E ontem a noite, recebi uma proposta para trocar o nosso atual Jetta Highline TSI 2013 por um esportivo nipônico que não era um Corolla mas sim um Honda Civic SI 2010 prata muito novo , veículo comprado por um conhecido meu daqui da nossa cidade já há algum tempo atrás lá de Brasilia DF .
Ele já conhecia esse nosso atual Jetta TSI e sabia tbm muito bem da sua procedência e certamente por isso que ele se interessou em fazer essa proposta de trocar esses 2 veículos !
Ele comentou que devido ao ótimo estado de conservação desse seu Civic SI , que é um modelo 2010 todo original e que está com 103 mil kms rodados e que por isso ele pede nele 105 mil reais.
Ele até me ofereceu para fazer um test drive nesse civic dele mas eu agradeci e dispensei pq já conhecia de longa data esse modelo esportivo da Honda e tbm porque já tinha experimentado essa versão desde quando era ainda o auge dele aqui no nosso mercado desde 2007 até 2011 quando se podia comprar um desses esportivos zero KM.
E assim, ele me perguntou que negócio que dava na troca pelo meu jetta e eu tive de ser bem sincero com ele e falei que infelizmente aquele esportivo da Honda não era a minha praia, apesar desse exemplar dele estar ainda bem conservado .
E que devido a isso , que aquele esportivo não iria me interessar ...
Mas mesmo assim, ele foi lá e entrou dentro do jetta, sentou no banco do condutor, depois abriu o capô e examinou tudo, em seguida abriu o porta-malas e olhou muito bem por tudo, depois entrou e sentou-se no banco de trás , observou bem e com cuidado mas sem me pedir para fazer algum test drive e ele logo deu a sua sentença final :
- Vamos trocar esses dois sedans no pau agora mesmo ?
Infelizmente eu tive de falar para ele naquele mesmo momento que não iria me interessar nessa troca mas que ele não levasse essa minha decisão a mal ...
Ao que ele retrucou dizendo para que eu me informasse melhor sobre o preço de mercado daquele seu esportivo da Honda naquele estado e que não seria de menos de um mínimo de uns 95 mil reais e me lembrando ainda do preço atual de mercado de um jetta TSI highline 2013 ... ( que ele me desculpe mas essas observações dele eu nem ouvia direito pq não me interessaram saber nem um pouco ).
E assim, comentei com ele que eu não duvidava dessa avaliação sobre esse civic SI dele , mas que infelizmente eu não iria me desfazer desse nosso atual Jetta TSI pq ele era um dos meus brinquedos pessoais preferidos !
Ao que ele ainda tentou justificar me falando que eu poderia fazer um ótimo negócio recebendo aquele civic SI prata muito novo na troca com o nosso Jetta mas a realidade é que eu não me interessei nem um pouco e assim, logo depois preferi me despedir dele e fui embora para evitar maiores constrangimentos ou desentendimentos já que eu percebi o grande e nítido interesse dele pelo nosso Jetta TSI e além do fato que ele deu a entender perfeitamente de que ele estava certo de que eu faria sim com certeza essa troca com ele .
E depois de chegar em casa, fui pensar melhor e novamente, concluí comigo mesmo que nunca que eu iria me envolver com essa troca com aquele esportivo da Honda que é bem mais fraco e menos carro do que esse meu jettão e tbm pq as peças para ele são caras e raras, a mão de obra especializada idem e tbm pq eu nem sei ao menos como esse civic SI foi cuidado na sua manutenção preventiva em todos esses longos anos ate agora e depois que eu nunca fui um fã de esportivos aspirados além do meu atual opalão comodoro coupe 1982 de 6 cilindros que já é um caso à parte com a sua mecânica altamente modificada por mim mesmo mas que ficou bastante violenta até para ser utilizado em algumas voltinhas noturnas pelo transito e nos arredores da cidade.
Quanto ao civic SI , eu percebi desde aquela época em que o experimentei que ele é um esportivo de dupla personalidade, ou seja, até os 5500 rpms, o motor dele responde mais tranquilo mesmo que se esteja com o pé embaixo e em qq marcha e sem mostrar nenhuma agressividade maior que só aparece depois dessa rotação indo até um pouco mais das 8 mil rpms e mesmo assim, ele não oferece nada de nenhuma performance empolgante igual é o caso do nosso C4 cactus , e muito menos desse nosso atual Jetta e tbm do nosso BMW 320i flex.
Já quanto ao nosso opalão , eu nem vou citar ele aqui como comparativo pq numa eventual arrancada contra esses 4 veículos, ou seja, contra o BMW 320i , o Jetta TSI, o C4 Cactus THP e até contra esse Civic SI, vcs podem apostar que todos os condutores desses 4 veículos iriam ver somente a placa traseira desse opalão sumindo cada vez mais lá na frente numa suposta arrancada do zero até uns 400 a 500 mts de reta.
E vou simular aqui os prováveis resultados dessa arrancada , porém na total incerteza quanto ao 2º e 3º lugar se ficaria entre o nosso BMW 320i e o Jettão TSI e/ou vice versa, mas o 4º lugar ficaria com certeza o nosso C4 cactus THP e na lanterna e fechando essa fila e lá atrás ficaria esse Honda civic SI .
Além do fato de que citei sobre a preparação aspirada desse opala, do stage 2 tanto desse Jetta e tbm desse BMW e do fato de que esse C4 cactus thp ainda estar totalmente original assim como o dono desse Honda civic SI tbm nos falou sobre o estado todo original dele.
É óbvio que alguém aqui poderia falar :
E se esse Civic SI receber algum upgrade de performance, ele daria muito trabalho a esses demais veículos e eu mesmo tbm falo que sim, concordo mas tbm jamais esqueçam que assim como esse civic SI pode muito bem receber upgrades de performance e até kits turbos mais bravos, isso tbm vale perfeitamente para todo o restante desses demais veículos aqui citados, então vamos deixar essa briga prá lá pq nesses casos, sempre quem tem mais $$$$$ vai acabar levando toda a vantagem nesse tipo de comparativo até se chegar no topo máximo do automobilismo mundial que seria a Formula 1 e os dragsters norte americanos !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|