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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 04 Abr 2022 20:59 
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O etanol aqui na minha cidade ainda pode ser encontrado atualmente por preços mínimos ao redor de 4,77 o litro enquanto que a mais barata das gasolinas comuns não está sendo encontrada por menos do que 7,39 o litro.

O que mostra que o etanol aqui está custando 64,55% do preço da gasolina e portanto , ele está de fato bem mais vantajoso economicamente de ser abastecido em motores flex do que qq das gasolinas.

E assim, tenho abastecido como de costume somente com etanol puro sem fazer nenhuma mistura por menor que seja com gasolina, simplesmente pq financeiramente está mais do que evidente de que não vale mesmo à pena misturar gasolina no etanol em nenhuma proporção.

E o último tanque abastecido apenas com etanol até que me surpreendeu mostrando no comp. de bordo uma ótima média de 8,9 kms/l rodando apenas no transito da minha cidade.

E em tanques anteriores tbm abastecidos somente com etanol, já vi médias frequentes e consistentes de não menos do que 8,7 kms/l mantendo esse mesmo cuidado com essa condução mais econômica.

É verdade que circulo basicamente com o veículo leve e mais vazio, o ar cond. eu evito ligar o máximo que posso e as marchas eu estico todas elas até um máximo de 1750 rpms quando estou em ruas e avenidas mais planas e desimpedidas até atingir a 5ª marcha e limito a velocidade num máximo de 60 kms/h até picos de 70 kms/h.

Lembrando que o amplo torque mostrado e disponibilizado por esse excelente motor 1.6 desde essas baixas rpms é suficiente para se conduzir nessas condições que citei o que favorece diretamente a obtenção dessas ótimas médias de consumo mesmo quando se abastece com 100% de etanol no tanque.

Tbm evito ao máximo tirar esse HB20 da garagem para circular por trajetos mais curtos de menos do que 3 kms de percurso total , salvo em casos de uma maior necessidade.

E circulando com todo esse cuidado e evitando trafegar por congestionamentos nas regiões mais centrais da cidade e nos horários de pico além de manter sempre o pé mais leve no acelerador , vejo que não é difícil fazer esse motor Gamma 1.6 se mostrar sempre bem econômico até com etanol para um veículo de sua categoria.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 04 Abr 2022 22:55 
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ianisgreek escreveu:
O etanol aqui na minha cidade ainda pode ser encontrado atualmente por preços mínimos ao redor de 4,77 o litro enquanto que a mais barata das gasolinas comuns não está sendo encontrada por menos do que 7,39 o litro.

O que mostra que o etanol aqui está custando 64,55% do preço da gasolina e portanto , ele está de fato bem mais vantajoso economicamente de ser abastecido em motores flex do que qq das gasolinas.

E assim, tenho abastecido como de costume somente com etanol puro sem fazer nenhuma mistura por menor que seja com gasolina, simplesmente pq financeiramente está mais do que evidente de que não vale mesmo à pena misturar gasolina no etanol em nenhuma proporção.

E o último tanque abastecido apenas com etanol até que me surpreendeu mostrando no comp. de bordo uma ótima média de 8,9 kms/l rodando apenas no transito da minha cidade.

E em tanques anteriores tbm abastecidos somente com etanol, já vi médias frequentes e consistentes de não menos do que 8,7 kms/l mantendo esse mesmo cuidado com essa condução mais econômica.

É verdade que circulo basicamente com o veículo leve e mais vazio, o ar cond. eu evito ligar o máximo que posso e as marchas eu estico todas elas até um máximo de 1750 rpms quando estou em ruas e avenidas mais planas e desimpedidas até atingir a 5ª marcha e limito a velocidade num máximo de 60 kms/h até picos de 70 kms/h.

Lembrando que o amplo torque mostrado e disponibilizado por esse excelente motor 1.6 desde essas baixas rpms é suficiente para se conduzir nessas condições que citei o que favorece diretamente a obtenção dessas ótimas médias de consumo mesmo quando se abastece com 100% de etanol no tanque.

Tbm evito ao máximo tirar esse HB20 da garagem para circular por trajetos mais curtos de menos do que 3 kms de percurso total , salvo em casos de uma maior necessidade.

