enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então, pelo tipo de uso que vc diz fazer dos seus veículos, isso se enquadra em serviço severo pq é muito transito urbano, trajetos mais curtos e constantes, enfim, essa condição é a mais prejudicial para se diminuir a vida útil do oleo lubrificante o que vai exigir que as trocas do oleo e do filtro sejam sempre feitas a cada 5000 kms ou a cada 6 meses e NUNCA a cada 1 ano, mesmo que vc rode esse pouco, pq o oleo do motor se contamina pelo tempo de uso e nem tanto pela quilometragem rodada !
Já esse lance dessa vareta de oleo desse motor kappa 1.0, sinceramente que eu não entendi, pq no caso do nosso motor 1.6 , o nível do oleo molha bem a vareta indicando claramente onde está o nível de oleo e não fica apenas um filete de oleo como mostra essa foto, por isso que não sei lhe informar o que pode estar ocorrendo com esse seu HB20 !
Mas se vc tiver acesso a uma CCS da Hyundai perto de vc, convém ir até lá e pedir uma explicação ao pessoal da oficina sobre essa vareta e esse nível de oleo desse motor 1.0 pq com certeza que para apenas uma simples informação dessas , eles nem vão te cobrar nada por isso !
Então, fui exatamente o que fiz em Setembro, o que ocorreu foi que minha esposa (o carro é o dela), afirmou ter sentido um cheiro de queimado ao sair do carro, provavelmente era algum odor externo, pois não verifiquei nada, essa verificação na vareta foi exatamente o que medi no dia que ela falou, para saber se era óleo, fiquei encucado com isso (apesar de que, pelo menos nesse carro dela, desde sempre vez ou outra que media o nível do óleo, ficava assim com um risco, em outras ficava mais preenchido, mas nunca verifiquei nenhum vazamento de óleo). Enfim, levei a concessionária e falaram que não tinha nenhum problema, o nível tava normal, que não se preocupasse. Acabei esquecendo o assunto mas na troca de óleo aconteceu isso.
- Essa questão de troca de óleo a cada ano ou 10 mil km, acredito que seja nas outras montadoras também, pq vc acha que isso acontece? Para as concessionárias é melhor a cada 6 meses, mais lucro para eles...
- Se eu identificar nível baixo de óleo, é só colocar o óleo ou tem algum procedimento a fazer? Particularmente achava que completar óleo era coisa de carro velho...
- Uma coisa mais simples também é que não trocaram o anel de vedação na troca do óleo, pois onde fui eles trocam por sucção, então nem precisa levantar o carro, tem algum problema isso?
Vamos lá :
É verdade que atualmente a grande maioria de fabricantes recomendam mais por questões de marketing as trocas de oleo e filtro a cada 10000 kms rodados.
Mas se vc ler atentamente no manual de qq um desses veículos, deve estar escrito lá obrigatoriamente que :
" Em casos de utilização severa do veículo, reduzir os períodos de trocas de oleo e filtro do motor para 6 meses ou 5000 kms rodados, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro ".
Tbm já se sabe que é anunciado e permitido pela maioria de fabricantes de veículos, que pode ser considerado normal um consumo de oleo lubrificante nesses motores como de até 1 litro a cada 2000 kms rodados.
Então, baseado nisso, não se deve descuidar de se estar verificando sempre o nível desse oleo do motor pelo menos a cada 1000 kms rodados e caso ele esteja muito abaixo da marca de máximo e mais próximo da marca de mínimo nível, que deve-se nesses casos obrigatoriamente colocar um pouco mais do mesmo oleo usado nas trocas até o nível chegar novamente na marca de máximo da vareta.
E finalizando suas dúvidas, não é recomendado e muito menos indicado a NINGUÉM fazer essa gambiarra de trocas de oleo por sucção pq isso é prejudicial ao motor devido a fato comprovado desse método não sugar completamente toda a sujeira que fica assentada no fundo do cárter de qq motor, então NUNCA mais permita que troquem o oleo do motor de nenhum veículo seu atravez dessa gambiarra.
Além disso, por esse método nocivo de trocas de oleo, nem todo o oleo velho será completamente drenado e quando vc colocar o oleo novo, ele vai logo se contaminar com esse resto de oleo velho que ficou lá dentro do motor, por isso que esse método é uma verdadeira gambiarra sem tamanho, coisa de gente preguiçosa e atrasada mesmo, afinal o bujão de dreno está lá para cumprir bem essa sua finalidade.
Ou seja, o cara vai lá, suga o oleo do motor por sucção e a borra e demais sujeiras ficam lá no fundo do cárter e quando vc coloca o oleo novo, ele vai se contaminar e sujar todo ao se misturar com esses restos finos de sujeira, pq esse tipo de resíduos nem sempre conseguem ser captados pelo filtro de oleo dos motores, entendeu ?
Boa sorte colega e disponha sempre !