Bem-vindo: 28 Mar 2024 20:24

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 25  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 03 Fev 2015 13:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
viterbo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
A impressão que tive foi que você implicou com o adjetivo "mágica".
Usando a mistura tenho a impressão de que o carro anda muito bem e fica ligeiramente mais econômico.
Qual seria o problema em usar?
Se o carro é flex e pode usar qualquer proporção de mistura, então, porque não escolher a que nos pareça mais vantajosa?
Se é melhor ou não, talvez só testes possam determinar com rigor, mas, a "sentimento", essa mistura é boa.
Você já experimentou?
Abraço,


é claro que implico com o adjetivo!


Então, agora você já experimentou?
Diz pra gente o que achou.
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 03 Fev 2015 13:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jul 2013 21:13
Mensagens: 248
Gspar escreveu:
Sim, concordo com vc plenamente, a diferença está no preço do etanol e no desempenho do carro, que com a mistura ou no etanol puro fica melhor. Há de convir comigo que apesar da pouca diferença em valores e consumo, para quem roda 500 km mês ( 1 tanque +ou-), não tem grande vantagem, agora para quem roda de 3 a 4,5 mil km mês, como eu, essa diferença é considerável!

Concorda?

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



sim, o etanol tem maior desempenho! não discuto isso.
e a gasolina maior autonomia. fato.
to falando isso desde o início

qualquer mistura aí vai ficar no meio termo. Ou seja: vc vai tirar desempenho do álcool e autonomia da gasolina
Entende?

Roberto Bertoche escreveu:
Então, agora você já experimentou?
Diz pra gente o que achou.
Sds.


COmo disse acima: misturar álcool e gasolina, o carro anda menos que no álcool puro e bebe mais que na gasolina pura!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 03 Fev 2015 15:29 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
viterbo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Então, agora você já experimentou?
Diz pra gente o que achou.
Sds.


COmo disse acima: misturar álcool e gasolina, o carro anda menos que no álcool puro e bebe mais que na gasolina pura!


Desculpe, você não me entendeu.
Quero saber se você já experimentou a "fórmula mágica" de abastecer seu HB20 com aproximadamente 20% de gasolina aditivada e completar com etanol.
Depois de fazer isso e andar uns 200 km gostaria de saber a sua opinião.
Antes disso você está apenas achando que sabe.
Porque há mais coisas no céu e na terra, Viterbo, do que sonha a sua sensata filosofia... :mrgreen: :lol:

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 03 Fev 2015 17:02 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Mai 2014 22:33
Mensagens: 403
Localização: Sap. do Sul - RS
viterbo escreveu:
Gspar escreveu:
Sim, concordo com vc plenamente, a diferença está no preço do etanol e no desempenho do carro, que com a mistura ou no etanol puro fica melhor. Há de convir comigo que apesar da pouca diferença em valores e consumo, para quem roda 500 km mês ( 1 tanque +ou-), não tem grande vantagem, agora para quem roda de 3 a 4,5 mil km mês, como eu, essa diferença é considerável!

Concorda?

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



sim, o etanol tem maior desempenho! não discuto isso.
e a gasolina maior autonomia. fato.
to falando isso desde o início

qualquer mistura aí vai ficar no meio termo. Ou seja: vc vai tirar desempenho do álcool e autonomia da gasolina
Entende?

Roberto Bertoche escreveu:
Então, agora você já experimentou?
Diz pra gente o que achou.
Sds.


COmo disse acima: misturar álcool e gasolina, o carro anda menos que no álcool puro e bebe mais que na gasolina pura!

Claro que entendo, mas se vc conciliar as duas coisas, terá também dois fatores juntos, economia com despenho melhor.
Porque não tentar?
Se vc tem economia aliada ao desempenho! Mesmo sendo pouca, mas tendo.....nossa gasolina já é batizada mesmo, 80% dos problemas nos motores são por combustível de procedência duvidosa. Mesmo abastecendo em posto com bandeira "boa"...
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 04 Fev 2015 08:05 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jul 2013 21:13
Mensagens: 248
Roberto Bertoche escreveu:


Desculpe, você não me entendeu.
Quero saber se você já experimentou a "fórmula mágica" de abastecer seu HB20 com aproximadamente 20% de gasolina aditivada e completar com etanol.
Depois de fazer isso e andar uns 200 km gostaria de saber a sua opinião.
Antes disso você está apenas achando que sabe.
Porque há mais coisas no céu e na terra, Viterbo, do que sonha a sua sensata filosofia... :mrgreen: :lol:


claro que entendi!
E a resposta foi a que eu te dei:
qualquer mistura aí vai ficar no meio termo. Ou seja: vc vai tirar desempenho do álcool e autonomia da gasolina

eu tive o hb20 por 1 ano e o new fiesta por 8 meses
e usei todo tipo de combinação que vc imaginar
aliás, preferia o carro no álcool, principalmente o fiesta que não tinha problemas de partida a frio (não usa tanquinho)

hj não tenho um flex mais. to de jetta tsi!

