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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 12:56 
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E falando em consumo médio, ainda vejo o motor Gamma 1.6 da linha HB20 como o mais econômico com etanol pq ele apresenta a maior de todas as taxas de compressão entre os atuais motores 1.6 do nosso mercado.

Mas isso tem um efeito um pouco contrário ao abastecer esse motor apenas com gasolinas pq nesse caso o consumo médio poderá ser mais prejudicado do que se esse motor fosse calibrado para beneficiar um menor consumo médio com gasolinas.

Sem falar tbm que se fosse assim, ele perderia em rendimento pq se fosse reduzida um pouco mais a taxa de compressão desse motor Gamma 1.6 para assim, se tentar melhorar um pouco mais o consumo com gasolinas, ele perderia um pouco mais de torque e potência e ainda, perderia em um maior rendimento com o etanol, o que não vejo como uma real vantagem nisso.

Afinal, foi sim bem acertada essa decisão final da engenharia de motores da Hyundai ao optarem em otimizar ao máximo esse motor 1.6 aspirado um pouco mais para o etanol do que para as gasolinas e com isso, ele obteve esse ótimo resultado final em rendimento, mostrando um ótimo resultado tanto no torque obtido como na potencia máxima e tanto com etanol e tbm com gasolinas.

Melhor do que isso, só de esse motor Gamma 1.6 fosse equipado com esse novo sistema de injeção eletrônica direta de combustível, mas parece que isso não compensaria o investimento por parte da fábrica.

Obs : E somente como informação técnica, na linha HB20 2016 em diante, a Hyundai do Brasil fez uma nova recalibração técnica no seu motor Gamma 1.6, diminuindo um pouco mais a taxa de compressão dele indo dos 12:1 para 11,6:1 com certeza para assim tentar otimizar um leve menor consumo médio com as gasolinas mas mesmo assim, se manteve o mesmo ótimo rendimento anterior com o etanol.

E isso foi obtido devido a um leve alivio de pêso interno de todas as peças móveis dessa nova versão de motor Gamma 1.6 e tbm devido a uma nova recalibração da ECU desse motor , além do lançamento desses novos câmbios manual e aut. de 6 marchas o que ajudou a contribuir para melhorar um pouco mais o consumo médio dessa linha HB20 1.6 de 2016 em diante.

E com essa nova linha HB20 de 2020 em diante, houve sim mais um novo melhoramento técnico desse mesmo motor Gamma 1.6 onde o eixo comando de válvulas do lado do escape tbm passou a ser regulável assim como já ocorria com o lado da admissão e isso ajudou levemente na obtenção de um melhor rendimento geral dessa nova versão desse motor Gamma 1.6 !!!

Por isso que eu reafirmo e repito aqui novamente que entre todos os atuais motores 1.6 aspirados do nosso mercado, essa ultima versão do motor Gamma 1.6 ganha sim em rendimento geral de todos os demais, deixando esses concorrentes comendo poeira tranquilo e com toda a certeza !

_________________
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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 16:39 
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ianisgreek escreveu:
E falando em consumo médio, ainda vejo o motor Gamma 1.6 da linha HB20 como o mais econômico com etanol pq ele apresenta a maior de todas as taxas de compressão entre os atuais motores 1.6 do nosso mercado.

Mas isso tem um efeito um pouco contrário ao abastecer esse motor apenas com gasolinas pq nesse caso o consumo médio poderá ser mais prejudicado do que se esse motor fosse calibrado para beneficiar um menor consumo médio com gasolinas.

Sem falar tbm que se fosse assim, ele perderia em rendimento pq se fosse reduzida um pouco mais a taxa de compressão desse motor Gamma 1.6 para assim, se tentar melhorar um pouco mais o consumo com gasolinas, ele perderia um pouco mais de torque e potência e ainda, perderia em um maior rendimento com o etanol, o que não vejo como uma real vantagem nisso.

Afinal, foi sim bem acertada essa decisão final da engenharia de motores da Hyundai ao optarem em otimizar ao máximo esse motor 1.6 aspirado um pouco mais para o etanol do que para as gasolinas e com isso, ele obteve esse ótimo resultado final em rendimento, mostrando um ótimo resultado tanto no torque obtido como na potencia máxima e tanto com etanol e tbm com gasolinas.

Melhor do que isso, só de esse motor Gamma 1.6 fosse equipado com esse novo sistema de injeção eletrônica direta de combustível, mas parece que isso não compensaria o investimento por parte da fábrica.

