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Consumo Motor 1.0 ( aspirado) https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=71&t=6945 |
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Autor: | ianisgreek [ 18 Fev 2019 22:03 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
Samuel, uma dica que deixo aqui para vc e para todos os demais colegas é que para manterem sempre mais limpo todo o sistema de injeção dos seus veículos , de sempre que possível, abasteçam com etanol ou pelo menos com misturas contendo mais etanol do que gasolina. E como um exemplo real, NUNCA abasteci o meu ainda atual HB20 1.6 desde que ele era zero Km apenas com gasolina, mas sim com uma mistura de apenas 20% de gasolina e os 80% restantes com etanol em mais de 6 anos que estou com ele e nunca houve até agora, necessidade alguma de se fazer quaisquer tipos de limpezas no sistema de injeção desse nosso HB20. E não importa se é um inverno mais pesado ou algum verão tórrido , ele pega de estalo, com o seu motor a frio ou a quente e jamais falhou em nenhuma situação de uso ! Boa sorte colega ! |
Autor: | samuelbreder [ 19 Fev 2019 10:03 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
ianisgreek escreveu: Samuel, uma dica que deixo aqui para vc e para todos os demais colegas é que para manterem sempre mais limpo todo o sistema de injeção dos seus veículos , de sempre que possível, abasteçam com etanol ou pelo menos com misturas contendo mais etanol do que gasolina. Exatamente, amigo! Tive duas bobinas de injeção trocadas dentro da garantia (além de fazer a completa limpeza da injeção e troca de filtro de combustível, tudo na garantia). Tudo isso se deu por conta da baixa qualidade das nossas gasolinas, segundo o próprio mecânico da CSS que fez o serviço. Então desde que isso aconteceu ano passado sempre dou preferência ao abastecimento com etanol puro ou no máximo com 30% de gasolina, e realmente o carro muda completamente em termos de desempenho e respostas. Até pra manobrar fica mais tranquilo, e usar o ar condicionado não é mais um martírio pro motor. Fora que a diferença de consumo não é muito grande, tornando a escolha pelo etanol econômica tanto a curto prazo, pela economia na bomba, e a longo prazo pela menor manutenção que esse motor irá precisar no futuro.E como um exemplo real, NUNCA abasteci o meu ainda atual HB20 1.6 desde que ele era zero Km apenas com gasolina, mas sim com uma mistura de apenas 20% de gasolina e os 80% restantes com etanol em mais de 6 anos que estou com ele e nunca houve até agora, necessidade alguma de se fazer quaisquer tipos de limpezas no sistema de injeção desse nosso HB20. E não importa se é um inverno mais pesado ou algum verão tórrido , ele pega de estalo, com o seu motor a frio ou a quente e jamais falhou em nenhuma situação de uso ! Boa sorte colega ! Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk |
Autor: | ianisgreek [ 19 Fev 2019 11:09 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
Valeu pelo seu feedback Samuel, que ele sirva de mais uma útil dica para os nossos demais colegas ! |
Autor: | Kappa 1.0 [ 30 Set 2019 07:53 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l. Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir. Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1. |
Autor: | samuelbreder [ 30 Set 2019 10:23 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
Kappa 1.0 escreveu: O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l. Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir. Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1. Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano. Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso. Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk |
Autor: | Kappa 1.0 [ 12 Out 2019 10:09 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
samuelbreder escreveu: Kappa 1.0 escreveu: O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l. Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir. Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1. Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano. Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso. Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk Consumo médio durante um trajeto de 10 km numa via expressa não partindo do repouso, a noite em temperatura amena e posição de acelerador fixo, não fico dosando pra estar sempre no limite da velocidade e tirando o pé no radar (que inclusive calcula sua velocidade média entre um e outro ponto de radar). O carro é 2018 tá com 21000 km. Mudei a viscosidade do óleo pra 0w20 (o que não recomendo pra 90% dos motoristas) e consegui 18,8 km/L com 100% álcool nas mesma condições. Carro original e pneus (175/70 r14) calibrados conforme etiqueta da porta pra eliminar esta variável tão significativa no consumo. O lado negativo é que não me sinto confiante de acelerar com este óleo mais fino pra não romper o filme de óleo mesmo que eu tenha aplicado o tal militec desde 0 km e tb o motor ficou mais barulhento com se estivesse com pouco óleo. Na próxima troca vou retirar o filtro pra procurar as limalhas e medir o desgaste. |
