Bem-vindo: 08 Jul 2025 18:17

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 132 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: COMPARATIVO ENTRE O JETTA E O COROLLA
MensagemEnviado: 23 Mar 2025 13:36 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E enquanto estou resolvendo essa zebra quanto ao desgaste anormal dos pneus traseiros do nosso Jetta TSI , estou estudando uma última etapa da calibração desse Unichip para ver se eu consigo chegar com sucesso nos 35% de etanol hidratado misturado na gasolina desse Jetta.

O que está me animando e me incentivando para tentar fazer essa nova porém última calibração do Unichip é devido ao fato que estou percebendo além de uma afiada resposta nas acelerações , mesmo que a partir de baixas rotações e bem mais agressivo ainda nas médias e altas rotações , que no final das contas é a pura lógica já que estou acrescentando etanol na gasolina e com isso, ganhando octanagem e ainda uma queima mais eficiente e mais limpa que está se traduzindo nesse ganho real em desempenho.

Quero citar aqui sobre o importante fato de que as ponteiras do escape desse Jetta estão se mostrando a cada dia um pouco mais limpas e livres daquela nojenta e nociva carbonização escura, devido a combustão sempre incompleta dessas gasolinas nacionais por causa dessa sua péssima qualidade de refino.

E isso tem ocorrido mais claramente logo depois que eu acertei o ultimo mapa do Unichip com a calibração para esses atuais 34% de etanol misturado na gasolina abastecida nesse Jetta.

Mas acredito que com certeza, aumentar somente esse 1 % a mais de etanol hidratado que estou pretendendo para fechar essa conta dos 35% de etanol hidratado com + 65% de gasolina comum será a pitada final de sucesso para esse nosso sedan turbo que foi muito beneficiado por essa dose extra desses 34% de etanol misturado na gasolina abastecida nele.

Ou seja, sempre que eu for abastecer e só depois de já estar pronta e aprovada essa nova calibração para esses 35% de etanol, sei que para cada 6,5 lts de gasolina , terei de adicionar mais 3,5 lts de etanol hidratado e em cada tanque abastecido, sempre é indispensável que eu tbm devo adicionar nessa mistura, um frasco de aditivo flex exatamente para proteger todo o sistema de alimentação desse veículo que não é flex, mas apenas um sedan importado a gasolina.

Obs : Lembrando aqui que quando entrar em vigor essas novas gasolinas com os oficiais 30% de etanol, terei sim de refazer ligeiramente essas contas para saber com exatidão as novas misturas de gasolina comum e etanol hidratado que irei fazer para manter o percentual de etanol sempre exato no tanque desse jetta, mas que isso é sempre uma boa e saudável diversão para mim.

E que apesar desse leve trabalho que eu sempre tenho ao abastecer esse Jetta, isso para mim é um grande prazer e uma ótima distração ou melhor ainda, essa está sendo para mim uma eficiente terapia para desestressar a mente da melhor forma possível.

E sem palavras para aquela maravilhosa adrenalina que eu percebo todas as vezes que eu aperto um pouco mais o pé no pedal da direita desse Jetta e sentir todo aquele fabuloso torque se despertar e torturar os pobres dos pneus dianteiros e essa é sem nenhuma dúvida a melhor de todas as sensações automotivas que alguém pode se aproveitar e se divertir muito com ela, afinal, essa nossa vida é bem curta e passa muito rápido ...

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 27 Mar 2025 19:02 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E atualizando aqui o desfecho final sobre o alinhamento dianteiro e traseiro das rodas do nosso atual Jetta TSI 2013 que estava apresentando um desgaste irregular dos seus pneus traseiros.

Esse sedan desde que foi comprado por mim zero km ainda lá em Junho de 2013, somente trafegou por rodovias pavimentadas e no transito urbano de cidades.

E que por esses quase 12 anos de uso e um pouco mais de 98 mil kms até agora, nunca foi necessário fazer o alinhamento da direção e muito menos o alinhamento das rodas traseiras desse jetta.

Cito aqui ainda o importante fato de eu nunca ter percebido nenhum desgaste anormal dos pneus dianteiros e nem de sinais desse veículo estar puxando a sua direção para algum lado e nem do seu volante de direção estar desalinhado.