mas eu fiz um controle de gastos de combustível através de um aplicativo no celular. controlava rigorosamente cada abastecimento no app. enchia o tanque toda semana e fiz as médias de consumo por todo tempo que fiquei com eles

E afirmo: vc apenas vai dar mais autonomia pro álcool e mais potência pra gasolina. Realmente vai ter uma melhora na partida a frio qdo a temperatura estiver mais baixa e só! não vai economizar mais, nem alterar o comportamento do carro mais do que um combustível puro

Gspar escreveu:
Claro que entendo, mas se vc conciliar as duas coisas, terá também dois fatores juntos, economia com despenho melhor.
Porque não tentar?
Se vc tem economia aliada ao desempenho! Mesmo sendo pouca, mas tendo.....nossa gasolina já é batizada mesmo, 80% dos problemas nos motores são por combustível de procedência duvidosa. Mesmo abastecendo em posto com bandeira "boa"...
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Não há NENHUM problema em misturar. Nenhum! Mas tb não há um benefício, ou mágica!
E não tem como conciliar as duas coisas (economia e desempnho) ao mesmo tempo
Vc vai ter uma média, um meio-termo
COm qualquer mistura, ele vai andar menos do que no alcool puro e beber mais que gasolina "pura"

Mas não há nenhum problema em usar a mistura, não. Só ressalto que isso não é mágico, nem vai fazer o carro render mais
vel melhor pelo preço, pq o app calculava a fórmula de consumo pra cada preço e me dizia qual era mais barato de rodar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 04 Fev 2015 08:53 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Fev 2013 14:58
Mensagens: 856
Localização: São Paulo - SP (Zona Oeste)
viterbo escreveu:
...
Não há NENHUM problema em misturar. Nenhum! Mas tb não há um benefício, ou mágica!
E não tem como conciliar as duas coisas (economia e desempnho) ao mesmo tempo
Vc vai ter uma média, um meio-termo
COm qualquer mistura, ele vai andar menos do que no alcool puro e beber mais que gasolina "pura"

Mas não há nenhum problema em usar a mistura, não. Só ressalto que isso não é mágico, nem vai fazer o carro render mais
...

Concordei com grande parte das suas afirmações, menos a parte que destaquei acima, viterbo: de que não haveria benefício.

Vou expressar aqui minha opinião, baseada no uso dos carros que já tive, e também na leitura de revistas e matérias especializadas.

Em um carro de motor flex, caso você utilize apenas Gasolina, a carbonização será bem grande, além de não trazer a potência máxima que o motor poderia render, neste caso trazendo apenas economia e maior autonomia em um tanque, por exemplo. Matérias de revistas, como o desmonte da 4Rodas após 60.000 km já comprovaram isso. A gasolina possui muitas impurezas, o que contribui para a carbonização e outros problemas.

Já com um automóvel Flex que você utilize apenas Etanol, a queima será mais limpa, mas o Etanol possui muita água em sua composição, o que pode também acarretar em grandes problemas no motor já que o combustível não lubrifica como a gasolina, podendo causar por exemplo perda de compressão nos cilindros, já que a vedação da câmara acaba ficando comprometida...

Veja por exemplo esse trecho da 4Rodas, do desmonte do Ford Ka, rodado 60k exclusivamente no Álcool:

4Rodas escreveu:
Álcool demais
No contato com o engenheiro da Ford, fomos questionados sobre o uso exclusivo de álcool. De fato, há no manual uma recomendação para usar gasolina aditivada a cada 5 000 km, justamente para suprir a carência de lubrificação do combustível vegetal. "Trata-se de recomendação, não obrigação", afirmou Enio Gomes. Ainda assim, mesmo só no álcool, o Ka não deveria apresentar essa falta de compressão nessa quilometragem, segundo ele. Mas reafirmou que o uso exclusivo ou excessivo do álcool pode reduzir a vida útil do motor.

"Caso não desmontássemos o motor agora, provavelmente teríamos que fazê-lo em curto espaço de tempo para reparar o problema, ou comprometeríamos outros componentes, como anéis e cilindros. E os sintomas de perda de potência e consumo de lubrificante seriam agravados", diz Fabio Fukuda. Ele lembra que Celta (movido a gasolina e com motor de alta compressão), Prisma e Punto (ambos com motor 1.4 flex), que passaram pelo Longa Duração, também tiveram problemas nos retentores de válvulas.

Reportagem Completa: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 9463.shtml

Logo...
O que a galera tenta dizer com o termo é que encontrou uma mistura no mínimo interessante para o motor do HB20. Os donos por exemplo que buscam mais desempenho do carro (que é o meu caso) mas que querem também uma certa economia, além de benefícios ao motor por aumentar, ainda que seja pouco, a lubrificação do mesmo.

