Bem-vindo: 02 Jan 2026 04:58

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 188 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 31 Jul 2025 17:46 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

ianisgreek escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
E ontem, por uma pura coincidência , venceram as trocas de oleo e do filtro do motor tanto do novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão e tbm a troca de oleo e filtro do motor do nosso pioneiro HB20 1.6 2013.

E ambas essas trocas foram feitas longe da CCS Hyundai local e sim, numa ótima e bem montada loja automotiva de troca de oleo daqui da nossa cidade que tem até mais elevadores do que possui a própria oficina autorizada dessa revenda Hyundai local e que cujo ambiente , é tão organizado e limpo semelhante ao dessa própria oficina autorizada da revenda Hyundai local.

No caso do nosso HB20 1.6, foi tranquila essa troca, onde são sempre utilizados exatos 3.3 litros de oleo 0W-20 junto da troca do filtro de oleo e fazendo assim, o nível do oleo na vareta fica exatamente na marcação de máximo da vareta.

Mas curiosamente, que agora já completou os seus primeiros 5 mil kms rodados, como essa já é a 2ª troca de oleo desse novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão, foi colocado no motor dele apenas 4,2 lts de oleo além da troca do seu filtro que tbm foi substituído por um outro original e comprado lá da Hyundai para efeitos de se manter a garantia de fábrica desse novo Creta.

Mas no manual de qq Creta 1.6 TGDI informa que nessa troca de oleo com o filtro são utilizados exagerados 4,8 lts de oleo e quando esse meu irmão agiu assim durante a primeira troca de oleo aos primeiros 1000 kms rodados desse seu Creta, o nível do oleo ficou muito acima da marcação de máximo da vareta.

E nem adianta a dona Hyundai tentar afirmar que nós realizamos essa manutenção preventiva dessa troca de oleo e de filtro de uma forma negligente pq os elevadores dessa loja foram instalados exatamente no nível certo assim como ocorre na oficina autorizada local da dona Hyundai e o oleo usado foi muito bem escorrido já quente o que facilita muito mais a completa drenagem de todo o oleo velho.

Mas mesmo assim, podemos afirmar aqui com certeza de que esses tais 4,8 lts de oleo anunciados oficialmente nos manuais da Hyundai são sim de fato EXCESSIVOS para esse motor 1.6 TGDI e que devido a isso, o meu irmão solicitou que fossem retirados todo esse excesso de oleo e assim, encontraram os 4,2 lts de oleo como a quantidade exata e ideal para esse novo motor 1.6 TGDI desses novos Cretas 2025 e a partir daí o nível de oleo na vareta ficou justamente na marcação de máximo.

Ianis, td bem?
Seu irmão já deixou vc viajar dirigindo o Creta G3 dele? Se sim, gostou do desempenho? Alguns dizem que é muito motor para um carro desse porte.

Tudo bem por aqui e com vc Eduardo ?

Eu ainda não tive uma oportunidade de dirigir esse novo Creta 1.6 TGDI dele em rodovia.

Mas meu irmão e até o filho dele que tbm dirige esse Creta gostaram muito do desempenho desse modelo , mas não acharam que seria o caso dele ser um SUV com muito motor para pouca estrutura e sim dele ser um SUV muito bem equilibrado e estável.

Só está faltando mesmo colocar o nosso atual Citroen C4 Cactus THP lado a lado com esse Creta 1.6 TGDI num trecho plano e reto de uma rodovia mais deserta em alguma noite mais calma e tranquila e acelerar fundo esses dois veículos para ver quem vai mostrar que de fato tem um melhor desempenho.