Mas agora e por causa dessa minha nítida percepção desse desgaste irregular mas apenas dos pneus traseiros que se desgastavam somente na sua parte de dentro das bandas de rodagem, eu tive além de comprar , instalar e balancear os 2 pneus traseiros novos nele e tbm levei esse veículo em seguida para um competente alinhador automotivo que tem a sua disposição uma moderna máquina de 3D muito precisa e onde vc só tem que digitar e selecionar nela o modelo, a versão e ano do veículo que será alinhado e pronto.

Essa máquina já mostra todos os valores de cambagem, convergência ou divergência e os ângulos de cáster para todas as rodas.

E pelo diagnóstico do relatório inicial emitido após todas as primeiras medições mostrou-se que :

As duas rodas traseiras estavam tanto com a cambagem e tbm com a convergência delas desalinhadas e por isso, causavam aquele desgaste irregular dos pneus traseiros e assim, elas foram todas reajustadas e realinhadas em seus valores originais de fábrica.

Depois foi a vez do alinhamento dianteiro, onde o equipamento mostrou que a roda dianteira direita mostrava o seu ângulo de cáster e tbm a sua cambagem levemente alterados e que por isso, tbm foi devidamente reajustada e alinhada aos seus valores originais.

Já a roda dianteira esquerda se mostrava com todos os seus valores de regulagem perfeitos e por isso , ficou sem a necessidade de se fazer nenhum reajuste nela além dos 2 pneus dianteiros se mostrarem ainda bem novos e com desgastes bem leves e uniformes em ambos.

E finalmente, após essa correção feita tanto nas rodas traseiras e tbm nas dianteiras, foram finalmente reajustados os alinhamentos quanto a convergência tanto das rodas dianteira e tbm das rodas traseiras, porque sempre que se corrigem os valores de cambagem e de ângulo de cáster dos veículos, deve-se em seguida e por último fazer esse alinhamento final tanto na dianteira e tbm na traseira do veículo.

E felizmente que após uma obrigatória verificação mais detalhada desse profissional a procura quanto a possíveis desgastes e folgas nas peças diversas das suspensões desse Jetta, ele afirmou que apesar dos quase 12 anos de uso e dos 98800 kms rodados até agora, que ele não encontrou nenhuma peça apresentando sinais de desgastes ou com folgas que indicassem a necessidade de alguma substituição incluindo tbm os seus 4 amortecedores que se mostram ainda perfeitos apesar de que são os originais de fábrica e que estão funcionando normais e sem apresentarem o mínimo sinal de ruídos ou de vazamentos e nem de suas buchas estarem desgastadas , bem como as pastilhas de freio das 4 rodas e que são todos a disco nessa versão de jetta mas que após serem verificadas, se mostram bem novas apesar de serem ainda as originais de fábrica.

E mais curioso e surpreendente é o fato de que esse Jetta rodou com a sua bateria original desde 2013 até o início de 2020 quando ela finalmente pifou e foi colocada uma nova bateria de mesma amperagem e que permanece nele até agora firme e forte mesmo após esses 5 anos depois de comprada.

Vamos ver quanto tempo mais essa bateria atual vai aguentar ou se ela vai ter fôlego suficiente para superar a longa durabilidade da outra bateria que ainda era a original de fábrica.

Obs : E esse técnico comentou comigo que eu de fato , mostro que tenho o devido cuidado ao conduzir esse Jetta, para ele ainda estar se mostrando nesse ótimo estado geral de conservação.

MensagemEnviado: 09 Abr 2025 01:58 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem mais tarde da noite, tive de ir até a saída sul da nossa cidade e estava com o nosso Jetta circulando mais devagar pela rodovia e já fora da área urbana e como estava numa reta ainda iluminada pelos postes de luz, não é que eu percebi que se aproximou rapidamente atrás de mim um veículo mas que deu para visualizar rapidamente pelo meu retrovisor na sua grade dianteira as siglas BYD e eu não tive dúvidas em afundar de imediato o pedal da direita até o assoalho do nosso pioneiro Jettão !

