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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 28 Jan 2020 10:34 
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Colegas, ontem à noite retornamos após 8 dias de uma longa viagem com o Creta da esposa até o litoral baiano de uns 1800 kms de percurso total.

Viajei abastecendo somente com etanol puro sem misturar nenhuma proporção de gasolina. por não confiar muito nas caras gasolinas vendidas no estado da Bahia.

O ar cond. foi usado o tempo todo , mantive velocidades variando de 110 kms/h até 140 kms/h e sempre no modo manual do câmbio constatando novamente e por várias vezes que o tanque desse modelo não comporta apenas os 55 lts citados no manual, mas cabem nele 65 lts, fato esse confirmado nos reabastecimentos feitos nessa viagem.

O consumo médio tanto o mostrado no comp. de bordo e tb na bomba foi praticamente igual de 6,9 kms/l indicados no painel e de 6,8 kms/l naquela divisão do volume consumido pela quilometragem percorrida.

Como estávamos viajando de turma além do Creta, tb estava a S-10 turbo diesel aut. 200 cv do meu irmão e a Toro turbo diesel Volcano aut. do outro irmão e deu para fazer algumas constatações nesse longo trajeto :

O Creta 2.0 acelera levemente mais do que essa Fiat Toro que apesar de ter 170 cvs e 35,7 mkgf de torque, ela pesa muito para essa sua mecânica além de ser 4 X 4 e ainda está toda original, mas essa S-10 turbo que já está mexida, é mais leve por ser apenas 4 X 2 e com stage 2 , ou seja, ela está chipada na ECU e ainda sem o catalisador , com a sua velocidade máxima desbloqueada e tb sem o filtro de micropartículas que originalmente ficam instalados no escape e em sequencia logo após a turbina.

Resultado é que essa pick up simplesmente some na frente tanto do Creta e tb da Toro inclusive ela deu taca e deixou surpreso até um dono de um novo Civic 1.5 turbo que a desafiou em algumas ultrapassagens nos longos trechos mais retos e desertos da rodovia.

Concluindo, a tendência mundial é de fato essa nova geração de motores turbo, tanto a gasolina e tb a diesel além dos flex aqui no Brasil, pq motores aspirados definitivamente não dá mesmo, já que eles bebem horrores e ainda rendem de menos principalmente viajando nas rodovias quando comparados com os demais modelos com turbos.

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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 01 Mar 2021 11:48 
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E ontem, em pleno domingo, durante a primeira partida do dia, o nosso Creta 2.0 decide não ligar seu motor mesmo após umas 3 tentativas ...

Imaginamos que seja algum problema na sua bateria, apesar de que o motor de partida funcionou bem, mas se houver qq tipo de curto circuito interno na bateria, ela não vai fornecer os pouco mais de 12 volts e com a intensidade correta ao sistema elétrico do veículo, o que pode causar esse tipo de situação.

Obs : Eu ainda acredito sim com certeza que o sistema de start-stop desse veículo é o grande responsável por esses desgastes precoces da bateria, pq ele obriga o motor a dar muitas partidas desnecessárias e até em sequência e isso com certeza custa esforços extras para a bateria, seja ela apropriada a esse sistema ou não.

E após solucionado mais esse problema, retorno aqui comentando sobre o que de fato ocorreu.

Lembrando que o nosso atual HB20 1.6 2013 que é bem mais velho e mais usado do que esse nosso Creta 2018, não tem apresentado com essa frequência, todos esses problemas de baterias como tem ocorrido com esse Creta !

Outra queixa que temos a fazer sobre esse modelo de Creta 2.0 é sobre o seu consumo de etanol rodando no transito urbano que é algo exagerado, uma falha imperdoável da dona Hyundai do Brasil que deve ter imaginado com certeza que seu novo SUV de 1400 kgs tracionado por esse seu já ultrapassado motor 2.0 aspirado que não poderia mesmo oferecer um melhor rendimento.

Comparado com o consumo médio apresentado na prática pelo nosso HB20 1.6 usando o mesmo combustível, seria um consumo sempre maior em mais de 75% o que pode-se considerar como bem exagerado sim.

