Hyundai HB20 Clube
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Consumo Motor 1.6
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Autor:  Roberto Bertoche [ 28 Nov 2016 13:26 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

Além disso que o Ianis disse, por coincidência, existe também uma razão de ordem prática.
Se ao abastecer o marcador de combustível indicar, por exemplo, três barrinhas, a gente estima quantos litros vão caber, por exemplo, num chute de 38 litros, é fácil pedir para o frentista colocar 8 litros de gasolina e completar com etanol (até desarmar pela segunda vez). Se errar vai ser por pouca coisa e também com o combustível mais barato.
Abraço,

Autor:  ianisgreek [ 28 Nov 2016 15:54 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

Roberto Bertoche escreveu:
Além disso que o Ianis disse, por coincidência, existe também uma razão de ordem prática.
Se ao abastecer o marcador de combustível indicar, por exemplo, três barrinhas, a gente estima quantos litros vão caber, por exemplo, num chute de 38 litros, é fácil pedir para o frentista colocar 8 litros de gasolina e completar com etanol (até desarmar pela segunda vez). Se errar vai ser por pouca coisa e também com o combustível mais barato.
Abraço,



Então Bertoche, infelizmente eu já confirmei ultimamente no meu HB20 que o marcador do nível de combustível do tanque dele é muito impreciso e ele não apresenta essa desejável linearidade de precisão nas marcações indicadas por esse instrumento ...

Por isso, na próxima revisão anual do meu HB20 que será agora no mês de dezembro, vou certamente reclamar disso na CCS Hyundai que me atende sempre e ver se conseguimos até uma provável substituição da boia ou do sensor do tanque, exatamente para ver se vai melhorar alguma coisa essas atuais e precárias indicações desse instrumento do meu HB20 ! Abrç !

Autor:  bordini [ 29 Nov 2016 11:59 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

ianisgreek escreveu:
bordini escreveu:
Ontem viajei com velocidade entre 110 e 130km/h, ar condic ligado sempre. Fiz 10,6km/l no alcool, considero uma boa média, pra quem saiu de um 2.0.

Na cidade faço 6,5 andando bem leve e 6,0 andando normalmente. Ja testei a formula magica, a media subiu um pouco, mas a impressao que tive é que a media sobe apenas quando o tanque está utilizando a parte que tem a gasolina, depois ela cai novamente. Nao me parece que a gasolina se mistura totalmente com o alcool no resto do tanque, ela fica mais "concentrada".



Bom dia colega Bondini !

Somente para esclarece-lo de que sempre quando se abastece qualquer veículo flex com a mistura mágica, deve-se ter o devido cuidado de se abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq a gasolina é comprovadamente mais leve que o etanol sendo que ela pesa 740 gramas contra 810 gramas do etanol, por isso que o etanol sendo colocado sempre por último no tanque, vai ajudar a promover uma melhor mistura e assim, vc pode ter a plena certeza de que não haverá nenhuma possibilidade dessas concentrações de algum desses combustíveis no fundo do tanque.

Obs : Inclusive já fiz essa experiencia de misturar num recipiente transparente, esses 80% de etanol com 20 % de gasolina e observei depois que não houve nenhuma separação de fase em momento algum ...

Portanto a recomendação que deixo aqui para os colegas que querem desfrutar das reais vantagens dessa mistura mágica, é de sempre colocar primeiro a gasolina no tanque e depois o etanol !!!

Valeu colega, boa sorte !

Sim, esse foi o procedimento que fiz.

Vou continuar testando a mistura, até o momento parece que a autonomia compensou o acréscimo do valor.

Uma pergunta: há necessidade de se colocar gasolina aditivada, sendo que a quantidade de gasolina é pequena e o alcool já "nao suja" o motor?

Digo isso pq tive um vectra gt, rodei 150.000km sendo a maior parte com gasolina comum e nunca tive nenhum problema.

Autor:  Ricardo M. [ 29 Nov 2016 13:16 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

ianisgreek escreveu:
bordini escreveu:
Ontem viajei com velocidade entre 110 e 130km/h, ar condic ligado sempre. Fiz 10,6km/l no alcool, considero uma boa média, pra quem saiu de um 2.0.

Na cidade faço 6,5 andando bem leve e 6,0 andando normalmente. Ja testei a formula magica, a media subiu um pouco, mas a impressao que tive é que a media sobe apenas quando o tanque está utilizando a parte que tem a gasolina, depois ela cai novamente. Nao me parece que a gasolina se mistura totalmente com o alcool no resto do tanque, ela fica mais "concentrada".



