sergioty escreveu:
Pessoal, sou novo no fórum. Comprei um HB20 1.0. Plus 2017, ao pegar o carro na semana passada notei que há um buraco na aceleração ao arrancar em primeira marcha, logo que o motor enche. Saindo com o carro parado em primeira marcha, alcool e com o carro já aquecido, quando o carro atinge 2500~3000 rpm o motor apaga, o carro da uma reduzida, um tranco , a rotação cai até 2000 rpm quando ele volta a acelerar e não falha mais. Se acelerar em primeira já com o carro andando isso não acontece. Notei que esse problema ocorre antes de soltar completamente a embreagem. No começo achei que o tranco era de ter soltado muito rápido a embreagem, mas depois notei que a apagada e redução da velocidade vem do motor, antes mesmo de soltar a embreagem. 100% das vezes que arranca esse problema ocorre. Passei na concessionária, abri um chamado na Hyundai. verificaram o carro e não acharam nada anormal. Sai com o mecânico e chefe da oficina da concessionária e mostrei o problema. Eles disseram, para minha surpresa, que todos os HB20 tem esse problema, ele mesmo tem um HB20 e falha desse jeito e não tem solução. Pegamos outros HB20 na concessionária e todos apresentam o mesmo problema, ao sair em primeira marcha o carro da uma apagada em torno de 2500 a 3000 rpm e só volta a acelerar em 2000 rpm. Já dirigi talvez uma centena de modelos de carro, nunca vi um veiculo falhar desse jeito, parece que está dirigindo um carro velho com problema na injeção. Nas outras marchas isso não acontece. Pesquisei no site e não encontrei nenhuma reclamação desse tipo de problema. No carro de vocês, se sair em primeira marcha, o carro tem essa apagada em torno de 2500~3000 rpm? Experimente sair queimando a embreagem devagar, quando a rotação atinge 2500~3000 rpm o ponteiro de rotação do motor cai sozinho para 2000 rpm quando o carro volta a acelerar, sem você ter soltado a embreagem ou mudado a posição do acelerador. Nessa queda de rotação o carro da um tranco.
Bom dia colega, acabei de adquirir um HB20 Confort 1.0 e faz a mesmíssima coisa, inclusive foi por isso que entrei no fórum, é um buraco na aceleração que dá raiva, a gnt precisa reaprender a dirigir pra evitar isso, igual faria se estivesse dirigindo um carro com problema.
O incrível mesmo é que se vc sair de segunda marcha vc vai queimar embreagem mas isso não vai acontecer pq vc vai pisar mais fundo no acelerador e tb se vc sair sem acelerar e depois acelerar obterá uma aceleração normal.
Tenho quase certeza que isso seja culpa do acelerador eletrônico pq quando vc afunda o pé antes da queda súbita de giro vc acaba compensando isso e tem uma saída normal de semáforo.
No site da Hyundai vc pode observar a curva de torque desse motor, acima de 2000 tem um buraco na curva de torque que vai até os 3500 o que de fato não seria problema se o HB fosse automático como o Kia Picanto para qual esse motor foi projetado, pois a câmbio automático se ajusta ao motor trazendo uma condução correta.
Então seja como um câmbio automático, nas saídas, não eleve a rotação evitando atingir o buraco da curva de torque, engate a primeira, solte a embreagem que o motor tem a marcha lenta bem forte e vai sair depois vc pisa sem buraco de aceleração, ou atola o pe antes da tal engasgada como forma de compensar a perda súbita de torque.