Tiago seja bem vindo e parabéns pelo comentário, muito bem redigido e claro em suas ideias... Continue participando conosco que tenho certeza que contribuirá para manter os debates em um bom nível...
Eu concordo com você na maioria do que você expôs:
- De fato carro em geral está caro(Independente de versão ou categoria);
- Acho bons os projetos da linha HB20, como você disse a qualidade de fabricação é um ponto inquestionável(Apesar que vemos relatos aqui no fórum de assustar: como rebarbas plásticas no painel, parte interna de capô e porta malas sem um acabamento mais caprichado....)o que alguns questionam(inclusive eu) é o carro não ter algumas coisas que outros tem ou ter algumas coisas em um nível inferior a outros concorrentes que custam menos;
- Acho bonito facelift feito nos modelos 2016/2017, porém, como proprietário de um modelo HB20 1.0 Comfort Plus 15/15 esperava mais melhorias ou itens nos novos modelos, entendo que é apenas uma atualização e não uma nova geração, mas na minha opinião para os modelos de entrada teve algumas coisas que foram removida ou pioraram a qualidade- um exemplo: o o tecido dos bancos que agora parece os tecidos que a VW usava a tempos atrás, não sei se teve oportunidade de ver um tecido do banco de um modelo até 15/15 é outro nível. A versão Premium foi a que talvez tenha melhorado mais nestes novos modelos, porque os Premiuns até 15/15 não tinham nada visualmente que os destacasse ou diferenciasse dos outros modelos, apenas alguns acessórios que qualquer um podia comprar pela internet e transformar um Comfort Plus num Premium. Só que mesmo assim ainda acho foda você pagar quase R$70k num HB20 Premium, poxa nesse valor apesar da alta dos carros EU partiria para outra proposta/segmento mesmo que não fosse para pegar um carro super completo, mas o que algumas pessoas relutam aqui é aceitar que um carro de categoria superior mesmo que de versão "semicompleta" é superior a um carro hatch de entrada como é o HB20, você se tivesse R$70k para pegar um carro compraria um HB20 Premium? Eu com certeza não, talvez pegaria um Premium seminovo já desvalorizado;
- Pegando o final do que você disse não seria justo comparar o tempo de ciclo das gerações em carros tops com os carros populares como o HB20, porque penso que nos carros populares para ir chamando a atenção e conquistando novos clientes a cada ano tem que se colocar um agradinho aqui, melhorar uma coisa ali, por mais que seja coisa de "perfurmaria"... Nos carros tops quem compra já compra normalmente pensando em ficar anos com o carro, o carro já tem praticamente tudo, então é uma coisa para um público alvo específico e mais exigente, então se mudassem a versão ou fizessem uma atualização em 2 - 3 anos os proprietários ficariam doidos...rs;
- No seu caso foram experiências bem distintas, você teve um ETIOS que é da tradicional Toyota conhecida aqui principalmente pelo sucesso de Hilux e Corolla, apesar de achar o ETIOS um carro pelo menos visualmente "exótico" essa moral dos outros modelos pesa em favor dele, assim como para o HB20 pesa os carros da Hyundai importados(mesmo na prática ainda a Hyundai Brasil não andar em plena sintonia com a parte de importados)...E também teve um Fluence que é um Sedan bonito, bem equipado, porém, é da marca que faz parte do trio francês que sofre um certo preconceito ainda em nosso mercado que é a Renault, aliás acho até que a Renault das 3 francesas(Inclua Citroen e Peugeot)é a piorzinha em termos de acabamento, claro isso é minha opinião porque andei vendo um Sandero que um colega de trabalho pegou aqui e sinceramente achei meu HB20 bem mais bacana. Também tive uma má experiência com um Peugeot 206, mas como peguei usado e um carro judiado isso contribuiu muito para boa parte dos aborrecimentos, se tivesse pego 0km provavelmente não teria tido tanta dor de cabeça, a não ser pelo valor alto das revisões e desvalorização na venda/troca;
- O seu caso é bem parecido com o meu ano passado, meu limite de investimento era uns R$42k tinha um GOL G5 que valia R$21k para dar na troca, daí tinha uns R$8k para complementar a entrada e queria financiar o resto em no máximo 24x para pegar uma taxa bacana, fui ver na época: Onix, Novo Ka, New Fiesta(Fora dessa faixa), Palio, Uno, Gol, Fox, Up, March, Sandero e HB20... Nesse valor limite sem dúvida a melhor escolha para a época foi o HB20 que nessa faixa era a versão Comfort Plus, pq era o mais bem equipado, revisões mais baratas, 5 anos de garantia e a concessionária Hyundai foi a que melhor avaliou meu Gol na troca...
Acho que ainda continua sendo a melhor escolha para as versões básicas - intermediárias, porém, essa diferença enorme de um ano para o outro diminuiu, porque a concorrência deu uma bela evoluída(alguns modelos sofreram atualização ou mudança de geração que trouxe mais itens ou acessórios)e a Hyundai fez a atualização nos modelos 2016 mas perdeu uma ótima oportunidade de trazer um algo a mais para essas versões, só mudando praticamente o parachoque dianteiro. Mas é como vc, eu e outros membros já disseram enquanto as vendas estiverem lá no topo tá tudo certo, só que eu observo aqui neste ano mais reclamações do que no ano passado quando ingressei no fórum, pode ser porque as vendas aumentaram ou será que é porque a Hyundai deu uma pisada no tomate?
- Por fim você fez um bom negócio, conseguiu baixar o preço da versão Comfort que no site está R$41.655 e ainda conseguiu alguns itens de cortesia que algumas pessoas pagam as pequenas "fortunas" que as concessionárias cobram para instalar, sendo que na internet você compra por 1/3 do valor.
Abraço...