Gabriel Luconi escreveu:
Olá, pessoal! Tudo bem?
Gostaria de relatar um dos problemas que venho enfrentando durante a última semana e analisar a opinião de quem já passou por uma situação semelhante ou tem noção de como resolver (pois após insistentes passagens no mecânico, tenho a sensação de que o problema não foi resolvido, apenas "adiado").
Vou relatar o problema em tópicos, pois o problema inicial pode ter acarretado em outros problemas no motor.
- Versão/modelo: Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 2012/2013
- KM: 96K
- Câmbio: Manual
17/06 - Há minutos do início do jogo da seleção brasileira, estava dirigindo à caminho da casa da minha namorada, quando senti o carro perder potência e, pela primeira vez desde que o comprei, a luz da injeção eletrônica acendeu e começou a piscar. Neste momento, o carro mais parecia um fusca (tanto pelo barulho do motor quanto pela potência) e percebi que um dos cilindros tinha ido para o espaço.
Consegui chegar até a casa dela e, após assistir ao jogo, com muito esforço, retornei para a minha casa.
18/06 - Levei o carro ao mecânico, onde foi constatado através de scanner que o problema estava no cilindro 1. Troquei bobina e vela, pois realmente estavam defeituosos.
OBS: Não entendo bulhufas de mecânica, portanto fui estúpido o suficiente para trocar apenas uma bobina e apenas uma vela.
Problema resolvido, carro andando e vida que segue.
22/06 - Alguns minutos após sair de casa com destino ao trabalho, sinto que o carro começa a dar pequenos trancos enquanto acelero. É algo bem discreto, mas perceptível para alguém que está acostumado a dirigir o mesmo carro todos os dias... Não me preocupei muito à princípio, porém após alguns metros, o carro perde potência de maneira semelhante ao domingo e novamente acende a luz da injeção. Imagino então que outra vela tenha queimado.
Antes de me dirigir ao mecânico, faço questão de comprar as outras duas bobinas/velas faltantes.
Chegando ao mecânico, ele passa o scanner no carro e não encontra registros de problemas na injeção. Insisto na minha versão do problema e peço para que ele troque as peças anteriormente relacionadas. Além disso, peço para que ele faça uma limpeza nos bicos, para garantir.
Tudo feito, ligamos o carro novamente. A aceleração dele parece normal, pois o giro alto disfarça bastante este problema. No entanto, quando deixamos de acelerar o carro e o mantivemos em ponto neutro, o giro ficou abaixo de 500 RPM e o carro ficava prestes a morrer. Isso se repetiu por alguns minutos, até que tirei da oficina para dar uma volta.
A alegação do mecânico é de que isso pode ser combustível adulterado. Tinha aproximadamente 1/4 de tanque no carro. Saí de lá e completei de gasolina aditivada (sempre abasteço em postos grandes e, na maioria das ocasiões, bandeira Shell).
Durante o resto do dia, rodei com o carro e não tive problemas de perda de potência, porém permaneço sentindo pequenas oscilações durante a aceleração.
Uma boa analogia para esta sensação é a comparação entre duas bolas de futebol - uma perfeitamente redonda e a outra com um pequeno caroço em sua superfície. A perfeitamente redonda irá girar de maneira "fluída", enquanto a outra vai girar com alguns trancos...
Outro ponto que me causa estranheza é a RPM enquanto parado, em marcha neutra. As rotações oscilam entre 800 e 1000RPM continuamente.
Alguém já passou por uma situação semelhante e tem uma opinião mais factível, além do combustível adulterado?
OBS: Perdão pelo textão.
Abraços e desde já agradeço.
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Seja bem vindo ao forum Gabriel e pelo seu relato e o avançado uso e idade do seu HB20 , parece que ele não passou pelas ultimas revisões e com isso alguns itens importantes deixaram de ser substituidos como no caso das velas de ignição.
Mas além delas e das bobinas de ignição que vc tb já trocou, faltou vc substituir o filtro de combustível que é um item de extrema importancia em qualquer veículo e tb nos HB20 e que no caso dele, a recomendação da Hyundai é de substitui-lo sempre a cada 10000 kms e ele muitas vezes é completamente esquecido lá e assim, ele satura de sujeiras dos combustíveis e com isso, impede a livre passagem do combustível até o motor o que já é um suficiente motivo e causa de falhas diversas.
E aproveite e veja tb o estado do filtro de ar que pelo uso desse veículo tb já deve estar precisando de uma substituição.
Todas essas são peças relativamente baratas mas que influenciam muito no bom funcionamento do motor.
Além disso , não se descuide do oleo e filtro de oleo do motor que tb são itens vitais para a boa saúde de qualquer motor.
Boa sorte colega !