Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, esse jetta já é outra categoria de motor pq ele é um 2.0 turbo de ultima geração e melhor ainda do que esse motor dele, só o do Golf GTI que é o mesmo dos novos jettas GLI que são ainda mais poderosos e mais evoluídos !
E se além disso , chipar o bicho e melhorar mais algumas coisinhas que sempre vão ajudar a obter um melhor rendimento, esse motor já vai responder com um forte desempenho devido ao resultado prático de todos esses upgrades de performance instalados !
E deixando aqui mais um exemplo sobre viscosidade de oleo, para o caso dele , a VW recomenda oleos que vão de 0W-30 a 5W-40 e eu apenas utilizo nas trocas desde que ele era zero km , apenas o mais fino desses oleos, que é o 0W-30 devido a todas as vantagens apresentadas pelos oleos de motor mais leves.
Mas curiosamente, muitas CCS VW e vários donos de jettas TSI usam erradamente o mais pesado desses oleos que é o 5W-40, mas todo esse pessoal nunca sabe explicar o real motivo técnico para justificar essa escolha até estranha !!!
Lembrando que vc não deve necessariamente dar preferencia apenas para as marcas de oleos mais caras, pq os oleos devem por lei atender todas as normas de lubrificação escritas nas suas respectivas embalagens, então se está indicado que um oleo é classificado como 0W-20 , API-SN e ILSAC-GF5 , morreu o assunto, ele pode ser de qq marca que vc pode coloca-lo no motor do HB20 1.0 ou do 1.6 que ele vai proteger o motor de maneira identica e eficaz.
Obs : Óbvio e lógico que estamos considerando aqui apenas os motores em perfeito estado de conservação pq motores já muito rodados, ou muito cansados e que não receberam uma correta manutenção preventiva e que por isso já começaram a consumir oleo de forma anormal, soltando uma leve nuvem de fumaça azulada pelo seu escape quando se acelera mais a fundo, esses motores não poderão usar os oleos 0W-020 e mesmo assim, se usar o oleo normal 5W-30 ele tb vai continuar a consumir oleo em excesso e a soltar fumaça azulada pelo escape, pq estarão perdendo compressão por causa desse desgaste excessivo e isso causa uma inevitável perda de rendimento geral .
E nesses casos, ADEUS, pq somente recondicionando esse motor judiado para recupera-lo e se restabelecer novamente sua otima saúde de quando ele era novo de fábrica !
Boa sorte !
Mas o seu com estes upgrades está andando certamente muito mais que um GLI oem.
Mas na questão do óleo, ainda tenho várias duvidas... Meu carro é 2013 e no manual indica 3,3l de óleo. Porem, sei que em 2016 houve uma atualização dos manuais para 3.6l, e as CSS estão colocando 3.6l em todos os modelos 1.6, inclusive nos anteriores a 2016 (tem até um tópico no ReclameAqui sobre este problema). Com os 3.6l, a vareta fica acima do MAX nos modelos antigos, como o meu, e descredibiliza a mesma...
Outra coisa, no manual do HB20 modelo 2019, ele já não indica mais o 0W20, apenas o 5W20 e o 5W30 para o 1.6.
e agora?
Vamos as respostas :
Sim, acredito que com os upgrades já instalados no meu atual jetta TSI ele possa estar apresentando atualmente um desempenho levemente melhor do que o dos Golfs GTI e jettas GLI quando ainda estiverem totalmente originais.
E de fato, houve sim esse anuncio da Hyundai do Brasil para se aumentar a quantidade de oleo dos motores 1.6 dos corretos e originais 3.3 lts , situação essa em que o nível de oleo fica exatamente na marca de máximo da vareta para 3.6 lts e nesse caso, o nível de oleo fica acima do máximo na vareta, o que caracteriza oleo em excesso no motor e isso já foi até motivo de muitas discussões.
E já se sabe desde longa data que em mecânica automotiva oleo de motor em excesso é sim bem mais prejudicial do que benéfico ...
Pior do que isso é o fato da dona Hyundai do Brasil por ocasião desse seu novo anuncio não citar nenhuma explicação técnica para justificar o pq aumentar esses 0,3 lts de oleo a mais para esses motores , atitude essa que deixa muitas dúvidas ...