Eu vou bem e o carro está com quase 6.500 km rodados e bem esperto, só continuo achando ele bobão em asfalto desnivelado, sacode muito os ocupantes e a direção não fica rígida em alta velocidade, como o carro balança muito nesse tipo de piso, mais de 130 km/h, se torna meio perigoso, até o meu ex Fit era mais grudado no chão, apesar que era bem mais baixo.
Ontem, fui com a minha vizinha pegar o novo Kicks dela, o top de linha Platinum, o carro é muito bonito, muita tecnologia, tudo que ele tem, o Creta tb tem, e nem tudo que o Creta tem, o Kicks tem, logo, o Creta é mais tecnológico. Demos uma volta de uns 50 km, fui como carona, mais para deixá-la tranquila, pois estava com medo do carro e de estacionar na vaga, comigo junto, ela relaxou muito mais. Mesmo sem dirigir, achei o carro ótimo, a suspensão é boa, parecida com a do Creta, eles compartilham dos mesmos mimos basicamente.
Ela pagou 205 mil + 5 mil de acessórios, acabou ficando muito caro, mas como o dinheiro é dela, está tudo bem.
O som da Bose dá uma surra de pau no som do Creta que diga-se de passagem, é uma porcaria. O teto solar é menor que a do Creta, apesar que também é panorâmico.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 01 Ago 2025 11:21 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Ianis, td bem?
Seu irmão já deixou vc viajar dirigindo o Creta G3 dele? Se sim, gostou do desempenho? Alguns dizem que é muito motor para um carro desse porte.[/quote]

Eu ainda não tive uma oportunidade de dirigir esse novo Creta 1.6 TGDI dele em rodovia.

Mas meu irmão e até o filho dele que tbm dirige esse Creta gostaram muito do desempenho desse modelo , mas não acharam que seria o caso dele ser um SUV com muito motor para pouca estrutura e sim dele ser um SUV muito bem equilibrado e estável.

Só está faltando mesmo colocar o nosso atual Citroen C4 Cactus THP lado a lado com esse Creta 1.6 TGDI num trecho plano e reto de uma rodovia mais deserta em alguma noite mais calma e tranquila e acelerar fundo esses dois veículos para ver quem vai mostrar que de fato tem um melhor desempenho.[/quote]

Eu vou bem e o carro está com quase 6.500 km rodados e bem esperto, só continuo achando ele bobão em asfalto desnivelado, sacode muito os ocupantes e a direção não fica rígida em alta velocidade, como o carro balança muito nesse tipo de piso, mais de 130 km/h, se torna meio perigoso, até o meu ex Fit era mais grudado no chão, apesar que era bem mais baixo.
Ontem, fui com a minha vizinha pegar o novo Kicks dela, o top de linha Platinum, o carro é muito bonito, muita tecnologia, tudo que ele tem, o Creta tb tem, e nem tudo que o Creta tem, o Kicks tem, logo, o Creta é mais tecnológico. Demos uma volta de uns 50 km, fui como carona, mais para deixá-la tranquila, pois estava com medo do carro e de estacionar na vaga, comigo junto, ela relaxou muito mais. Mesmo sem dirigir, achei o carro ótimo, a suspensão é boa, parecida com a do Creta, eles compartilham dos mesmos mimos basicamente.
Ela pagou 205 mil + 5 mil de acessórios, acabou ficando muito caro, mas como o dinheiro é dela, está tudo bem.
O som da Bose dá uma surra de pau no som do Creta que diga-se de passagem, é uma porcaria. O teto solar é menor que a do Creta, apesar que também é panorâmico.[/quote]

Fala Eduardo, são sempre importantes esses seus feedbacks sobre o seu novo Creta 2025.

Acredito tbm que nenhum carro é totalmente perfeito como é o caso desse novo Kicks em que a mecânica dele já deixa a desejar.

Eu pessoalmente não trocaria nem o nosso atual HB20 1.6 por exemplo, por esse novo Kicks ainda mais por todo esse valor cobrado por ele e pelo que ele oferece !

Acredito ainda que tem outras opções bem mais interessantes no nosso mercado atual por menos $$$$$ do que esse preço cobrado por ele.

O novo Creta 1.6 TGDI por exemplo , seria na minha opinião a opção mais vantajosa nessa categoria de veículo e nessa faixa de preço !

