AndreFloripa escreveu:
Vou tentar ajudar com o que eu sei sobre esse assunto. Não conheço o sistema de A/C do HB20 especificamente, mas estudei os esquemas elétricos de diversos carros e o funcionamento dos sistemas de ar condicionado por mera curiosidade, justamente para entender essas coisas que o manual não explica. Creio que o ajuste de temperatura do ar do HB20 seja igual ao da maioria dos carros. O botão seletor de temperatura ajusta a quantidade de ar que é desviado de forma a passar através de um pequeno radiador de calor, por onde circula a mesma água que arrefece o motor. Realmente não interfere no funcionamento do compressor e não gera nenhuma economia de combustível regular a temperatura do ar por esse seletor.
Somente nos carros que são equipados com compressor de cilindrada variável é que o compressor pode trabalhar mais carregado ou menos carregado. Nesses casos existe uma válvula especial, conhecida como válvula torre, que atua variando o curso dos pistões do compressor de forma a reduzir o trabalho deste gradativamente conforme a unidade evaporadora (a colméia que "gela" o ar) vai esfriando, pra evitar a formaçao de gelo ao redor dessa peça a consequente obstrução das finas passagens de ar que ela possui. Manter o ventilador na velocidade 1, ativar a recirculação do ar e rodar com os vidros bem fechados minimiza a troca de calor entre a a unidade evaporadora e o ambiente e isso faz com que a unidade tenha a tendência de trabalhar mais fria. Em um sistema com compressor de cilindrada variável, nessa situação o compressor automaticamente passa a operar com sua cilindrada reduzida, roubando menos potência do motor e economizando combustível.
Já se o sistema de refrigeração for do tipo mais comum, onde o compressor tem cilindrada fixa, não existe meio termo por parte do A/C. O compressor apenas pode estar ligado ou desligado, e só vai desligar sozinho quando atingir uma temperatura próxima de 0 ºC, prestes a congelar (existe um termostato semelhante ao de geladeira que detecta essa condição, mas não é o botão que você ajusta no console, o ajuste dele vem de fábrica !). Acontece que em dias normais, é muito pouco provável que essa temperatura tão baixa seja atingida. O compressor vai então trabalhar sempre, e sempre no máximo, não oferecendo qualquer possibilidade de economia de combustível se o sistema for esse de cilindrada fixa.
O motivo pro sistema de A/C automotivo não poder funcionar igual funciona o residencial, ligando e desligando o compressor em ciclos para manter a temperatura ajustada pelo usuário, é bem fácil de entender. Em um dia quente, experimente desligar o compressor (pela tecla do ar condicionado) por 1 minuto sequer. O interior do carro tem um volume de ar muito pequeno. Por qualquer minuto com o compressor desligado a sensação de abafamento já vem e causa grande desconforto, pela elevação muito rápida tanto da temperatura como da umidade do ar no habitáculo. Fora as perturbações inesperadas na potência do motor que isso causaria, irritando o motorista principalmente se o motor for 1.0 (hora o carro anda, hora não anda). Mesmo nos motores maiores sempre rola um pequeno tranco ao acoplar e desacoplar a embreagem do compressor. Não seria, portanto, um sistema que traria conforto se operasse ligando e desligando toda hora sozinho.
Infelizmente ainda não estou com o meu HB20 parar poder ver se o compressor dele é variável ou não, mas tenho curiosidade em descobrir.
Abraço.
Muito boa a tua explicação. Desconhecia muitas coisas sobre A/C. Parabéns e obrigado!