Betox escreveu:
Vejam meu raciocínio e me corrijam se estiver errado.
Estão divulgando esse Kappa 1.0 turbo com potência entre 120 e 125 cv e torque entre 17 e 19 kgfm. O Gamma 1.6 tem o torque máximo (16 kgfm) à 4.500 rpm e esse 1.0 turbo tem seu torque máximo à partir de 1.500 rpm.
Assisti um vídeo do Tonella meses atrás, e percebi que temos uma idéia errada sobre potência máxima e torque. Ele diz que em 90% do tempo, usamos o motor girando entre 1.500 e 3.500 rpm. Olhando a curva do Hb20 nessa faixa, esse motor 1.6 entrega apenas algo entre 40 e 70 cv (números próximos do fusca 1.600 kkk). Raramente utilizaremos a potência máxima de 128 cv, pois ela só aparece nos 6.000 rpm. Isso significa que tanto faz o motor ter 100, 120 ou 130 cv. O importante é a potência que existe nessa faixa mais comum de operação. É isso que nos fará "sentir" o carro.
A minha dúvida é: se o turbo adianta o torque máximo de 4.500 para 1.500 rpm, será que essa potência pré divulgada seria alcançada em rotações menores que no motor 1.6?
Com certeza sim!!!
Por isso que tem tanto Up! TSi por aí andando barbaridades, porque com alto torque já em baixa rotação, seria praticamente um carro 1.8 ou 2.0 na equivalência do torque.
Como você mesmo falou Betox, usamos o carro em baixos giros.... No meu caso, por exemplo, quando começa a passar de 3500, no meu caso, eu já me incomodo e passo... Por isso que esses carros 1.0T pra mim serão ideias: economia e potência!