Hyundai HB20 Clube
https://hb20sclube.com.br/

HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 13/14
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=10&t=15731
Página 1 de 2

Autor:  gabrielfw [ 27 Abr 2021 11:48 ]
Título:  HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 13/14

Olá, caríssimos leitores!

Atualmente possuo o veículo Gol descrito no título, mas recebi uma proposta excelente para escolher entre ficar com o Gol ou o HB20 também descrito no título do tópico. Como não conheço os carros da Hyundai, gostaria de apreciar a opinião de vocês a cerca da dirigibilidade e manutenção, principalmente. O HB20 é um carro com o qual gastaria mais em manutenção que o Gol? Obrigado!

Autor:  biel780 [ 27 Abr 2021 12:53 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

gabrielfw escreveu:
Olá, caríssimos leitores!

Atualmente possuo o veículo Gol descrito no título, mas recebi uma proposta excelente para escolher entre ficar com o Gol ou o HB20 também descrito no título do tópico. Como não conheço os carros da Hyundai, gostaria de apreciar a opinião de vocês a cerca da dirigibilidade e manutenção, principalmente. O HB20 é um carro com o qual gastaria mais em manutenção que o Gol? Obrigado!

Olha, eu considero o HB20 muito superior ao Gol em todos os aspectos, ainda mais o gol dessa época.
Ele não da manutenção e quando dá, é preço normal (nem caro e nem barato).
Dirigibilidade é superior a da VW exceto na altura do carro, ele é bem baixo tem de tomar cuidado com a dianteira.

Autor:  ianisgreek [ 27 Abr 2021 22:13 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.

Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.

Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.

E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !

Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !

Autor:  biel780 [ 28 Abr 2021 12:00 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.

Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.

Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.

E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !

Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !

Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?

Autor:  ianisgreek [ 28 Abr 2021 13:49 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.

Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.

Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.

E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !

Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !

Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?



Tbm tenho essa grande curiosidade de saber o resultado de uma aceleração lado a lado entre um ford ka 1.5 c/ câmbio manual e um HB20 1.6 tbm manual com ambos abastecidos com etanol.

Mas eu ainda aposto na vitoria apertada do HB20 1.6 sobre o Ka 1.5 , principalmente na velocidade máxima onde com certeza o HB20 1.6 seria um pouco melhor !

Obs : Ainda vou dar um jeito de tirar essa dúvida em alguma rodovia tranquila e volto a postar aqui sobre os resultados reais.

Autor:  biel780 [ 28 Abr 2021 14:06 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.

Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.

Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.

E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !

Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !

Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?



Tbm tenho essa grande curiosidade de saber o resultado de uma aceleração lado a lado entre um ford ka 1.5 c/ câmbio manual e um HB20 1.6 tbm manual com ambos abastecidos com etanol.

Mas eu ainda aposto na vitoria apertada do HB20 1.6 sobre o Ka 1.5 , principalmente na velocidade máxima onde com certeza o HB20 1.6 seria um pouco melhor !

Obs : Ainda vou dar um jeito de tirar essa dúvida em alguma rodovia tranquila e volto a postar aqui sobre os resultados reais.


Eu tinha visto que o ATT, o HB20 leva vantagem. Imagino que no manual tbm, afinal o HB20 é mais leve (um pouco só) e tem um pouco mais de torque máximo.
Então eu diria que mesmo com os cv a mais do Ka, fica bem equilibrado e a decisão seria no acerto motor/cambio. O que por experiência, acho o Hyundai melhor.

Autor:  ianisgreek [ 08 Mai 2021 17:52 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.

Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.

Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.

E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !

Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !

Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?


Biel 780 , agora posso afirmar com certeza que esse comentário é uma lenda ou mito pq hj eu tive uma oportunidade real de testar na prática o desempenho entre o nosso atual HB20 1.6 com quase 80 mil kms rodados contra o Ford Ka sedan 1.5 c/ câmbio manual 2020 e atualmente com menos de 10 mil kms rodados do meu irmão que tbm foi comprado zero KM assim como esse nosso HB20 1.6 que tbm foi muito bem amaciado e conservado até agora.