Obs : E somente como informação técnica, na linha HB20 2016 em diante, a Hyundai do Brasil fez uma nova recalibração técnica no seu motor Gamma 1.6, diminuindo um pouco mais a taxa de compressão dele indo dos 12:1 para 11,6:1 com certeza para assim tentar otimizar um leve menor consumo médio com as gasolinas mas mesmo assim, se manteve o mesmo ótimo rendimento anterior com o etanol.

E isso foi obtido devido a um leve alivio de pêso interno de todas as peças móveis dessa nova versão de motor Gamma 1.6 e tbm devido a uma nova recalibração da ECU desse motor , além do lançamento desses novos câmbios manual e aut. de 6 marchas o que ajudou a contribuir para melhorar um pouco mais o consumo médio dessa linha HB20 1.6 de 2016 em diante.

E com essa nova linha HB20 de 2020 em diante, houve sim mais um novo melhoramento técnico desse mesmo motor Gamma 1.6 onde o eixo comando de válvulas do lado do escape tbm passou a ser regulável assim como já ocorria com o lado da admissão e isso ajudou levemente na obtenção de um melhor rendimento geral dessa nova versão desse motor Gamma 1.6 !!!

Por isso que eu reafirmo e repito aqui novamente que entre todos os atuais motores 1.6 aspirados do nosso mercado, essa ultima versão do motor Gamma 1.6 ganha sim em rendimento geral de todos os demais, deixando esses concorrentes comendo poeira tranquilo e com toda a certeza !
Os 1.6 Gamma 2015/2016 são de taxa 11,6:1?


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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 17:42 
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Sim Biel780, esse motores Gamma 1.6 receberam uma nova versão com uma taxa de compressão ligeiramente menor indo dos iniciais 12:1 até a linha 2014/2015 para uma nova taxa de compressão de 11.6:1 na linha 2016 e uma outra nova e última versão ainda mais atualizada tecnicamente , porém com uma taxa de compressão ainda menor de apenas 11:1 nessa nova linha HB20 1.6 de 2020 em diante.

Com certeza que os primeiros motores Gamma 1.6 fabricados até a ano 2014/2015 eram os mais espertos, mas tbm os levemente menos econômicos dessas 3 versões , razão de haver essas duas atualizações desse motor Gamma 1.6 por parte da Hyundai do Brasil com o objetivo de torna-los um pouco mais econômicos apesar deles manterem ainda o bom desempenho geral de sempre.

Obs : E para fazer um teste comparativo entre essas 3 versões desse motor 1.6 para saber dessas reais diferenças em desempenho , só se fossem testados em um mesmo dinamômetro e no mesmo dia e momento, um HB20 1.6 2013/2014 ao mesmo tempo com um HB20 1.6 2016/2017 e finalmente com um HB20 1.6 2020/2021 e todos em bom estado de conservação , revisados e abastecidos com etanol.

É assim que se compara o desempenho de 3 motores iguais , porém de versões levemente modificadas entre sí pelo seu próprio fabricante.

Inclusive até já li na net sobre relatos de HB20 1.6 dos primeiros 2013 fabricados que foram testados em dinamômetro e abastecidos com etanol que mostraram surpreendentes 137 cvs de motor e que eram totalmente originais de fábrica além de um torque máximo real no motor ao redor de 17,6 kgfm ...

Ou seja, esses são de fato números de desempenho dignos dos melhores motores aspirados 1.8 atuais !!!

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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 20:46 
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ianisgreek escreveu:
Sim Biel780, esse motores Gamma 1.6 receberam uma nova versão com uma taxa de compressão ligeiramente menor indo dos iniciais 12:1 até a linha 2014/2015 para uma nova taxa de compressão de 11.6:1 na linha 2016 e uma outra nova e última versão ainda mais atualizada tecnicamente , porém com uma taxa de compressão ainda menor de apenas 11:1 nessa nova linha HB20 1.6 de 2020 em diante.

Com certeza que os primeiros motores Gamma 1.6 fabricados até a ano 2014/2015 eram os mais espertos, mas tbm os levemente menos econômicos dessas 3 versões , razão de haver essas duas atualizações desse motor Gamma 1.6 por parte da Hyundai do Brasil com o objetivo de torna-los um pouco mais econômicos apesar deles manterem ainda o bom desempenho geral de sempre.

Obs : E para fazer um teste comparativo entre essas 3 versões desse motor 1.6 para saber dessas reais diferenças em desempenho , só se fossem testados em um mesmo dinamômetro e no mesmo dia e momento, um HB20 1.6 2013/2014 ao mesmo tempo com um HB20 1.6 2016/2017 e finalmente com um HB20 1.6 2020/2021 e todos em bom estado de conservação , revisados e abastecidos com etanol.

É assim que se compara o desempenho de 3 motores iguais , porém de versões levemente modificadas entre sí pelo seu próprio fabricante.

Inclusive até já li na net sobre relatos de HB20 1.6 dos primeiros 2013 fabricados que foram testados em dinamômetro e abastecidos com etanol que mostraram surpreendentes 137 cvs de motor e que eram totalmente originais de fábrica além de um torque máximo real no motor ao redor de 17,6 kgfm ...

Ou seja, esses são de fato números de desempenho dignos dos melhores motores aspirados 1.8 atuais !!!

Uma grande pena, já que o carro não ficou tão mais econômico assim.
Gosto do alivio de peso, mas a taxa de 12:1 para mim era perfeita. Adoraria saber o que eles mudaram na calibragem do motor também.
Pior que com a calibragem nova nem um swap de cabeçote ou motor resolveria.
O negócio é colocar um turbo minúsculo de uns 0,3 bar + radiador de óleo e intercooler ao invés de rebaixar para os 12:1 kkkk (brincadeira claro já que não vale a pena).


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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 21:29 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim Biel780, esse motores Gamma 1.6 receberam uma nova versão com uma taxa de compressão ligeiramente menor indo dos iniciais 12:1 até a linha 2014/2015 para uma nova taxa de compressão de 11.6:1 na linha 2016 e uma outra nova e última versão ainda mais atualizada tecnicamente , porém com uma taxa de compressão ainda menor de apenas 11:1 nessa nova linha HB20 1.6 de 2020 em diante.

Com certeza que os primeiros motores Gamma 1.6 fabricados até a ano 2014/2015 eram os mais espertos, mas tbm os levemente menos econômicos dessas 3 versões , razão de haver essas duas atualizações desse motor Gamma 1.6 por parte da Hyundai do Brasil com o objetivo de torna-los um pouco mais econômicos apesar deles manterem ainda o bom desempenho geral de sempre.

Obs : E para fazer um teste comparativo entre essas 3 versões desse motor 1.6 para saber dessas reais diferenças em desempenho , só se fossem testados em um mesmo dinamômetro e no mesmo dia e momento, um HB20 1.6 2013/2014 ao mesmo tempo com um HB20 1.6 2016/2017 e finalmente com um HB20 1.6 2020/2021 e todos em bom estado de conservação , revisados e abastecidos com etanol.

É assim que se compara o desempenho de 3 motores iguais , porém de versões levemente modificadas entre sí pelo seu próprio fabricante.

Inclusive até já li na net sobre relatos de HB20 1.6 dos primeiros 2013 fabricados que foram testados em dinamômetro e abastecidos com etanol que mostraram surpreendentes 137 cvs de motor e que eram totalmente originais de fábrica além de um torque máximo real no motor ao redor de 17,6 kgfm ...

Ou seja, esses são de fato números de desempenho dignos dos melhores motores aspirados 1.8 atuais !!!



Uma grande pena, já que o carro não ficou tão mais econômico assim.
Gosto do alivio de peso, mas a taxa de 12:1 para mim era perfeita. Adoraria saber o que eles mudaram na calibragem do motor também.
Pior que com a calibragem nova nem um swap de cabeçote ou motor resolveria.
O negócio é colocar um turbo minúsculo de uns 0,3 bar + radiador de óleo e intercooler ao invés de rebaixar para os 12:1 kkkk (brincadeira claro já que não vale a pena).



kkkkkkkkkkkk , isso mesmo Biel780, não valeria a pena gastar $$$$$ em um motor aspirado que continuaria aspirado e com pouco ganho extra em desempenho em relação ao custo dessa suposta modificação !

Veja só, eu não tenho certeza pq não testei ainda e nem tive nenhum convívio diário nem com um HB20 1.6 2016 manual e nem mesmo com o novo HB20 2020 1.6 manual para eu poder deixar aqui uma opinião mais bem embasada.

