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 Título: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 17 Mai 2013 15:47 
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Pessoal, há tempos tenho uma dúvida sobre o ar-condicionado:
Se eu colocar uma temperatura mediana naquela chave seletora (aquela que tem umas bolinhas vermelhas e outras azuis, indicando temperatura) o compressor trabalha do mesmo jeito?
Porque penso que ele só junta ar quente (do motor) com o ar do ar-condicionando, quando mudado a temperatura, não mudando nada em relação ao motor, consequentemente não mudando o tempo em que o compressor fica ligado.
Então, pra economizar gasolina e manter o ar ligado, faz diferença mudar essa temperatura??
Espero que tenha ficado claro... :s


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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 17 Mai 2013 16:15 
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Registrado em: 27 Mar 2013 20:12
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DrMccarthy escreveu:
Pessoal, há tempos tenho uma dúvida sobre o ar-condicionado:
Se eu colocar uma temperatura mediana naquela chave seletora (aquela que tem umas bolinhas vermelhas e outras azuis, indicando temperatura) o compressor trabalha do mesmo jeito?
Porque penso que ele só junta ar quente (do motor) com o ar do ar-condicionando, quando mudado a temperatura, não mudando nada em relação ao motor, consequentemente não mudando o tempo em que o compressor fica ligado.
Então, pra economizar gasolina e manter o ar ligado, faz diferença mudar essa temperatura??
Espero que tenha ficado claro... :s



Huuummm...! Ficou difícil.

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Sebastião Ribeiro
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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 17 Mai 2013 17:27 
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Registrado em: 13 Jan 2013 23:25
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Amigo, eu não sei exatamente como funciona o ar condicionado de um carro. Mas conheço o funcionamento de ar condicionados residenciais....
O ar condicionado tem um termometro dentro do split.
ai por exemplo... voce regula 23ºC... ele vai abaixar a temperatura até os 23ºC, quando ele chegar nessa temperatura ele apenas fica circulando o ar com a condençadora desativada, ai conforme sobe a temperatura ela liga novamente para manter os 23ºC.
Agora a questao é... Ar condicionado do carro tem termometro para fazer essa função ? :S

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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 17 Mai 2013 19:47 
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Registrado em: 23 Abr 2013 19:34
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Vou tentar ajudar com o que eu sei sobre esse assunto. Não conheço o sistema de A/C do HB20 especificamente, mas estudei os esquemas elétricos de diversos carros e o funcionamento dos sistemas de ar condicionado por mera curiosidade, justamente para entender essas coisas que o manual não explica. Creio que o ajuste de temperatura do ar do HB20 seja igual ao da maioria dos carros. O botão seletor de temperatura ajusta a quantidade de ar que é desviado de forma a passar através de um pequeno radiador de calor, por onde circula a mesma água que arrefece o motor. Realmente não interfere no funcionamento do compressor e não gera nenhuma economia de combustível regular a temperatura do ar por esse seletor.

Somente nos carros que são equipados com compressor de cilindrada variável é que o compressor pode trabalhar mais carregado ou menos carregado. Nesses casos existe uma válvula especial, conhecida como válvula torre, que atua variando o curso dos pistões do compressor de forma a reduzir o trabalho deste gradativamente conforme a unidade evaporadora (a colméia que "gela" o ar) vai esfriando, pra evitar a formaçao de gelo ao redor dessa peça a consequente obstrução das finas passagens de ar que ela possui. Manter o ventilador na velocidade 1, ativar a recirculação do ar e rodar com os vidros bem fechados minimiza a troca de calor entre a a unidade evaporadora e o ambiente e isso faz com que a unidade tenha a tendência de trabalhar mais fria. Em um sistema com compressor de cilindrada variável, nessa situação o compressor automaticamente passa a operar com sua cilindrada reduzida, roubando menos potência do motor e economizando combustível.