O SUVzão da BYD era exatamente do mesmo modelo igual ao que eu havia feito aquele interessante test-drive na tarde de ontem e lógico que eu só queria ver até onde ele poderia rivalizar em aceleração com o nosso jetta, mas ele só teve o prazer de ficar com a sua frente até a porta traseira do jetta, que logo pulou agressivamente para frente, abrindo muita vantagem e deixando ele bem atrás .

E depois disso, esse SUV não tentou mais me ultrapassar e logo mais à frente ele entrou numa entrada a direita da rodovia.

Portanto foi só uma rápida oportunidade para ver se esse nosso antigo Jetta stage 2 ainda está afiado o suficiente para enfrentar esses atuais veículos elétricos abaixo dos 300 cvs nessas acelerações lado a lado ...

Obs : É lógico que se esse SUV da BYD fosse um modelo mais poderoso como o Song Plus Premium com os seus 324 cvs e os quase 56 kgfm de torque e uma aceleração até os 100 kms/h anunciada em apenas 5,2 segs é muito provável que o nosso Jetta não iria se segurar na frente dele, pelo menos até uns 190 kms/h quando a grande maioria desses veículos híbridos limitam a sua velocidade máxima.

MensagemEnviado: 27 Abr 2025 15:57 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Esses dias atrás, ao ir até o Posto Shell da nossa confiança para abastecer o nosso Jetta TSI com aquela já famosa mistura de 66% de gasolina com + 34% de etanol , me ocorreu um fato curioso :

E devido ao horário que já era um pouco mais tarde da noite, o movimento nesse Posto estava naquele momento bem menor e assim, ao estar abastecendo e fazendo essa citada mistura de combustíveis e ainda adicionando um frasco de aditivo flex no tanque do Jetta, alguns frentistas se aproximaram e me perguntaram sobre o que ocorreria se alguém sem estar devidamente avisado por antecedência, de repente abastecesse esse nosso Jetta somente com gasolina sem nenhuma outra mistura com etanol como eu estava fazendo alí naquele momento ...

Respondi a eles que com essa nova calibração específica atravez do Unichip que estou utilizando para o sistema de alimentação eletrônica desse Jetta aceitar de uma forma ideal essa nova mistura de gasolina com esses citados 34% de etanol, que talvez o motor nem mesmo funcionasse direito ou até se negasse a dar a partida com algum suposto abastecimento só de gasolina sem essa mistura extra de etanol , exatamente por esse não ser um motor flex e sim apenas mono-combustível.

E que isso ocorreria muito provavelmente devido a uma mistura excessivamente rica em gasolina , o que causaria um imediato afogamento geral desse motor mas que essa nova situação seria imediatamente detectada pela ECU e que assim, ela iria impedir por motivos de segurança e até por prevenção , que esse motor funcionasse assim nessa situação desfavorável com essa gasolina sem esse etanol extra adicionado nela.

Ao que alguns frentistas então falaram que sendo assim, esse novo sistema que eu desenvolvi para esse Jetta poderia até agir como um eventual dispositivo anti-furto , o que eu respondi a eles que de alguma forma sim e que isso não seria nada impossível ...

Obs : Óbvio que eu já tenho salvo no meu notebook, no aplicativo do Unichip, vários mapas prontos e dedicados para gasolinas tanto a comum e as aditivadas , para as gasolinas premium podium e octapro e até para as outras misturas mais leves de gasolina com etanol de 15% , 20%, 25%, 30% e agora com essa última calibração para esses atuais 34% de etanol misturado no tanque desse jetta.

E que basta descarregar quaisquer um desses mapas no módulo do Unichip e fazer a troca física do combustível no tanque que o motor continuaria a funcionar afinado e perfeito.

E essa mais recente calibração desses 34% de etanol acredito que já estaria chegando no limite físico das atuais bombas de baixa e de alta e até dos injetores desse Jetta porque a partir daí, talvez essas peças já não suportariam mais uma maior demanda de um maior volume dessa mistura de combustíveis para haver assim uma combustão perfeita e ideal com essas maiores proporções de etanol hidratado com essas gasolinas comuns e/ou aditivadas sem nenhuma eventual falta de uma alimentação suficiente em elevadas solicitações desse motor.

MensagemEnviado: 30 Abr 2025 13:24 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E o pessoal da CCS BMW que me vendeu essa nossa BMW 320i 2024 já me contatou por várias vezes desde Novembro do ano passado me solicitando a fazer a tal da 1ª revisão obrigatória desse nosso novo BMW .

Respondi calmamente a eles que eu não iria levar o meu veículo por vários motivos :

Primeiro , por eu não concordar com essa MÍSERA e irrisória garantia de apenas 2 anos que a dona BMW oferece aos seus veículos novos.

Segundo , pq eu mesmo já providenciei até agora nesses 1 ano e 4 meses e 11700 kms rodados desde que ele foi comprado no final de Novembro de 2023, nada menos do que 4 trocas de oleo e do filtro incluindo as trocas oleo referentes ao amaciamento desse seu novo motor.

E que inclusive tbm já fiz preventivamente e por minha própria conta , a 1ª troca de oleo do seu diferencial traseiro já que aprendi nos vários cursos que frequentei sobre mecânica automotiva sobre essa real necessidade e nem que seja um Rolls Royce , ele tbm com toda a certeza desse mundo vai ter sim essa real necessidade de se fazer essa manutenção preventiva pq no acasalamento da coroa e do pinhão novos de quaisquer eixos de tração recém montados de quaisquer diferenciais , há um desprendimento de resíduos metálicos nesse amaciamento dessas peças novas e se esse oleo não for drenado e substituído com todos esses resíduos até os primeiros 10 mil kms, haverá sim um inicio de um desgaste precoce de todas as peças internas desse diferencial, o que vai ocasionar ruídos futuros quando esse veículo estiver com maiores quilometragens.

E aí já será tarde porque não se tem mais como eliminar esses ruídos de peças internas já precocemente desgastadas pelos resíduos metálicos desse diferencial que forem aparecendo com a utilização desse veículo.

Parece que a dona BMW fala e recomenda essa 1ª troca desse oleo do diferencial só a cada 50 mil kms, mas como eu entendo que esse prazo é bem exagerado, resolvi assim fazer eu mesmo esse serviço quando eu julguei ser o melhor para o meu veículo e baseado nos meus conhecimentos técnicos pessoais.

E terceiro , que eu falei a eles que assumo sim toda a responsabilidade pela manutenção preventiva desse meu novo BMW, desde a troca de oleos diversos incluindo o oleo da sua transmissão automática quado for a época da troca, filtros de ar , de combustível e do ar cond., fluído dos freios , velas de ignição e outras manutenções preventivas que se fizerem necessárias e se por um acaso, surgirem quaisquer tipos de dificuldades que eu não souber resolver, que nesses casos eu irei sim procurar pelo serviço autorizado da dona BMW e que pagarei perfeitamente pelo atendimento prestado a mim por eles.

Afinal, já sabemos que faturamento e lucro é todo o interesse de qq fabricante de veículos e assim eu tbm irei proteger os interesses do meu próprio bolso !

MensagemEnviado: 14 Mai 2025 00:18 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem a noite, recebi uma proposta para trocar o nosso atual Jetta Highline TSI 2013 por um esportivo nipônico que não era um Corolla mas sim um Honda Civic SI 2010 prata muito novo , veículo comprado por um conhecido meu daqui da nossa cidade já há algum tempo atrás lá de Brasilia DF .

Ele já conhecia esse nosso atual Jetta TSI e sabia tbm muito bem da sua procedência e certamente por isso que ele se interessou em fazer essa proposta de trocar esses 2 veículos !

Ele comentou que devido ao ótimo estado de conservação desse seu Civic SI , que é um modelo 2010 todo original e que está com 103 mil kms rodados e que por isso ele pede nele 105 mil reais.

Ele até me ofereceu para fazer um test drive nesse civic dele mas eu agradeci e dispensei pq já conhecia de longa data esse modelo esportivo da Honda e tbm porque já tinha experimentado essa versão desde quando era ainda o auge dele aqui no nosso mercado desde 2007 até 2011 quando se podia comprar um desses esportivos zero KM.

E assim, ele me perguntou que negócio que dava na troca pelo meu jetta e eu tive de ser bem sincero com ele e falei que infelizmente aquele esportivo da Honda não era a minha praia, apesar desse exemplar dele estar ainda bem conservado .

E que devido a isso , que aquele esportivo não iria me interessar ...

Mas mesmo assim, ele foi lá e entrou dentro do jetta, sentou no banco do condutor, depois abriu o capô e examinou tudo, em seguida abriu o porta-malas e olhou muito bem por tudo, depois entrou e sentou-se no banco de trás , observou bem e com cuidado mas sem me pedir para fazer algum test drive e ele logo deu a sua sentença final :

- Vamos trocar esses dois sedans no pau agora mesmo ?

Infelizmente eu tive de falar para ele naquele mesmo momento que não iria me interessar nessa troca mas que ele não levasse essa minha decisão a mal ...

Ao que ele retrucou dizendo para que eu me informasse melhor sobre o preço de mercado daquele seu esportivo da Honda naquele estado e que não seria de menos de um mínimo de uns 95 mil reais e me lembrando ainda do preço atual de mercado de um jetta TSI highline 2013 ... ( que ele me desculpe mas essas observações dele eu nem ouvia direito pq não me interessaram saber nem um pouco ).

E assim, comentei com ele que eu não duvidava dessa avaliação sobre esse civic SI dele , mas que infelizmente eu não iria me desfazer desse nosso atual Jetta TSI pq ele era um dos meus brinquedos pessoais preferidos !

Ao que ele ainda tentou justificar me falando que eu poderia fazer um ótimo negócio recebendo aquele civic SI prata muito novo na troca com o nosso Jetta mas a realidade é que eu não me interessei nem um pouco e assim, logo depois preferi me despedir dele e fui embora para evitar maiores constrangimentos ou desentendimentos já que eu percebi o grande e nítido interesse dele pelo nosso Jetta TSI e além do fato que ele deu a entender perfeitamente de que ele estava certo de que eu faria sim com certeza essa troca com ele .

E depois de chegar em casa, fui pensar melhor e novamente, concluí comigo mesmo que nunca que eu iria me envolver com essa troca com aquele esportivo da Honda que é bem mais fraco e menos carro do que esse meu jettão e tbm pq as peças para ele são caras e raras, a mão de obra especializada idem e tbm pq eu nem sei ao menos como esse civic SI foi cuidado na sua manutenção preventiva em todos esses longos anos ate agora e depois que eu nunca fui um fã de esportivos aspirados além do meu atual opalão comodoro coupe 1982 de 6 cilindros que já é um caso à parte com a sua mecânica altamente modificada por mim mesmo mas que ficou bastante violenta até para ser utilizado em algumas voltinhas noturnas pelo transito e nos arredores da cidade.

Quanto ao civic SI , eu percebi desde aquela época em que o experimentei que ele é um esportivo de dupla personalidade, ou seja, até os 5500 rpms, o motor dele responde mais tranquilo mesmo que se esteja com o pé embaixo e em qq marcha e sem mostrar nenhuma agressividade maior que só aparece depois dessa rotação indo até um pouco mais das 8 mil rpms e mesmo assim, ele não oferece nada de nenhuma performance empolgante igual é o caso do nosso C4 cactus , e muito menos desse nosso atual Jetta e tbm do nosso BMW 320i flex.

Já quanto ao nosso opalão , eu nem vou citar ele aqui como comparativo pq numa eventual arrancada contra esses 4 veículos, ou seja, contra o BMW 320i , o Jetta TSI, o C4 Cactus THP e até contra esse Civic SI, vcs podem apostar que todos os condutores desses 4 veículos iriam ver somente a placa traseira desse opalão sumindo cada vez mais lá na frente numa suposta arrancada do zero até uns 400 a 500 mts de reta.

E vou simular aqui os prováveis resultados dessa arrancada , porém na total incerteza quanto ao 2º e 3º lugar se ficaria entre o nosso BMW 320i e o Jettão TSI e/ou vice versa, mas o 4º lugar ficaria com certeza o nosso C4 cactus THP e na lanterna e fechando essa fila e lá atrás ficaria esse Honda civic SI .

Além do fato de que citei sobre a preparação aspirada desse opala, do stage 2 tanto desse Jetta e tbm desse BMW e do fato de que esse C4 cactus thp ainda estar totalmente original assim como o dono desse Honda civic SI tbm nos falou sobre o estado todo original dele.

