratado não teria assim um prazo de validade como ocorre com todas as gasolinas.

E depois que por ser um solvente, o etanol não requer nenhum aditivo extra de limpeza em sua composição para proporcionar um funcionamento melhor em nenhum motor.

Somente em uma única situação, esse suposto etanol aditivado seria sim de fato útil e vantajoso de existir e de ser utilizado :

Se esse aditivo extra adicionado nele por essas empresas petroleiras tivesse uma real e comprovada função anticorrosiva mas isso já sabemos com certeza que essa importante função ele não tem mesmo.

Então essa é mais uma grande enganação técnica geral a desse etanol aditivado e por isso mesmo que ele não oferece na prática nenhum maior efeito útil em motor algum.

Ou seja, se esse aditivo adicionado nesse etanol aditivado for para remover resíduos, novamente essa é com certeza outra grande furada de marketing pq já se sabe desde sempre que o etanol, bem ao contrário de qq das gasolinas nunca deixa resíduos de carvão da sua combustão, por produzir sempre uma queima bem limpa.

Obs : Mas existem sim no nosso mercado aditivos anticorrosivos reais para o etanol que contém de fato efeitos anticorrosivos comprovados com toda a certeza e que são por isso úteis de serem utilizados em casos de veículos convertidos de gasolina para etanol e que não foram então devidamente protegidos de fábrica contra os efeitos corrosivos do etanol hidratado.

Em todos os demais casos, esse etanol aditivado é mais um caso real e já comprovado para se jogar literalmente o seu dinheiro fora , no lixo.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 23 Fev 2022 14:55 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E enquanto as nossas gasolinas produzem carbonizações no interior dos motores além de sujar tbm todo o sistema de alimentação do motor, exigindo com isso as descarbonizações atravez da adição de aditivos de combustível no tanque desses veículos.

O nosso nobre etanol sempre produz uma queima limpa deixando limpos todo o interior do motor e tbm todo o sistema de alimentação.

E bem diferente do caso das nossas gasolinas que exigem essa utilização periódica desses aditivos para combustíveis para uma melhor limpeza interna do motor, quando se abastece somente com etanol em motores flex , não existe nenhuma exigência de nenhum tipo de aditivo para o etanol.

Lembrando que em casos de veículos flex, todo o trajeto do etanol, desde o tanque de combustível até finalmente ele chegar já bem vaporizado nas câmaras de combustão onde ele é queimado, então todo esse trajeto do etanol já é todo previamente protegido de fábrica pelos fabricantes com materiais anticorrosivos e apropriados para lidarem indefinidamente com o etanol.

Por isso que nunca existiu essa real necessidade de se aditivar o etanol em casos de veículos flex.

Qual a sua opinião dos Etanol aditivados nos postos, é redundante?
Eu sempre desconfiei de quem diz que etanol suja os injetores pois ele é usado para limpeza



Então Biel e demais colegas :

Esse etanol aditivado que já foi lançado no nosso mercado por várias empresas de petróleo é a MAIOR FURADA E A MAIOR JOGADA DE MARKETING já vista em todo esse nosso mercado até agora.

Pq para começar, o etanol hidratado não teria assim um prazo de validade como ocorre com todas as gasolinas.

E depois que por ser um solvente, o etanol não requer nenhum aditivo extra de limpeza em sua composição para proporcionar um funcionamento melhor em nenhum motor.

Somente em uma única situação, esse suposto etanol aditivado seria sim de fato útil e vantajoso de existir e de ser utilizado :

Se esse aditivo extra adicionado nele por essas empresas petroleiras tivesse uma real e comprovada função anticorrosiva mas isso já sabemos com certeza que essa importante função ele não tem mesmo.

Então essa é mais uma enganação técnica geral a desse etanol aditivado e por isso mesmo que ele não oferece na prática nenhum maior efeito útil em motor algum.

Ou seja, se esse aditivo desse etanol aditivado for para remover resíduos, novamente é outra grande furada de marketing pq o etanol, bem ao contrário de qq das gasolinas nunca deixa resíduos da sua combustão, por produzir sempre uma queima bem limpa.

Obs : Mas existem sim no nosso mercado aditivos anticorrosivos reais para o etanol que contém de fato efeitos anticorrosivos comprovados com toda a certeza e que são por isso úteis de serem utilizados em casos de veículos convertidos de gasolina para etanol e que não foram então devidamente protegidos de fábrica contra os efeitos corrosivos do etanol hidratado.

Em todos os demais casos, esse etanol aditivado é mais um caso real de se jogar literalmente o seu dinheiro fora , no lixo.

Do mesmo jeito que alimentos são obrigados a mostrar sua composição (para sabermos o que consumimos) acho que qualquer aditivo (de óleo e combustível) vendidos oficialmente deveriam dizer o que são e fazem também.

Eu nunca tive problema com etanol (de sujeira ou a gosma que dizem que faz). Até no fusca de dupla carburação, me salvou muita limpeza de carburador que fazia quando era a gasolina


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 23 Fev 2022 16:39 
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Concordo contigo Biel pq propaganda enganosa de produtos é o que mais se vê ocorrer nesse imenso Brasil .