E circulando com todo esse cuidado e evitando trafegar por congestionamentos nas regiões mais centrais da cidade e nos horários de pico além de manter sempre o pé mais leve no acelerador , vejo que não é difícil fazer esse motor Gamma 1.6 se mostrar sempre bem econômico até com etanol para um veículo de sua categoria.

A unica coisa que fico feliz com esse preços da gasolina é que as pessoas irão usar o etanol agora.
Eu adoraria que o HB20 att funcionasse a menos de 2 mil rpm em circuitos parecido com o que vc anda assim.


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 05 Abr 2022 09:00 
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Concordo com vc Biel e quanto ao seu HB20 1.6 aut. , uma boa dica para ajudar a economizar combustível e tbm até de poupar um pouco mais o sistema de freios de desgastes desnecessários é habituar a reduzir as marchas sempre que for necessário reduzir a velocidade em qq tipo de paradas.

Agindo assim, o sistema automático de corte de combustível da injeção eletrônica vai sempre entrar em ação, cortando o fluxo de combustível para o motor em todas as reduções de velocidade e daí que se economiza um pouco mais de combustível em qq situação de condução.

Se vc adotar essas dicas para uma condução mais econômica citadas acima, comente aqui sobre os resultados no consumo médio obtido com esse seu HB20.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 05 Abr 2022 14:52 
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ianisgreek escreveu:
Concordo com vc Biel e quanto ao seu HB20 1.6 aut. , uma boa dica para ajudar a economizar combustível e tbm até de poupar um pouco mais o sistema de freios de desgastes desnecessários é habituar a reduzir as marchas sempre que for necessário reduzir a velocidade em qq tipo de paradas.

Agindo assim, o sistema automático de corte de combustível da injeção eletrônica vai sempre entrar em ação, cortando o fluxo de combustível para o motor em todas as reduções de velocidade e daí que se economiza um pouco mais de combustível em qq situação de condução.

Se vc adotar essas dicas para uma condução mais econômica citadas acima, comente aqui sobre os resultados no consumo médio obtido com esse seu HB20.

Eu uso bastante as trocas manuais por isso.
É só uma pena que se estou mantendo a aceleração ele não sabe exatamente quando reduzir ou aumentar a marcha então pode demorar um pouco e ainda não ser muito leve as trocas.
Mas eu percebi que até em subidas, se quero reduzir, tenho de tirar o pé e até se já estou na velocidade que quero, mas se quero uma marcham maior.. tenho de acelerar um pouco


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 06 Abr 2022 10:33 
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Então Biel, vemos na prática que essa maioria dos atuais câmbios aut. salvo raras excessões em veículos mais caros e sofisticados, ainda mostram um comportamento desses câmbios pouco ideal e que por isso, deixam muito a desejar, situação essa que poderia ser facilmente contornada com um programa melhor elaborado de suas ECUs..

É por isso que na atualidade, ainda os câmbios manuais ganham no melhor rendimento geral se comparados aos atuais câmbios aut. sem nenhuma sombra de dúvidas.

E contra esses câmbios manuais, apenas o trabalho de pisar na embreagem e ficar trocando as marchas que no transito urbano sempre poderá cansar mais o condutor do que os câmbios aut.

Mas com a vantagem para os câmbios manuais de que eles tbm poupam bem mais o sistema de freios de qq veículo se comparados a qq tipo de câmbio aut. além de proporcionarem uma inegável maior economia de combustível e de serem bem mais baratos para serem mantidos na sua manutenção preventiva e corretiva comparados aos câmbios aut.

Obs : E ainda, devemos reconhecer que um forte ponto a favor dos câmbios aut. é que eles aumentam a vida útil de qq motor pq nunca vão deixar os motores funcionarem forçados e nas marchas erradas para cada e qq situação de uso.

Mas que infelizmente qq veículo com câmbio manual nas mãos de um péssimo condutor igualmente poderá estragar o seu motor prematuramente, exatamente pq vai induzir e forçar o motor a funcionar em situações quase sempre desfavoráveis, usando marchas erradas e em rotações erradas tbm ...

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 06 Abr 2022 15:34 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, vemos na prática que essa maioria dos atuais câmbios aut. salvo raras excessões em veículos mais caros e sofisticados, ainda mostram um comportamento desses câmbios pouco ideal e que por isso, deixam muito a desejar, situação essa que poderia ser facilmente contornada com um programa melhor elaborado de suas ECUs..

É por isso que na atualidade, ainda os câmbios manuais ganham no melhor rendimento geral se comparados aos atuais câmbios aut. sem nenhuma sombra de dúvidas.

E contra esses câmbios manuais, apenas o trabalho de pisar na embreagem e ficar trocando as marchas que no transito urbano sempre poderá cansar mais o condutor do que os câmbios aut.

Mas com a vantagem para os câmbios manuais de que eles tbm poupam bem mais o sistema de freios de qq veículo se comparados a qq tipo de câmbio aut. além de proporcionarem uma inegável maior economia de combustível e de serem bem mais baratos para serem mantidos na sua manutenção preventiva e corretiva comparados aos câmbios aut.

Obs : E ainda, devemos reconhecer que um forte ponto a favor dos câmbios aut. é que eles aumentam a vida útil de qq motor pq nunca vão deixar os motores funcionarem forçados e nas marchas erradas para cada e qq situação de uso.

Mas que infelizmente qq veículo com câmbio manual nas mãos de um péssimo condutor igualmente poderá estragar o seu motor prematuramente, exatamente pq vai induzir e forçar o motor a funcionar em situações quase sempre desfavoráveis, usando marchas erradas e em rotações erradas tbm ...
Acho que em duas ou três gerações futuras os cambios att terão resolvido esse problema aqui no Brasil.
Mas em quanto isso, admito que sinto sim falta do controle de um câmbio manual e da sensação de jogar toda a força do motor para a roda, e não sentir esse desconecto que o conversor de torque causa


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 06 Abr 2022 21:07 
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É verdade, concordo com essa sua citação , vamos ter de esperar mais algumas gerações de câmbios aut. para haver de fato uma efetiva evolução técnica nesses câmbios aut para que eles possam ser mais equiparados em rendimento aos atuais câmbios manuais.

Atualmente ainda arrisco a dizer com toda a certeza que o mais efetivo câmbio aut. em rendimento da nossa atualidade e o que apresenta um funcionamento mais preciso e sem perdas de rendimento seja os câmbios automatizados de dupla embreagem, apesar de terem sim um custo de fabricação bem mais elevado e de exigirem sempre um maior cuidado em sua manutenção preventiva do que os demais câmbios aut. devido ao seu delicado e mais sensível sistema eletrônico que depende muito e sempre da boa qualidade do oleo usado.

Mas posso afirmar aqui pq tenho um desses câmbios aut. no nosso atual jetta TSI já há quase 9 anos de uma excelente convivência que ele é um baita câmbio aut. inteligente, perfeito no seu funcionamento e que sempre deixa uma grande vontade de guia-lo assim à toa e um pouco mais tamanho é o prazer que ele sempre proporciona em qq tipo de condução.

E de todos os câmbios aut. que já experimentei até agora, ele é certamente o que proporciona o maior prazer na condução, sem dúvida nenhuma.

Obs : O oleo e o filtro de oleo desse câmbio DSG do nosso jetta eu os troco sempre e preventivamente desde que ele era zero KM a cada um ano e meio a dois anos de uso e nunca deixo ele ultrapassar os 20 mil kms rodados sem essa importante manutenção preventiva sob hipótese alguma.

Mas em troca a todo esse cuidado preventivo, ele sabe agradecer a altura oferecendo uma condução impecável de dar inveja a todos os demais câmbios aut. atuais de qq tipo , portanto vale sim muito à pena trata-lo exatamente assim !

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 06 Abr 2022 23:21 
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ianisgreek escreveu:
É verdade, concordo com essa sua citação , vamos ter de esperar mais algumas gerações de câmbios aut. para haver de fato uma efetiva evolução técnica nesses câmbios aut para que eles possam ser mais equiparados em rendimento aos atuais câmbios manuais.

Atualmente ainda arrisco a dizer com toda a certeza que o mais efetivo câmbio aut. em rendimento da nossa atualidade e o que apresenta um funcionamento mais preciso e sem perdas de rendimento seja os câmbios automatizados de dupla embreagem, apesar de terem sim um custo de fabricação bem mais elevado e de exigirem sempre um maior cuidado em sua manutenção preventiva do que os demais câmbios aut. devido ao seu delicado e mais sensível sistema eletrônico que depende muito e sempre da boa qualidade do oleo usado.

Mas posso afirmar aqui pq tenho um desses câmbios aut. no nosso atual jetta TSI já há quase 9 anos de uma excelente convivência que ele é um baita câmbio aut. inteligente, perfeito no seu funcionamento e que sempre deixa uma grande vontade de guia-lo assim à toa e um pouco mais tamanho é o prazer que ele sempre proporciona em qq tipo de condução.

E de todos os câmbios aut. que já experimentei até agora, ele é certamente o que proporciona o maior prazer na condução, sem dúvida nenhuma.

Obs : O oleo e o filtro de oleo desse câmbio DSG do nosso jetta eu os troco sempre e preventivamente desde que ele era zero KM a cada um ano e meio a dois anos de uso e nunca deixo ele ultrapassar os 20 mil kms rodados sem essa importante manutenção preventiva sob hipótese alguma.

Mas em troca a todo esse cuidado preventivo, ele sabe agradecer a altura oferecendo uma condução impecável de dar inveja a todos os demais câmbios aut. atuais de qq tipo , portanto vale sim muito à pena trata-lo exatamente assim !

concordo plenamente, inclusive acho que os DSG e equivalentes que serão os câmbios que em 3 gerações vão ficar acessíveis e de fato vão substituir o att e manual em todos os aspectos. Mal posso esperar pois eu acho o conceito do câmbio de embreagem dupla perfeito


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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 07 Abr 2022 10:48 
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Exatamente isso Biel, vejam que os câmbios automatizados de dupla embreagem são definidos como câmbios manuais mas com as suas trocas de marchas realizadas eletrônicamente e em fração de segundos.

De fato, ele é atualmente mais uma das várias maravilhas da industria automotiva mundial em questão de câmbios automatizados mas que ainda requerem um maior e melhor desenvolvimento e refinamento técnico para melhorarem ainda e um pouco mais a sua funcionalidade geral.

Quanto aos câmbios mecânicos atuais, todas as versões de 6 marchas são excelentes em rendimento e funcionalidade geral, excessão a real necessidade de se ainda usar sempre o pedal da embreagem nas trocas de marchas mas para quem gosta e sente prazer em conduzir um veículo assim equipado, é de fato uma outra maravilha atual da nossa industria automotiva, sem dúvida alguma.

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 Título: Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !
MensagemEnviado: 13 Abr 2022 19:33 
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Ainda dentro desse assunto, somente lembrando que no caso dos motores HB20 1.0 turbo flex, que a dona Hyundai do Brasil anuncia publicamente mas de forma bem errada que esses seus motores desenvolvem o mesmo torque e potência não importa qual o tipo de combustível for abastecido.

Pois em muitos testes independentes realizados em dinamômetros de publicações especializadas, já foram confirmados repetidas vezes de que esses motores oferecem na realidade sempre um pouco mais de potencia e torque quando abastecidos com etanol do que com qq das gasolinas.

E ainda melhor do que isso é o fato muito importante a ser considerado de que com qq das gasolinas, qq motor turbo vai cortar logo uma boa parte de sua potência máxima se comparado a quando esse mesmo motor estiver alimentado com qq das gasolinas.

O motivo são as estratégias de proteção contidas nas ECUs desses motores que são acionadas preventivamente e de imediato quando elas detectam que esses motores estão sendo alimentados com combustíveis de baixa octanagem (gasolinas) e não com o etanol que sempre apresenta uma octanagem bem mais elevada além de ter o poder de resfriar bem mais as câmaras de combustão , características essas que eliminam e dificultam o aparecimento das sempre nocivas e perigosas detonações que podem destruir qq motor turbo e até os motores aspirados flex de elevada compressão num curto espaço de tempo.

Portanto , atualmente é quase que OBRIGATÓRIO a utilização de combustíveis da mais elevada octanagem até para se obter o máximo rendimento desses motores turbo e mesmo os aspirados dessa mais recente geração e com uma maior segurança e proteção.

Lembrando que as gasolinas comuns e aditivadas tem atualmente apenas 93 octanas RON.

Gasolinas premium apresentam uma octanagem variando conforme a marca indo de 98 octanas RON até 103 octanas RON.

E que o nosso nobre e sempre desprezado etanol, além de ser o mais barato de todos os combustíveis nacionais, oferece nada menos do que 117 octanas RON.

E assim, que cada um faça suas escolhas pessoais ao abastecer !

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