Pois é por essa razão que eu nunca obedeci essa nova citação da Hyundai e continuo colocando somente os corretos 3,3 lts de oleo quando faço as trocas de oleo no nosso HB20 1.6 que é do modelo 2013 !
E a outra modificação tb sem explicação técnica nenhuma é essa citada por vc da Hyundai ter retirado do manual dos HB20 1.6 de 2019 para cá a viscosidade 0W-20 para o oleo do motor .
Por isso que eu tb não obedeci a esse novo anuncio técnico dela pq já estou na 2ª troca de oleo do motor utilizando o oleo 0W-20 e como já citei aqui antes, percebi foi uma leve melhora no funcionamento geral do motor e curiosamente, tb não houve nenhum consumo anormal de oleo por esse oleo ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30 em que sempre havia usado nesse nosso HB20 até então.
E rodei por 5230 kms na última troca de oleo passada já com esse oleo 0W-20 e o nível do oleo permaneceu exatamente na marcação de máximo da vareta, numa prova real e confiável de que não houve de fato, absolutamente nenhum consumo anormal desse oleo mais fino inclusive tb não chegou a acender nunca a luz de pressão de oleo no painel , que indicaria alguma eventual baixa pressão de oleo devido a esse oleo 0W-20 ser um pouco mais fino do que o oleo 5W-30.
E já que é assim esse fato tb comprovado por mim e que se eu estivesse errado nesse meu posicionamento, a essa altura o motor 1.6 desse meu atual HB20 , agora com pouco mais de 66000 kms rodados, já estaria estourado e pifado e quem quiser, pode vir aqui na minha cidade constatar a saúde invejável em que se encontra esse motor e por essa razão que vou sim continuar a usar só essa viscosidade de oleo 0W-20 mais leve por minha conta e risco, se bem que tb estou logicamente me apoiando no meu próprio conhecimento de mais de 40 anos que já tenho acumulado na minha vida profissional com esse assunto de mecânica automotiva.
Obs : E saibam tb que não é à toa que os fabricantes de toda essa mais recente geração de motores lançados no mundo todo, sejam eles turbo ou aspirados, já estão recomendando para eles oleos dessa viscosidade 0W-20 e até mais leves ainda do que esse, exatamente devido as já comprovadas vantagens técnicas proporcionadas por esses oleos menos viscosos nos motores de combustao interna atuais.
Mas é verdade tb que todos os motores quando ainda são novos e não amaciados e que assim apresentam todas as suas folgas internas nas mínimas especificações, aceitam sim perfeitamente oleos de motor menos viscosos sem nenhum risco de apresentarem problemas técnicos de ruídos ou desgastes anormais além de consumo excessivo de oleo.
Cito ainda outro fato técnico já amplamente comprovado de que a rigor, todos os motores novos e em fase de amaciamento devem obrigatoriamente serem lubrificados por oleos o menos viscosos possível dentro de limites aceitáveis, devido a todas as folgas internas entre as peças serem as mínimas possíveis e por isso que oleos maos finos penetram mais facilmente por entre essas folgas menores do que oleos mais grossos e pesados que é exatamente para facilitar e beneficiar esses motores novos a terem um amaciamento mais ideal o que vai refletir diretamente numa futura longa vida útil para esse motor.
O que não é permitido como já citei aqui antes são motores que já apresentam algum desgaste interno mais acentuado, quando então todas as folgas entre as suas peças já estarão aumentadas e nesses casos , o uso de oleos mais finos farão obviamente a pressão do oleo cair dentro do motor e nesse caso, vai sim acender a luz vermelha de pressão de oleo baixa no painel.
Além de ocorrerem tb nesses casos de motores mais desgastados, fumaça azulada saindo pelo escape, numa prova real de que o oleo do motor em quantidade excessiva está entrando nas camaras de combustão devido ao desgaste excessivo de pistons , aneis e guias de válvulas !
E quaisquer outras dúvidas que surjam, estamos aqui à disposição para ajudar, é isso ai , valeu !