Esse assunto é um pouco mais complicado do que parece.
Não trabalho no ramo automotivo, nem ganho nada com isso, apenas gosto de carro, sou exigente e acompanho muita notícia, vários fóruns e como não tenho essa ruma de dinheiro sobrando sou adepto ao DIY e sempre faço eu mesmo os meus procedimentos.
Há cerca de 2 anos atrás eu resolvi pesquisar a respeito de polimento, revitalização, etc.. Tenho três carros em casa e sai muito caro ficar mandando sempre eles lavar, polir, etc., então prefiro investir em produtos e fazer eu mesmo, serve como uma espécie de terapia para mim.
Nessas pesquisas, descobri que NENHUM carro sai com proteção de pintura de fábrica, alguns carros para evitar danos a pintura durante o deslocamento vem com adesivos brancos ou transparente, que depois de vendido é retirado, depois o veículo é lavado e entregue ao comprador, sem nenhum tipo de proteção contra absolutamente NADA.
Tenho um tio que é revendedor da 3M e da Maxi Rubber aqui na nossa cidade, apesar da loja pequena ele é o maior vendedor daqui, tem preços bons e isso faz com que suas vendas sejam altas. Depois que comecei a conhecer mais do assunto, passei a dar algumas dicas a ele sobre procedimentos e produtos e sempre ele me passa um retorno a respeito da opinião dos clientes deles sobre as minhas indicações.
Recentemente acompanhei ele a uma revenda Ford aqui na cidade, que inclusive é no mesmo prédio e do mesmo dono da Hyundai Brasil aqui da cidade. Eles estavam para implementar exatamente a parte de proteção de pintura, bancadas, etc.. O custo desse serviço é ridículo, eles cobram um absurdo por isso.
A concessionária aqui utiliza sim os produtos da 3M, porém os produtos da 3M brasileira são muito inferiores em relação ao Meguiars, Mothers, Collinite, dentre outros importados. Na proteção de pintura dos veículos eles fazem apenas a etapa de lustro para abrir o brilho da pintura e no final aplicam a Past Wax da 3M e pronto, esse é o serviço de proteção de pintura o qual você paga R$ 300,00/400,00/500,00. O custo desse serviço calculando produto e mão de obra para a concessionária não chega a R$ 30,00 por carro a margem de lucro é absurda. O produto utilizado aqui na cidade para fazer a proteção dos bancos também é da 3M e custa R$ 29,00 e é possível fazer um carro inteiro e as vezes ainda sobra.
Muitas concessionárias na tentativa de economizar ainda mais na execução do serviço utiliza boinas de lã e não de espuma, causando os conhecidos swirls e holografias na pintura. Não lavam as boinas de um dia para o outro. Não substitui quando chegam a um determinado nível de desgaste, por isso é comum vermos carros zero sair com a pintura toda ferrada depois da execução de um serviço desse.
Essa cera dita por muitos como top, referência, chamada 3M Past Wax não tem durabilidade superior a 30 dias, mesmo quando bem cuidada, imagine quando mal cuidada. Por isso é comum na primeira ou segunda semana o carro está lindo, brilhando, repelindo água e na semana seguinte o resultado já não é mais o mesmo. Resumindo, a proteção acabou.
Meu conselho, compre um bom selante como o Meguiars NXT e uma cera de qualidade como uma Collinite e tenha a certeza que seu carro está de fato protegido por até 3 meses se você lavar seu carro com luva de lã, shampoo neutro de qualidade e na hora da aplicação do selante e da cera ter esperado o tempo de cura correto desses itens.
Não tenho pretenção de abrir nenhum negócio nessa área, até porque o meu estudo é focado em outra área mas são raros os profissionais realmente qualificados que atuam nessa área.
|