Mas pensando com um bom senso, pq então que a dona Hyundai do Brasil investiria seu $$$$$$$$$$$$ numa modificação dessas se ela não resultasse em algum pequeno ganho pelo menos em um consumo médio menor ainda que mantendo ou perdendo muito pouco em desempenho ?

Sim, nenhum swap de peças da versão antiga desse motor gamma 1.6 para uma nova versão desse motor iria ficar perfeitamente bem casado e isso resultaria com certeza em alguma perda de rendimento, o que tbm não valeria a pena para se fazer essa possível modificação.

Talvez um leve rebaixamento de cabeçote para se atingir uns 12,7:1 mas apenas essa modificação em si tbm não traria muitos benefícios a menos que viesse acompanhado de um bom retrabalho geral nesse cabeçote do motor Gamma 1.6 e seguido da instalação de um bom coletor de escape esportivo do tipo 4 em 1, além de retirar além o catalisador , fazer um remap ou instalar um piggyback bem calibrado já para essa nova modificação de motor.

E aí sim, esse motor 1.6 gamma assim modificado se transformaria num motor da copa Shell HB20 com uns 155 cvs de potência e uns 20 kgfm de torque obviamente que apenas com etanol no tanque e conforme já comentamos isso em um outro tópico e essa nova brincadeira então já se tornaria bem mais interessante !

Mas só para ilustrar esse assunto, saibam tbm que qq HB20 1.0 turbo de 2020 em diante com um simples stage 2 que seria remapear ou instalar um chip na ECU dele e retirar o catalisador e só isso já resultaria em um melhor desempenho final do que esse motor gamma 1.6 aspirado e todo mexido conforme citamos acima e o melhor de tudo, ficaria um motor 1.0 turbo stage 2 mais poderoso ainda do que esse 1.6 e com essa modificação custando tbm bem menos do que essa envenenada toda no motor 1.6 e ainda consumindo bem menos combustível tbm !

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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 22:36 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim Biel780, esse motores Gamma 1.6 receberam uma nova versão com uma taxa de compressão ligeiramente menor indo dos iniciais 12:1 até a linha 2014/2015 para uma nova taxa de compressão de 11.6:1 na linha 2016 e uma outra nova e última versão ainda mais atualizada tecnicamente , porém com uma taxa de compressão ainda menor de apenas 11:1 nessa nova linha HB20 1.6 de 2020 em diante.

Com certeza que os primeiros motores Gamma 1.6 fabricados até a ano 2014/2015 eram os mais espertos, mas tbm os levemente menos econômicos dessas 3 versões , razão de haver essas duas atualizações desse motor Gamma 1.6 por parte da Hyundai do Brasil com o objetivo de torna-los um pouco mais econômicos apesar deles manterem ainda o bom desempenho geral de sempre.

Obs : E para fazer um teste comparativo entre essas 3 versões desse motor 1.6 para saber dessas reais diferenças em desempenho , só se fossem testados em um mesmo dinamômetro e no mesmo dia e momento, um HB20 1.6 2013/2014 ao mesmo tempo com um HB20 1.6 2016/2017 e finalmente com um HB20 1.6 2020/2021 e todos em bom estado de conservação , revisados e abastecidos com etanol.

É assim que se compara o desempenho de 3 motores iguais , porém de versões levemente modificadas entre sí pelo seu próprio fabricante.

Inclusive até já li na net sobre relatos de HB20 1.6 dos primeiros 2013 fabricados que foram testados em dinamômetro e abastecidos com etanol que mostraram surpreendentes 137 cvs de motor e que eram totalmente originais de fábrica além de um torque máximo real no motor ao redor de 17,6 kgfm ...

Ou seja, esses são de fato números de desempenho dignos dos melhores motores aspirados 1.8 atuais !!!



Uma grande pena, já que o carro não ficou tão mais econômico assim.
Gosto do alivio de peso, mas a taxa de 12:1 para mim era perfeita. Adoraria saber o que eles mudaram na calibragem do motor também.
Pior que com a calibragem nova nem um swap de cabeçote ou motor resolveria.
O negócio é colocar um turbo minúsculo de uns 0,3 bar + radiador de óleo e intercooler ao invés de rebaixar para os 12:1 kkkk (brincadeira claro já que não vale a pena).



kkkkkkkkkkkk , isso mesmo Biel780, não valeria a pena gastar $$$$$ em um motor aspirado que continuaria aspirado e com pouco ganho extra em desempenho em relação ao custo dessa suposta modificação !