Ou seja, não é que com 80 mil kms rodados o motor gamma 1.6 do nosso HB20 já esteja apresentando algum desgaste interno que o faça perder algum rendimento, o que sinceramente eu não acredito, mas comparar a saúde de um motor 1.5 com pouco menos de 10 mil kms rodados contra outro motor 1.6 mas já com 80 mil kms rodados não seria uma comparação totalmente justa e equiparada lembrando que verdade seja dita, ambos esses motores foram até agora extremamente bem cuidados na sua manutenção preventiva.

Mas mesmo assim, nas arrancadas o Ka sedan acompanha o desempenho do HB20 1.6 até a 3ª marcha ou seja, até uns 110 kms/h a uns 120 kms/h eles ainda estão juntos mas dai em diante o motor gamma de 4 cilindros 1.6 do HB20 fala um pouco mais alto do que o motor 3 cilindros 1.5 dragon da Ford e apesar de que na ficha técnica desse Ka sedan 1.5 dizer que ele tem 136 cvs com etanol contra 128 cvs do HB20 1.6 quando tbm abastecido com etanol além do torque máximo desse motor da Ford ser menor em 1 kgfm quando comparado com o torque máximo do motor Gamma 1.6 da Hyundai e isso faz sim na prática alguma diferença nas acelerações plenas a favor do HB20 1.6 !

E para piorar um pouco mais as coisas para esse pequeno sedan 1.5 da Ford, ele ainda é limitado de fábrica na sua velocidade máxima em até 180 kms/h mas o HB20 1.6 vai um pouquinho além dos 190 kms/h de final , então até na velocidade máxima a vitoria é do HB20 1.6 !

Obs: Lembrando que ambos os veículos estavam abastecidos obviamente com etanol e não com esses nossos lixos oleosos de gasolinas de baixa octanagem !

Autor:  biel780 [ 08 Mai 2021 23:28 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Tbm já usei gol geração V e VI tanto c/ motor 1.0 e o 1.6 mas sinceramente, nenhuma comparação com um HB20 em conforto, mecânica, rendimento, enfim, em tecnologia o HB20 é muito melhor do que a linha do VW Gol.

Mas verdade seja dita , o novo motor 1.0 flex de 8 válvulas transversal da linha gol geração V lançado em 2008 saia de fábrica tão bem acertado que nem um HB20 1.0 de 16 válvulas ganhava dele em desempenho, já testei esses 2 veículos em rodovias e sei muito bem desse resultado na prática.

Tanto é que quando a geração VI do gol foi lançada, a VW recalibrou esse seu motor 1.0 de 8 válvulas e ele perdeu um pouco em desempenho, apesar de ter ganhado um pouco em consumo médio, mas pessoalmente, prefiro o Gol 1.0 da geração V, um dos melhores Gols já produzidos pela VW do Brasil.

E só para ilustrar um pouco melhor esse assunto, mas nem o novo motor 1.6 de 16 válvulas flex da VW tbm não oferece o mesmo desempenho do motor gamma 1.6 da linha HB20, já fiz esse teste algumas vezes e o HB20 em alta velocidade vai deixando o gol ou fox 1.6 16 válvulas da VW para trás e não é mais ameaçado até a velocidade máxima !

Ou seja, a tecnologia sempre vai falar um pouco mais alto do que a tradição !

Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?


Biel 780 , agora posso afirmar com certeza que esse comentário é uma lenda ou mito pq hj eu tive uma oportunidade real de testar na prática o desempenho entre o nosso atual HB20 1.6 com quase 80 mil kms rodados contra o Ford Ka sedan 1.5 c/ câmbio manual 2020 e atualmente com menos de 10 mil kms rodados do meu irmão que tbm foi comprado zero KM assim como esse nosso HB20 1.6 que tbm foi muito bem amaciado e conservado até agora.

