Bom, eu mesmo só postei a reportagem da 4 Rodas porque nosso amigo andretiton pediu algum relato oficial sobre o assunto, mas eu sou o primeiro a não acreditar neste tipo de reportagem, uma vez que por trás deste tipo de revista, eu acredito que exista muito mais interesses do que compromisso com a veracidade. Mas enfim, essa é a minha opinião apenas. Quanto a mistura de Gasolina Podium com Etanol, é algo que nosso amigo Ianis aqui do fórum, que trabalha com motores de competição a mais de trinta anos indicou. Eu particularmente prefiro acreditar nesta experiência do que em um repórter que entrevista um ou outro ou até mesmo em algum mecânico da Hyundai, uma vez que não basta conhecer o motor, precisa conhecer de combustíveis também!
Mas tudo isso está regido ao meu ver por 4 pilares básicos:
1) Qualidade do motor.
2) Qualidade do combustível.
3) Período de análise.
4) Custo efetivo.
1) Nossos motores são mais avançados e possuem uma qualidade superior aos mais antigos e até do que os de alguns concorrentes diretos, tanto no material utilizado (alumínio) quando na tecnologia e demais materiais empregados, como vedações por exemplo.
2) De nada adianta um excelente motor, alimentado por combustível ruim. Gasolina adulterada ou até mesmo a gasolina comum vendida no Brasil, é conhecida por não ser das melhores, muito pelo contrário. Mesma coisa o Etanol, existem lugares onde se mistura água ao Etanol, fator que nem preciso comentar quão maléfico é ao motor de qualquer veículo.
3) Lógico que em um motor zero, não existe sujeira, nem borra, nem carbonização. Mas a longo prazo utilizando combustível inadequado a coisa fica bem feia. Posso falar disso por experiência prórpia, pois dos meus 10 aos 13 anos trabalhei como ajudante em uma oficina mecânica e ajudei a abrir muito motor que parecia uma churrasqueira apagada de tanta carbonização e sujeira. Quase sempre motores a gasolina. Outra coisa é você analisar o rendimento do carro utillizando a mistura em questão, não é no primeiro tanque que você vai perceber, leva um certo tempo até que tudo se ajuste.
4) É muito relativo dizer que o custo é alto. Eu postei esta tabela já a algum tempo atrás então os valores já estão alterados, mas a proporção acredito que continua a mesma, então ainda é válida. Por A+B dá prá se notar, que pelo menos aqui em Curitiba, não é nenhum absurdo em termos financeiros, utilizar a Podium com Etanol.
Anexo:
Planilha%20custo%20combustivel.jpg
Enfim... Ninguém aqui está querendo convencer a galera a utilizar este ou aquele combustível, até porque ninguém ganha nada com isso, nem criticando o que cada um faz, só estamos compartilhando nossa experiência, de alguns bons anos ao volante, no meu caso aproximadamente 20!
Um grande abraço a todos.