Veja o meu exemplo: eu andando com Etanol puro, faço média de 6km/l a 6,5km/l em trecho urbano (SP-Capital), não mais que isso. Já rodei apenas com gasolina também, e a minha média foi de 9km/l a 9,5km/l.

Certo, quando eu coloco a proporção da familiarizada "mistura" que a galera mecniona, eu consigo médias de 8km/l, 8,3km/l. Isso, pelo raciocínio da proporção, seria meio sem lógica, já que apenas acrescentei 10L de gasolina no tanque, que destas apenas 7,3 são gasolina mesmo.
Pela simples matemática, o rendimento deveria crescer em ordem de 20% do rendimento do Etanol Puro, mas o que ocorre é um aumento de cerca de 30% - claro, isso com a minha forma de dirigir -

Mas claro, com um Jetta TSi agora você nem quer se importar com isso... 8-)
Já que bebe apenas gasosa.
Super máquina!

Então, é isso que a galera ta querendo dizer...

Lembrando novamente: Expresso aqui minha opinião, baseando-me de matérias e experiência própria, de amigos e daqui do próprio fórum. Afinal de contas, cada um tem o seu próprio carro e faz dele o uso que bem entender.

_________________
Att.,
Cleiton.

HB20 Premium 1.6 MT Vermelho - El Rojo
+Friso Lateral(x);
+Friso Porta-Malas(x);
+Friso Pestana(x);
+Friso Grade Dianteira(x);
+Antena Shark(x);
+Spoiler Traseiro(x);
+Couro(x);


Garagem El Rojo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 04 Fev 2015 09:23 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
talvez para o VITERBO palavra "mágica" só funcione para os nossos politicos que recebem auxilio combustivel de 5.000 reais
quer magica melhor do que essa, e nem se preocupar se esta usando gasolina podium aditivada ou nem mais, pois sempre vai ter tanque cheio sem gastar nenhum tostão do bolso


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 04 Fev 2015 10:08 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
VAGNERF1 escreveu:
talvez para o VITERBO palavra "mágica" só funcione para os nossos politicos que recebem auxilio combustivel de 5.000 reais
quer magica melhor do que essa, e nem se preocupar se esta usando gasolina podium aditivada ou nem mais, pois sempre vai ter tanque cheio sem gastar nenhum tostão do bolso



Aí sim, hein!
Mas ô magicazinha sem vergonha essa!
Sds.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 04 Fev 2015 10:34 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Só para deixar claro, a " mistura mágica" leva em conta simplesmente o volume ou a proporção real dos componentes em relação ao volume do combustível?

Para ficar mais claro, a mistura de 80% de Alcool + 20% de Gasolina, levando em conta o simplesmente o volume (40 Lts de Etanol + 10 Litros Gasolina (73%)) ou a proporção real dos componentes em relação ao volume(40 Lts de Etanol e 10Lts Gasolina)?

Pois são 2 coisas totalmente diferentes....

Pois a cada 10Lts de Gasolina temos 27% de Etanol, ou seja, 7,3 Lt de Gasolina e 2,7 Lt de Etanol.

Ex.:
Levar em conta o simplesmente o volume (40 Lts de Etanol + 10 Litros Gasolina (73%))
Se terá no tanque 42,7 Lts de ETANOL e 7,3 Lts de Gasolina

Levar em proporção real dos componentes em relação ao volume(40 Lts de Etanol e 10Lts Gasolina)?
Se deve abastecer aproximadamente 13,7Lt de Gasolina(73%) para se ter 10 Lt de gasolina pura, e consequentemente 36,3 Lts de Etanol.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 04 Fev 2015 11:12 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jul 2013 21:13
Mensagens: 248
Cleiton,

Motores a gasolina existem há mais de 1 século. Resíduos sólidos (carbonização) existem em qualquer motor a gasolina. Isso é resultado de queima incompleta do combustível. INEVITÀVEL! Isso pq nem todo ciclo é perfeito! A eficiência de um ciclo otto é baixíssima. E isso também vale pro álcool, mas por ser um combustível mais simples quimicamente, a queima não gera esses resíduos sólidos

Vc já, certamente, ouviu casos de motores com 100, 200 ou 300 mil km sem nunca ter sido aberto, usando gasolina, nem sempre confiável. Eles não eram flex, não usavam álcool! Motores flex existem há pouco mais de 10 anos, antes disso não exisitiam motores bicombustível em larga escala. E eles sofriam de carbonização tanto quanto qualquer outro!

Deixar de usar gasolina por este motivo não faz sentido! Seria como dizer que só motor flex funciona bem, sem carbonização.
Claro que todo mundo quer manter o motor o mais saudável possível. E isso é compreensível!

Mas atribuir a uma mistura empírica, sem NENHUM ESTUDO, nenhum cálculo, apenas no "olhômetro", uma maior durabilidade, é realmente MÁGICO!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 249 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 25  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB