Clever escreveu:
Então, usando aquelas diversas ferramentas de cálculo, quando fui colocar os meus encontrei que o 175 70 R14 tinha aproximadamente a mesma circuferência da 185 60 R15, tanto que vem especificado no carro, com essa mudança de perfil para 55, pode ser que mude os dados do computador pois alterou-se o diâmetro... você notou alterações drásticas no dia-a-dia, perante as análises do computador de bordo?
Só para explicar um pouco o Cálculo:
Ex:
Pneu 175 / 70 R14
- Øi14" = 14x25,4 =
355,6mm (transformação de Polegada pra milímetro) - 175 =
175 mm (É a largura do pneu informada em mm)- /70 =
122,5 mm (Expressa o percentual da altura do pneu em relação a largura, no exemplo a altura é 70% da largura, logo 70% de 175 = 122,5)
Cálculo do Øexterno
Øe = Øi + 2 x altura do pneu
Øe = 355,6 + 2 x 122,5mm =
600,6mm Se comparar com 185/60R15, que tem Øe =
603mm a diferença é 2,4mm, ou 0,4% maior, está ótimo, lembrando que se deve respeitar um máximo de 3% de diferença entre as duas.