E aqui dentre todos das nossas familias, vc pode acreditar que carros com motores ineficientes, fracos e antigos nunca terão vez na hora de fechar quaisquer compras de veículos novos, definitivamente !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 01 Ago 2025 23:15 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

ianisgreek escreveu:
Ianis, td bem?
Seu irmão já deixou vc viajar dirigindo o Creta G3 dele? Se sim, gostou do desempenho? Alguns dizem que é muito motor para um carro desse porte.

Só está faltando mesmo colocar o nosso atual Citroen C4 Cactus THP lado a lado com esse Creta 1.6 TGDI num trecho plano e reto de uma rodovia mais deserta em alguma noite mais calma e tranquila e acelerar fundo esses dois veículos para ver quem vai mostrar que de fato tem um melhor desempenho.[/quote]

O som da Bose dá uma surra de pau no som do Creta que diga-se de passagem, é uma porcaria. O teto solar é menor que a do Creta, apesar que também é panorâmico.[/quote]

Fala Eduardo, são sempre importantes esses seus feedbacks sobre o seu novo Creta 2025.

Acredito tbm que nenhum carro é totalmente perfeito como é o caso desse novo Kicks em que a mecânica dele já deixa a desejar.

Eu pessoalmente não trocaria nem o nosso atual HB20 1.6 por exemplo, por esse novo Kicks ainda mais por todo esse valor cobrado por ele e pelo que ele oferece !

Acredito ainda que tem outras opções bem mais interessantes no nosso mercado atual por menos $$$$$ do que esse preço cobrado por ele.

O novo Creta 1.6 TGDI por exemplo , seria na minha opinião a opção mais vantajosa nessa categoria de veículo e nessa faixa de preço !

E aqui dentre todos das nossas familias, vc pode acreditar que carros com motores ineficientes, fracos e antigos nunca terão vez na hora de fechar quaisquer compras de veículos novos, definitivamente ![/quote]
Ianis, que o Kicks está caro, é um fato, mas duvido se alguém quisesse trocar o top de linha Platinum pelo seu HB20, vc recusaria, o novo Kicks dá uma surra de pau no HB20, fato, apenas fato.

MensagemEnviado: 01 Ago 2025 23:40 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ianis, td bem?

Só está faltando mesmo colocar o nosso atual Citroen C4 Cactus THP lado a lado com esse Creta 1.6 TGDI num trecho plano e reto de uma rodovia mais deserta em alguma noite mais calma e tranquila e acelerar fundo esses dois veículos para ver quem vai mostrar que de fato tem um melhor desempenho.

E aqui dentre todos das nossas familias, vc pode acreditar que carros com motores ineficientes, fracos e antigos nunca terão vez na hora de fechar quaisquer compras de veículos novos, definitivamente ![/quote]
Ianis, que o Kicks está caro, é um fato, mas duvido se alguém quisesse trocar o top de linha Platinum pelo seu HB20, vc recusaria, o novo Kicks dá uma surra de pau no HB20, fato, apenas fato.[/quote]

Eduardo, o que eu quiz dizer é que eu não trocaria nunca o nosso atual HB20 1.6 por esse novo Nissan Kicks e ainda ter de voltar toda essa fortuna por ele nessa troca e não ter um desempenho nada superior ao que oferece hoje esse nosso singelo HB20 1.6 2013.

Mas essa é apenas a minha opinião, de que ele não vale nunca o que pedem por ele devido justamente ao fraco desempenho desse novo Kicks , o que não condiz com o alto preço pedido por ele, foi apenas isso que eu queria falar para vc !

Ou seja, tbm é fato de que se formos comparar apenas o desempenho oferecido por esse novo Kicks 2025 com o desempenho de um HB20 1.6 , com certeza que ainda vai valer bem mais o muito menor investimento de um simples HB20 1.6 comparado com o preço atual desse novo Kicks 2025.

E esse novo Nissan Kicks 2025 me fez lembrar da velha história do antigo e já extinto Simca Chambord que foi apelidado aqui no Brasil de "Belo Antônio " porque ele era um veículo maravilhoso por fora mas na hora do vamos ver quanto ao desempenho que ele oferecia, ele não era de nada ...

MensagemEnviado: 04 Ago 2025 19:34 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

ianisgreek escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:
Ianis, td bem?

O som da Bose dá uma surra de pau no som do Creta que diga-se de passagem, é uma porcaria. O teto solar é menor que a do Creta, apesar que também é panorâmico.

Ianis, que o Kicks está caro, é um fato, mas duvido se alguém quisesse trocar o top de linha Platinum pelo seu HB20, vc recusaria, o novo Kicks dá uma surra de pau no HB20, fato, apenas fato.[/quote]

Eduardo, o que eu quiz dizer é que eu não trocaria nunca o nosso atual HB20 1.6 por esse novo Nissan Kicks e ainda ter de voltar toda essa fortuna por ele nessa troca e não ter um desempenho nada superior ao que oferece hoje esse nosso singelo HB20 1.6 2013.

Mas essa é apenas a minha opinião, de que ele não vale nunca o que pedem por ele devido justamente ao fraco desempenho desse novo Kicks , o que não condiz com o alto preço pedido por ele, foi apenas isso que eu queria falar para vc !

Ou seja, tbm é fato de que se formos comparar apenas o desempenho oferecido por esse novo Kicks 2025 com o desempenho de um HB20 1.6 , com certeza que ainda vai valer bem mais o muito menor investimento de um simples HB20 1.6 comparado com o preço atual desse novo Kicks 2025.

E esse novo Nissan Kicks 2025 me fez lembrar da velha história do antigo e já extinto Simca Chambord que foi apelidado aqui no Brasil de "Belo Antônio " porque ele era um veículo maravilhoso por fora mas na hora do vamos ver quanto ao desempenho que ele oferecia, ele não era de nada ...[/quote]

Ianis, tudo bem?
Agora entendi o que o amigo quis dizer, rsrsrsrs. Pau a pau, seria impossível não trocar o velho e bom HB20 pelo novo e top de linha do Kicks.
Ele está de fato, muito caro, eu não compraria, mas fui acompanhar a vizinha por ela estar insegura, a minha presença já a tranquilizou.
Quanto ao desempenho, mesmo sendo turbo e com 125 cavalos, ele não deve render tanto assim, pois é mais pesado que o próprio Creta, ao contrário do velho Kicks que andava bem devido ao pouco peso. Não consegui saber como é o desempenho, pois a vizinha estava dando apenas uma voltinha na cidade e com trânsito pesado, mesmo pq eu pedi para ela pisar leve e gradualmente, pois o carro estava saindo da concessionária, mas em todo caso, eu não sou mais um comprador do Kicks, comprei na ocasião, pois eu não estava preparado para migrar para o turbo, deixei se consolidar mais um pouquinho no mercado. O meu próximo carro deve ser um outro Creta, imagine como ele deve vir em uma nova geração?!
Só lembrando que a Hyundai já é a terceira maior montadora do mundo, perdendo apenas para a Toyota e Volks, potencial para um carro tecnológico, os coreanos tem. Vamos aguardar.
Os 120 cavalos do Creta, me atende muito bem na cidade e só é ok na estrada. O meu perfil é de um carro que anda ok, mais tecnologia e isso o Creta tem de sobra, ninguém tem o sistema de câmera dele, nem a X1, a refrigeração do banco é uma mão na roda.

MensagemEnviado: 04 Ago 2025 23:47 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Eduardo, valeu pelo seu feedback !

Mas eu ainda irei ficar na torcida para vc pegar um novo Creta 1.6 turbo pq essa versão vai de fato valer muito a pena para vc !

Porém quem sabem daqui mais 1 ou 2 anos não apareça alguma versão de Creta 1.0 TGDI flex com a ajuda de um sistema híbrido leve com uma bateria auxiliar de 48 volts para assim aumentar em mais uns 20 cvs a 30 cvs e de uns 3 kgfm a 5 kgfm de torque a mais pq isso seria uma ajuda com certeza muito interessante numa versão assim configurada.

Vamos aguardar pelos próximos capítulos dessa interessante novela que já começou diante de todos nós !

MensagemEnviado: 05 Ago 2025 19:34 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

ianisgreek escreveu:
Eduardo, valeu pelo seu feedback !

Mas eu ainda irei ficar na torcida para vc pegar um novo Creta 1.6 turbo pq essa versão vai de fato valer muito a pena para vc !

Porém quem sabem daqui mais 1 ou 2 anos não apareça alguma versão de Creta 1.0 TGDI flex com a ajuda de um sistema híbrido leve com uma bateria auxiliar de 48 volts para assim aumentar em mais uns 20 cvs a 30 cvs e de uns 3 kgfm a 5 kgfm de torque a mais pq isso seria uma ajuda com certeza muito interessante numa versão assim configurada.

Vamos aguardar pelos próximos capítulos dessa interessante novela que já começou diante de todos nós !

Se vier com esse câmbio de dupla embreagem a seco, estou fora, pois não sabemos de sua durabilidade. Fico com receio da revenda. Vamos aguardar.

MensagemEnviado: 06 Ago 2025 08:24 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E apesar de sabermos da alta eficiência de um câmbio automatizado de dupla embreagem , que são do tipo seco e úmido , quando comparado a todos os demais câmbios automáticos com conversor de torque e tbm os câmbios do tipo CVT , sei que muitos ainda tem dúvidas sobre a real confiabilidade desse novo câmbio DSG a seco dessa nova versão 1.6 TGDI dos novos Cretas 2025.

Mas os comentários que tenho a deixar aqui sobre esse novo câmbio aut. dos novos Cretas 1.6 TGDI 2025 continuam sendo os melhores, já que ele continua apresentando um funcionamento normal, suave e tranquilo em quaisquer situações de utilização apesar dele ser ainda um veículo bem novo e com menos de 6 mil kms rodados.

Por exemplo, durante os testes que fizemos de acelerações plenas e lado a lado dele contra o nosso atual Citroen C4 Cactus THP , percebemos nitidamente a boa atuação desse novo câmbio DSG a seco, que destracionou parcialmente as suas rodas dianteiras em todas as 4 arrancadas, provando que de fato, o que faltou foi um jogo de pneus um pouco mais largos e mais aderentes para assim, ele aproveitar um pouco melhor todo o torque disponível por esse seu ótimo motor 1.6 turbo que mostrou na prática estar sim muito bem calibrado de fábrica pela dona Hyundai do Brasil para funcionar bem até com essas nossas pobres e fracas gasolinas comuns e aditivadas.

Obs : Curioso foi perceber que nessa 4 arrancadas , o nosso Citroen C4 Cactus THP mostrou que arrancou de fato um pouco melhor, lógico que em parte, devido ao seu pêso mais leve em um pouco mais de 100 kgs e assim, ele sempre arrancava patinando um pouco menos os seus pneus dianteiros do que o Creta 1.6 TGDI, apesar desses seus pneus 205/55/17 serem um pouco mais estreitos e menores no diâmetro do que os pneus 215/55/18 do Creta 1.6 TGDI .

Foi por isso que esse nosso Citroen 1.6 turbo só conseguiu se segurar na frente desse Creta 1.6 turbo nas arrancadas lado a lado até uns 100 kms/h quando então o Creta já o alcançava e o ultrapassava tranquilo e decidido e avançava abrindo-se na sua frente e lá permanecendo e não sendo mais ameaçado .

MensagemEnviado: 11 Ago 2025 19:43 
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

ianisgreek escreveu:
E apesar de sabermos da alta eficiência de um câmbio automatizado de dupla embreagem , que são do tipo seco e úmido , quando comparado a todos os demais câmbios automáticos com conversor de torque e tbm os câmbios do tipo CVT , sei que muitos ainda tem dúvidas sobre a real confiabilidade desse novo câmbio DSG a seco dessa nova versão 1.6 TGDI dos novos Cretas 2025.

Mas os comentários que tenho a deixar aqui sobre esse novo câmbio aut. dos novos Cretas 1.6 TGDI 2025 continuam sendo os melhores, já que ele continua apresentando um funcionamento normal, suave e tranquilo em quaisquer situações de utilização apesar dele ser ainda um veículo bem novo e com menos de 6 mil kms rodados.

