Katsumory escreveu:
Fala Ianis beleza cara!?
fizo teste do dedo agora com o meu carro e me assustei! a sujeira saiu seca e preta.... ando com a mistura de 20% gasolina aditivada e 80% álcool (quando consigo ponho a podium mas é raro eu cruzar com um posto BR na minha cidade então acabo indo nos shell e ipiranga que são mais próximos da minha casa / trabalho).
desde quando comprei segui as dicas de amaciamento do motor, mantendo o giro entre 2 e 4mil giros (raramente passando desse limite) e também sempre ando com ele na estrada, meu uso do carro acredito que seja uns 70% estrada e 20% na cidade. A unica coisa que confesso não ter feito foi a troca de oleo com os 1000km que vc comenta, troquei realmente só na primeira revisão dos 10mil km
aí fica minha dúvida. sempre ando numa média de 130, no máximo a 140 km por hora (velocidade que no 1.6 o carro mantém facilmente de 3 a 4mil giros do motor), acredito que o carro ja passou da fase de amaciamento a um bom tempo (estou com 12500km rodados) e uso na maioria das vezes 80% do tanque com Etanol.
Será que amaciei meu carro errado? essa de não ter trocado o oleo do motor no inicio pode ter prejudicado? ou ainda assim pode ser sujeira do combustível? tem alguma dica para eu tentar melhorar isso?
Abraços!
Edit:
Não tenho reclamações do desempenho do carro! a unica coisa foi que a sujeira estava preta!
Olá colega Katsumory !
Está tudo ótimo, obrigado !
Bom, vou ser sincero aqui e jogar claro com vc que, na minha opinião, se vc de fato, rodou durante um ano com o mesmo oleo do motor do seu HB20 para depois troca-lo, boa coisa isso não é, por isso acho que vc errou foi nesse detalhe mesmo ...
E essa fuligem que vc notou no seu escape, então não é decorrente do uso de gasolina, já que vc sempre usou a mistura de mais etanol que gasolina !
Por isso, essa fuligem pode sim, perfeitamente ter sido ocasionada pelo oleo do motor, que ficou velho, perdeu a maior parte de sua viscosidade e acabou que uma pequena parte dele se queimou junto com o combustível, nas câmaras de combustão do motor, e como resultado dessa queima, originou-se essa fuligem que vc percebeu no seu escape !
Mas fique tranquilo que o caso não está de tudo perdido ...
O que vc pode fazer agora para limpar essa fuligem negra que está presente nas partes internas do seu motor e tb no sistema de escape é usar um bom aditivo detergente junto com o combustível, para ajudar na descarbonização do seu motor e para isso, compre 2 frascos de aditivo FLEX para combustível, que pode ser das marcas Bardahl, STP ou da ACDelco, sendo que esse ultimo vc acha facilmente em qualquer CSS da GM !
O que sugiro a vc fazer é adicionar um frasco desse aditivo no seu tanque quando ele estiver na reserva e completa-lo com a mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina, mas só até a metade do tanque, ou seja, primeiro vc coloca o frasco todo de aditivo, depois acrescenta uns 3 a 4 lts de gasolina e por último, uns 16 a 17 lts de etanol, para que tudo isso se misture bem e rode até essa mistura de combustíveis c/ aditivo chegar na reserva novamente, depois disso, repita essa mesma operação usando o segundo frasco de aditivo, ok?
Enquanto vc estiver usando esse aditivo FLEX misturado no seu combustível, experimente rodar pelo menos uma vez, em um trecho de rodovia de uns 25 kms a 30 kms de ida e outros tantos de volta sem desligar o motor, e nesse percurso, de vez em quando, dê umas esticadas na terceira e quarta marcha até uns 5000 rpms para o motor aquecer bem e assim, ajudar a remover todos esses resíduos de carvão da parte interna do motor, ok ?
Quando vc usar o segundo frasco de aditivo, repita novamente a tarefa de ir rodar no trecho de rodovia com o seu carro ! Mas se acaso vc tiver de fazer alguma viagem com seu HB20 enquanto estiver usando esse aditivo no combustível, melhor ainda pq isso só vai ajudar muito a esse aditivo agir melhor na limpeza interna do motor !
Se ainda ficou alguma dúvida quanto a esse assunto, pode contar comigo !
Valeu colega, boa sorte, abrç !
Obs : Meu HB20 1.6 já está com quase 10000 kms rodados em um ano e meio de uso e já efetuei 4 trocas de oleo c/ o filtro de oleo no motor dele, e troquei na primeira revisão o filtro de combustível, o filtro de ar e tb o filtro do ar condicionado e faço uso constante da mistura de 75% a 80% de etanol e o restante de gasolina comum mesmo e além de tudo isso, a cada 3000 kms rodados, uso um frasco desse aditivo flex em meio tanque de combustível e a ponteira do escape sempre apresentou uma coloração amarronzada !