Pessoal, estou como meu novo Creta G3, Platinum, há 36 dias e com 1.214 km rodados e estou adorando mais o carro a cada saída, babando de ver como ele é lindo de frente, de traseira e com a lateral ok e o painel? Muito lindo, o banco marrom furadinho, com ventilação para o motorista (muito top), parecendo ser um carro de segmento superior ao que de fato ele é, lembra muito os carros da BMW atuais (painel e cor do banco).
A princípio, o Creta parece ser um carro chato, pois logo quando sai da concessionária, tem tantas informações, como alarme sonoro, voz do sistema a qualquer fiscalização eletrônica, centralizador de faixa, desligamento do motor todas as vezes que para o carro, enfim, é só sair desativando, mas deixei tudo ligado, menos o start e stop, pois gasta muito a bateria que é muito mais cara que a convencional. Testei algumas coisas e outras não. O start e stop, eu esqueci de desativar 3 vezes e depois de 3 trancos, percebi algo diferente e vi que só poderia ser ele ativado, desativei na hora, mas o chato é que o sistema te obriga a desativá-lo todas as vezes que ligar o carro, como também o centralizador de faixa. Testei e na minha opinião é muito chato, pois o condutor não tem 100% o controle do carro, pois ele te puxa para um lado e vc puxa para o outro, mas de fato cumpre o que promete, pois consegui fazer uma curva sinuosa sem as mãos no volante, ele centraliza bem o carro na faixa e o pior é que ele ativa todas vezes que liga o carro e tem que desativá-lo, coisa chata. Testei o GPS nativo e depois desativei e com isso, parou aquela voz (doce, diga-se de passagem, rsrsrs) todas as vezes que aproximava de uma fiscalização eletrônica. Testei também e gostei muito do comando de voz, pedi para ligar o ar, abrir o teto solar e tracei o destino no GPS, tudo com a voz. As imagens que aparecem no velocímetro e no conta giros e nada é a mesma coisa, pois só aparecem o meio fio e parte do chão, não se percebe se vem um carro logo atrás, teria que abrir mais a imagem, perfumaria. Vendi o Kicks com 3 anos de uso e comprei o Creta PLatinum, pelo up, foi o Nissan + 80 mil reais. Abri mão do som maravilhoso da Bose, do farol em led, do espelho fotocrômico e do ponto cego, que no Kicks é a de melhor localização, pois é dentro do carro, não no retrovisor como o restante, mas ganhei outras coisas.
VAMOS AO QUE INTERESSA:
ERGONOMIA O carro tem tudo a mão sem o condutor se esforçar para mexer em nada, tecnologia e homem conversam na boa, show. Nota 10.
POSIÇÃO DE DIRIGIR Boa. A área envidraçada dá ao condutor uma visão ampla de tudo ao seu redor, a coluna A é estreita e não atrapalha muito nas curvas sinuosas. Percebi que os carros da Hyundai tem painel com pouca profundidade (já tive um HB20X) e a curvatura do para-brisa tem um caimento muito próximo a cabeça do condutor, principalmente se ele for alto, tenho 1,82 de altura e tive que ajustar o banco todo embaixo, um pouco mais para trás e um pouco mais curvado do que considero ideal, mas me adaptei, ainda mais no meu caso, o teto solar tem um rebaixo de 4 dedos que invade a cabine, deixando menos espaço entre o teto e a cabeça. No Kicks, a distância do para-brisa é mais afastada e com isso, dá uma melhor posição de dirigir. Não foi dessa vez que me senti em um carro com a posição mais elevada de SUV, mas bem melhor que no Kicks, que parecia que eu estava dentro de um hatch, no Creta, tenho a sensação de estar em um crossover, que de fato, ele é, pois SUV compacto, só o Renegade. No Creta se vê demasiadamente o capô, no Kicks era um pouco menos, prefiro os menores e voltados para baixo, só questão de gosto. Nota 08.
SUSPENSÃO Muitos acham o Creta muito macio. Em ruas sem buracos, ele é super macio, parece que está flutuando, até a minha esposa que nunca dá qualquer opinião sobre os meus carros, notou a sua maciez, em buracos, ele não bate seco, passa na boa, acontece que em piso com ondulações, ele sacode extremamente, parecendo o Jeep Commander, acho que se ele tivesse a robustez e peso do Renegade, talvez fosse mais firme. Quando passo em piso com ondulação, o carro fica bobão, meio que boneco do posto, não sei se é característica do carro ou é a minha unidade. O Kicks tem mais estabilidade. NOTA 8,5.
CONSUMO Me surpreendeu positivamente, pois até agora com pouco mais de 1.214 km rodados, foram apenas na cidade, parando a todo instante e pelo computador de bordo, ele está marcando 11.9, com gasolina e o primeiro tanque foi com etanol e fez quase 10 km/l, sempre com ar ligado o tempo todo. A tendência é ele ir melhorando com o amaciamento. O Kicks ainda consegue ser mais econômico. Nota 09.
MOTOR Esse é o meu primeiro carro turbo e estou curtindo muito. Apesar de um pouco de delay (parece ser uma característica dos turbos), ele é muito esperto, pisou, o carro atende muito bem, subi em ladeiras e ultrapassei outros que já estavam na metade da ladeira. Estou com o pé leve até agora, soltei um pouco neste final de semana, pois ainda o carro está amaciando, nos dias de hoje, nem sei ao certo depois de quantos km precisam, no Kicks, eram 3 mil km rodados. Sei que a tendência é ir melhorando. O carro já está na mão. Irei dar nota máxima, pois o motor era tudo que eu já sabia encontrar. Nota 10.
FREIO O carro veio muito engessado e está amaciando e se soltando. Ainda não estou gostando do freio do Creta, pois tem que pisar mais fundo para ele parar, mas está melhorando, no começo era meio perigoso. O Kicks freia melhor, além do pedal ser menor e o mais importante, mais baixo, traduzindo em maior conforto para a canela, sendo que o percurso é menor. Deu um toque curto no pedal do Kicks e ele já para, enquanto no Creta, a parada total precisa de um percurso maior e uma pisada mais profunda. Pode parecer frescura, mas no anda e para no Rio, significa mais esforço e cansa um pouco mais. Como gosto de correr, os meus tênis são apropriados e tem uns com travas altas, acabava atrapalhando, substitui por uns com menos travas e rasteiros e já melhorou, é só se adaptar. Por conta disso, NOTA 7,5.
ESTABILIDADE O Creta surpreendentemente faz curva bem, pois no meu bairro tem uma curva que é a segunda mais perigosa do Rio e ele se sai muito bem, o Kicks também era bom de curva, grudado no chão para a proposta do carro. Curva no Creta é sem susto, gostei. Quem diz que ele vira a carroceria é por que não sabe fazer curva na hora certa, tem muito mal motorista que coloca a culpa no carro. Nota 9,5.
CONFORTO É até covardia, os bancos são muito confortáveis, te abraçam, já fiquei mais de 3 horas dirigindo e só senti um pequeno desconforto na coluna, algo sutil, normal, mas é problema meu, pequeno desgaste no L5. O Kicks tem bancos mais durinhos, feitos pela NASA, mas com várias horas dirigindo, nunca me deu qualquer dor na coluna. As costuras dos bancos do Creta são muito bem feitas. O descanso do braço é robusto, eu e a esposa, colocamos nossos braços sem disputar espaço. Ainda tem a refrigeração do banco, tremenda mão na roda. Ainda tiro onda com o teto solar, o carro fica todo claro, é tudo de bom, ainda usando o comando de voz. Nota 10.
DIREÇÃO A direção é extremamente macia, mais ainda que a do Kicks. Mas, ainda não notei a rigidez em alta velocidade, cheguei no máximo a 112 km/h, mas não sustentei muito essa velocidade para afirmar, mas se torna um pouco inseguro uma direção molenga. O volante tem ótima empunhadura, tem tudo a mão e a base achatada, faz dele perfeito. Para estacionar, a direção é uma benção. Retorno aqui quando perceber uma direção mais firme em alta velocidade. Por conta disso, Nota 9,5
LUZES Uma economia porca da Dona Hyundai, nessa versão de quase 180 mil reais, não ter farol de led, uma tremenda bola fora e essa que está no carro, não ilumina porcaria alguma. Ainda te ameaçam tirar a garantia se colocar led. Tem gente trocando e sendo feliz, devo trocar também. Nota 04.
CENTRAL MULTIMÍDIA Tela grande, excelente, rápida, com bastantes informações, excelente resolução. Ainda aprendendo aos poucos, o básico já sei mexer, é muita informação. Tem botões físicos que gosto muito, além do touch screen. Tudo que preciso está nessa central. Quando um disco não tem a capa, o sistema coloca uma de seu arquivo nativo. Uma bola fora é emparelhar o celular com cabo, por conta disso, uma Nota 9.0.
