Hyundai HB20 Clube
https://hb20sclube.com.br/

HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 13/14
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=10&t=15731
Página 2 de 2

Autor:  ianisgreek [ 10 Mai 2021 23:04 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:


Caramba, achei que o Ka 1.5 tinha 6 marchas até no manual, interessante eles irem na contramão do mercado.
Sobre o cilindro a mais, sem falar também que o load fica distribuido melhor com mais cilindros e ao menos um com 4 tem power stroke sem gaps, como os 3 cilindros que tem gaps entre um e outro powerstroke. O ideal é ter overlap, mas ai é exigir demais de nosso mercado.

Adoraria testar o novo Gamma 1.6[/quote


Correta essa sua citação, e apenas o novo HB20 1.6 com câmbio manual tem 6 marchas.

E no caso de vários motores aspirados de mesma cilindrada porém distribuída em um numero diferente de cilindros, o motor que apresentar mais cilindros com a mesma cilindrada vai tbm apresentar sempre o maior rendimento geral.

E como exemplo vamos pensar nas motocicletas de 400 cc com apenas 1 cilindro, com 2 cilindros, com 3 cilindros e com 4 cilindros e todos esses motores com o mesmo diagrama de diâmetro do piston vs curso do piston , todos dotados de injeção eletrônica e com cabeçotes de idêntica tecnologia para alinhar em igualdade de desenvolvimento os projetos de todos esses motores.

Nesse exemplo acima, o motor de 400 cc de 4 cilindros vai deixar com certeza todos os demais motores aqui citados comendo poeira pq ele vai render mais e ainda, vai apresentar uma rotação maior e além disso, ele vai ter uma maior facilidade de subir de rotação do que todos os demais motores com menos cilindros.

Mas tbm é verdadeiro o fato de que esse mesmo motor de 400 cc de 4 cilindros vai apresentar um consumo médio um pouco maior do que todos os demais, afinal vale aqui a regra do "cavalo que corre é cavalo que come" e em mecânica automotiva nada vem de graça e nem existem milagres aqui nesse assunto !!!

Obs : Não é à toa que esse motor 1.5 dragon de 3 cilindros da Ford é mais econômico em iguais condições de uso do que o motor Gamma 1.6 de 4 cilindros da Hyundai e mesmo se a cilindrada desse motor Gamma fosse reduzida de 1.6 para 1.5 ele ainda perderia em consumo médio para esse motor 1.5 Dragon da Ford exatamente devido a esse cilindro a mais do motor da Hyundai!!!

Autor:  biel780 [ 11 Mai 2021 09:12 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:


Caramba, achei que o Ka 1.5 tinha 6 marchas até no manual, interessante eles irem na contramão do mercado.
Sobre o cilindro a mais, sem falar também que o load fica distribuido melhor com mais cilindros e ao menos um com 4 tem power stroke sem gaps, como os 3 cilindros que tem gaps entre um e outro powerstroke. O ideal é ter overlap, mas ai é exigir demais de nosso mercado.

Adoraria testar o novo Gamma 1.6[/quote


Correta essa sua citação, e apenas o novo HB20 1.6 com câmbio manual tem 6 marchas.

E no caso de vários motores aspirados de mesma cilindrada porém distribuída em um numero diferente de cilindros, o motor que apresentar mais cilindros com a mesma cilindrada vai tbm apresentar sempre o maior rendimento geral.

E como exemplo vamos pensar nas motocicletas de 400 cc com apenas 1 cilindro, com 2 cilindros, com 3 cilindros e com 4 cilindros e todos esses motores com o mesmo diagrama de diâmetro do piston vs curso do piston , todos dotados de injeção eletrônica e com cabeçotes de idêntica tecnologia para alinhar em igualdade de desenvolvimento os projetos de todos esses motores.

Nesse exemplo acima, o motor de 400 cc de 4 cilindros vai deixar com certeza todos os demais motores aqui citados comendo poeira pq ele vai render mais e ainda, vai apresentar uma rotação maior e além disso, ele vai ter uma maior facilidade de subir de rotação do que todos os demais motores com menos cilindros.

Mas tbm é verdadeiro o fato de que esse mesmo motor de 400 cc de 4 cilindros vai apresentar um consumo médio um pouco maior do que todos os demais, afinal vale aqui a regra do "cavalo que corre é cavalo que come" e em mecânica automotiva nada vem de graça e nem existem milagres aqui nesse assunto !!!

Obs : Não é à toa que esse motor 1.5 dragon de 3 cilindros da Ford é mais econômico em iguais condições de uso do que o motor Gamma 1.6 de 4 cilindros da Hyundai e mesmo se a cilindrada desse motor Gamma fosse reduzida de 1.6 para 1.5 ele ainda perderia em consumo médio para esse motor 1.5 Dragon da Ford exatamente devido a esse cilindro a mais do motor da Hyundai!!!

Acho que a melhor solução para tentar igualar o consumo seria igual a dos V8 americanos que desliga determinado cilindro dependendo do modo de dirigir (ainda mais se o carro tem o modo economico que o condutor pode escolher)

Autor:  ianisgreek [ 11 Mai 2021 09:20 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

Sim, essa tecnologia foi empregada inicialmente pelos norte americanos nos seus motores V8 após o advento da injeção eletrônica.

Mas parece que ainda é uma tecnologia mais cara pq não é muito utilizada até agora e nem foi empregada em massa em veículos populares, apesar de funcionar muito bem.

Autor:  biel780 [ 11 Mai 2021 17:35 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
Sim, essa tecnologia foi empregada inicialmente pelos norte americanos nos seus motores V8 após o advento da injeção eletrônica.

Mas parece que ainda é uma tecnologia mais cara pq não é muito utilizada até agora e nem foi empregada em massa em veículos populares, apesar de funcionar muito bem.

Uma pena, quem sabe no futuro antes da maioria dos veículos virarem eletricos ela não se popularize

Autor:  ianisgreek [ 12 Mai 2021 00:31 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, essa tecnologia foi empregada inicialmente pelos norte americanos nos seus motores V8 após o advento da injeção eletrônica.

Mas parece que ainda é uma tecnologia mais cara pq não é muito utilizada até agora e nem foi empregada em massa em veículos populares, apesar de funcionar muito bem.

Uma pena, quem sabe no futuro antes da maioria dos veículos virarem eletricos ela não se popularize



Sinceramente , diante de tantas incertezas, nem podemos imaginar o que poderá ocorrer com os novos veículos a serem lançados.

Novas tecnologias já existem, mas entra uma serie de fatores como concorrência , custos, marketing e até o próprio mercado consumidor que sempre vai ditar as novas regras e os novos caminhos a seguir, por isso eu não arrisco dizer nada.

Mas um ótimo exemplo que deixo aqui sobre novos lançamentos é esse novo motor da Fiat , 1.3 de 4 cilindros turbo flex com injeção direta, com um novo cabeçote de 4 válvulas por cilindro, comandos variáveis na admissão e no escape além do levantamento eletrônico de todas as válvulas já de 2ª geração, o sistema multiair.

E a soma de todas essas tecnologias reunidas num só motor resultou num desempenho fantástico para essa atualidade permitindo a esse novo motor abastecido com etanol render 185 cvs e quase 28 kgfm de torque.

Valores de rendimento impensáveis até agora de se conseguir em nenhum outro motor turbo flex dessa nova geração incluindo até BMW , Mercedes Benz e Audis , portanto está de parabéns por esse refinado desenvolvimento desse novo motor, todo o grupo da Fiat.

E por isso, eu compraria de olhos fechados um veículo dessa marca com esse novo motor , tranquilamente e sem nem olhar para a concorrência !

Autor:  biel780 [ 12 Mai 2021 13:35 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, essa tecnologia foi empregada inicialmente pelos norte americanos nos seus motores V8 após o advento da injeção eletrônica.

Mas parece que ainda é uma tecnologia mais cara pq não é muito utilizada até agora e nem foi empregada em massa em veículos populares, apesar de funcionar muito bem.

Uma pena, quem sabe no futuro antes da maioria dos veículos virarem eletricos ela não se popularize



Sinceramente , diante de tantas incertezas, nem podemos imaginar o que poderá ocorrer com os novos veículos a serem lançados.

Novas tecnologias já existem, mas entra uma serie de fatores como concorrência , custos, marketing e até o próprio mercado consumidor que sempre vai ditar as novas regras e os novos caminhos a seguir, por isso eu não arrisco dizer nada.

Mas um ótimo exemplo que deixo aqui sobre novos lançamentos é esse novo motor da Fiat , 1.3 de 4 cilindros turbo flex com injeção direta, com um novo cabeçote de 4 válvulas por cilindro, comandos variáveis na admissão e no escape além do levantamento eletrônico de todas as válvulas já de 2ª geração, o sistema multiair.

E a soma de todas essas tecnologias reunidas num só motor resultou num desempenho fantástico para essa atualidade permitindo a esse novo motor abastecido com etanol render 185 cvs e quase 28 kgfm de torque.

Valores de rendimento impensáveis até agora de se conseguir em nenhum outro motor turbo flex dessa nova geração incluindo até BMW , Mercedes Benz e Audis , portanto está de parabéns por esse refinado desenvolvimento desse novo motor, todo o grupo da Fiat.

E por isso, eu compraria de olhos fechados um veículo dessa marca com esse novo motor , tranquilamente e sem nem olhar para a concorrência !

