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 Título: Re: Fluido óleo direção hidráulica
MensagemEnviado: 03 Fev 2022 15:54 
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DougSampaNA escreveu:
Bom dia a todos; o meu é o sedan 1.6 AT4; eu comprei 1 litro do produto e vou trocar em casa mesmo; na pior das hipóteses extraio a maior parte e ponho o novo. Como não pretendo ficar com o carro mais do que 2 anos a frente (ja completou 8 anos comigo); ao menos ficará mais protegido de desgastes em função da mistura de um óleo mais novo; sei tambem que misturar novo com velho diminui as qualidades do novo; mas é melhor do que não trocar nada e depois ter que gastar uma nota numa caixa de DH nova+fluido+custo de M.O..
Como na Internet as fotos para a gente conseguir alguma informação são muito ruins; eu tirei essas da embalagem com uma qualidade melhor para voces saberem dos dados corretos ok.

Pelo que eu entendi você irá fazer em casa, certo?
Extraia tudo com uma seringa de farmácia.
Com o carro DESLIGADO, mas a chave na posição de serviço (painel ligado por total e volante destravado), vire o volante ao máximo para um lado e extraia o liquido que irá circular.
Vire o volante para o outro lado e repita.
Após isso complete o fluido e vire o volante para um lado e complete mais uma vez. Depois do outro completando. Após não sugar todo o liquido do reservatório dispersando, ligue o carro por uns 5 segundos e desligue. Cheque se precisa completar mais uma vez.
E vai indo assim até não abaixar mais.


Poder misturar com antigo pode, mas quanto mais antigo for extraído, melhor.
Se quiser levar a mecânico, pela para ele tirar a mangueira de retorno para extrair todo o liquido com a bomba em funcionamento, assim renovando por completo sem haver fluído antigo. ele faz em 30 minutos contando o tempo de retirar as mangueiras.


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 Título: Re: Fluido óleo direção hidráulica
MensagemEnviado: 08 Fev 2023 18:52 
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Revivendo esse tópico para um importante esclarecimento :

Apesar de procurar ser sempre bem cuidadoso com a manutenção preventiva de todos os meus veículos , confesso aqui que descuidei completamente dessa manutenção do sistema de direção hidráulica desse nosso pioneiro HB20 1.6 2013 !

E somente agora me atinei para a manutenção desse fluído da direção hidráulica que sempre permaneceu no nível correto no seu reservatório, apesar dos 10 anos e dos atuais pouco mais de 104 mil kms rodados.

A realidade é que se faz necessário fazer preventivamente a troca completa desse fluído PSF3 do tipo 100% sintético da direção hidráulica a cada 5 anos ou a cada 50 mil kms rodados.

Mas de alguns dias para cá, de fato tenho observado durante as manobras, um leve ruído ao esterçar a direção principalmente com o motor já bem aquecido , o que me alertou sobre essa necessidade de fazer urgente essa manutenção.

E hoje finalmente, fiz essa troca desse fluído incluindo tbm a lavagem de todo esse sistema com o oleo novo.

E não foi necessário mais do que 1 litro desse fluído para se fazer toda essa manutenção , ainda que corretiva , mas já sabemos que antes tarde do que nunca !

Fiz isso na garagem de casa mesmo , com o sistema já em temperatura normal de trabalho, mas o motor deve estar desligado o tempo todo.

É importante ainda levantar apenas as rodas dianteiras mas só o suficiente para elas saírem do contato com o piso e assim, ficar mais fácil o total esterçamento da direção para ambos os lados.

Para tanto, basta abrir a tampa do reservatório , sugar com alguma seringa ou mangueira fina e o máximo que puder de todo o fluído velho, , em seguida desencaixar o reservatório do seu lugar e soltar a braçadeira e a mangueira mais fina desse reservatório, é aquela que se localiza atrás do farol direito do veículo.

Será necessário ainda um pedaço de 1 metro de mangueira de um diâmetro tal que ela possa ser encaixada dentro dessa mangueira do sistema que foi desconectada do reservatório e coloca-la dentro de um frasco transparente de 1 lt a 1.5 lts que deve ser mantido o mais baixo possível para coletar todo o fluído velho que será drenado por essa mangueira ao ser esterçado devagar e para ambos os lados o volante da direção.

Improvise tbm algum tampão para tampar a saída do reservatório onde se encaixa a mangueira de diâmetro menor ou mesmo tampe provisoriamente esse orifício do reservatório com o próprio dedo , apenas para quando for encher esse reservatório com o fluído novo, ele não escorrer .

Em seguida , basta pedir para alguém esterçar devagar o volante de um lado para o outro com o motor sempre desligado e o fluído velho será expulso por essa mangueira que está com uma das extremidades dentro desse frasco.

Quando for percebido que o fluído novo já está saindo limpo e na sua coloração original bem avermelhada , essa troca já poderá ser considerada concluída.

Agora basta reinstalar o reservatório no seu devido lugar, reconectar a mangueira mais fina no seu local e fixa-la com a sua abraçadeira, completar novamente o reservatório com o fluído novo até o seu nível correto , descer o carro do macaco e agora já se pode ligar o motor e esterçar totalmente e de batente a batente, o volante por pelo menos umas 3 vezes e estará assim finalizada mais essa manutenção .

Obs : Percebi logo após essa troca desse fluído velho que a direção já se esterça agora bem mais macia do que antes e sem ruídos, sinal de que houve benefícios diretos com essa simples manutenção !

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 Título: Re: Trocar fluído/óleo direção hidráulica
MensagemEnviado: 22 Fev 2023 12:25 
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E uma curiosa e até intrigante observação muito positiva que notei após fazer a troca já bem tardia de todo o fluído da direção hidráulica desse nosso pioneiro HB20 1.6 :

As médias de consumo desde então estão se mostrando surpreendentemente um pouco melhores do que antes, porém sem nenhuma outra justificativa técnica!

O combustível permanece sempre do mesmo posto, mas a mistura agora até está com 5% menos gasolina do que antes , já que tenho abastecido desde algumas semanas atrás com essa nova mistura de 90% de etanol com apenas 10% de gasolina.

A única explicação técnica que vejo para justificar essa inesperada novidade é que após fazer essa manutenção, o sistema de direção hidráulica está funcionando agora mais livre e com um menor atrito devido ao novo oleo desse sistema ser mais fino e estar obviamente bem mais eficiente do que aquele antigo fluído velho.

A realidade é que observei que o fluído velho estava de fato já bem escuro, bastante contaminado e mais do que totalmente vencido e se mostrava ainda bem mais grosso e pesado do que o novo fluído e isso certamente estivesse causando um arrasto maior em todo o sistema de direção, exigindo tbm um maior esforço para o motor acionar a bomba desse sistema hidráulico, o que tecnicamente faz sim todo um sentido lógico dessas leves melhores médias de consumo obtidas !

Ou seja, o teor de gasolina presente agora no tanque está 5% menor do que antes mas as médias de consumo obtidas estão se mostrando claramente um pouco melhores , apesar de que a realidade lógica deveria mostrar exatamente o contrário ...

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