Por exemplo, durante os testes que fizemos de acelerações plenas e lado a lado dele contra o nosso atual Citroen C4 Cactus THP , percebemos nitidamente a boa atuação desse novo câmbio DSG a seco, que destracionou parcialmente as suas rodas dianteiras em todas as 4 arrancadas, provando que de fato, o que faltou foi um jogo de pneus um pouco mais largos e mais aderentes para assim, ele aproveitar um pouco melhor todo o torque disponível por esse seu ótimo motor 1.6 turbo que mostrou na prática estar sim muito bem calibrado de fábrica pela dona Hyundai do Brasil para funcionar bem até com essas nossas pobres e fracas gasolinas comuns e aditivadas.

Obs : Curioso foi perceber que nessa 4 arrancadas , o nosso Citroen C4 Cactus THP mostrou que arrancou de fato um pouco melhor, lógico que em parte, devido ao seu pêso mais leve em um pouco mais de 100 kgs e assim, ele sempre arrancava patinando um pouco menos os seus pneus dianteiros do que o Creta 1.6 TGDI, apesar desses seus pneus 205/55/17 serem um pouco mais estreitos e menores no diâmetro do que os pneus 215/55/18 do Creta 1.6 TGDI .

Foi por isso que esse nosso Citroen 1.6 turbo só conseguiu se segurar na frente desse Creta 1.6 turbo nas arrancadas lado a lado até uns 100 kms/h quando então o Creta já o alcançava e o ultrapassava tranquilo e decidido e avançava abrindo-se na sua frente e lá permanecendo e não sendo mais ameaçado .

Onde vocês fizeram esse teste, foi na rua mesmo?
Sobre o câmbio, é ainda muito novo, o receio da maioria é mais para a frente, pois no Tucson deu pau, mas a Hyundai garante que tem tecnologia em cima desse câmbio em relação ao do Tucson.

MensagemEnviado: 12 Ago 2025 09:58 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Esse teste entre esses veículos foi feito utilizando um pedaço de uma reta de 1.5 kms de uma topografia quase plana de uma rodovia deserta e de raro movimento noturno bem próximo da nossa cidade.

Inclusive nesse local existem 3 pistas, ou seja , duas em um mesmo sentido além da outra em sentido contrário.

Portanto, mesmo que esses 2 veículos ainda estejam acelerando lado a lado e simulando uma real ultrapassagem entre eles, nunca que esses dois veículos poderiam impedir a livre circulação dos demais veículos na pista contrária.

É um local seguro e o suficiente para se acelerar 2 carros lado a lado e com muita tranquilidade ainda mais nesse horário mais tarde das noites.

Quanto ao câmbio DSG a seco dos novos Cretas 1.6 TGDI , acredito que ele esteja reforçado o suficiente para aguentar com segurança todo o desempenho oferecido por esse novo motor 1.6 turbo dessa versão de Creta 2025.

Lembrando que a dona Hyundai do Brasil poderia ter selecionado perfeitamente um câmbio automático com conversor de torque para equipar esse seu novo Creta 1.6 turbo.

No entanto, sempre essa versão de câmbio automatizado DSG vai oferecer um pouco mais de rendimento geral a quaisquer tipo de motores justamente devido a grande vantagem técnica dele em não permitir nenhum deslizamento das rotações do motor, o que se traduz na prática, sempre nesse citado leve melhor rendimento geral oferecido nesse caso aqui por essa nova versão de Creta 1.6 turbo.

Ou seja, quaisquer câmbios DSG funcionam exatamente como um câmbio manual com o seu platô, o disco de embreagem e o seu colar, porém nesse caso desse DSG, todas as trocas de marcha se efetuam automaticamente por um sistema de multi-discos robotizado do DSG e não manualmente atravez da alavanca do câmbio e apertando-se o pedal da embreagem pelo condutor !

Contra esse tipo de câmbio automatizado DSG, apenas o seu custo que é sempre mais elevado do que todos os demais câmbios automáticos convencionais.

Criar novo tópico Responder  [ 188 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas