ianisgreek escreveu:
O etanol aqui na minha cidade ainda pode ser encontrado atualmente por preços mínimos ao redor de 4,77 o litro enquanto que a mais barata das gasolinas comuns não está sendo encontrada por menos do que 7,39 o litro.
O que mostra que o etanol aqui está custando 64,55% do preço da gasolina e portanto , ele está de fato bem mais vantajoso economicamente de ser abastecido em motores flex do que qq das gasolinas.
E assim, tenho abastecido como de costume somente com etanol puro sem fazer nenhuma mistura por menor que seja com gasolina, simplesmente pq financeiramente está mais do que evidente de que não vale mesmo à pena misturar gasolina no etanol em nenhuma proporção.
E o último tanque abastecido apenas com etanol até que me surpreendeu mostrando no comp. de bordo uma ótima média de 8,9 kms/l rodando apenas no transito da minha cidade.
E em tanques anteriores tbm abastecidos somente com etanol, já vi médias frequentes e consistentes de não menos do que 8,7 kms/l mantendo esse mesmo cuidado com essa condução mais econômica.
É verdade que circulo basicamente com o veículo leve e mais vazio, o ar cond. eu evito ligar o máximo que posso e as marchas eu estico todas elas até um máximo de 1750 rpms quando estou em ruas e avenidas mais planas e desimpedidas até atingir a 5ª marcha e limito a velocidade num máximo de 60 kms/h até picos de 70 kms/h.
Lembrando que o amplo torque mostrado e disponibilizado por esse excelente motor 1.6 desde essas baixas rpms é suficiente para se conduzir nessas condições que citei o que favorece diretamente a obtenção dessas ótimas médias de consumo mesmo quando se abastece com 100% de etanol no tanque.
Tbm evito ao máximo tirar esse HB20 da garagem para circular por trajetos mais curtos de menos do que 3 kms de percurso total , salvo em casos de uma maior necessidade.
E circulando com todo esse cuidado e evitando trafegar por congestionamentos nas regiões mais centrais da cidade e nos horários de pico além de manter sempre o pé mais leve no acelerador , vejo que não é difícil fazer esse motor Gamma 1.6 se mostrar sempre bem econômico até com etanol para um veículo de sua categoria.
A unica coisa que fico feliz com esse preços da gasolina é que as pessoas irão usar o etanol agora.
Eu adoraria que o HB20 att funcionasse a menos de 2 mil rpm em circuitos parecido com o que vc anda assim.