Ou seja, não é que com 80 mil kms rodados o motor gamma 1.6 do nosso HB20 já esteja apresentando algum desgaste interno que o faça perder algum rendimento, o que sinceramente eu não acredito, mas comparar a saúde de um motor 1.5 com pouco menos de 10 mil kms rodados contra outro motor 1.6 mas já com 80 mil kms rodados não seria uma comparação totalmente justa e equiparada lembrando que verdade seja dita, ambos esses motores foram até agora extremamente bem cuidados na sua manutenção preventiva.

Mas mesmo assim, nas arrancadas o Ka sedan acompanha o desempenho do HB20 1.6 até a 3ª marcha ou seja, até uns 110 kms/h a uns 120 kms/h eles ainda estão juntos mas dai em diante o motor gamma de 4 cilindros 1.6 do HB20 fala um pouco mais alto do que o motor 3 cilindros 1.5 dragon da Ford e apesar de que na ficha técnica desse Ka sedan 1.5 dizer que ele tem 136 cvs com etanol contra 128 cvs do HB20 1.6 quando tbm abastecido com etanol além do torque máximo desse motor da Ford ser menor em 1 kgfm quando comparado com o torque máximo do motor Gamma 1.6 da Hyundai e isso faz sim na prática alguma diferença nas acelerações plenas a favor do HB20 1.6 !

E para piorar um pouco mais as coisas para esse pequeno sedan 1.5 da Ford, ele ainda é limitado de fábrica na sua velocidade máxima em até 180 kms/h mas o HB20 1.6 vai um pouquinho além dos 190 kms/h de final , então até na velocidade máxima a vitoria é do HB20 1.6 !

Obs: Lembrando que ambos os veículos estavam abastecidos obviamente com etanol e não com esses nossos lixos oleosos de gasolinas de baixa octanagem !
Muito bom o teste.
Eu também acredito que um carro de 80 mil km (bem cuidado) rodado ainda é um carro que mantem o seu desempenho, diria que a partir dos 110,120 mil rodados começamos a perder potencia.

Fico feliz também que o HB20 anda igual nas velocidades usáveis em vias publicas mas leva uma vantagem no desempenho final, embora eu aposto que seu irmão esteja sim muito feliz.
O seu HB20 é 6 marchas já neste ano (manual), imagino que sim, se for 5 fica pior ainda para o Ka.

A questão de potencia tbm, potencia seria torque multiplicado por RPM, ter mais torque e o cilindro a mais para ter mais suavidade nas forças primarias ainda acho superior até mesmo aos 8 cv a mais do Ka.

Mas ambos ótimos carros (exceto que peguei nojo de ford depois do meu fiesta, rs).

Autor:  ianisgreek [ 10 Mai 2021 08:27 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

Eu ouvi dizer que o Gamma 1.6 fica pau a pau e até tem uma aceleração melhor que o Ka Dragon 1.5
Saberia se é lenda?[/quote]

Biel 780 , agora posso afirmar com certeza de que esse comentário é uma realidade pq hj eu tive uma oportunidade real de testar na prática o desempenho entre o nosso atual HB20 1.6 com quase 80 mil kms rodados contra o Ford Ka sedan 1.5 c/ câmbio manual 2020 e atualmente com menos de 10 mil kms rodados do meu irmão que tbm foi comprado zero KM assim como esse nosso HB20 1.6 que tbm foi muito bem amaciado e conservado até agora.

Ou seja, não é que com 80 mil kms rodados o motor gamma 1.6 do nosso HB20 já esteja apresentando algum desgaste interno que o faça perder algum rendimento, o que sinceramente eu não acredito, mas comparar a saúde de um motor 1.5 com pouco menos de 10 mil kms rodados contra outro motor 1.6 mas já com 80 mil kms rodados não seria uma comparação totalmente justa e equiparada lembrando que verdade seja dita, ambos esses motores foram até agora extremamente bem cuidados na sua manutenção preventiva.

