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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 30 Set 2019 13:17 
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Essa é uma novidade técnica que eu ainda não sabia, mas é certamente uma regressão diminuir a taxa de compressão de qq motor de 12,5:1 para 11,5:1 pq com isso , se perde em rendimento geral e mesmo que seja feita uma nova recalibração desses motores para essas novas compressões menores, nunca que eles alcançarão os mesmos rendimentos alcançados anteriormente com uma compressão maior !

Já quanto a se tentar diminuir a taxa de compressão por conta própria atravéz dos métodos tradicionais citados, infelizmente isso requer a desmontagem do motor mesmo que parcialmente o que tb entende-se que não seja aconselhável para veículos novos e ainda dentro da garantia de fábrica e pior ainda, não vai produzir nenhum efeito prático compensador !

E esse método de se obstruir parcialmente a entrada de ar na admissão do motor tb não seria a mais acertada pq isso vai reduzir todo o rendimento do motor e com isso, o pequeno motor 3 cil. aspirado da Hyundai ficaria ainda mais fraco ...

Portanto, vejo que essa não foi uma solução bem acertada por parte da engenharia da Hyundai quando se sabe que existem várias outras maneiras de melhorar o rendimento de qq motor flex para adapta-lo a qq mistura de gasolina com etanol.

Óbvio que esse foi apenas um quebra galho barato, já que a intenção da Hyundai sempre foi o da economia de custos e não a de se obter a máxima eficiência dos seus motores como seria o sensato e o correto e assim, pelo menos de mim a dona Hyundai estará livre de me vender um desses novos HB20 1.0 aspirado.

Obs : E com essa besteira feita nesse novo motor 1.0 aspirado da Hyundai, o motor do novo ford Ka 1.0 aspirado vai nadar de braçada em eficiência e rendimento ... rsrsrsrsrs!!!

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Jetta TSI 13/13 cinza platinum, couro beje, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 prata sand - couro marron.

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza titanium.

Opala coupé 1982 - verde metálica, 4400.


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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 30 Set 2019 13:51 
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ianisgreek escreveu:
Essa é uma novidade técnica que eu ainda não sabia, mas é certamente uma regressão diminuir a taxa de compressão de qq motor de 12,5:1 para 11,5:1 pq com isso , se perde em rendimento geral e mesmo que seja feita uma nova recalibração desses motores para essas novas compressões menores, nunca que eles alcançarão os mesmos rendimentos alcançados anteriormente com uma compressão maior !

Obs : E com essa besteira feita nesse novo motor 1.0 aspirado da Hyundai, o motor do novo ford Ka 1.0 aspirado vai nadar de braçada em eficiência e rendimento ... rsrsrsrsrs!!!


O Novo Hb20 1.0 agora está bebendo praticamente igual o Ka 1.0 ambos no álcool e na cidade e ainda tem mais arrancada do que o Ka mesmo sem a variação no comando de escape. Eu acho que compressão demais atrapalha pq o que vc ganha na velocidade da reação química da explosão às vezes vc perde em energia gasta pra comprimir esta mistura tornando o motor mais "pesado" de girar então esta é uma questão muito técnica.

https://www.carrosnaweb.com.br/resultco ... 8965-12868


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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 30 Set 2019 14:14 
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Kappa 1.0 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Essa é uma novidade técnica que eu ainda não sabia, mas é certamente uma regressão diminuir a taxa de compressão de qq motor de 12,5:1 para 11,5:1 pq com isso , se perde em rendimento geral e mesmo que seja feita uma nova recalibração desses motores para essas novas compressões menores, nunca que eles alcançarão os mesmos rendimentos alcançados anteriormente com uma compressão maior !

Obs : E com essa besteira feita nesse novo motor 1.0 aspirado da Hyundai, o motor do novo ford Ka 1.0 aspirado vai nadar de braçada em eficiência e rendimento ... rsrsrsrsrs!!!


O Novo Hb20 1.0 agora está bebendo praticamente igual o Ka 1.0 ambos no álcool e na cidade e ainda tem mais arrancada do que o Ka mesmo sem a variação no comando de escape. Eu acho que compressão demais atrapalha pq o que vc ganha na velocidade da reação química da explosão às vezes vc perde em energia gasta pra comprimir esta mistura tornando o motor mais "pesado" de girar então esta é uma questão muito técnica.

https://www.carrosnaweb.com.br/resultco ... 8965-12868



Vi esse comparativo mas vamos ver se na prática do dia a dia, esses resultados irão se confirmar e se vai haver de fato essa igualdade de rendimento entre essas versões de motores, portanto é melhor aguardar a prática !

Arrisco a dizer que haverão esses pequenos ganhos em rendimento apenas com gasolina, mas com certeza que haverão perdas de rendimento com etanol , afinal em mecânica automotiva, nada substitui a compressão real de qq motor a não ser, qq tipo de superalimentação como turbos, superchargers e etc.

