lamark escreveu:
Caro Ianis,
Fui atraído a este fórum quando pesquisava o uso da 'mistura ETANOL + GASOLINA-br*'. Li seus posts e endosso, por longo uso e diversos, bem como diferentes, compilamentos de dados.
Carro flex é bom para fazer 'rabo-de-galo'. Aquilo que se fizera, rebaixando cabeçote, atrasando ponto, etc, hoje as fábricas fazem-no. Portanto, nem é pra Gasolina nem pra Etanol,
Porém, cabe um ressalva a suas afirmações. Não quero parecer dogmático, por favor. Não seria lisura de minha parte na primeira postagem criticar suas boas e uteis observações postadas - e dos colegas aqui participantes.
A primeira: os motores flex são motores projetados para a GASOLINA adaptados para receber TAMBÉM etanol. Lembremo-nos que a indústria MUNDIAL não pensa no Brasil. Apenas nos 'embroma' com essas parafernálias. Não sejamos 'ingênuos'. Ah, sim, no passado dos monocombustíveis havia projetos que resultaram em motores à álcool (com gloriosas taxas de 14:1) - porém, ainda assim, eram carros a gasolina adaptados ao álcool (sistema de arrefecimento, dutos, etc). Hoje, nem isso. Motor e carro adaptados às mistureiras.
Segundo: se aceitar o que apontei acima, veremos que a formação de carvão por detonação na câmara de combustão, somente presente no uso da gasolina, é realmente pela PÉSSIMA qualidade observada do produto disponibilizado, e não por causa do uso da gasolina em si. Em tempo: o sensor previne o mal uso quando de etanol em doses maiores que 25% - até o 100%.
Acredito que você já sabe de inúmeros relatos de veículos nos EUA, onde o rigor quanto a qualidade da gasolina é coisa séria, e existem carros com 500 mil km (mais de 310 mil milhas) sem carbonização 'comprometedora'.
A Nissan produz motores flex de taxas de 9,5:1, enquanto que a Ford de 12,3:1. A primeira fabrica no México, pensando nos EUA mas adapta para vender uns mil/mês aqui, enquanto que a segunda fabrica na Argentina, pensando no Brasil - que já tem 25% de álcool na péesima gasolina brasileira.
É isso! Ou eu deveria saber de algo, ainda?
Abraços.
* chamo-a assim, pois, já tem uns 25% de álcool.
Prezado colega Lamark !
Sinta-se muito bem vindo a esse forum e agradeço por seu apoio às minha opiniões !
Claro que todos aqui dão seus pitacos, é por aí que acabamos por aprendermos os assuntos, uns com os outros !
E os seus pitacos tb estão corretos, inclusive vc vai perceber se procurar em outros tópicos relacionados á esse assunto, que eu fiz vários comentários tb baseados nesse sentido do que vc tb aqui comentou !
Sim, resumindo é isso aí, os motores tanto a etanol, como os atuais flex são todos baseados nos nossos motores á gasolina, mas note que eles já foram bem modernizados, tanto nos mono-combustíveis, como nessa nova geração de motores flex, como no aumento generalizado da compressão desses motores, a adoção da moderníssima injeção direta de combustível e dos novos turbos de geometria variável associados aos motores multiválvulas com comandos variáveis tanto na admissão como no escapamento, bem como os novos coletores de admissão de geometria variável, tudo isso para otimizar ao máximo o funcionamento e rendimento dessa nova geração de motores, tanto dos mono-combustíveis, como dos flex !
E quanto à qualidade das nossas gasolinas, tb concordo contigo, e com exceção da gasolina podium da Petrobrás, e apesar das novas gasolinas S-50 lançadas desde o inicio desse ano aqui no Brasil, ainda tem muito o que ser melhorado na qualidade delas para que elas se equiparem ao nível das gasolinas dos países de primeiro mundo !
Valeu pelo seu feedback colega, abrç !