Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Opa, agora sim, vc esclareceu a minha dúvida quanto a partida a frio com a mistura E-80 !
Então, quanto as novas velas de ignição de iridium, quando comprei elas na CCS Hyundai da minha cidade que sempre me atende, elas estava em uns 315,00 o jogo com as 4 velas, mas isso já tem quase uns 2 anos atrás.
E naquela ocasião isso deu motivo para desentendimentos, pq o gerente geral que inclusive é um antigo amigo meu, me falou que não autorizava a instalação dessas novas velas no meu HB20 1.6 mais antigo por ser uma instrução expressa da fábrica e como eu insisti dizendo a ele que se não fossem instaladas lá, que eu mesmo instalaria na minha casa e nesse caso, ele finalmente decidiu solicitar ao mecânico para instalar , mas me obrigou a assinar um têrmo de responsabilidade sobre essa minha atitude que se qq coisa ocorresse de errado com o motor desse meu HB20, que a fabrica não se responsabilizaria por nada pq o meu HB20 ainda estava naquela época dentro da garantia dos 5 anos e assim topei perante todo o pessoal da oficina essa parada nessa CCS !
Pois se eu tinha certeza dessa possibilidade pq não houve nenhuma alteração no cabeçote nem alguma modificação nos pistons desse motor , então em outras palavras, não existe motivo técnico nenhum que justifique o pq de não utilizar essas novas velas de iridium nos motores mais antigos de 2015 para trás.
Outro detalhe importante é que antes de comprar e instalar essas velas novas, eu tb examinei cuidadosamente a antiga vela com a nova de iridium e vi que ambas eram IDENTICAS em todas as suas dimensões exceto pelos eletrodos de iridium mais finos da vela mais moderna comparados com a outra mais antiga que são de cobre.
E assim, vejo isso apenas como mais uma esperta porém furada estratégia da fábrica da Hyundai somente para justificar o porque dela não ter utilizado essas novas velas de ignição mais evoluídas desde o lançamento dessa linha HB20 aqui no Brasil.
E desculpem novamente pelo off topic , mas depois podemos remover essas msgs por estarem fora do contexto desse tópico !
Bom dia Ianis,
Acabei esquecendo de checar o forum nessa ultima semana...
o kit de 4 velas aqui na CSS está R$400, mas eu nao sei se valeria a pena coloca-las
Acabei optando pelas velas de um modelo da IX35, que é praticamente a mesma do HB20 1.6, porem com 1 grau termico mais frio (R$100 o jogo).
Voltando ao óleo, já estou usando 0W20 há 2 semanas e até agora nao baixou uma gota.
Bom dia Faus 1337 !
Ótimo esse seu relato pq confirma que esse oleo 0W-20 de fato pode ser perfeitamente utilizado nos motores da linha HB20 com vantagens técnicas em relação aos oleos 5W-30 !
Já quanto as velas de ignição, os modelos de iridium são sim bem mais caros do que as velas comuns, apesar das vantagens de uma maior eficiencia na combustão, mas que mesmo assim nem sempre pode valer à pena o maior investimento.
E a dica prática que deixo aqui para todos os donos de HB20 até 2015 que ainda vinham com as antigas velas NGK comuns de cobre é de desmonta-las sempre a cada 20000 kms rodados para recalibrar a folga delas (gap) e troca-las a cada 40000 kms conforme a tabela de manutenção da Hyundai pq devido ao maior desgaste que essas velas comuns apresentam, as suas regulagens se alteram muito e isso prejudica diretamente o rendimento do motor, aumentando o consumo e ainda reduzindo o desempenho.
É isso aí colega, boa sorte !