Já se o sistema de refrigeração for do tipo mais comum, onde o compressor tem cilindrada fixa, não existe meio termo por parte do A/C. O compressor apenas pode estar ligado ou desligado, e só vai desligar sozinho quando atingir uma temperatura próxima de 0 ºC, prestes a congelar (existe um termostato semelhante ao de geladeira que detecta essa condição, mas não é o botão que você ajusta no console, o ajuste dele vem de fábrica !). Acontece que em dias normais, é muito pouco provável que essa temperatura tão baixa seja atingida. O compressor vai então trabalhar sempre, e sempre no máximo, não oferecendo qualquer possibilidade de economia de combustível se o sistema for esse de cilindrada fixa.

O motivo pro sistema de A/C automotivo não poder funcionar igual funciona o residencial, ligando e desligando o compressor em ciclos para manter a temperatura ajustada pelo usuário, é bem fácil de entender. Em um dia quente, experimente desligar o compressor (pela tecla do ar condicionado) por 1 minuto sequer. O interior do carro tem um volume de ar muito pequeno. Por qualquer minuto com o compressor desligado a sensação de abafamento já vem e causa grande desconforto, pela elevação muito rápida tanto da temperatura como da umidade do ar no habitáculo. Fora as perturbações inesperadas na potência do motor que isso causaria, irritando o motorista principalmente se o motor for 1.0 (hora o carro anda, hora não anda). Mesmo nos motores maiores sempre rola um pequeno tranco ao acoplar e desacoplar a embreagem do compressor. Não seria, portanto, um sistema que traria conforto se operasse ligando e desligando toda hora sozinho.

Infelizmente ainda não estou com o meu HB20 parar poder ver se o compressor dele é variável ou não, mas tenho curiosidade em descobrir.

Abraço.


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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 17 Mai 2013 22:01 
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Registrado em: 27 Mar 2013 20:12
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AndreFloripa escreveu:
Vou tentar ajudar com o que eu sei sobre esse assunto. Não conheço o sistema de A/C do HB20 especificamente, mas estudei os esquemas elétricos de diversos carros e o funcionamento dos sistemas de ar condicionado por mera curiosidade, justamente para entender essas coisas que o manual não explica. Creio que o ajuste de temperatura do ar do HB20 seja igual ao da maioria dos carros. O botão seletor de temperatura ajusta a quantidade de ar que é desviado de forma a passar através de um pequeno radiador de calor, por onde circula a mesma água que arrefece o motor. Realmente não interfere no funcionamento do compressor e não gera nenhuma economia de combustível regular a temperatura do ar por esse seletor.

Somente nos carros que são equipados com compressor de cilindrada variável é que o compressor pode trabalhar mais carregado ou menos carregado. Nesses casos existe uma válvula especial, conhecida como válvula torre, que atua variando o curso dos pistões do compressor de forma a reduzir o trabalho deste gradativamente conforme a unidade evaporadora (a colméia que "gela" o ar) vai esfriando, pra evitar a formaçao de gelo ao redor dessa peça a consequente obstrução das finas passagens de ar que ela possui. Manter o ventilador na velocidade 1, ativar a recirculação do ar e rodar com os vidros bem fechados minimiza a troca de calor entre a a unidade evaporadora e o ambiente e isso faz com que a unidade tenha a tendência de trabalhar mais fria. Em um sistema com compressor de cilindrada variável, nessa situação o compressor automaticamente passa a operar com sua cilindrada reduzida, roubando menos potência do motor e economizando combustível.

Já se o sistema de refrigeração for do tipo mais comum, onde o compressor tem cilindrada fixa, não existe meio termo por parte do A/C. O compressor apenas pode estar ligado ou desligado, e só vai desligar sozinho quando atingir uma temperatura próxima de 0 ºC, prestes a congelar (existe um termostato semelhante ao de geladeira que detecta essa condição, mas não é o botão que você ajusta no console, o ajuste dele vem de fábrica !). Acontece que em dias normais, é muito pouco provável que essa temperatura tão baixa seja atingida. O compressor vai então trabalhar sempre, e sempre no máximo, não oferecendo qualquer possibilidade de economia de combustível se o sistema for esse de cilindrada fixa.

O motivo pro sistema de A/C automotivo não poder funcionar igual funciona o residencial, ligando e desligando o compressor em ciclos para manter a temperatura ajustada pelo usuário, é bem fácil de entender. Em um dia quente, experimente desligar o compressor (pela tecla do ar condicionado) por 1 minuto sequer. O interior do carro tem um volume de ar muito pequeno. Por qualquer minuto com o compressor desligado a sensação de abafamento já vem e causa grande desconforto, pela elevação muito rápida tanto da temperatura como da umidade do ar no habitáculo. Fora as perturbações inesperadas na potência do motor que isso causaria, irritando o motorista principalmente se o motor for 1.0 (hora o carro anda, hora não anda). Mesmo nos motores maiores sempre rola um pequeno tranco ao acoplar e desacoplar a embreagem do compressor. Não seria, portanto, um sistema que traria conforto se operasse ligando e desligando toda hora sozinho.

Infelizmente ainda não estou com o meu HB20 parar poder ver se o compressor dele é variável ou não, mas tenho curiosidade em descobrir.

Abraço.



Muito boa a tua explicação. Desconhecia muitas coisas sobre A/C. Parabéns e obrigado!

_________________
Sebastião Ribeiro
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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 17 Mai 2013 22:08 
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Tente perceber nessa posição se você escuta o barulho da embreagem magnetica ligando e desligando, faz um 'Tic' e o motor as vezes oscila, se ouvir é porque o compressor esta ligando e consumindo.

_________________
[b]Dioni


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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 18 Mai 2013 03:01 
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Tenho um scanner e a variação de carga no motor é mínima se aumentarmos a velocidade do ar, coisa na casa dos 2%, enquanto só o fato de ligar o A/C aumenta a carga em 10~15% e o seletor de temperatura ñ altera o desarme do compressor, pois ele só mistura ar quente junto com o gelado.


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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 18 Mai 2013 12:30 
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O pequeno aumento de carga que pode ser observado no motor em marcha lenta quando se aumenta a velocidade do ventilador, vem na verdade do alternador, que passa a ter de fornecer maior corrente elétrica para manter a tensão correta no sistema e evitar a descarga da bateria. Da mesma forma ocorre quando se ligam outros equipamentos de elevado consumo de energia elétrica. Ex: Desembaçador do vidro traseiro, faróis, acionamento dos motores dos vidros elétricos, som pesado, etc. O impacto disso na média de consumo de combustível em teoria existe, mas deve ser imperceptível, nada comparado ao consumo causado pelo esforço do motor em mover o compressor mecânico do A/C.


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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 20 Mai 2013 01:02 
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juninhotm escreveu:
Amigo, eu não sei exatamente como funciona o ar condicionado de um carro. Mas conheço o funcionamento de ar condicionados residenciais....
O ar condicionado tem um termometro dentro do split.
ai por exemplo... voce regula 23ºC... ele vai abaixar a temperatura até os 23ºC, quando ele chegar nessa temperatura ele apenas fica circulando o ar com a condençadora desativada, ai conforme sobe a temperatura ela liga novamente para manter os 23ºC.
Agora a questao é... Ar condicionado do carro tem termometro para fazer essa função ? :S



só nos ar automático tem essas funções.

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[i]Peugeot 208 melhor que o HB20??
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 Título: Re: Dúvida sobre ar-condicionado (economia)
MensagemEnviado: 20 Mai 2013 12:33 
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Registrado em: 23 Abr 2013 19:34
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Os A/C automáticos nos automóveis tem esse controle de temperatura em malha fechada, com sensor de temperatura e tudo, mas também é feito dosando o ar quente. O compressor fica acoplado o tempo todo.


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