O que a Fiat está fazendo é reflexo do que ela mesma deixou de fazer há algum tempo. Não sou grande fã de carro da Fiat, acredito quando dizem que Fui Iludido Agora é Tarde.. Geralmente colocam tecnologias bem legais nos carros, as vezes inéditas nas categorias, mas acho que a Fiat nunca foi boa montadora. Vejo problemas de montagem, carpetes menores do que deveriam, as vezes faltam presilhas de acabamento, os motores vazando óleo com baixa km, exige um nível técnico para reparabilidade que no Brasil nem mesmo as concessionárias oferecem, falo isso porque nunca vi concessionária remover tampa de válvulas de um Fiat pra substituir a correia dentada sem deixar o motor fora de fase, manco e beberrão. Não sou fã mesmo.
Acho que com os novos lançamentos e a obrigatoriedade de itens de segurança, a cobrança por carros mais seguros e eficientes, foi deixando ela de lado e fazendo surgir coisas mais interessantes. A medida que ela tentou melhorar, o preço acompanhou e isso em muitas vezes não agrada ao consumidor. Veja o fato. Você está para comprar um 0Km, não entende nada de carro, mas olha um Uno por 40mil com 1 ano de garantia total (3 anos para motor e caixa) e olha um Hyundai pelo mesmo preço com maior garantia. O consumidor tende a pender pro Hyundai, afinal, é "importado", deve ser melhor. É isso o que acontece. De fato, um HB20 é melhor que um Uno e tenha certeza que se tivessem conseguido colocar um air bag e abs no Mille, ele ainda estaria sendo vendido, pois o que importa é o lucro.
Vejo a Hyundai um pouco como a Honda e a Toyota. Produzem bons carros, confiáveis, duráveis, cobra, por isso e demoram a trazer certas tecnologias, que outras marcas tidas como "menos confiáveis" apresentam para ter algum atrativo a mais.
O Corolla não possui controle de tração, nem de estabilidade. Enquanto isso o Cruze tem em todas as versões. Na prática você compra um Cruze muito mais barato que um Corolla, mas mesmo oferecendo mais por menos, não é líder de vendas.
Em Novembro de 2014 fui comprar um carro novo. Acabei comprando um Cruze LTZ 0Km por R$ 75mil. Na época esse era o valor do Corolla GLi. O Cruze vinha a mais que esse Corolla: controle de tração, controle de estabilidade, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas aro 17", central multimídia com GPS, bancos em couro, air bag de cortina, partida sem chave, abertura das portas sem chave, retrovisores rebatíveis eletricamente, farol de neblina, etc. O maior conforto e segurança que esse carro me proporciona, faz valer um eventual consumo de combustível a mais causado pelo peso excessivo, porém, tenho nele a mesma autonomia que meu tio com seu antigo XEi 1.8 AT.
Esses itens não fazem a cabeça de quem procura um carro, muitas vezes. Por isso existem montadoras que continuam a oferecer menos por mais, pois há quem pague e mantenha o mercado aquecido. As mudanças só ocorrem quando os números baixam. Assim eu penso.
|