É óbvio que alguém aqui poderia falar :

E se esse Civic SI receber algum upgrade de performance, ele daria muito trabalho a esses demais veículos e eu mesmo tbm falo que sim, concordo mas tbm jamais esqueçam que assim como esse civic SI pode muito bem receber upgrades de performance e até kits turbos mais bravos, isso tbm vale perfeitamente para todo o restante desses demais veículos aqui citados, então vamos deixar essa briga prá lá pq nesses casos, sempre quem tem mais $$$$$ vai acabar levando toda a vantagem nesse tipo de comparativo até se chegar no topo máximo do automobilismo mundial que seria a Formula 1 e os dragsters norte americanos !

MensagemEnviado: 23 Mai 2025 11:55 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico só para acrescentar mais alguns comentários :

Agora nesse próximo mês de Junho , o nosso pioneiro Jetta TSI 2013 estará completando 12 longos anos que ele foi comprado por nós zero KM lá em São Paulo na CCS Caraigá da rede VW do Brasil.

E de lá até agora foram muitas viagens maravilhosas, muitas emoções ao conduzi-lo, muitas aventuras e tbm não devemos esquecer que foi consumido um determinado tempo gasto na manutenção preventiva e ate na manutenção corretiva dele.

Afinal, quaisquer tipos de veículos desse mundo nunca serão infalíveis e não importa de que marca eles sejam, eles poderão sim apresentar eventuais problemas e que vão requerer a devida correção com uma boa manutenção corretiva apesar da sempre presente manutenção preventiva !

E hoje esse nosso Jettão está aqui, firme , perfeito e tranquilo com os seus atuais 99450 kms rodados nesses longos anos conosco e ainda com um stage 2 para deixa-lo um pouco mais vitaminado !

E sempre utilizando o oleo 0W-20 no seu motor e bem em contradição ao que recomenda a dona VW do Brasil para ele, ou seja, a tal graxa de oleo já bem antigo e ultrapassado 5W-40 que eu NUNCA o utilizei desde que ele era ainda zero KM.

E o mais surpreendente de tudo, esse motor 2.0 turbo TFSI desse nosso Jetta não mostra um mínimo sequer de consumo anormal desse oleo 0W-20 apesar dele ser bem fino e muito mais fino do que essas tais graxas ultrapassadas de oleos 5W-40 recomendados pela dona VW do Brasil para ele.

Afinal, desde sempre que já sabemos das amplas vantagens técnicas oferecidas por quaisquer oleos para motores mais finos e menos viscosos dessa mais recente geração 0W-20 mas que eles são sempre muito mais aditivados do que todos os demais oleos atuais mais grossos e/ou mais viscosos e que hoje estão disponíveis em todo o nosso mercado atual.

Mas lógico que eu decidi a utilizar esses oleos 0W-20 mais leves do que todos os demais oleos desde que esse motor dele estava ainda bem novo e bem justo em todas as suas folgas internas, afinal, de nada adianta adotar um oleo fino desses em um veículo que só faz trocas de oleo e do filtro a cada 10 mil kms e ainda utiliza-se de oleos pesados do tipo dos oleos 5W-40 e bem mais grossos porque devido a isso, esses motores já vão apresentar com certeza todas essas suas folgas internas bem maiores e aumentadas devido aos desgastes precoces causados por todos esses descuidos !

E simplesmente esse motor vai sim nesses casos apresentar logo de cara um maior consumo desse oleo mais fino 0W-20 além de expelir tbm fumaças azuladas pelo seu escape ...

Mas que felizmente e devido ao cuidado que eu sempre tenho com todas as trocas de oleo e de filtro do motor desse nosso Jetta, sempre realizadas a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses, nem se nesse período ele tenha rodado apenas 1000 kms, todo o oleo do seu motor é sempre drenado sem dó nem piedade pq é exatamente assim que se deve fazer com todos os motores atuais, não importa o que os seus fabricantes dizem ser o recomendado para eles.

Afinal de contas, se o veículo não é mais desses fabricantes pq já foi comprado e devidamente quitado , pq então devemos ficar seguindo a risca exatamente todas as dicas de manutenção preventiva quando já se sabe que existem dicas de conservação mais interessantes para prolongar bem mais a vida útil de quaisquer tipos de veículos desde quando um dia , eles foram comprados novinhos e zero KM !