Bom dia colega Bondini !

Somente para esclarece-lo de que sempre quando se abastece qualquer veículo flex com a mistura mágica, deve-se ter o devido cuidado de se abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq a gasolina é comprovadamente mais leve que o etanol sendo que ela pesa 740 gramas contra 810 gramas do etanol, por isso que o etanol sendo colocado sempre por último no tanque, vai ajudar a promover uma melhor mistura e assim, vc pode ter a plena certeza de que não haverá nenhuma possibilidade dessas concentrações de algum desses combustíveis no fundo do tanque.

Obs : Inclusive já fiz essa experiencia de misturar num recipiente transparente, esses 80% de etanol com 20 % de gasolina e observei depois que não houve nenhuma separação de fase em momento algum ...

Portanto a recomendação que deixo aqui para os colegas que querem desfrutar das reais vantagens dessa mistura mágica, é de sempre colocar primeiro a gasolina no tanque e depois o etanol !!!

Valeu colega, boa sorte !


Show de bola a informação da diferença de peso entre os combustíveis!!!

Vou discordar de um ponto: sobre a necessidade de se colocar a gasolina primeiro no tanque.

Acredito que independentemente do combustível que entrará no tanque primeiro, a mistura ocorrerá nos primeiros metros de condução do carro.

Só lembrar que os líquidos não são inertes, ou seja, vão balançar e se misturar, mesmo com os tanques com quebra ondas.

A minha dúvida é se a mistura, etanol e gasolina, ficam homogêneas após a combinação. Caso o veículo fique parado algumas horas ou dias, se o processo de decantação seria suficiente para se perceber uma separação dos combustíveis. Alguém sabe?

Abraços,

Autor:  Roberto Bertoche [ 29 Nov 2016 16:19 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

É como disse o Ianis sobre a experiência feita por ele, relatando que a mistura etanol e gasolina é homogênea, apresentando, portanto, uma única fase.

Autor:  ianisgreek [ 29 Nov 2016 17:26 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
bordini escreveu:
Ontem viajei com velocidade entre 110 e 130km/h, ar condic ligado sempre. Fiz 10,6km/l no alcool, considero uma boa média, pra quem saiu de um 2.0.

Na cidade faço 6,5 andando bem leve e 6,0 andando normalmente. Ja testei a formula magica, a media subiu um pouco, mas a impressao que tive é que a media sobe apenas quando o tanque está utilizando a parte que tem a gasolina, depois ela cai novamente. Nao me parece que a gasolina se mistura totalmente com o alcool no resto do tanque, ela fica mais "concentrada".



Bom dia colega Bondini !

Somente para esclarece-lo de que sempre quando se abastece qualquer veículo flex com a mistura mágica, deve-se ter o devido cuidado de se abastecer primeiro a gasolina e depois o etanol, pq a gasolina é comprovadamente mais leve que o etanol sendo que ela pesa 740 gramas contra 810 gramas do etanol, por isso que o etanol sendo colocado sempre por último no tanque, vai ajudar a promover uma melhor mistura e assim, vc pode ter a plena certeza de que não haverá nenhuma possibilidade dessas concentrações de algum desses combustíveis no fundo do tanque.

Obs : Inclusive já fiz essa experiencia de misturar num recipiente transparente, esses 80% de etanol com 20 % de gasolina e observei depois que não houve nenhuma separação de fase em momento algum ...

Portanto a recomendação que deixo aqui para os colegas que querem desfrutar das reais vantagens dessa mistura mágica, é de sempre colocar primeiro a gasolina no tanque e depois o etanol !!!

Valeu colega, boa sorte !


Show de bola a informação da diferença de peso entre os combustíveis!!!

Vou discordar de um ponto: sobre a necessidade de se colocar a gasolina primeiro no tanque.

Acredito que independentemente do combustível que entrará no tanque primeiro, a mistura ocorrerá nos primeiros metros de condução do carro.

Só lembrar que os líquidos não são inertes, ou seja, vão balançar e se misturar, mesmo com os tanques com quebra ondas.

A minha dúvida é se a mistura, etanol e gasolina, ficam homogêneas após a combinação. Caso o veículo fique parado algumas horas ou dias, se o processo de decantação seria suficiente para se perceber uma separação dos combustíveis. Alguém sabe?

