bruno riggs escreveu:
Galera, aconteceu um lance engraçado agora no meu HB20.
Estávamos abastecendo sempre de álcool, mas como vamos pegar estrada eu resolvi por gasolina por conta da autonomia.
Interessante é que abasteceu, bateu no automatico e os tracinhos do mostrador ficaram faltando 2 tracinhos.
Vale ressaltar que o carro estava desligado, mas com a chave virada por conta do som que estava escutando. Será que foi isso?
Outra coisa, ele calcula como essa autonomia? Porque eu acredito que ele deve interpretar que eu abasteci agora com gasolina e não álcool, não é isso?
Já temos alguns relatos aqui no forum de abastecimentos realizados com a chave de ignição ligada no veículo e isso impede do sistema de medição do nível do tanque de atualizar perfeitamente esse nível, por isso talvez ficaram faltando esses 2 tracinhos no marcador de nível para chegar ao máximo.
O correto sempre foi parar o veículo junto da bomba de abastecimento, desligar o motor e retirar a chave de ignição do veículo e somente depois de concluído o abastecimento interrompido preferencialmente após o 1º desarme da pistola e após bem apertada a tampa do tanque com vários cliques, inserir novamente a chave no contato e ligar o motor, que vai mostrar a informação do nível de combustível no tanque perfeitamente atualizada e mais precisa !
Quanto ao cálculo de autonomia, é o resultado de uma somatória de vários dados como o do nível do medidor do tanque , os sinais percebidos pela sonda lambda do escape que identificam a composição exata do combustível contido no tanque e mais os pulsos vindos dos injetores dos cilindros além da distância percorrida pelo veículo e pelo tempo que o motor se mantém funcionando e que somados todos esses fatores, eles vão formar e informar a cada instante no comp. de bordo do veículo, todas aquelas informações de média de kms/l, consumo instantaneo, autonomia, kms permitidos a serem rodados até o combustível acabar , etc !