Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ricardo, posso apostar todo o meu HB20 que se por acaso eu estivesse com 100% de etanol no tanque ao invés de 80% e o restante com gasolina Shell V Power Nitro, o resultado daquela disputa teria sido absolutamente o mesmo, infelizmente !
Discordo Ianis.
Ao menos alguns centésimos você ganhava, antes de ver a caixa de fósforo te ultrapassar.
Fazendo cálculos rápidos, em regra de 3, considerando a potência/torque do HB20 no etanol e na gasolina, 128 cv /16,5 Kgfm e 122 cv/ 16 Kgfm, respectivamente. (espero não ter errado nos cálculos
)
Na "mistura mágica" você teria 126,8 cv e 16,4 Kgfm, ou um decréscimo de 0,94% e 0,61%, respectivamente, no desempenho caso comparado com o carro no 100% etanol.
Abraços,
Ricardo, vamos pensar com bom senso, o que míseros e desprezíveis 1,2 cvs e uns pouquíssimos décimos de kgfm de torque fariam de diferença no auge de uma eufórica ultrapassagem entre um motor turbo comprovadamente levemente superior em desempenho e um motor aspirado 1.6 de um HB20, sendo ambos esses veículos dirigidos por motoristas igualmente decididos e capazes ?
Sinceramente colega, temos de dar o braço a torcer que os HB20 1.6 na configuração mecânica em que se encontram atualmente, jamais segurariam numa rodovia, o ímpeto da performance de um UP TSI, por isso acho que o melhor mesmo é desistir por enquanto dessa disputa com os UP TSI ...
Enfim, não me arrisco nessa disputa mais, mas deixo para os outros colegas com HB20 1.6 daqui do forum tentarem o mesmo ...