gabrielfw escreveu:
Olá, pessoal!!!
Bom dia.
Estou acompanhando constantemente as mensagens do fórum e fico muito grato pela quantidade de informação valiosa por aqui. O meu problema é o seguinte.
Ao adquirir meu HB20 1.6 2012/2013, o dono anterior afirmou que não era costume dele utilizar etanol no carro, rodando quase sempre na gasolina. Diante disto, fiquei com receio de alimentar o possante com etanol e dar algum problema no motor/módulo, visto que o carro não é abastecido com etanol há mais de ano e não há vestígios de gasolina no reservatório de partida a frio. O que vocês recomendam? Pensei em realizar a limpeza do reservatório em casa, alimentá-lo com gasolina aditivada e abastecer o carro com etanol para experimentar, mas já vi relatos do carro falhar severamente.
Boa tarde Gabriel e seja bem vindo ao forum !
É uma grande coincidência que eu ainda tenho o meu pioneiro HB20 1.6 12/13 que atualmente está com 87 mil kms rodados nesses 9 anos de uso regular, foi comprado zero KM assim que ocorreu o seu lançamento e bem diferente da maioria dos donos de HB20 , eu JAMAIS o abasteci com gasolina, mas somente com etanol e as vezes, tbm abasteço com etanol e levemente misturado com gasolina mas com não mais do que uns 20% de gasolina no máximo e faço isso só para o etanol render um pouco mais em kms/l quando o preço dele está em mais do que uns 76% do preço das gasolinas mais baratas.
E nunca tive problema algum de partida a frio e nem de qq tipo de falha de funcionamento mesmo nos meses mais frios de inverno .
Porém muitos anos depois, pifou um sensor desse sistema de tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio desse meu HB20 e como ele já tinha mais de 5 anos de uso , com a garantia vencida e devido a isso, ele injetava gasolina até com o motor quente , o que causava afogamento e outras falhas do motor.
Resultado é que para não parar esse veículo numa CCS Hyundai para eles detectarem qual era a peça pifada, resolvi simplesmente deixar esse reservatório de gasolina vazio e na realidade, percebi que nunca precisei dele pq no inverno aqui na minha região em MG, o frio até que é mais moderado e o motor sempre ligava de estalo mesmo quando estava abastecido com 100% de etanol.
Nesse seu caso, vale a pena sim vc desmontar e limpar esse reservatório, coloque uma boa gasolina aditivada e abasteça o tanque dele com etanol para ser feita uma boa faxina interna em todo o sistema de alimentação desse motor e as duas recomendações que faço a vc são:
Tenha a certeza que o filtro de combustível desse seu HB20 1.6 é novo pq ele deve ser trocado sempre a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms rodados, não importa qual combustível vc sempre abastece.
E quando vc abastecer apenas com etanol, faça em seguida um percurso um pouco mais longo de pelo menos uns 14 kms ou mantenha o motor funcionando sem desligar por uns 20 minutos no transito para a ECU assim reconhecer que vc abasteceu com etanol e depois vc já pode desligar o motor que o seu HB20 vai ganhar outra vida alimentado com etanol e não com esses nossos lixos caros e medíocres de gasolinas.
Tbm é óbvio que vc deve manter sempre o oleo e as velas de ignição em dia pq tudo isso ajuda a manter em ordem e saudável o funcionamento geral de qq motor flex.
Com certeza que o consumo médio será menor, mas se o preço do etanol for de até uns 76% do preço das gasolinas comuns, vc sempre terá vantagens reais em $$$$ além de manter seu motor sempre mais esperto e mais limpo internamente do que se ele for alimentado com qq tipo de gasolina e nisso vc pode até apostar o que quiser.
Obs : Lembrando que qq motor flex tem um sensor que detecta imediatamente o tipo de combustível que está sendo queimado a cada momento e fique tranquilo que ao abastecer com etanol, o motor se reprograma novamente no mesmo instante e vai se ajustando nesses primeiros 14 kms de funcionamento e a partir daí , ele estará sempre bem regulado para o etanol.
E quaisquer outras dúvidas que apareçam, estamos aqui à disposição para ajuda-lo !