Autor: | samuelbreder [ 15 Out 2019 10:50 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
Kappa 1.0 escreveu: samuelbreder escreveu: Kappa 1.0 escreveu: O meu Hb 1.0 faz, pelo computador de bordo, 17 km/l de álcool à 70 km/h constantes na marginal pinheiros (São Paulo) em quarta marcha aprox. 3000 rpm, curiosamente se colocar a quinta o giro cai pra aprox 2500 rpm e o carro faz 16.5 Km/l. Esse consumo é o instantâneo? Qual o ano do seu HB20?Na gasolina fazia 21 km/l com 80% gasolina (V-power) no tanque mas o motor alterou o barulho, parecendo carro diesel até os 1500 rpm então comecei a recompletar com álcool e o barulho de carro diesel começou diminuir. Quando for colocar gasolina, o que faço em época de frio, colocarei no máximo 20% devido à alta taxa de compressão desse motor que ao que parece bate pino com gasolina, inclusive no novo Hb20 a taxa de compressão caiu de 12,5:1 para 11,5:1. Acho que pelo maior torque disponível em 3000rpm deve ocorrer essa diferença no consumo. Especialmente em velocidade constante, no plano. Pela curva de torque no etanol, a 2500rpm você tem cerca de 9,2kgfm e, a 3000rpm tem 9,5kgfm. Diferença pequena, mas pode ser isso. Também noto essas médias quando estou entre 60 e 70km/h pelo consumo instantâneo no computador de bordo Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk Consumo médio durante um trajeto de 10 km numa via expressa não partindo do repouso, a noite em temperatura amena e posição de acelerador fixo, não fico dosando pra estar sempre no limite da velocidade e tirando o pé no radar (que inclusive calcula sua velocidade média entre um e outro ponto de radar). O carro é 2018 tá com 21000 km. Mudei a viscosidade do óleo pra 0w20 (o que não recomendo pra 90% dos motoristas) e consegui 18,8 km/L com 100% álcool nas mesma condições. Carro original e pneus (175/70 r14) calibrados conforme etiqueta da porta pra eliminar esta variável tão significativa no consumo. O lado negativo é que não me sinto confiante de acelerar com este óleo mais fino pra não romper o filme de óleo mesmo que eu tenha aplicado o tal militec desde 0 km e tb o motor ficou mais barulhento com se estivesse com pouco óleo. Na próxima troca vou retirar o filtro pra procurar as limalhas e medir o desgaste. Muito interessante! Eu pretendia fazer essa mudança de óleo na última revisão também, mas a CSS não trabalha com 0W-20. Poderia compartilhar qual marca e "modelo" do óleo que você utilizou? Obrigado. |
Autor: | Kappa 1.0 [ 15 Out 2019 23:11 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
Lubrax 0w20 Api-SN Plus, atende a norma ILSAC-GF 5 mas não a norma européia ACEA para veículos gasolina e diesel, como uso exclusivamente álcool não dou importância à esta norma. O preço de R$ 22,00 por litro tb pesou na decisão que julgo ser o melhor custo/benefício. Faço um trajeto de 10 km em velocidade constante (70 km/h) às margens do rio Pinheiros 3 vezes por semana e pude comprovar 10 % de economia pelos dados do computador de bordo comparativamente ao 5w30 recomendado. Sei que o computador não é preciso mas serve como parâmetro pra perceber a economia de 10% no consumo médio neste trajeto que faço sempre da mesma forma. Agora entendo pq os fabricantes estão cada vez mais reduzindo a viscosidade dos óleos. Se não utilizasse o militec desde 0 km acho que não teria coragem de baixar a viscosidade por conta própria. Obs: Como ainda estou testando esta viscosidade 0w20 não coloquei o militec nesta troca de óleo. Outra coisa que tb me fez baixar a viscosidade foi pq esse carro (com 21800 km) não está consumindo nada de óleo mesmo após 5000 km rodados entre as trocas, sei que um consumo pequeno de óleo é melhor que não consumir nada então vou ver se o óleo 0w20 ele consome pelo menos um pouco. Por último pretendo drenar 300 ml de óleo pq o nível está no máximo e todos sabemos que ele deve estar entre o mínimo e o máximo porém o carro não consumiu óleo nem nos primeiros 10000 km, tava no máximo quando fiz a primeira revisão, aliás passava um pouco pq coloquei meio frasco de militec e ia esperar baixar pra colocar a outra metade mas rodei 10000 km esperando baixar um pouco pra colocar a outra metade do frasco mas além de não ter espaço pra colocar a outra metade, a primeira metade do frasco (100 ml) não foi consumida e deu um leve excesso no nível quando fiz a primeira revisão. Este excesso de 100 ml que foi justamente o meio frasco do militec que coloquei com 300 km que não foi consumido no volume total de óleo após 9700 km logo o consumo de óleo foi muito inferior a 100 ml em 10000 km. Mesmo com a tal adsorção do militec (que deveria reduzir o volume circulante do lubrificante), o nível não abaixava pra eu colocar outra metade do frasco e não retirei óleo para ver o quanto ele queima pouco óleo e tb pq mais militec atrasaria o processo de amaciamento deste motor o que geraria resultados imprevisíveis (E eu não queria mais andar devagar devido à fase de amaciamento, sim, amaciamento deve ser entre 2000 e 4000 rpm segundo o manual.) Talvez fique mais econômico se não estiver no nível máximo pois terá menos óleo para a bomba circular e ainda menos óleo aquece mais rápido. Se tiver alguém da Zona Sul de São Paulo e quiser fazer um vídeo a gnt marca um dia até pq eu não acreditaria se alguém me dissesse que fez 20,8 km/L no álcool num carro que conserva original até o filtro de ar. |
Autor: | samuelbreder [ 18 Out 2019 14:04 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
Kappa 1.0 escreveu: Lubrax 0w20 Api-SN Plus, atende a norma ILSAC-GF 5 mas não a norma européia ACEA para veículos gasolina e diesel, como uso exclusivamente álcool não dou importância à esta norma. O preço de R$ 22,00 por litro tb pesou na decisão que julgo ser o melhor custo/benefício. Faço um trajeto de 10 km em velocidade constante (70 km/h) às margens do rio Pinheiros 3 vezes por semana e pude comprovar 10 % de economia pelos dados do computador de bordo comparativamente ao 5w30 recomendado. Sei que o computador não é preciso mas serve como parâmetro pra perceber a economia de 10% no consumo médio neste trajeto que faço sempre da mesma forma. Agora entendo pq os fabricantes estão cada vez mais reduzindo a viscosidade dos óleos. Se não utilizasse o militec desde 0 km acho que não teria coragem de baixar a viscosidade por conta própria. Obs: Como ainda estou testando esta viscosidade 0w20 não coloquei o militec nesta troca de óleo. Outra coisa que tb me fez baixar a viscosidade foi pq esse carro (com 21800 km) não está consumindo nada de óleo mesmo após 5000 km rodados entre as trocas, sei que um consumo pequeno de óleo é melhor que não consumir nada então vou ver se o óleo 0w20 ele consome pelo menos um pouco. Por último pretendo drenar 300 ml de óleo pq o nível está no máximo e todos sabemos que ele deve estar entre o mínimo e o máximo porém o carro não consumiu óleo nem nos primeiros 10000 km, tava no máximo quando fiz a primeira revisão, aliás passava um pouco pq coloquei meio frasco de militec e ia esperar baixar pra colocar a outra metade mas rodei 10000 km esperando baixar um pouco pra colocar a outra metade do frasco mas além de não ter espaço pra colocar a outra metade, a primeira metade do frasco (100 ml) não foi consumida e deu um leve excesso no nível quando fiz a primeira revisão. Este excesso de 100 ml que foi justamente o meio frasco do militec que coloquei com 300 km que não foi consumido no volume total de óleo após 9700 km logo o consumo de óleo foi muito inferior a 100 ml em 10000 km. Mesmo com a tal adsorção do militec (que deveria reduzir o volume circulante do lubrificante), o nível não abaixava pra eu colocar outra metade do frasco e não retirei óleo para ver o quanto ele queima pouco óleo e tb pq mais militec atrasaria o processo de amaciamento deste motor o que geraria resultados imprevisíveis (E eu não queria mais andar devagar devido à fase de amaciamento, sim, amaciamento deve ser entre 2000 e 4000 rpm segundo o manual.) Talvez fique mais econômico se não estiver no nível máximo pois terá menos óleo para a bomba circular e ainda menos óleo aquece mais rápido. Se tiver alguém da Zona Sul de São Paulo e quiser fazer um vídeo a gnt marca um dia até pq eu não acreditaria se alguém me dissesse que fez 20,8 km/L no álcool num carro que conserva original até o filtro de ar. Fantástico! Sobre a questão do óleo não baixar, o meu também nunca baixou nada entre as revisões desde a primeira troca, e faço o acompanhamento constante. Segui de forma quase paranóica essa fase de amaciamento recomendada no manual em sempre manter a rotação do motor entre 2000 e 4000. Por esses motivos eu gostaria de testar o 0W-20, pois acredito realmente que fará uma boa diferença no consumo final sem prejudicar a integridade do motor. Ainda mais para alguém como eu, que geralmente não abusa. |
Autor: | Kappa 1.0 [ 18 Out 2019 21:02 ] |
Título: | Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado) |
samuelbreder escreveu: Kappa 1.0 escreveu: Lubrax 0w20 Api-SN Plus, atende a norma ILSAC-GF 5 mas não a norma européia ACEA para veículos gasolina e diesel, como uso exclusivamente álcool não dou importância à esta norma. O preço de R$ 22,00 por litro tb pesou na decisão que julgo ser o melhor custo/benefício. Faço um trajeto de 10 km em velocidade constante (70 km/h) às margens do rio Pinheiros 3 vezes por semana e pude comprovar 10 % de economia pelos dados do computador de bordo comparativamente ao 5w30 recomendado. Sei que o computador não é preciso mas serve como parâmetro pra perceber a economia de 10% no consumo médio neste trajeto que faço sempre da mesma forma. Agora entendo pq os fabricantes estão cada vez mais reduzindo a viscosidade dos óleos. Se não utilizasse o militec desde 0 km acho que não teria coragem de baixar a viscosidade por conta própria. Obs: Como ainda estou testando esta viscosidade 0w20 não coloquei o militec nesta troca de óleo. Outra coisa que tb me fez baixar a viscosidade foi pq esse carro (com 21800 km) não está consumindo nada de óleo mesmo após 5000 km rodados entre as trocas, sei que um consumo pequeno de óleo é melhor que não consumir nada então vou ver se o óleo 0w20 ele consome pelo menos um pouco. Por último pretendo drenar 300 ml de óleo pq o nível está no máximo e todos sabemos que ele deve estar entre o mínimo e o máximo porém o carro não consumiu óleo nem nos primeiros 10000 km, tava no máximo quando fiz a primeira revisão, aliás passava um pouco pq coloquei meio frasco de militec e ia esperar baixar pra colocar a outra metade mas rodei 10000 km esperando baixar um pouco pra colocar a outra metade do frasco mas além de não ter espaço pra colocar a outra metade, a primeira metade do frasco (100 ml) não foi consumida e deu um leve excesso no nível quando fiz a primeira revisão. Este excesso de 100 ml que foi justamente o meio frasco do militec que coloquei com 300 km que não foi consumido no volume total de óleo após 9700 km logo o consumo de óleo foi muito inferior a 100 ml em 10000 km. Mesmo com a tal adsorção do militec (que deveria reduzir o volume circulante do lubrificante), o nível não abaixava pra eu colocar outra metade do frasco e não retirei óleo para ver o quanto ele queima pouco óleo e tb pq mais militec atrasaria o processo de amaciamento deste motor o que geraria resultados imprevisíveis (E eu não queria mais andar devagar devido à fase de amaciamento, sim, amaciamento deve ser entre 2000 e 4000 rpm segundo o manual.) Talvez fique mais econômico se não estiver no nível máximo pois terá menos óleo para a bomba circular e ainda menos óleo aquece mais rápido. Se tiver alguém da Zona Sul de São Paulo e quiser fazer um vídeo a gnt marca um dia até pq eu não acreditaria se alguém me dissesse que fez 20,8 km/L no álcool num carro que conserva original até o filtro de ar. Fantástico! Sobre a questão do óleo não baixar, o meu também nunca baixou nada entre as revisões desde a primeira troca, e faço o acompanhamento constante. Segui de forma quase paranóica essa fase de amaciamento recomendada no manual em sempre manter a rotação do motor entre 2000 e 4000. Por esses motivos eu gostaria de testar o 0W-20, pois acredito realmente que fará uma boa diferença no consumo final sem prejudicar a integridade do motor. Ainda mais para alguém como eu, que geralmente não abusa. Sim, e como o Hb20 não tem tucho hidráulico para pressurizar vc tem mais liberdade pra mexer na viscosidade. Óleo menos viscoso é diretamente proporcional a pressão gerada, então se vc reduz pela metade a viscosidade tb terá a metade da pressão de óleo, porém com esse 0w20 minha lâmpada de óleo unca acendeu, mesmo quando fiz a rotação cair pra menos de 500 rpm saindo sem acelerar. Não são poucos os casos em que as ccs passam a aplicar óleos mais finos em veículos mais antigos. Tipo óleo 0w20 nos Honda que pediam 10w30. O fato de não consumir óleo ao meu ver é um grande indício de precisão na usinagem e precisão no assentamento dos anéis que fazem jus ao óleo 0w20, além de comprovar que o amaciamento deve ser feito como manda o manual. |
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