ianisgreek escreveu:
Sem dúvida alguma que esse oleo Lubrax Valora tem aditivação suficiente para ser usado e proteger com total segurança todos os motores aspirados da linha Hyundai.
Mas não concordo jamais em desprezar as modernas normas de classificação europeia da ACEA, afinal esses aditivos dessa norma servem sim perfeitamente para promover uma proteção adicional e segura para qq motor atual a combustão interna, seja ele a gasolina, etanol, diesel ou flex.
Devemos ainda lembrar que todos os modernos e atuais motores turbo exigem sim um pouco mais de aditivação dos oleos lubrificantes atuais, devido aos esforços e temperaturas maiores que esses motores trabalham quando comparados aos demais motores aspirados motivo pelo qual deve-se escolher preferencialmente, um oleo mais bem aditivado e melhor classificado para se usar nesse tipo de motor.
Exemplo : um oleo 5W-30 - API-SN - ILSAC-GF5 - ACEA C2 a C3 - DEXOS 2 - BMW long life-04 oil - MB approval 229/31 e 229/51.
Portanto qq oleo 100% sintético com viscosidades entre 0W-20 a 5W-30 que atenda a essas normas citadas acima podem ser usados até em motores de ferraris , lamborguinis, Porsches e outros bólidos esportivos de sangue azul internacionais com total segurança, obviamente que respeitados os prazos para as devidas trocas de oleo e filtro recomendados por cada um dos fabricantes.
Todas essas normas de lubrificação são em princípio indicadas para motores a gasolina e que podem tb atender a moderna linha diesel atual sendo que nos motores abastecidos apenas com etanol, vai sobrar aditivação pq já se sabe que o etanol contamina bem menos os lubrificantes do que as gasolinas e o oleo diesel.
Em 1998 surgiu a ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis). Esta associação surgiu devido a União Europeia (UE) que exigiu das montadoras índices mais baixos de descarga de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente. Então eu acho que não se trata de proteção adicional ao motor e sim ao meio ambiente com menores emissões, talvez não cumprir esta norma afete o catalisador mas aí já é outra pesquisa pra gnt fazer.
Existem vários interesses, o financeiro de vender óleo mais caro (interesse da indústria, comércio e serviços) , o ambiental de emitir menos poluentes e descartar menos óleos (interesse das agências governamentais que se dizem preocupadas com o planeta, aquecimento global e com a felicidade das pessoas) com as especificações "long life" em que o óleo dura o dobro e o nosso interesse que é o custo/benefício ou pelo menos deveria ser o custo/benefício na minha opinião de assalariado.
Desses interesses o mais obscuro é o ambiental pq o governo pega o cientista pra falar que o mundo vai acabar por nossa culpa, as pessoas ficam assustadas aí depois o governo faz parceria com a indústria no desenvolvimento de um produto milagroso a preço de ouro e gnt tem que pagar pq é pra salvar o planeta que a gnt destrói então nada mais justo.
Eu não vivo num mundo dominado por pessoas caridosas sabe e fica fácil vc desmentir cientistas com as perguntas certas.
Óleo long life tb não me interessa, quero motor long life. Aliás pq ninguém normatiza a principal coisa que o óleo oferece que é a durabilidade do motor? será que não é pq o motor dura menos com óleo modernos? se fala em tudo, menos em quanto seu moderno motor (que a fábrica não prevê retífica no manual técnico) vai durar. Na engenharia química vc tb nunca ganha em tudo, melhora uma característica e piora outra e como não existe normatização pra durabilidade do motor imagine qual será a qualidade que menos vai interessar preservar no óleo...