Veja só, eu não tenho certeza pq não testei ainda e nem tive nenhum convívio diário nem com um HB20 1.6 2016 manual e nem mesmo com o novo HB20 2020 1.6 manual para eu poder deixar aqui uma opinião mais bem embasada.

Mas pensando com um bom senso, pq então que a dona Hyundai do Brasil investiria seu $$$$$$$$$$$$ numa modificação dessas se ela não resultasse em algum pequeno ganho pelo menos em um consumo médio menor ainda que mantendo ou perdendo muito pouco em desempenho ?

Sim, nenhum swap de peças da versão antiga desse motor gamma 1.6 para uma nova versão desse motor iria ficar perfeitamente bem casado e isso resultaria com certeza em alguma perda de rendimento, o que tbm não valeria a pena para se fazer essa possível modificação.

Talvez um leve rebaixamento de cabeçote para se atingir uns 12,7:1 mas apenas essa modificação em si tbm não traria muitos benefícios a menos que viesse acompanhado de um bom retrabalho geral nesse cabeçote do motor Gamma 1.6 e seguido da instalação de um bom coletor de escape esportivo do tipo 4 em 1, além de retirar além o catalisador , fazer um remap ou instalar um piggyback bem calibrado já para essa nova modificação de motor.

E aí sim, esse motor 1.6 gamma assim modificado se transformaria num motor da copa Shell HB20 com uns 155 cvs de potência e uns 20 kgfm de torque obviamente que apenas com etanol no tanque e conforme já comentamos isso em um outro tópico e essa nova brincadeira então já se tornaria bem mais interessante !

Mas só para ilustrar esse assunto, saibam tbm que qq HB20 1.0 turbo de 2020 em diante com um simples stage 2 que seria remapear ou instalar um chip na ECU dele e retirar o catalisador e só isso já resultaria em um melhor desempenho final do que esse motor gamma 1.6 aspirado e todo mexido conforme citamos acima e o melhor de tudo, ficaria um motor 1.0 turbo stage 2 mais poderoso ainda do que esse 1.6 e com essa modificação custando tbm bem menos do que essa envenenada toda no motor 1.6 e ainda consumindo bem menos combustível tbm !

Exato, tem de ter uma bela grana e amar muito o Gamma para fazer isso.
Pensando agora também, talvez os ajustes (não apenas por economia) foram feitos para casar melhor com o cambio de 6 marchas


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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Jun 2021 00:11 
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Isso mesmo, concordo pq faz sim todo o sentido !!!

Obs : Mas de um efeito real eu acredito e ainda posso apostar nele o que for :

De que os primeiros HB20 1.6 iguais ao meu atual 12/13 que tem um motor muito mais bem acertado de fábrica do que todas as demais versões 1.6 mais atualizadas a ponto de que ele deixa a nítida impressão que o câmbio original dele de apenas 5 marchas fica sim um pouco curto demais para se trafegar em rodovias em velocidades entre 110 kms/h a 130 kms/h numa prova bem real de que foi sim muito bem decidido o lançamento desse novo câmbio mecânico e aut. de 6 marchas para toda a linha HB20 1.6 de 2016 em diante, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E seria o único swap que cairia como uma luva nesse nosso atual HB20 1.6 e até que muito fácil de ser executado , bastaria comprar um câmbio completo semi-novo de qq HB20 1.6 mecânico de 2016 em diante que esteja sucateado além de adquirir tbm o conjunto completo do seu trambulador das marchas incluindo a nova alavanca de câmbio e pronto, eu estaria assim com um excelente hatch 1.6 em mãos , ótimo de ser conduzido em qq situação de utilização por apresentar um leve melhor desempenho associado a uma leve maior economia de combustível e ainda a um menor nível de ruído geral devido ao seu novo câmbio com uma marcha a mais.

Obs : Mas nunca seria possível fazer esse mesmo swap de câmbio se fosse o caso de um câmbio aut antigo de apenas 4 marchas pelo novo câmbio aut. de 6 marchas pq nesses casos, envolveria tbm a parte eletrônica de gerenciamento desses câmbios aut da linha HB20 1.6 que é feita nesse caso pela ECU do motor, portanto nessa situação, nada a ser modificado pelo menos assim tão facilmente como ocorreria nos casos de se trocar os câmbios mecânicos antigos pelos atuais !!!