E uma comprovação prática mais do que real nesse caso aqui é que se esse oleo 0W-20 não fosse de fato ideal para o motor desse nosso Jetta, a essas horas ele já estaria aos pedaços e completamente destruído e fundido no meio de alguma rodovia mas que felizmente a nossa realidade atual é bem diferente dessa ... para qualquer um que assim o desejar vir aqui pessoalmente e ver com os próprios olhos o estado perfeito de conservação desse nosso Jettão !!!

Obs : Saibam ainda que não é só com esse nosso Jetta que temos todos esses cuidados aqui citados obviamente, mas que é com TODOS os nossos veículos incluindo todos os demais veículos de todas as nossas familias e o melhor de tudo é que quando decidimos por vender quaisquer um desses veículos já usados, é só anunciar na net e os possíveis compradores verem os nossos veículos usados em questão que eles fecham logo a compra sem nem receberem um centavo de desconto abaixo do preço pedido por cada um deles.

Apenas pq cada um desses nossos veículos usados tem de fato uma conservação acima da média desse mercado atual de veículos usados e só isso já vale o preço que eles são oferecidos quando anunciados e que por isso mesmo que sem direito a desconto algum mas mesmo assim são sempre logo vendidos e os seus novos donos ainda nos elogiam depois devido a conservação extra percebida em todos esses nossos veículos usados !

MensagemEnviado: 05 Jun 2025 18:24 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico para adicionar mais algumas novidades técnicas :

O nosso amado laboratórios de testes, ou seja, esse nosso pioneiro Jettão TSI stage 2 , recebeu ontem mais uma nova atualização :

Terminamos de concluir com sucesso o seu mais recente mapa para o Unichip com uma calibração específica para ele aceitar nada menos de 35% de etanol hidratado misturado a gasolina abastecida no seu tanque !

E com isso, chegamos ao cobiçado patamar das 102 octanas RON, a mesma octanagem presente nas gasolinas premium Podium da Petrobras e a Octapro da Ipiranga mas ainda contando com mais uma boa vantagem que não se encontra nem nessas melhores gasolinas premium !

O etanol possui uma importante e bem útil característica dentre as várias outras ótimas qualidades dele que é o seu alto calor latente de vaporização , o que significa em um linguajar mais popular que ele consegue retirar calor resfriando assim bem mais todas as superfícies metálicas onde ele entra diretamente em contato físico do que até essas gasolinas especiais de maior octanagem !

E com essa nobre qualidade do etanol, sempre vem um pouco mais de ponto de ignição e tbm uma leve maior pressão do turbo , o que significa em um leve aumento do rendimento geral de qq motor turbo quando o sistema eletrônico da injeção desses motores detectam imediatamente a presença dessa nobre característica .

Dei uma voltinha nele agora mais cêdo mas foi somente no transito urbano porém mais devagar e sem abusar muito devido aos riscos e só mesmo para sentir as reações do seu acelerador em baixas e médias rotações e me surpreendi com as novas respostas sempre prontas , afiadas e mais ousadas do seu torque aparecendo aos mais leves toques no seu acelerador.

E como sempre ocorre nesses casos, mais tarde de alguma noite dessas, vou levar esse nosso Jettão até alguma rodovia mais deserta e tranquila e chicotear com vontade toda essa tropa de equinos do seu motor para sentir assim as suas novas respostas tbm nas maiores rotações e com essa leve maior pressão do seu turbo !

Esse é sempre o resultado obtido de um trabalho bem dedicado e meticuloso, pq gosto de ficar atento a detalhes técnicos que para a maioria dos profissionais passaria despercebido mas saibam que a boa mecânica automotiva é composta da soma de muitos pequenos detalhes que ao serem todos eles somados, se transformam numa grande diferença final no rendimento geral obtido por qq motor a combustão interna e com esse nosso Jetta TSI felizmente que não está sendo diferente disso !

É assim que tbm ocorre em todas as competições automotivas, onde a vitória vem da soma de muitos pequenos detalhes técnicos desenvolvidos individualmente por cada equipe de competidores !

Agradeço sempre a Deus por todas essas bençãos recebidas !

