Loboguara escreveu:
Boa tarde galera!
tenho um hb20s 2015 1.0 3 cilindros… ele aqueceu… mecânico tirou o cabeçote e trocou a junta. Mas o carro continua jogando agua pela descarga..
Encostei o carro, esta parado aqui na garagem, provavelmente precise retificar o bloco.
Queria saber a opinião de vocês, se vale a pena retificar ou comprar um motor no ferro velho?
Boa tarde e seja bem vindo a esse clube !
A melhor decisão nesses casos vai depender de alguns fatores como a quilometragem que esse motor já percorreu, do tipo de manutenção preventiva que esse motor recebeu até agora durante toda sua vida útil até aqui e ainda vai depender do estado do motor que vc encontrar num desmanche !
Esse sintoma de sair água pela descarga sugere bastante alguma trinca importante nesse cabeçote, muito provável devido a esse superaquecimento.
Foi por isso que apenas desmontar esse cabeçote e trocar a sua junta não resolveu esse problema !
E assim, eu sugiro essas opções nesse caso :
Dependendo do desgaste desse bloco pelo que o mecânico que desmontou esse cabeçote visualizou, vc poderia aproveitar ainda esse bloco e somente comprar um bom cabeçote em algum desmanche de preferência que já esteja montado e completo.
Ou se esse seu mecânico percebeu algum sinal mais nítido de desgastes acentuados nesse bloco após ele ter retirado o cabeçote, então nesse caso, já poderá ser mais vantajoso economicamente a compra de um motor completo e fechado em um desmanche.
Obs : É importante citar tbm que nesses casos, existe sim a possibilidade mais rara de ter ocorrido uma trinca em alguma galeria de arrefecimento nesse bloco , dependendo da intensidade desse superaquecimento e portanto essa possibilidade não deve ser descartada e devidamente verificada !
Se vc precisar de mais alguma orientação, disponha sempre !