E voltando novamente a esse tópico para mais um comentário :
Hoje , 22/11 , fui procurado por um velho amigo dono de um HB20 1.6 2014 c/ câmbio manual que sempre foi dele.
A dúvida que ele tinha era de que , apesar dele já ter comprado recentemente e pela 1ª vez essas novas velas de ignição de iridium NGK da linha HB20 2016 em diante para substituir as antigas velas de cobre, mas que ele ainda não tinha instalado essas novas velas no motor do seu HB20 por não saber conferir corretamente a regulagem que elas apresentavam de fábrica, ou seja, o gap delas e se eles estavam de fato corretos ou se precisavam de um novo ajuste !
Ofereci ajuda a ele e assim, propus verificar esse novo jogo de velas e ao conferir esse gap de cada uma dessas novas velas de iridium, percebi que todas vieram de fábrica com o gap ou a folga de 0,7 mm, ou seja, essa regulagem estava menor do que a recomendada pela HMB que seria de 0,8 mm.
E diante disso, corrigi todas essas regulagens dessas 4 velas ajustando-as com a ajuda de um calibre de lâminas para os 0,8 mm oficialmente recomendados e em seguida, o ajudei a instalar essas novas velas no motor do seu HB20 1.6 !
E ao ligar o motor, ele deu a partida prontamente e funcionou perfeito.
Obs : Lembrando aqui que se essas novas velas de iridium forem instaladas em qq motor da linha HB20 com essa regulagem incorreta de 0,7 mm no lugar da regulagem ideal de 0,8 mm, tem-se imediatamente duas grandes desvantagens técnicas, apesar de que mesmo assim, com toda a certeza que qq motor da linha HB20 ainda vai sim continuar a funcionar aparentemente bem porém com um rendimento sempre bem inferior ao ideal e isso sem nenhuma sombra de dúvidas !
Porque nesses casos, o centelhamento ou as faíscas produzidas por essas novas velas assim erradamente reguladas com uma folga ou gap menor ficarão seguramente mais fracas.
E como consequência direta disso, perde-se tanto em desempenho e principalmente, em consumo médio , piorando assim o rendimento desse motor tanto com gasolina e tbm com etanol.
Uma outra importante informação técnica sobre essas novas velas de ignição de iridium anunciada por todos os seus fabricantes é que após muitos testes com esse novo tipo de material iridium, verificou-se comprovadamente que comparadas com todas as demais velas de ignição comuns de cobre, que essas novas velas de iridium necessitam de 20% menos energia das bobinas de ignição para produzirem o centelhamento ideal , o que não deixa de ser tbm mais uma excelente vantagem e portanto, uma ótima notícia, porque mesmo que essas novas velas de ignição sejam reguladas ocasionalmente com valores digamos de 0,9 mm no caso para o motor Gamma 1.6 , ainda assim essas novas velas de iridium vão proporcionar um excelente rendimento geral e sem risco algum de falhas se comparadas com as antigas velas de cobre se elas estiverem reguladas com a regulagem oficial de 0,8 mm , porque já sabemos tbm que quanto maior for a folga ou o gap de uma vela de ignição, tbm mais forte será a sua centelha ou faísca e como resultado disso, mais completa será a combustão de qq combustível que seja resultando assim, sempre em um maior rendimento geral do motor.
Quanto a dica para se fazer corretamente esse ajuste dessa regulagem para essas velas de iridium, basta ler nas páginas anteriores desse tópico que eu já havia escrito sobre isso, caso necessitem a utilização dessa instrução.
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