Principalmente quando sabemos que a Hyundai tem a disposição em seu portfolio de motores um moderno motor 1.6 turbo com injeção direta que poderia muito bem ter uma nova versão flex e nesse caso, ele seria então bem mais indicado para equipar os Cretas, oferecendo assim um melhor rendimento geral quando comparado com esse atual e arcaico motor 2.0 flex aspirado.

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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 02 Mar 2021 13:30 
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E o diagnóstico do problema elétrico da bateria do nosso Creta, a bateria sofreu uma descarga parcial, o suficiente para impedir a partida a frio do motor na manhã desse domingo último.

Foi dada uma carga lenta na bateria e que após isso, conseguiu passar nos testes elétricos e foi novamente reinstalada no Creta.

Em seguida , ao ser dada a partida do motor, logo na primeira tentativa ele pegou de estalo e assim continua funcionando nas partidas perfeitamente bem.

Comentamos sobre a provável suspeita de que alguma luz interna do Creta tivesse inadvertidamente ficado acesa durante toda a noite, causando assim, essa descarga parcial dessa bateria.

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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 02 Ago 2021 11:27 
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Estava lendo na net que a Hyundai do Brasil planeja instalar esse seu motor 1.0 turbo flex TGDI nos novos Cretas.

A não ser que os Cretas emagreçam pelo menos uns 250 kgs ou que a dona Hyundai revitalize bem mais esse seu atual motor 1.0 TGDI o que seria improvável mas mesmo assim, certamente que esse motor será insuficiente para empurrar com eficiência esse seu SUV Creta e por isso mesmo que ele não oferecerá nem um desempenho digno e muito menos um consumo médio interessante e melhores do que os atuais, ou seja, esses Cretas vão continuar a ser lerdos e beberrões se ela insistir em aproveitar esse seu pequeno motor TGDI nessa sua nova linha Creta ... ignorância sem tamanho essa a desses coreanos !!!

Ou seja, ao que parece , a dona Hyundai quer mesmo é aproveitar o que ela já tem de disponível e pronto nessa sua atual linha de montagem para assim economizar e tentar ainda revitalizar essa sua linha Creta, mas com esse pequeno motor 1.0 TGDI não vejo a absoluta mínima chance de atualizar e de muito menos melhorar essa atual configuração mecânica anêmica e deficitária dos Cretas em nada de bom ... infelizmente !

Obs : A Hyundai do Brasil necessita para essa sua nova linha Creta de pelo menos um novo motor turbo flex 1.3 ou mesmo aproveitar esse seu atual motor 1.6 TGDI a gasolina presente atualmente na sua linha Tucson bastando para isso apenas lançar esse motor em uma nova versão flex.

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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 02 Ago 2021 14:51 
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ianisgreek escreveu:
Estava lendo na net que a Hyundai do Brasil planeja instalar esse seu motor 1.0 turbo flex TGDI nos novos Cretas.

A não ser que os Cretas emagreçam pelo menos uns 250 kgs ou que a dona Hyundai revitalize bem mais esse seu atual motor 1.0 TGDI o que seria improvável mas mesmo assim, certamente que esse motor será insuficiente para empurrar com eficiência esse seu SUV Creta e por isso mesmo que ele não oferecerá nem um desempenho digno e muito menos um consumo médio interessante e melhores do que os atuais, ou seja, esses Cretas vão continuar a ser lerdos e beberrões se ela insistir em aproveitar esse seu pequeno motor TGDI nessa sua nova linha Creta ... ignorância sem tamanho essa a desses coreanos !!!

Ou seja, ao que parece , a dona Hyundai quer mesmo é aproveitar o que ela já tem de disponível e pronto nessa sua atual linha de montagem para assim economizar e tentar ainda revitalizar essa sua linha Creta, mas com esse pequeno motor 1.0 TGDI não vejo a absoluta mínima chance de atualizar e de muito menos melhorar essa atual configuração mecânica anêmica e deficitária dos Cretas em nada de bom ... infelizmente !

Obs : A Hyundai do Brasil necessita para essa sua nova linha Creta de pelo menos um novo motor turbo flex 1.3 ou mesmo aproveitar esse seu atual motor 1.6 TGDI a gasolina presente atualmente na sua linha Tucson bastando para isso apenas lançar esse motor em uma nova versão flex.

Eles teriam de mudar o cabeçote inteiro do Kappa para fazer um "a la Fiat" e obter um gerenciamento de abertura de válvula melhor a meu ver.
O Kappa 1.0 ainda não ganha nem do Gamma 1.6 em todos os aspectos (em muitos mas não todos) no HB20, imagina no Creta :(


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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 02 Ago 2021 15:39 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Estava lendo na net que a Hyundai do Brasil planeja instalar esse seu motor 1.0 turbo flex TGDI nos novos Cretas.

A não ser que os Cretas emagreçam pelo menos uns 250 kgs ou que a dona Hyundai revitalize bem mais esse seu atual motor 1.0 TGDI o que seria improvável mas mesmo assim, certamente que esse motor será insuficiente para empurrar com eficiência esse seu SUV Creta e por isso mesmo que ele não oferecerá nem um desempenho digno e muito menos um consumo médio interessante e melhores do que os atuais, ou seja, esses Cretas vão continuar a ser lerdos e beberrões se ela insistir em aproveitar esse seu pequeno motor TGDI nessa sua nova linha Creta ... ignorância sem tamanho essa a desses coreanos !!!

Ou seja, ao que parece , a dona Hyundai quer mesmo é aproveitar o que ela já tem de disponível e pronto nessa sua atual linha de montagem para assim economizar e tentar ainda revitalizar essa sua linha Creta, mas com esse pequeno motor 1.0 TGDI não vejo a absoluta mínima chance de atualizar e de muito menos melhorar essa atual configuração mecânica anêmica e deficitária dos Cretas em nada de bom ... infelizmente !

Obs : A Hyundai do Brasil necessita para essa sua nova linha Creta de pelo menos um novo motor turbo flex 1.3 ou mesmo aproveitar esse seu atual motor 1.6 TGDI a gasolina presente atualmente na sua linha Tucson bastando para isso apenas lançar esse motor em uma nova versão flex.

Eles teriam de mudar o cabeçote inteiro do Kappa para fazer um "a la Fiat" e obter um gerenciamento de abertura de válvula melhor a meu ver.
O Kappa 1.0 ainda não ganha nem do Gamma 1.6 em todos os aspectos (em muitos mas não todos) no HB20, imagina no Creta :(



Isso mesmo , o motor Kappa não tem ainda todo o aperfeiçoamento do atual motor Gamma 1.6 com comandos de válvulas variáveis tanto na admissão e tbm no escape o que só ajuda a ser obtido um melhor rendimento.

Mas o que eu ainda não consigo ver como uma solução inteligente é usar esse atual motor flex 1.0 TGDI nesses novos Cretas que a dona Hyundai quer logo lançar para enfrentar a concorrência no mercado de SUVs médios.

Se o atual motor 2.0 flex aspirado produz apenas 20,7 kgfm de torque com etanol, como é que a dona Hyundai do Brasil quer resolver esse problema dessa atual motorização deficitária dos Cretas com um motor 1.0 turbo flex que produz um torque máximo de somente 17,6 kgfm ???????

Ou seja, nada vai se resolver e até se a fábrica aumentar levemente esse torque desse seu motor 1.0 TGDI com uma nova recalibração mais agressiva desse seu motor , mesmo assim esse motor TGDI não vai passar nunca desses 20,7 kgfm do torque desse atual motor aspirado 2.0 flex e assim ficamos praticamente na mesma ...

A solução seria com certeza um outro motor turbo de baixa cilindrada 1.3 ou até mesmo um 1.6 que ela inclusive já tem pronto mas que esse é numa versão só a gasolina, então bastaria desenvolver esse motor 1.6 turbo flex e instalar em todos os Cretas.

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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 02 Ago 2021 16:38 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Estava lendo na net que a Hyundai do Brasil planeja instalar esse seu motor 1.0 turbo flex TGDI nos novos Cretas.

