Hyundai HB20 Clube
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Consumo Motor 1.0 ( aspirado)
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=71&t=6945
Página 45 de 46

Autor:  ianisgreek [ 18 Fev 2019 22:03 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Samuel, uma dica que deixo aqui para vc e para todos os demais colegas é que para manterem sempre mais limpo todo o sistema de injeção dos seus veículos , de sempre que possível, abasteçam com etanol ou pelo menos com misturas contendo mais etanol do que gasolina.

E como um exemplo real, NUNCA abasteci o meu ainda atual HB20 1.6 desde que ele era zero Km apenas com gasolina, mas sim com uma mistura de apenas 20% de gasolina e os 80% restantes com etanol em mais de 6 anos que estou com ele e nunca houve até agora, necessidade alguma de se fazer quaisquer tipos de limpezas no sistema de injeção desse nosso HB20.

E não importa se é um inverno mais pesado ou algum verão tórrido , ele pega de estalo, com o seu motor a frio ou a quente e jamais falhou em nenhuma situação de uso !

Boa sorte colega !

Autor:  samuelbreder [ 19 Fev 2019 10:03 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

ianisgreek escreveu:
Samuel, uma dica que deixo aqui para vc e para todos os demais colegas é que para manterem sempre mais limpo todo o sistema de injeção dos seus veículos , de sempre que possível, abasteçam com etanol ou pelo menos com misturas contendo mais etanol do que gasolina.

E como um exemplo real, NUNCA abasteci o meu ainda atual HB20 1.6 desde que ele era zero Km apenas com gasolina, mas sim com uma mistura de apenas 20% de gasolina e os 80% restantes com etanol em mais de 6 anos que estou com ele e nunca houve até agora, necessidade alguma de se fazer quaisquer tipos de limpezas no sistema de injeção desse nosso HB20.

E não importa se é um inverno mais pesado ou algum verão tórrido , ele pega de estalo, com o seu motor a frio ou a quente e jamais falhou em nenhuma situação de uso !

Boa sorte colega !
Exatamente, amigo! Tive duas bobinas de injeção trocadas dentro da garantia (além de fazer a completa limpeza da injeção e troca de filtro de combustível, tudo na garantia). Tudo isso se deu por conta da baixa qualidade das nossas gasolinas, segundo o próprio mecânico da CSS que fez o serviço. Então desde que isso aconteceu ano passado sempre dou preferência ao abastecimento com etanol puro ou no máximo com 30% de gasolina, e realmente o carro muda completamente em termos de desempenho e respostas. Até pra manobrar fica mais tranquilo, e usar o ar condicionado não é mais um martírio pro motor. Fora que a diferença de consumo não é muito grande, tornando a escolha pelo etanol econômica tanto a curto prazo, pela economia na bomba, e a longo prazo pela menor manutenção que esse motor irá precisar no futuro.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

Autor:  ianisgreek [ 19 Fev 2019 11:09 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Valeu pelo seu feedback Samuel, que ele sirva de mais uma útil dica para os nossos demais colegas !

Autor:  Kappa 1.0 [ 30 Set 2019 07:53 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l.

Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir.

Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1.

Autor:  samuelbreder [ 30 Set 2019 10:23 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Kappa 1.0 escreveu:
O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l.

Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir.

Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1.
Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?

Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano.

Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso.

Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

Autor:  Kappa 1.0 [ 12 Out 2019 10:09 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

samuelbreder escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l.

Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir.

Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1.
Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?

Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano.

Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso.

Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk


Consumo médio durante um trajeto de 10 km numa via expressa não partindo do repouso, a noite em temperatura amena e posição de acelerador fixo, não fico dosando pra estar sempre no limite da velocidade e tirando o pé no radar (que inclusive calcula sua velocidade média entre um e outro ponto de radar). O carro é 2018 tá com 21000 km.

Mudei a viscosidade do óleo pra 0w20 (o que não recomendo pra 90% dos motoristas) e consegui 18,8 km/L com 100% álcool nas mesma condições.
Carro original e pneus (175/70 r14) calibrados conforme etiqueta da porta pra eliminar esta variável tão significativa no consumo.

O lado negativo é que não me sinto confiante de acelerar com este óleo mais fino pra não romper o filme de óleo mesmo que eu tenha aplicado o tal militec desde 0 km e tb o motor ficou mais barulhento com se estivesse com pouco óleo. Na próxima troca vou retirar o filtro pra procurar as limalhas e medir o desgaste.

Autor:  samuelbreder [ 15 Out 2019 10:50 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Kappa 1.0 escreveu:
samuelbreder escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l.

Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir.

Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1.
Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?

Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano.

Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso.

Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk


Consumo médio durante um trajeto de 10 km numa via expressa não partindo do repouso, a noite em temperatura amena e posição de acelerador fixo, não fico dosando pra estar sempre no limite da velocidade e tirando o pé no radar (que inclusive calcula sua velocidade média entre um e outro ponto de radar). O carro é 2018 tá com 21000 km.

Mudei a viscosidade do óleo pra 0w20 (o que não recomendo pra 90% dos motoristas) e consegui 18,8 km/L com 100% álcool nas mesma condições.
Carro original e pneus (175/70 r14) calibrados conforme etiqueta da porta pra eliminar esta variável tão significativa no consumo.

O lado negativo é que não me sinto confiante de acelerar com este óleo mais fino pra não romper o filme de óleo mesmo que eu tenha aplicado o tal militec desde 0 km e tb o motor ficou mais barulhento com se estivesse com pouco óleo. Na próxima troca vou retirar o filtro pra procurar as limalhas e medir o desgaste.


Muito interessante! Eu pretendia fazer essa mudança de óleo na última revisão também, mas a CSS não trabalha com 0W-20. Poderia compartilhar qual marca e "modelo" do óleo que você utilizou? Obrigado.

Autor:  Kappa 1.0 [ 15 Out 2019 23:11 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Lubrax 0w20 Api-SN Plus, atende a norma ILSAC-GF 5 mas não a norma européia ACEA para veículos gasolina e diesel, como uso exclusivamente álcool não dou importância à esta norma.

O preço de R$ 22,00 por litro tb pesou na decisão que julgo ser o melhor custo/benefício.

Faço um trajeto de 10 km em velocidade constante (70 km/h) às margens do rio Pinheiros 3 vezes por semana e pude comprovar 10 % de economia pelos dados do computador de bordo comparativamente ao 5w30 recomendado.

Sei que o computador não é preciso mas serve como parâmetro pra perceber a economia de 10% no consumo médio neste trajeto que faço sempre da mesma forma.

Agora entendo pq os fabricantes estão cada vez mais reduzindo a viscosidade dos óleos.

Se não utilizasse o militec desde 0 km acho que não teria coragem de baixar a viscosidade por conta própria.

Obs: Como ainda estou testando esta viscosidade 0w20 não coloquei o militec nesta troca de óleo.
Outra coisa que tb me fez baixar a viscosidade foi pq esse carro (com 21800 km) não está consumindo nada de óleo mesmo após 5000 km rodados entre as trocas, sei que um consumo pequeno de óleo é melhor que não consumir nada então vou ver se o óleo 0w20 ele consome pelo menos um pouco.
Por último pretendo drenar 300 ml de óleo pq o nível está no máximo e todos sabemos que ele deve estar entre o mínimo e o máximo porém o carro não consumiu óleo nem nos primeiros 10000 km, tava no máximo quando fiz a primeira revisão, aliás passava um pouco pq coloquei meio frasco de militec e ia esperar baixar pra colocar a outra metade mas rodei 10000 km esperando baixar um pouco pra colocar a outra metade do frasco mas além de não ter espaço pra colocar a outra metade, a primeira metade do frasco (100 ml) não foi consumida e deu um leve excesso no nível quando fiz a primeira revisão.

Este excesso de 100 ml que foi justamente o meio frasco do militec que coloquei com 300 km que não foi consumido no volume total de óleo após 9700 km logo o consumo de óleo foi muito inferior a 100 ml em 10000 km. Mesmo com a tal adsorção do militec (que deveria reduzir o volume circulante do lubrificante), o nível não abaixava pra eu colocar outra metade do frasco e não retirei óleo para ver o quanto ele queima pouco óleo e tb pq mais militec atrasaria o processo de amaciamento deste motor o que geraria resultados imprevisíveis (E eu não queria mais andar devagar devido à fase de amaciamento, sim, amaciamento deve ser entre 2000 e 4000 rpm segundo o manual.)

Talvez fique mais econômico se não estiver no nível máximo pois terá menos óleo para a bomba circular e ainda menos óleo aquece mais rápido.

Se tiver alguém da Zona Sul de São Paulo e quiser fazer um vídeo a gnt marca um dia até pq eu não acreditaria se alguém me dissesse que fez 20,8 km/L no álcool num carro que conserva original até o filtro de ar.

Autor:  samuelbreder [ 18 Out 2019 14:04 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Kappa 1.0 escreveu:
Lubrax 0w20 Api-SN Plus, atende a norma ILSAC-GF 5 mas não a norma européia ACEA para veículos gasolina e diesel, como uso exclusivamente álcool não dou importância à esta norma.

O preço de R$ 22,00 por litro tb pesou na decisão que julgo ser o melhor custo/benefício.

Faço um trajeto de 10 km em velocidade constante (70 km/h) às margens do rio Pinheiros 3 vezes por semana e pude comprovar 10 % de economia pelos dados do computador de bordo comparativamente ao 5w30 recomendado.

Sei que o computador não é preciso mas serve como parâmetro pra perceber a economia de 10% no consumo médio neste trajeto que faço sempre da mesma forma.

Agora entendo pq os fabricantes estão cada vez mais reduzindo a viscosidade dos óleos.

Se não utilizasse o militec desde 0 km acho que não teria coragem de baixar a viscosidade por conta própria.

Obs: Como ainda estou testando esta viscosidade 0w20 não coloquei o militec nesta troca de óleo.
Outra coisa que tb me fez baixar a viscosidade foi pq esse carro (com 21800 km) não está consumindo nada de óleo mesmo após 5000 km rodados entre as trocas, sei que um consumo pequeno de óleo é melhor que não consumir nada então vou ver se o óleo 0w20 ele consome pelo menos um pouco.
Por último pretendo drenar 300 ml de óleo pq o nível está no máximo e todos sabemos que ele deve estar entre o mínimo e o máximo porém o carro não consumiu óleo nem nos primeiros 10000 km, tava no máximo quando fiz a primeira revisão, aliás passava um pouco pq coloquei meio frasco de militec e ia esperar baixar pra colocar a outra metade mas rodei 10000 km esperando baixar um pouco pra colocar a outra metade do frasco mas além de não ter espaço pra colocar a outra metade, a primeira metade do frasco (100 ml) não foi consumida e deu um leve excesso no nível quando fiz a primeira revisão.

Este excesso de 100 ml que foi justamente o meio frasco do militec que coloquei com 300 km que não foi consumido no volume total de óleo após 9700 km logo o consumo de óleo foi muito inferior a 100 ml em 10000 km. Mesmo com a tal adsorção do militec (que deveria reduzir o volume circulante do lubrificante), o nível não abaixava pra eu colocar outra metade do frasco e não retirei óleo para ver o quanto ele queima pouco óleo e tb pq mais militec atrasaria o processo de amaciamento deste motor o que geraria resultados imprevisíveis (E eu não queria mais andar devagar devido à fase de amaciamento, sim, amaciamento deve ser entre 2000 e 4000 rpm segundo o manual.)

Talvez fique mais econômico se não estiver no nível máximo pois terá menos óleo para a bomba circular e ainda menos óleo aquece mais rápido.

Se tiver alguém da Zona Sul de São Paulo e quiser fazer um vídeo a gnt marca um dia até pq eu não acreditaria se alguém me dissesse que fez 20,8 km/L no álcool num carro que conserva original até o filtro de ar.


Fantástico! Sobre a questão do óleo não baixar, o meu também nunca baixou nada entre as revisões desde a primeira troca, e faço o acompanhamento constante. Segui de forma quase paranóica essa fase de amaciamento recomendada no manual em sempre manter a rotação do motor entre 2000 e 4000. Por esses motivos eu gostaria de testar o 0W-20, pois acredito realmente que fará uma boa diferença no consumo final sem prejudicar a integridade do motor. Ainda mais para alguém como eu, que geralmente não abusa.

Autor:  Kappa 1.0 [ 18 Out 2019 21:02 ]
Título:  Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

samuelbreder escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
Lubrax 0w20 Api-SN Plus, atende a norma ILSAC-GF 5 mas não a norma européia ACEA para veículos gasolina e diesel, como uso exclusivamente álcool não dou importância à esta norma.

O preço de R$ 22,00 por litro tb pesou na decisão que julgo ser o melhor custo/benefício.

Faço um trajeto de 10 km em velocidade constante (70 km/h) às margens do rio Pinheiros 3 vezes por semana e pude comprovar 10 % de economia pelos dados do computador de bordo comparativamente ao 5w30 recomendado.

Sei que o computador não é preciso mas serve como parâmetro pra perceber a economia de 10% no consumo médio neste trajeto que faço sempre da mesma forma.

Agora entendo pq os fabricantes estão cada vez mais reduzindo a viscosidade dos óleos.

Se não utilizasse o militec desde 0 km acho que não teria coragem de baixar a viscosidade por conta própria.

Obs: Como ainda estou testando esta viscosidade 0w20 não coloquei o militec nesta troca de óleo.
Outra coisa que tb me fez baixar a viscosidade foi pq esse carro (com 21800 km) não está consumindo nada de óleo mesmo após 5000 km rodados entre as trocas, sei que um consumo pequeno de óleo é melhor que não consumir nada então vou ver se o óleo 0w20 ele consome pelo menos um pouco.
Por último pretendo drenar 300 ml de óleo pq o nível está no máximo e todos sabemos que ele deve estar entre o mínimo e o máximo porém o carro não consumiu óleo nem nos primeiros 10000 km, tava no máximo quando fiz a primeira revisão, aliás passava um pouco pq coloquei meio frasco de militec e ia esperar baixar pra colocar a outra metade mas rodei 10000 km esperando baixar um pouco pra colocar a outra metade do frasco mas além de não ter espaço pra colocar a outra metade, a primeira metade do frasco (100 ml) não foi consumida e deu um leve excesso no nível quando fiz a primeira revisão.

Este excesso de 100 ml que foi justamente o meio frasco do militec que coloquei com 300 km que não foi consumido no volume total de óleo após 9700 km logo o consumo de óleo foi muito inferior a 100 ml em 10000 km. Mesmo com a tal adsorção do militec (que deveria reduzir o volume circulante do lubrificante), o nível não abaixava pra eu colocar outra metade do frasco e não retirei óleo para ver o quanto ele queima pouco óleo e tb pq mais militec atrasaria o processo de amaciamento deste motor o que geraria resultados imprevisíveis (E eu não queria mais andar devagar devido à fase de amaciamento, sim, amaciamento deve ser entre 2000 e 4000 rpm segundo o manual.)

Talvez fique mais econômico se não estiver no nível máximo pois terá menos óleo para a bomba circular e ainda menos óleo aquece mais rápido.

Se tiver alguém da Zona Sul de São Paulo e quiser fazer um vídeo a gnt marca um dia até pq eu não acreditaria se alguém me dissesse que fez 20,8 km/L no álcool num carro que conserva original até o filtro de ar.


Fantástico! Sobre a questão do óleo não baixar, o meu também nunca baixou nada entre as revisões desde a primeira troca, e faço o acompanhamento constante. Segui de forma quase paranóica essa fase de amaciamento recomendada no manual em sempre manter a rotação do motor entre 2000 e 4000. Por esses motivos eu gostaria de testar o 0W-20, pois acredito realmente que fará uma boa diferença no consumo final sem prejudicar a integridade do motor. Ainda mais para alguém como eu, que geralmente não abusa.


Sim, e como o Hb20 não tem tucho hidráulico para pressurizar vc tem mais liberdade pra mexer na viscosidade.
Óleo menos viscoso é diretamente proporcional a pressão gerada, então se vc reduz pela metade a viscosidade tb terá a metade da pressão de óleo, porém com esse 0w20 minha lâmpada de óleo unca acendeu, mesmo quando fiz a rotação cair pra menos de 500 rpm saindo sem acelerar.

Não são poucos os casos em que as ccs passam a aplicar óleos mais finos em veículos mais antigos. Tipo óleo 0w20 nos Honda que pediam 10w30.

O fato de não consumir óleo ao meu ver é um grande indício de precisão na usinagem e precisão no assentamento dos anéis que fazem jus ao óleo 0w20, além de comprovar que o amaciamento deve ser feito como manda o manual.

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