Dexter escreveu:
Fiz o download do manual do HB20 e está descrito:
Ao escolher um óleo, considere a faixa de temperatura em que seu veículo funcionará antes da próxima troca de óleo. Selecione a viscosidade do óleo recomendada na tabela
Motor Kappa 1.0: 20w50, 15w40, 10w30, 0w20, 5w20, 5w30
Motor Gamma 1.6: 20w50, 15w40, 10w30, 5w20, 5w30
Motor Kappa 1.0 Turbo : 20w50, 15w40, 10w30, 5w30, 5w40
1: Para melhor economia de combustível, recomendamos usar óleo do motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 (API SM/ILSAC GF-4). Entretanto, se o óleo do motor não estiver
disponível, selecione o óleo do motor adequado usando a tabela de viscosidade de óleo do
motor.
2: Motor KAPPA 1.0 Turbo
Não use óleo do motor com viscosidade SAE 5W-20 para o motor 1.0L Turbo
Sei que está tendo uma tendencia das montadoras utilizarem óleos 0w20, 5w20, mas alguém sabe se nas concessionárias estão aplicando o óleo 5W20 ?
Mas olha que versatilidade nas recomendações de viscosidade pra esse motor Kappa 1.0 pois ele aceita; 0w20, 5w20, 5w30, 10w30, 15w40 e 20w50 (este ultimo não está em todos manuais), provavelmente o 10w40 tb seja aceito pois está no mesmo intervalo de viscosidade. Como um motor tão moderno e com folgas mínimas pode aceitar tantas viscosidades diferentes? Eu concluo que a viscosidade esteja mais associada ao clima do que ao projeto do motor exceto pelo 1.0 turbo em que é taxativo a não utilização do óleo 5w20. (Estranho não proibir tb o 0w20 que é quase a mesma coisa num motor que aceita tantas viscosidades diferentes mesmo nesta versão turbo)
O que me deixou mais pensativo foi a afirmação de que óleos de alta viscosidade são necessários para uma lubrificação satisfatória em climas quentes, ora, o Brasil é considerado um país de clima quente então não seria melhor o óleo 20w50?
O mesmo texto diz que óleos de baixa viscosidade proporcionam economia e desempenho EM CLIMAS FRIOS.
Sem falar daquele gráfico de barras indicando que o 20w50 é adequado de -8 até mais de 50 graus, ou seja, como eu nunca ví o Brasil ter temperaturas abaixo de -8 o 20w50 seria o melhor custo benefício.
Resumindo, de acordo com o manual e nas palavras do manual:
Óleos menos viscosos proporcionam economia e desempenho EM CLIMAS FRIOS.
Óleos mais viscosos são necessário pra obter lubrificação satisfatória EM CLIMAS QUENTES.
Concluo que a lubrificação com óleo de baixa viscosidade em climas quentes proporciona lubrificação insatisfatória ou na melhor das hipóteses menos satisfatória logo não cumpre da maneira que gostaríamos a principal característica do lubrificante que é a de oferecer proteção ao desgaste, pois de que adianta economizar combustível, ganhar 1 ou 2 cavalos e o motor durar a metade? O que economiza no combustível fica na oficina em dobro.
Talvez o problema seja a padronização que puxa sardinha para os países dominantes da industria automobilística (EUA, Europa, Russia, Coréia do Sul e Japão, que são mais frios que o Brasil, onde o 5w30 e até o 5w20 se tornam adequado aí os motores lá duram mais e gnt fica aki pensando que é só por causa do combustível melhor deles e esquece que o óleo 5w30 rodando no Brasil vira praticamente "água quente" em viscosidade, lembrando que o Hb20 possui sistema de arrefecimento apenas para o motor através da "água+aditivo" onde vc pode ter a água estabilizada a menos de 100 graus e o óleo cada vez mais quente (e ralo) em uso severo. Não por acaso, veículos de alto desempenho costumam ter termômetro de óleo e/ou arrefecimento de óleo dedicado.
Alguém já se perguntou pq nossos modernos motores feitos com extrema precisão utilizando ligas metálicas cada vez mais nobres em equipamentos de última geração não duram tanto quanto os motores de antigamente que usavam óleo mineral API-SF? Eu creio que uma das respostas possa estar no óleo 5w30 que vira água (em alusão à viscosidade 0 do solvente universal) quando fica quente.
No meu Hb20 1.0 só utilizaram óleo 5w30 pq está na garantia e o motor tá com 20000km mas creio que na revisão dos 30000km e com o motor completamente amaciado darei início a subida de viscosidade com embasamento no manual do proprietário e no clima do meu país. Com certeza esse motor irá ficar muito silencioso com um 15w40 além de mais protegido com a supra mencionada "lubrificação satisfatória" em climas quentes. Só não terei as especificações ILSAC e ACEA e talvez não encontre óleo 100% sintético com viscosidade alta.