A não ser que os Cretas emagreçam pelo menos uns 250 kgs ou que a dona Hyundai revitalize bem mais esse seu atual motor 1.0 TGDI o que seria improvável mas mesmo assim, certamente que esse motor será insuficiente para empurrar com eficiência esse seu SUV Creta e por isso mesmo que ele não oferecerá nem um desempenho digno e muito menos um consumo médio interessante e melhores do que os atuais, ou seja, esses Cretas vão continuar a ser lerdos e beberrões se ela insistir em aproveitar esse seu pequeno motor TGDI nessa sua nova linha Creta ... ignorância sem tamanho essa a desses coreanos !!!

Ou seja, ao que parece , a dona Hyundai quer mesmo é aproveitar o que ela já tem de disponível e pronto nessa sua atual linha de montagem para assim economizar e tentar ainda revitalizar essa sua linha Creta, mas com esse pequeno motor 1.0 TGDI não vejo a absoluta mínima chance de atualizar e de muito menos melhorar essa atual configuração mecânica anêmica e deficitária dos Cretas em nada de bom ... infelizmente !

Obs : A Hyundai do Brasil necessita para essa sua nova linha Creta de pelo menos um novo motor turbo flex 1.3 ou mesmo aproveitar esse seu atual motor 1.6 TGDI a gasolina presente atualmente na sua linha Tucson bastando para isso apenas lançar esse motor em uma nova versão flex.

Eles teriam de mudar o cabeçote inteiro do Kappa para fazer um "a la Fiat" e obter um gerenciamento de abertura de válvula melhor a meu ver.
O Kappa 1.0 ainda não ganha nem do Gamma 1.6 em todos os aspectos (em muitos mas não todos) no HB20, imagina no Creta :(



Isso mesmo , o motor Kappa não tem ainda todo o aperfeiçoamento do atual motor Gamma 1.6 com comandos de válvulas variáveis tanto na admissão e tbm no escape o que só ajuda a ser obtido um melhor rendimento.

Mas o que eu ainda não consigo ver como uma solução inteligente é usar esse atual motor flex 1.0 TGDI nesses novos Cretas que a dona Hyundai quer logo lançar para enfrentar a concorrência no mercado de SUVs médios.

Se o atual motor 2.0 flex aspirado produz apenas 20,7 kgfm de torque com etanol, como é que a dona Hyundai do Brasil quer resolver esse problema dessa atual motorização deficitária dos Cretas com um motor 1.0 turbo flex que produz um torque máximo de somente 17,6 kgfm ???????

Ou seja, nada vai se resolver e até se a fábrica aumentar levemente esse torque desse seu motor 1.0 TGDI com uma nova recalibração mais agressiva desse seu motor , mesmo assim esse motor TGDI não vai passar nunca desses 20,7 kgfm do torque desse atual motor aspirado 2.0 flex e assim ficamos praticamente na mesma ...

A solução seria com certeza um outro motor turbo de baixa cilindrada 1.3 ou até mesmo um 1.6 que ela inclusive já tem pronto mas que esse é numa versão só a gasolina, então bastaria desenvolver esse motor 1.6 turbo flex e instalar em todos os Cretas.

Sei que la fora eles tem uma versão 1.4 do Gamma TGDI, poderiam importar aqui para enfrentar os motores 1.3 e 1.4 T dos outros


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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 02 Ago 2021 17:18 
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Isso é uma novidade para mim haver na Hyundai uma versão de motor Gamma 1.4 TGDI no exterior, não sabia dessa !

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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 25 Ago 2021 14:18 
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boa tarde meu hb20 1.0 2014 está com pane no painel, ele apaga e depois de acender todas luzes de advertência volta ao normal, porém zera o odômetro, o que devo fazer?


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 Título: Re: Hyundai Creta Prestige 2.0
MensagemEnviado: 25 Ago 2021 14:24 
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fabioferreira escreveu:
boa tarde meu hb20 1.0 2014 está com pane no painel, ele apaga e depois de acender todas luzes de advertência volta ao normal, porém zera o odômetro, o que devo fazer?

CCS ou autoelétrico de confiança..


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