Quanto a esse tal gel que surge no etanol quando muito tempo parado, isso foi devido a um ineficaz e antigo processo de destilação do etanol até um passado recente, que salvo engano meu já foi devidamente corrigido a nível de todas as destilarias de etanol do Brasil, exatamente para se apurar um pouco mais a qualidade desse etanol produzido atualmente.

Então vc teve um VW ar 1600 de dupla carburação, tbm tive um saudoso fusca desses a etanol 1986 1600 com 2 carburadores que deixou saudades pq ele tinha uma invejável arrancada quando saindo parado deixando para trás comendo poeira , muito carro mais potente de tração dianteira.

Esse fusca a etanol nunca me decepcionou quanto a perfeita funcionalidade geral da sua mecânica e foi muita diversão com ele por uns longos 3 anos.

E como ele tinha esse motor VW 1600 a ar com uma maior compressão do que os demais motores VW a gasolina e por ele ser a etanol 100%, todos os demais modelos de VW a ar 1600 a gasolina levavam taca dele, pq era só tentar ultrapassa-lo e comiam muita poeira.

Obs : Era a boa época dos fiat 147 , Unos e demais modelos da Fiat com o famoso motor 1.3 carburado a etanol e todos eles levavam taca em aceleração desse fusca 1600 c/ a eficiente dupla carburação a etanol.

Detalhe técnico importante e que muitos até hj nunca entenderam :

Esse motor VW a ar 1600 com dupla carburação, tanto com etanol e tbm com gasolina eram bem mais econômicos do que esses mesmos motores quando equipados com apenas um carburador e ainda rendiam mais em desempenho.

Ate a famosa revista Quatro Rodas fez naquela época um interessante teste técnico comparativo entre essas duas versões de motores para explicar o pq a dupla carburação era mais vantajosa e eficaz nesse caso desse motor VW a ar 1600 do que as versões desses motores com apenas 1 carburador.

E a diversão assim corria solta por muito tempo.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 23 Fev 2022 22:03 
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ianisgreek escreveu:
Concordo contigo Biel pq propaganda enganosa de produtos é o que mais se vê ocorrer nesse imenso Brasil .

Quanto a esse tal gel que surge no etanol quando muito tempo parado, isso foi devido a um ineficaz processo de destilação do etanol até um passado recente, que salvo engano meu já foi devidamente corrigido a nível de todas as destilarias de etanol do Brasil, exatamente para se apurar um pouco mais a qualidade desse etanol produzido atualmente.

Então vc teve um VW ar 1600 de dupla carburação, tbm tive um saudoso fusca desses a etanol 1986 1600 com 2 carburadores que deixou saudades pq ele tinha uma invejável arrancada quando saindo parado deixando para trás comendo poeira , muito carro mais potente de tração dianteira.

Esse fusca a etanol nunca me decepcionou quanto a perfeita funcionalidade geral da sua mecânica e foi muita diversão com ele por uns longos 3 anos.

E como ele tinha esse motor VW 1600 a ar com uma maior compressão do que os demais motores VW a gasolina e por ele ser a etanol 100%, todos os demais modelos de VW a ar 1600 a gasolina levavam taca dele, pq era só tentar ultrapassa-lo e comiam muita poeira.

Obs : Era a boa época dos fiat 147 , Unos e demais modelos da Fiat com o famoso motor 1.3 carburado a etanol e todos eles levavam taca em aceleração desse fusca 1600 c/ a eficiente dupla carburação a etanol.

Detalhe técnico importante e que muitos até hj nunca entenderam :

Esse motor VW a ar 1600 com dupla carburação, tanto com etanol e tbm com gasolina eram bem mais econômicos do que esses mesmos motores quando equipados com apenas um carburador e ainda rendiam mais em desempenho.

Ate a famosa revista Quatro Rodas fez naquela época um interessante teste técnico comparativo entre essas duas versões de motores para explicar o pq a dupla carburação era mais vantajosa e eficaz nesse caso desse motor VW a ar 1600 do que as versões desses motores com apenas 1 carburador.

E a diversão assim corria solta por muito tempo.

O seu ja era da serie Prata, motor revisado (o Tork) e com o câmbio de SP2 devia ser um canhãozinho.

O meu era um 82 1300, mas comprei um motor tork 1600 a alcool taxa 11:1 e troquei a simples a gasolina do 1300 pela dupla original do 1600.
Uma pena apenas que nunca consegui colocar o câmbio longo (era o do 1300 ainda) antes de roubarem o carro.. Mas virou um canhão. O tive até 2007 e lembro de arrancada ia melhor até do que os Civic da época.