Mas mesmo assim, nas arrancadas o Ka sedan acompanha o desempenho do HB20 1.6 até a 3ª marcha ou seja, até uns 110 kms/h a uns 120 kms/h eles ainda estão juntos mas dai em diante o motor gamma de 4 cilindros 1.6 do HB20 fala um pouco mais alto do que o motor 3 cilindros 1.5 dragon da Ford e apesar de que na ficha técnica desse Ka sedan 1.5 dizer que ele tem 136 cvs com etanol contra 128 cvs do HB20 1.6 quando tbm abastecido com etanol além do torque máximo desse motor da Ford ser menor em 1 kgfm quando comparado com o torque máximo do motor Gamma 1.6 da Hyundai e isso faz sim na prática alguma diferença nas acelerações plenas a favor do HB20 1.6 !

E para piorar um pouco mais as coisas para esse pequeno sedan 1.5 da Ford, ele ainda é limitado de fábrica na sua velocidade máxima em até 180 kms/h mas o HB20 1.6 vai um pouquinho além dos 190 kms/h de final , então até na velocidade máxima a vitoria é do HB20 1.6 !

Obs: Lembrando que ambos os veículos estavam abastecidos obviamente com etanol e não com esses nossos lixos oleosos de gasolinas de baixa octanagem ![/quote]


Muito bom o teste.
Eu também acredito que um carro de 80 mil km (bem cuidado) rodado ainda é um carro que mantem o seu desempenho, diria que a partir dos 110,120 mil rodados começamos a perder potencia.

Fico feliz também que o HB20 anda igual nas velocidades usáveis em vias publicas mas leva uma vantagem no desempenho final, embora eu aposto que seu irmão esteja sim muito feliz.
O seu HB20 é 6 marchas já neste ano (manual), imagino que sim, se for 5 fica pior ainda para o Ka.

A questão de potencia tbm, potencia seria torque multiplicado por RPM, ter mais torque e o cilindro a mais para ter mais suavidade nas forças primarias ainda acho superior até mesmo aos 8 cv a mais do Ka.

Mas ambos ótimos carros (exceto que peguei nojo de ford depois do meu fiesta, rs).[/quote]


Correta essa sua citação e concordo !

E aqui nesse assunto existe uma briga de tecnologias onde a economia na fabricação desse novo motor 1.5 Dragon da Ford são atualmente mais prioritários do que o rendimento máximo possível conseguido por um motor 1.6 de 4 cilindros !

Ou seja , um motor aspirado com 1.6 de cilindrada divida em 4 cilindros vai sem dúvida produzir mais torque e mostrar mais rendimento em altas rotações do que um motor 1.5 dividido em apenas 3 cilindros, ou seja, serão 3 cilindros maiores de 500 cc no motor 1.5 da Ford contra os 4 cilindros menores e mais leves de 400 cc do motor da Hyundai, o que logicamente fez o motor Gamma mostrar na prática esse leve melhor rendimento apresentado nesse teste.

Esse nosso HB20 2013 tem câmbio manual de 5 marchas, igual ao câmbio manual tbm de 5 marchas desse Ford Ka sedan 2020, portanto de transmissão, acredito que elas são comparáveis , mas o motor gamma 1.6 é sim levemente superior em rendimento geral do que o desse motor Dragon 1.5 da Ford.

Ainda mais agora nessa nova versão 1.6 desse motor da Hyundai desde a nova linha 2020 quando ele recebeu a tecnologia dos comandos variáveis tanto na admissão e tbm no escape e isso sem dúvida melhora um pouquinho mais o rendimento geral desse motor em relação a sua versão anterior que tinha o comando variável apenas nas válvulas de admissão !

Obs : Tanto é que oficialmente a potência máxima desse motor Gamma 1.6 saltou de 128 cvs para os atuais 130 cvs com etanol para essa nova versão de 2020 em diante.

Autor:  biel780 [ 10 Mai 2021 11:37 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

[quote="ianisgreek"][/quote]

Caramba, achei que o Ka 1.5 tinha 6 marchas até no manual, interessante eles irem na contramão do mercado.
Sobre o cilindro a mais, sem falar também que o load fica distribuido melhor com mais cilindros e ao menos um com 4 tem power stroke sem gaps, como os 3 cilindros que tem gaps entre um e outro powerstroke. O ideal é ter overlap, mas ai é exigir demais de nosso mercado.

Adoraria testar o novo Gamma 1.6

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/