Abraços,



Então Ricardo, tentando ajuda-lo na sua dúvida, é recomendado sempre que for fazer alguma eventual mistura entre gasolina e etanol, que se recomenda sempre abastecer primeiro a gasolina pq se vc fizer a experiência simples de colocar em um recipiente transparente o etanol primeiro e depois a gasolina, dá para perceber que no início dessa mistura, se vc não agitar esse recipiente, que a gasolina ficará inicialmente formando uma camada visível por cima do etanol, mostrando uma certa dificuldade dela se misturar no etanol, mas se vc fizer o contrário, notará uma maior facilidade para essa mistura se harmonizar entre sí c/ uma maior facilidade e se tornar mais homogênea definitivamente.

E uma vez misturados esses 2 combustíveis por uma leve agitação, eles não se decantam mais a menos que vc adicione um percentual considerável de água no seu tanque e a partir desse momento e com a agitação normal dessa mistura de combustíveis, a água mostra uma maior afinidade com o etanol, e a gasolina então vai se separando desses 2 elementos restantes formando-se assim uma fase separada da água+etanol por baixo e a gasolina pura sempre permanecendo por cima.

E nesses caso acima, vão ocorrer 2 fases ou camadas nesse tanque, ficando por cima a camada de gasolina pura que é a mais leve e por baixo, a água+etanol que são a porção mais pesada dessa mistura.

Obs : E lembrando aqui que essa eventual pequena dificuldade inicial nessa mistura tb advém do fato do etanol hidratado ser um pouco diferente na sua composição do que o etanol anidro, pq o tipo hidratado que é o vendido nos postos, contém no mínimo uns 5% de água na sua composição, enquanto que o tipo anidro tem apenas 0,5% no máximo de água e por isso ele é o etanol oficial utilizado na mistura obrigatória por lei de gasolina com etanol feito nas distribuidoras de combustíveis antes das gasolinas chegarem nos postos !

É isso aí colega, abrç !

Autor:  Leopimentabr [ 30 Nov 2016 06:08 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

Fala galera! Tenho Hb20 1.6 automático ano 2013 e estou assustado com o consumo de combustível do carro! Está fazendo em média na gasolina entre 6,5km e 7,0km por litro. Gostaria de uma opção sobre o carro e se há algo que possa ser feito, se isso de fato representa algum defeito em alguma peça.

Meu carro está com 47000km e todas as revisões feitas na concessionária. Este consumo é feito na cidade, rodando em média 16horas.

Abraços!!!

Autor:  Roberto Bertoche [ 30 Nov 2016 08:21 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

O consumo está elevado sim.
Dirigindo sem fazer economia, o meu faz na cidade 7,5 km/l com etanol.

Autor:  VAGNERF1 [ 30 Nov 2016 09:58 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

Leopimentabr escreveu:
Fala galera! Tenho Hb20 1.6 automático ano 2013 e estou assustado com o consumo de combustível do carro! Está fazendo em média na gasolina entre 6,5km e 7,0km por litro. Gostaria de uma opção sobre o carro e se há algo que possa ser feito, se isso de fato representa algum defeito em alguma peça.

Meu carro está com 47000km e todas as revisões feitas na concessionária. Este consumo é feito na cidade, rodando em média 16horas.

Abraços!!!


O meu faz 12,5 na gasosa, porém tenho os seguintes habitos, saio meia hora mais cedo p/ trab, ou seja pego transito das marginais Tiete e pinheiros relativamente livres andando a 70km/h com 1400 a 1700 giros, sem ar pela manha, saio geralmente depois das 19hrs, pego um transito um pouco mais ferrado, mas a media cai pra no máximo 11,5, ambos os trajetos somam no máximo 2h e 30min. esporádicamente uso ar condicionado....

Creio que se vc usa o carro 16hrs por dia, que corresponde a dois terço de um dia, voce deve pegar transito pesado em boa parte dessas horas, e ai está seu ponto chave.
Conselho pra reduzir esse consumoé ter o pé mais leve, visto que vc tem um cambio automático, e o memso trocará a marcha por vc.

Autor:  Leopimentabr [ 30 Nov 2016 13:09 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.6

Bons esclarecimentos! Uso as 16 horas em todo o período de abastecimento, ou seja , rodo muito em horário de pico, na maioria das vezes para deslocamento do trabalho. De qualquer maneira o consumo está bem elevado.

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