MensagemEnviado: 08 Jun 2025 15:14 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem a noite, mas já bem tarde e entrando na madrugada, sai com o nosso Jettão na rodovia que estava bem tranquila e só para testar um pouco o seu novo programa do Unichip calibrado agora para uma nova mistura de gasolina comum + 35% de etanol.

E eu que já estou habituado com as bruscas reações e respostas das suas acelerações mais fortes , vi surpreso no seu paínel a luz amarela de aviso do controle de tração piscando numa reaceleração repentina com o veículo já aos 120 kms/h significando o sistema eletrônico desse controle de tração segurando o torque extra despejado nas rodas dianteiras para evitar assim que os pneus patinassem ...

E a partir daí , sente-se as costas pressionadas contra o encosto do banco enquanto a velocidade cresce rapidamente nos lembrando a mesma sensação como se fosse a de um grande avião boeing em plena decolagem.

Mas essa reação eu ainda não tinha visto nesse jetta assim com essa intensidade, numa prova mais do que real e suficiente de que essa nova calibração trouxe de fato uma boa dose extra de torque adicional desde as baixas rotações, o que atesta o quando o nosso amado e nobre etanol pode ajudar numa calibração onde ele ainda nem é o combustível principal desse veículo.

Imaginem então esse mesmo Jetta já com as suas bombas de combustível de baixa e de alta pressão substituídas por outras um pouco mais capazes além de um novo jogo de injetores com uma leve maior capacidade e com uma nova calibração dedicada para uns 50% de gasolina com + 50% de etanol hidratado.

O quanto mais viria tanto de torque e tbm de potência sugerindo com isso fazer um remap urgente no seu câmbio DSG para assim ele poder suportar com uma maior segurança, todo esse desempenho extra vindo justamente da adição de mais etanol hidratado nessa mistura com gasolina.

Portanto o nosso jettão com esse novo programa com essa nova calibração para 35% de etanol já está mais do que comprovada e plenamente aprovada !!!

MensagemEnviado: 15 Jun 2025 11:16 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E com a chegada do inverno por essa nossa região e com o declínio das temperaturas, todos os nossos amigos e conhecidos questionaram comigo sobre como se comportaria as partidas a frio do nosso Jetta TSI agora abastecido com a nova mistura de nada menos de 35% de etanol hidratado na sua gasolina comum e tbm com o aditivo flex.

Pois esse nosso Jettão tbm passou ileso por esse teste de partida a frio, apresentando partidas normais com o seu motor ainda gelado pela baixas temperaturas das madrugadas daqui.

Até aquela característica original que ele sempre mostrou ao ligar sempre na primeira partida a frio do dia do seu motor se manter um pouco mais acelerado até umas 1200 rpns e depois ir caindo a rotação devagar até ela se estabilizar na sua marcha lenta ao redor dos 800 rpms se manteve intacta !

Portanto, é uma situação que nos enche de orgulho quanto a todas essas nossas calibrações pessoais que foram desenvolvidas devagar e com muita dedicação para todas essas misturas de etanol hidratado com gasolina desde os iniciais 15% até esses atuais 35% de etanol e que foi desenvolvida ao longo de todos esses anos desde 2014 e que agora mostra os seus melhores resultados dignos desses elogios de reconhecimento que recebemos !

E o melhor de todo esse trabalho é que devido ao uso desses aditivos, não houve problemas com nenhuma peça do sistema de injeção desse nosso Jetta devido a essa expressiva dosagem extra de etanol adicionado no seu tanque em TODOS os abastecimentos.

Lembrando que esse Jetta TSI é um modelo 2013 importado do México e que ele só foi homologado para ser abastecido somente com gasolinas e nunca com nenhuma dessas misturas contendo etanol além dessas atuais gasolinas nacionais.

E gratidão sempre a Deus por tudo !

Obs : E esses atuais Jettas GLI que substituíram os antigos Jettas TSI fabricados até 2018 com certeza que deverão receber alguma nova calibração dos seus motores lá na fábrica da VW do México para permitir que eles sejam abastecidos aqui no nosso mercado com essas novas gasolinas contendo esses anunciados 30% de etanol adicionado nelas.

Criar novo tópico Responder  [ 132 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas