VAGNERF1 escreveu:
Acredito que o Bertoche menciona, sobre uma tocada suave, e talvez por ele estar acostumado com os Ats, deve ter exagerado um pouquinho, nos 40km/h, mas nada é impossivel de acontecer....é claro que se ao perceber que o motor tá meio que querendo engasgar, ele vai descer uma marcha, por exemplo se vc usar a 5 marcha ao reduzir a 30km/h o carro ira trepidar e morrer, e ai acredito que a Kolbenschmidt e a Mahle vão adorar tal situação...Eu com o cambio at, mantenho sempre baixas rotações ainda mais aqui em sp que as velocidades foram reduzidas de 30/50 e 70km/h, aos 70km/h estou a 1800 a 1900rpm e a 50km/h cai pra 1500 a 1400, não consigo ver q marcha está, mas pelo giro deve ser a 4, as vezes piso um pouco o acelerador, por exemplo pra subir uma ladeira da Eletropaulo que temos aqui, então acredito que na tocada geral, em baixas e altas rotações minha condução tem sido benefica ao motor....
Pois Virabrequim, bronzinas de biela, bronzinas de mancais, bielas, pistões com seus anéis, valvular e até camisas (não sei se o motor do HB20 tem camisa) estão tudo muito caro, sem contar o custo do combustivel
Fala Vagner, então, o que eu não concordei e nem devemos aqui nesse tópico, é concordarmos e até deixar passar uma citação dessas de se trafegar com um HB20 1.6 c/ câmbio mecânico, na 5ª marcha a míseros 40 kms/h mesmo no plano e ainda achar que isso é uma situação normal e que está corretíssima até pq ela tb possa ser vantajosa em quaisquer aspectos e isso nunca foi verdade ... rsrsrsrs !
Ahhhhh se a engenharia de motores da Hyundai vê alguém fazendo uma coisa dessas com um HB20, pq essa é certamente uma situação bastante crítica de enlouquecer a cabeça desse pessoal e isso com toda certeza, não tem o menor fundamento técnico para que se permita conduzir um HB20 desse jeito, assim, claramente está errado sim, acredito que vc me entende colega Vagner ...
É por isso mesmo que essas citações devem ser logo e devidamente corrigidas aqui senão daqui a pouco, todos os demais colegas do forum que lerem esse tipo de comportamento, vão até achar que isso é normalíssimo e que por essa razão, essa atitude bastante errônea e equivocada pode e até deve ser utilizada e adotada por todos normalmente nos seus HB20 ... rsrsrsrsrs!!!
Foi exatamente por isso que eu até deixei uma explicação técnica justificando e comprovando o motivo que não se deve ficar fazendo isso num HB20 , mas se ainda assim, eu por acaso estiver errado nesse meu posicionamento, podem me corrigir tb ... rsrsrsrs!!!
E quanto a sua dúvida sobre o motor dos HB20, eu ainda não tive a oportunidade de ver um motor de HB20 desmontado nem por curiosidade, mas acredito que os cilindros desses motores já sejam diretamente usinados no próprio bloco e não seriam como camisas de cilindros que são prensadas nesses blocos.
Mas é isso aí colega, como tudo na vida, é vivendo e aprendendo e isso ainda é pouco ... ! Abraço !