Inclusive , tb é um fato já amplamente comprovado em mecânica automotiva que COMPRESSÃO SIGNIFICA POTÊNCIA , portanto vou duvidar sim de que na prática se antes os motores 1.0 aspirados dos HB20 produziam os tais 80 cvs divulgados, hoje com essa nova versão desse motor c/ esse 1 ponto inteiro a menos na compressão, houve sim alguma perda na potência máxima, mas a dona Hyundai espertamente não modificou o anuncio dos valores de potência máxima, porém nada que um bom dinamômetro para desmentir na prática essas fraudes ... rsrsrsrsrs.

Já essa citação de que motores com maiores compressões sejam mais pesados para serem acionados, isso era um fato mais observado na prática e ainda assim apenas nos momentos das partidas e quando não existiam o advento dos sistemas de injeção/ignição eletrônica, portanto hoje esse tipo de citação já se tornou coisa do passado ...

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 04 Out 2019 14:11 
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Registrado em: 26 Set 2019 08:47
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ianisgreek escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Essa é uma novidade técnica que eu ainda não sabia, mas é certamente uma regressão diminuir a taxa de compressão de qq motor de 12,5:1 para 11,5:1 pq com isso , se perde em rendimento geral e mesmo que seja feita uma nova recalibração desses motores para essas novas compressões menores, nunca que eles alcançarão os mesmos rendimentos alcançados anteriormente com uma compressão maior !

Obs : E com essa besteira feita nesse novo motor 1.0 aspirado da Hyundai, o motor do novo ford Ka 1.0 aspirado vai nadar de braçada em eficiência e rendimento ... rsrsrsrsrs!!!


O Novo Hb20 1.0 agora está bebendo praticamente igual o Ka 1.0 ambos no álcool e na cidade e ainda tem mais arrancada do que o Ka mesmo sem a variação no comando de escape. Eu acho que compressão demais atrapalha pq o que vc ganha na velocidade da reação química da explosão às vezes vc perde em energia gasta pra comprimir esta mistura tornando o motor mais "pesado" de girar então esta é uma questão muito técnica.

https://www.carrosnaweb.com.br/resultco ... 8965-12868



Inclusive , tb é um fato já amplamente comprovado em mecânica automotiva que COMPRESSÃO SIGNIFICA POTÊNCIA

Concordo, observe o Argo com o motor Firefly de 1.332 cm3, tem 13.2:1 de taxa e gera 101/109 cv e isso com apenas 8 válvulas e o mais impressionante é que bebe menos que o Hb20 mais econômico (aspirado ou turbo) apesar de ser bem mais pesado.
Outra virtude desse motor é o torque máximo que chega antes de qualquer Hb20 aspirado (3500 contra 4500).

A marca campeã da compressão (14:1), não por acaso, é da Fiat e ostenta um cavalo rampante no capô (mas não é Porsche) em seu modelo 458 Speciale 4.5 V8 de 605cv (134cv por litro!) que inclusive é econômica bebendo praticamente igual um Puma GTB 4.1 que usa 7,8:1 de taxa.(pra comparar só o consumo nos 2 motorzão, esqueça a tecnologia)

O Mobi com motor Firefly é o 1.0 aspirado mais rápido do Brasil disparado com apenas 6 válvulas tb usa 13,2:1 de taxa.

Então hj a Fiat detém o know how da taxa de compressão elevada colhendo bons frutos de eficiência.

O Celta 1.0 de 2001 tinha taxa de 9,4:1 e depois de aumentar pra 12,5:1 quando adicionou o "VHC" (very high compression) em 2003 houve bastante melhora no desempenho mas o mesmo motor passou a gastar mais na cidade. Então na engenharia é um jogo de ganha e perde.
https://www.carrosnaweb.com.br/resultco ... =9287-9294


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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 04 Out 2019 23:17 
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Apesar do assunto ser um pouco "ff topic" nunca li até agora uma explicação técnica por parte da GM ou de nenhuma publicação especializada para explicar o porque essa nova versão do motor 1.0 VHC apresentou esse maior consumo médio no transito urbano.

Mas pessoalmente, opino que isso deve ser devido a uma calibração específica para lidar com essa maior compressão associado a nossas gasolinas de baixa octanagem, o que favorece o aparecimento das perigosas e nocivas detonações.

Pq quanto mais elevada for a compressão de qq motor, maior tb será a temperatura média de trabalho desse motor e rodando apenas no transito urbano e em velocidades menores, a ventilação do motor é mais deficiente e por causa disso, a calibração desse motor pode ter sido voltada não para se obter uma máxima economia de combustível, mas para lidar com a consequência dessa compressão elevada gerando mais calor e ainda tendo de suportar as gasolinas de baixa octanagem, portanto esses fatos são contrários e que não se combinam entre sí.

Já circulando em rodovias, esse motor GM 1.0 na versão VHC mostrou um consumo médio menor do que a versão anterior de baixa compressão, confirmando assim a teoria acima citada !

Mas se pudesse ser abastecido c/ etanol, esse motor VHC teria o seu rendimento geral levemente melhorado comparado com qq das gasolinas.

É isso aí colegas, valeu !

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