Regulagem de faróis
Bruno, legal o seu vídeo. Vai ajudar muita gente.
A regulagem que faço com razoável correção e segurança geralmente se limita a regular a altura do foco, para compensar a inclinação do carro cheio ou vazio.
A regulagem direcional não tem mistérios, é só fazer os faróis ficarem reto para frente. Quem espalha a luz é o conjunto refletor da lâmpada e farol. Então é, em local plano, colocar o carro perpendicularmente à parede da frente, quanto mais longe melhor, e medir as distâncias que assegurem que os dois faróis estão retos para a parede.
Prefiro não mexer na direção dos faróis porque é chato aferir, então considero que estão certos e mexo apenas no parafuso regulador de altura (movimentação do refletor e da lâmpada no plano vertical).
Os ângulos côncavos formados pela área iluminada de cada farol baixo são iguais e têm o lado da esquerda plano e o da direita inclinado.
Se os faróis estão retos para frente, os vértices desses ângulos côncavos de luz se encontram em tese no infinito, e numa altura, no limite, igual, ou menor do que aquela com que saíram do farol.
Se esse foco subir, inevitavelmente atingirá a vista de outro motorista.
Na regulagem do Bruno, a moto está atrapalhando um pouco a visão, porque na parede só coube o vértice do ângulo côncavo iluminado do farol direito. O do esquerdo ficou em cima da moto.
Com o capô aberto, em cima de cada farol e meio atrás, tem duas canaletas, logo acima do parafuso mostrado pelo Bruno, que são feitas para se enfiar uma chave tipo philips, para quem não conhece, com ponta em cruz.
Se você não tiver uma chave philips que entre perfeitamente nessas canaletas, compre uma e guarde-a na gaveta sob o banco (eu sei, foi só para passar invejinha nos que têm o modelo novo...rs).
É muito melhor usar a chave na canaleta, mesmo porque se pode mais facilmente contar as voltas que se está dando na chave, porque se você perceber que está mexendo no parafuso errado, é só voltar as voltas que deu.
Não precisa nem ter luz para enxergar, é só tatear a canaleta e enfiar a chave philips que se encaixa nos dentes internos daquele parafuso de cabeça sextavada mostrado pelo Bruno, e é muito mais fácil girar sem a chave de boca. Mole, mole.
Os faróis de neblina são mais fáceis, porque têm facho de luz plana, quer dizer, sem aquele ângulo côncavo que têm os faróis baixos, e é como disse o Bruno, é só igualar a altura dos fachos planos e sair à rua, prestando atenção na altura e distância que eles iluminam. A linha deles numa hipotética parede no infinito não deve estar acima da altura do meio de cada farol de neblina, para a luz não subir. O ideal é que ela toque o chão uns 25 m a 40 m à frente do carro. Os faróis baixos podem ir um pouco mais longe, mas é bom que se perceba à frente a linha onde a parte plana (esquerda) dos dois faróis, toca o chão. Muitas vezes eu uso uma pessoa e se estou sozinho um anteparo tipo um casaco ou toalha para “apagar” um farol e ver melhor a altura igual de cada um deles. Paredes de tijolinhos são ótimas para isso.
Rs.
Abração,
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