Esse motor me agradou muito, um realmente moderno, eficiente e forte.
Nunca considerei um carro da fiat, mas depois deste, admito que considero se as outras não seguirem essa formula.

Autor:  ianisgreek [ 14 Mai 2021 00:27 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

Exatamente , esse motor 1.3 turbo flex da FCA chamado de Stellantis deu sim um SHOW DE TECNOLOGIA em cima de toda a concorrência nacional e tbm internacional, pq ninguém conseguiu até agora tirar de um motor turbo flex de 4 cilindros e de apenas 1300 cc. esses impressionantes 185 cvs com quase 28 kgfm de torque quando abastecido com etanol.

Ou seja, seria o mesmo que algum fabricante lançar um novo motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros com tecnologia semelhante a desse motor 1.3 da FCA desenvolvendo 142 cvs com 21,3 kgfm de torque no etanol mas não custa sonhar com isso ...

Quero ver agora toda essa cambada de fabricantes coreanos, chineses, japoneses, europeus e norte americanos correndo atrás e desafiando esse novo motor apresentando assim um concorrente turbo flex que tenha um rendimento semelhante ou superior a esse !

E essa nova briga de tecnologia promete esquentar muito e por isso , vamos aguardar mas acho que teremos de nos assentar ou mesmo deitar pq esperar de pé por esses novos lançamentos concorrentes vamos cansar um bocado ... !

Autor:  biel780 [ 14 Mai 2021 12:58 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

ianisgreek escreveu:
Exatamente , esse motor 1.3 turbo flex da FCA chamado de Stellantis deu sim um SHOW DE TECNOLOGIA em cima de toda a concorrência nacional e tbm internacional, pq ninguém conseguiu até agora tirar de um motor turbo flex de 4 cilindros e de apenas 1300 cc. esses impressionantes 185 cvs com quase 28 kgfm de torque quando abastecido com etanol.

Ou seja, seria o mesmo que algum fabricante lançar um novo motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros com tecnologia semelhante a desse motor 1.3 da FCA desenvolvendo 142 cvs com 21,3 kgfm de torque no etanol mas não custa sonhar com isso ...

Quero ver agora toda essa cambada de fabricantes coreanos, chineses, japoneses, europeus e norte americanos correndo atrás e desafiando esse novo motor apresentando assim um concorrente turbo flex que tenha um rendimento semelhante ou superior a esse !

E essa nova briga de tecnologia promete esquentar muito e por isso , vamos aguardar mas acho que teremos de nos assentar ou mesmo deitar pq esperar de pé por esses novos lançamentos concorrentes vamos cansar um bocado ... !

Assim espero, pois adoraria um carro asiático (não chinês) com todas essas tecnologias, ainda mais a free valve.
Poderiamos até mesmo ter motores de cilindrada menor do que 1l que ainda desenvolva 120 cavalos

Autor:  robsonkobayashi [ 16 Ago 2021 17:18 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

gabrielfw escreveu:
Olá, caríssimos leitores!

Atualmente possuo o veículo Gol descrito no título, mas recebi uma proposta excelente para escolher entre ficar com o Gol ou o HB20 também descrito no título do tópico. Como não conheço os carros da Hyundai, gostaria de apreciar a opinião de vocês a cerca da dirigibilidade e manutenção, principalmente. O HB20 é um carro com o qual gastaria mais em manutenção que o Gol? Obrigado!


Então, já tive um Gol 1.0 e tenho atualmente um HB20S 1.6 AT. Qto a dirigibilidade, por ser cambio automático e ter sensor+camerâ de ré (no caso desse meu) melhorou bastante. Qto a manutenção, as do HB20S são anuais e a do Gol é semestral, mas se vc for fazer semestral vai gastar quase a mesma coisa.

Suponho q vc já tenha feito um comparativo do valor dos carros na tabela FIPE e tbm no KBB. Mas eu, pessoalmente, não trocaria o Gol por um carro de ano mais baixo, sem falar nos custos de documentação, mas tem q analisar cada detalhe. Qto troquei o meu precisava de um sedã e motor melhor para viajar, além de câmbio automático pra poder revezar com minha esposa. Foi um upgrade de 20mil na troca, com vários extras (multimídia, bancos de couro, rodas de liga, pneus novos, garantia e outros pequenos detalhes).

Autor:  ianisgreek [ 16 Ago 2021 17:29 ]
Título:  Re: HB20 Comfort Plus 1.6 2012 /2013 | Gol 1.0 TEC I-TREND 1

Em custo com manutenção preventiva (revisões) , pode ser que o desse VW gol descrito seja um pouquinho mais barato, mas seria uma diferença pequena se comparado com o comprovado melhor custo-benefício oferecido por um HB20 1.6 quando comparado com esse Gol.

Obs : Lógico que estamos considerando aqui que ambos esses veículos estejam em otimas condições de conservação geral.

Página 2 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/