Deu saudades mesmo lento e sem final era bem divertido e como vc disse, econômico


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 11:33 
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Pois é Biel, veja que todas essas nossas citações diversas postadas aqui só comprovam uma vez mais dessa maior eficiência do etanol quando comparado a qq das gasolinas, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E isso é nobre e louvável para o nosso ainda desprezado etanol.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 13:11 
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ianisgreek escreveu:
Pois é Biel, veja que todas essas nossas citações diversas postadas aqui só comprovam uma vez mais dessa maior eficiência do etanol quando comparado a qq das gasolinas, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E isso é nobre e louvável para o nosso ainda desprezado etanol.

Ele também seria uma boa solução para driblar os preços do Petroleiro e até mesmo incentivar uma indústria nacional. Outra vantagem deste combustível.


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 15:10 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Pois é Biel, veja que todas essas nossas citações diversas postadas aqui só comprovam uma vez mais dessa maior eficiência do etanol quando comparado a qq das gasolinas, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E isso é nobre e louvável para o nosso ainda desprezado etanol.

Ele também seria uma boa solução para driblar os preços do Petroleiro e até mesmo incentivar uma indústria nacional. Outra vantagem deste combustível.



Sim, concordo com essa sua citação, mas infelizmente não sei o que a grande maioria de consumidores brasileiros pensam e o pq ainda acham ser as gasolinas os melhores combustíveis do que o etanol quando na realidade elas nunca foram e nem conseguiram ser algum dia até hoje desde a época do pioneiro e saudoso engº. automotivo Henry Ford que foi o que primeiro fabricante do mundo a criar um veículo flex nos Estados Unidos da America ainda la em 1908 e foi quando ele mesmo anunciou publicamente desde aquela época que o etanol era sim de fato, um melhor combustível do que as gasolinas.

Ocorre que naquela época começaram a se popularizar os poços de petroleo em todo o mundo com muita abundância e assim as gasolinas se tornaram bem mais baratas , abundantes e populares de serem produzidas e comercializadas do que o etanol e foi devido a isso que esse combustível vegetal praticamente caiu no esquecimento da industria automotiva no mundo todo.

Mas acontece que em 1973 e depois em 1979 vieram as primeiras grandes crises mundiais do petroleo e lá se foi embora para sempre essa grande vantagem de custo que as gasolinas sempre ostentavam até então sobre o etanol e que elas se mantém até hoje assim bem mais caras do que esse combustível vegetal !!!

E coube ao Brasil desde aquela fatídica década de 70 a responsabilidade nobre e brilhante de lançar primeiro no mundo o etanol como combustível popular para o uso normal dele nos automóveis a combustão interna aqui no nosso mercado e somos tbm o primeiro país do mundo a lançar um veículo fabricado em serie com um motor 100% a etanol ainda lá em 1979 e que somente bem depois disso que o Brasil seria copiado mas isso foi muito gradativamente e bem depois em vários países de todo o mundo até hoje.

E não adianta tentar contradizer esses fatos pq eles já estão todos devidamente documentados desde aquela época e para sempre na história do automóvel em todo o mundo.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 24 Fev 2022 15:41 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Pois é Biel, veja que todas essas nossas citações diversas postadas aqui só comprovam uma vez mais dessa maior eficiência do etanol quando comparado a qq das gasolinas, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E isso é nobre e louvável para o nosso ainda desprezado etanol.

Ele também seria uma boa solução para driblar os preços do Petroleiro e até mesmo incentivar uma indústria nacional. Outra vantagem deste combustível.



Sim, concordo com essa sua citação, mas infelizmente não sei o que a grande maioria de consumidores brasileiros pensam e o pq ainda acham ser as gasolinas os melhores combustíveis do que o etanol quando na realidade eles nunca foram e nem conseguiram ser algum dia desde a época do pioneiro e saudoso engº. automotivo Henry Ford que foi o que primeiro fabricante do mundo a criar um veículo flex ainda la em 1908 e foi quando ele mesmo anunciou desde aquela época que o etanol era sim de fato, um melhor combustível do que as gasolinas.

Ocorre que naquela época começaram a se popularizar os poços de petroleo em todo o mundo com muita abundância e assim as gasolinas se tornaram bem mais baratas , abundantes e populares de serem produzidas e comercializadas do que o etanol e foi devido a isso que esse combustível vegetal praticamente caiu no esquecimento da industria automotiva no mundo todo.

Mas acontece que em 1973 e depois em 1979 vieram as primeiras grandes crises mundiais do petroleo e lá se foi embora para sempre essa grande vantagem de custo que as gasolinas sempre ostentavam até então sobre o etanol e que elas se mantém até hoje assim bem mais caras do que esse combustível vegetal !!!

E coube ao Brasil desde aquela fatídica década de 70 a responsabilidade nobre e brilhante de lançar primeiro no mundo o etanol como combustível popular para o uso normal dele nos automóveis a combustão interna aqui no nosso mercado e o primeiro país do mundo a lançar um veículo com motor 100% a etanol e que somente bem depois disso que o Brasil seria copiado mas isso foi muito gradativamente e em vários países de todo o mundo até hoje.

A unica desvantagem do alcool (além do consumo maior) era a partida a frio, mas a injeção arrumou isso.
é igual a tecnologia de EV, são antigas mas apenas agora as pessoas estão aceitando.


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