COMPUTADOR DE BORDO Dá um pau na concorrência, tudo digital, completa, me agradou bastante, não preciso mais do que ela entrega. Nota 10
RETROVISORES O espelho interno não é fotocrômico, mancada da Dona Hyundai. Sinto muita falta, pois eu tinha no Kicks e é bastante útil. Quanto ao rebatimento dos retrovisores, é ótimo, pois quase cola na janela, além do tamanho enorme para o porte do carro, agora, aquelas imagens quando dá a seta, não servem p quase nada, perfumaria pura. Nota 08.
SISTEMA DE CÂMERAS Eu já gostava no Kicks, no Creta Platinum, dá uma surra de pau na concorrência, pois além da alta resolução, tem vários ângulos, ideal para a minha vaga super pequena e apertada, o 3D é um capítulo à parte, nunca imaginei ter algo assim em um carro meu, mas agora é uma realidade. Tem uma câmera que não é de ré, mas indo para a frente, dá para monitorar com imagem o que se passa atrás do carro, como se fosse uma câmera de ré mesmo, só que não, andando para a frente, tem imagens traseiras. Gostei demais e é só sorriso. Muito top. Nota 10.
SOM Para quem tinha o som com a assinatura da Bose no Kicks e com falantes até no encosto de cabeça do motorista, o que vier depois disso será lixo, fato. O som do Creta é apenas ok, mas irei mudar, depois que pagar todos os impostos para o governo até maio. Hip hop até engana um pouco, mas quem gosta de som de qualidade, irá se decepcionar. Mas, a tendência é ele melhorar um pouco mais depois de amaciado. Nota 04.
AR O ar é digital com boa circulação, distribuição das grades e refrigera muito bem. Nota 9,5.
SEGURANÇA O carro é bem seguro, 6 airbags, controle de estabilidade e toda a segurança com vários sensores. Ainda irei ver com mais detalhes o comportamento do carro em piso com ondulações, pois se for do carro, não passa tanta segurança assim e fora a direção elétrica macia demais em alta velocidade, mas ainda checando se fica mais rígida. O Kicks é mais seguro por conta dessa maciez do Creta, mais colado no chão. Nota 08.
Mas, estou gostando muito do carro independente do fator segurança, o carro é uma delícia de dirigir, chego em casa e já dá vontade de ir dirigir novamente. O freio de mão é eletrônico e ainda me acostumando com ele, mas por configuração de fábrica, ele vem no automático, liga o carro, ele destrava, gostei. O carro chama muita atenção por onde passa, pois é robusto e muito bonito, por dentro, ainda mais sofisticado. Não concordo em ele ser considerado um compacto, sei que é pelo entre eixos, acontece que ele é bem robusto, do lado do Compass, não me sinto menor, no Kicks, eu achava todos maiores do que ele.
Em um comparativo com o Kicks, ele tem mais tecnologia, nem se compara (o novo Kicks vem arrebentando), é maior, anda mais, só que a dirigibilidade do Kicks é um pouco melhor por conta da maciez (ainda checando) do Creta, além da posição de dirigir, para um cara da minha altura. Se me perguntar se valeu pela troca , além dos 80 mil reais, digo que valeu, pois o carro é atual e é um up, fato. Nunca mudo para um carro pior, sei que um dia isso pode acontecer, pois quando eu me aposentar, vai ser dureza pagar esses preços abusivos, além do combustível, IPVA e seguro.
Ainda não testei o piloto automático adaptativo. No Creta, é diferente, pois não é só na estrada, na cidade ele acompanha o carro da frente, se o carro para, o Creta também, se o carro começa a andar, o Creta acelera, além de centralizar na faixa, tirar as mãos do volante (o sistema pede para colocar depois de uns 13 segundos), tira o pé dos pedais, muito conforto, só que não irei usar. Tem também o Auto Hold, talvez eu venha a usar quando eu pegar um trânsito intenso, pois ele fica parado, mesmo em drive e sem o pé no freio e com o start stop, nessas condições vale a pena. O delay, é só na saída da inércia, mas logo o carro embala, mas está melhorando com o tempo, quase não se percebe mais, no começo o carro estava engessado e o delay era mais notado. Gostei também do cluster, que agora é integrado a central mídia. O velocímetro e conta giros, mudam de cor, azul, vermelho, branco azulado e cubo, deixei em azul, mas sem estar no modo econômico, independente de se está no econômico, no normal e no esportivo, vc coloca a cor que desejar. O bluelink é uma mão na roda. Dá para saber onde o carro está com imagens, ligar e desligar o carro, ar, abrir vidros e tudo mais.
Por enquanto, isso é tudo.
|