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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
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ianisgreek escreveu:
Isso mesmo, concordo pq faz sim todo o sentido !!!

Obs : Mas de um efeito real eu acredito e ainda posso apostar nele o que for :

De que os primeiros HB20 1.6 iguais ao meu atual 12/13 que tem um motor muito mais bem acertado de fábrica do que todas as demais versões 1.6 mais atualizadas a ponto de que ele deixa a nítida impressão que o câmbio original dele de apenas 5 marchas fica sim um pouco curto demais para se trafegar em rodovias em velocidades entre 110 kms/h a 130 kms/h numa prova bem real de que foi sim muito bem decidido o lançamento desse novo câmbio mecânico e aut. de 6 marchas para toda a linha HB20 1.6 de 2016 em diante, sem nenhuma sombra de dúvidas !

E seria o único swap que cairia como uma luva nesse nosso atual HB20 1.6 e até que muito fácil de ser executado , bastaria comprar um câmbio completo semi-novo de qq HB20 1.6 mecânico de 2016 em diante que esteja sucateado além de adquirir tbm o conjunto completo do seu trambulador das marchas incluindo a nova alavanca de câmbio e pronto, eu estaria assim com um excelente hatch 1.6 em mãos , ótimo de ser conduzido em qq situação de utilização por apresentar um leve melhor desempenho associado a uma leve maior economia de combustível e ainda a um menor nível de ruído geral devido ao seu novo câmbio com uma marcha a mais.

Obs : Mas nunca seria possível fazer esse mesmo swap de câmbio se fosse o caso de um câmbio aut antigo de apenas 4 marchas pelo novo câmbio aut. de 6 marchas pq nesses casos, envolveria tbm a parte eletrônica de gerenciamento desses câmbios aut da linha HB20 1.6 que é feita nesse caso pela ECU do motor, portanto nessa situação, nada a ser modificado pelo menos assim tão facilmente como ocorreria nos casos de se trocar os câmbios mecânicos antigos pelos atuais !!!
Seria um Swap bem interessante.
Adoraria alias ver a curva de torque no 1.6 pré e pós 2016


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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Jun 2021 09:02 
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Sim, essas diferenças das curvas de torque e de potência seriam importantes vermos para analisarmos os possíveis ganhos.

Mas isso não é mais atualmente nenhum privilégio de fabricante algum pq basta ter 3 HB20 1.6 em ótimas condições mecânicas dessas diferentes versões ensaiadas em um bom dinamômetro de roda e já dava para visualizar bem todas essas diferenças entre essas versões de motores.

Ou a grosso modo se quiser saber na prática, basta acelerar lado a lado esses 3 HB20 1.6 na mesma marcha e abastecidos com o mesmo combustível e ver a reação de cada uma dessas versões ... rsrsrsrsrsrsrs!!!

Eu ainda aposto nas primeiras versões desse motor Gamma 1.6 fabricados em 2012/2013/2014 como sendo a mais afiada de fábrica em desempenho.

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 Título: Re: Consumo Motor 1.6
MensagemEnviado: 14 Jun 2021 12:14 
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ianisgreek escreveu:
Sim, essas diferenças das curvas de torque e de potência seriam importantes vermos para analisarmos os possíveis ganhos.

Mas isso não é mais atualmente nenhum privilégio de fabricante algum pq basta ter 3 HB20 1.6 em ótimas condições mecânicas dessas diferentes versões ensaiadas em um bom dinamômetro de roda e já dava para visualizar bem todas essas diferenças entre essas versões de motores.

Ou a grosso modo se quiser saber na prática, basta acelerar lado a lado esses 3 HB20 1.6 na mesma marcha e abastecidos com o mesmo combustível e ver a reação de cada uma dessas versões ... rsrsrsrsrsrsrs!!!

Eu ainda aposto nas primeiras versões desse motor Gamma 1.6 fabricados em 2012/2013/2014 como sendo a mais afiada de fábrica em desempenho.

Sim, se eles até excedem os 128 e 16,5 de fabrica, fica dificil as outras acompanharem.
O negocio é pegar o mapa das primeiras e mesmo com a taxa inferior, tentar copiar nas próximas.
Mas tenho de admitir, saber que o carro tem menos de 12:1 me decepcionou, para mim 12:1 é o mínimo para um carro que roda no etanol.


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