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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 29 Jan 2022 19:53 
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ianisgreek escreveu:
Sim Biel, com certeza que os câmbios aut. com conversor de torque da linha HB20 já estão equipados com travas nos conversores de torque pq a vantagem oferecida por esse artificio é dupla, ou seja, melhora tanto o desempenho e tbm proporciona um menor consumo de combustível.

Com relação a comparação de desempenho entre um HB20 1.6 aut. 6 marchas e um corolla 2.0 CVT, infelizmente não tem como comparar pq como vc mesmo citou, o motor maior desse Toyota sempre vai oferecer um maior torque disponível em todas as rotações do que o torque oferecido pelo motor Gamma 1.6 !!!

Em motores aspirados, a cilindrada maior sempre vai ser decisiva em oferecer um melhor desempenho sem dúvida nenhuma.

Sim, o Corolla teria de ser muito mais pesado do que ele é para o 2.0 ser insuficiente


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 01:01 
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Ainda dentro do assunto sedans médios com motores aspirados, vejo os Hyundai Elantra 2.0 flex aut. como sedans até superiores em dirigibilidade do que os corollas e civics 2.0 aspirados.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 01:33 
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ianisgreek escreveu:
Ainda dentro do assunto sedans médios com motores aspirados, vejo os Hyundai Elantra 2.0 flex aut. como sedans até superiores em dirigibilidade do que os corollas e civics 2.0 aspirados.

Na verdade eu também, não acho o Corolla o melhor no quesito motor e câmbio


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 16:38 
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Além disso, temos tbm uma outra interessante opção em sedan médio concorrente dos sedans médios japoneses que é o Kia Cerato EX aut. com um ótimo câmbio e o conhecido motor NU 2.0 flex semelhante ao dos atuais Cretas Prestige.

Ele ainda tem a vantagem do baixo pêso (1270 kgs) , um excelente perfil aerodinâmico com CX de 0,27 , um amplo espaço interno, um baixo preço de aquisição além da ótima rede Kia de assistência técnica.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 30 Jan 2022 16:56 
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ianisgreek escreveu:
Além disso, temos tbm uma outra interessante opção em sedan médio concorrente dos sedans médios japoneses que é o Kia Cerato EX aut. com um ótimo câmbio e o conhecido motor NU 2.0 flex semelhante ao dos atuais Cretas Prestige.

Ele ainda tem a vantagem do baixo pêso (1270 kgs) , um excelente perfil aerodinâmico com CX de 0,27 , um amplo espaço interno, um baixo preço de aquisição além da ótima rede Kia de assistência técnica.

Eu esqueci completamente da Kia, acho que vou pesquisar mais sobre ele


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 23 Nov 2022 00:53 
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E voltando novamente a esse tópico para mais um comentário :

Hoje , 22/11 , fui procurado por um velho amigo dono de um HB20 1.6 2014 c/ câmbio manual que sempre foi dele.

A dúvida que ele tinha era de que , apesar dele já ter comprado recentemente e pela 1ª vez essas novas velas de ignição de iridium NGK da linha HB20 2016 em diante para substituir as antigas velas de cobre, mas que ele ainda não tinha instalado essas novas velas no motor do seu HB20 por não saber conferir corretamente a regulagem que elas apresentavam de fábrica, ou seja, o gap delas e se eles estavam de fato corretos ou se precisavam de um novo ajuste !

Ofereci ajuda a ele e assim, propus verificar esse novo jogo de velas e ao conferir esse gap de cada uma dessas novas velas de iridium, percebi que todas vieram de fábrica com o gap ou a folga de 0,7 mm, ou seja, essa regulagem estava menor do que a recomendada pela HMB que seria de 0,8 mm.

E diante disso, corrigi todas essas regulagens dessas 4 velas ajustando-as com a ajuda de um calibre de lâminas para os 0,8 mm oficialmente recomendados e em seguida, o ajudei a instalar essas novas velas no motor do seu HB20 1.6 !

E ao ligar o motor, ele deu a partida prontamente e funcionou perfeito.

Obs : Lembrando aqui que se essas novas velas de iridium forem instaladas em qq motor da linha HB20 com essa regulagem incorreta de 0,7 mm no lugar da regulagem ideal de 0,8 mm, tem-se imediatamente duas grandes desvantagens técnicas, apesar de que mesmo assim, com toda a certeza que qq motor da linha HB20 ainda vai sim continuar a funcionar aparentemente bem porém com um rendimento sempre bem inferior ao ideal e isso sem nenhuma sombra de dúvidas !

Porque nesses casos, o centelhamento ou as faíscas produzidas por essas novas velas assim erradamente reguladas com uma folga ou gap menor ficarão seguramente mais fracas.

E como consequência direta disso, perde-se tanto em desempenho e principalmente, em consumo médio , piorando assim o rendimento desse motor tanto com gasolina e tbm com etanol.

Uma outra importante informação técnica sobre essas novas velas de ignição de iridium anunciada por todos os seus fabricantes é que após muitos testes com esse novo tipo de material iridium, verificou-se comprovadamente que comparadas com todas as demais velas de ignição comuns de cobre, que essas novas velas de iridium necessitam de 20% menos energia das bobinas de ignição para produzirem o centelhamento ideal , o que não deixa de ser tbm mais uma excelente vantagem e portanto, uma ótima notícia, porque mesmo que essas novas velas de ignição sejam reguladas ocasionalmente com valores digamos de 0,9 mm no caso para o motor Gamma 1.6 , ainda assim essas novas velas de iridium vão proporcionar um excelente rendimento geral e sem risco algum de falhas se comparadas com as antigas velas de cobre se elas estiverem reguladas com a regulagem oficial de 0,8 mm , porque já sabemos tbm que quanto maior for a folga ou o gap de uma vela de ignição, tbm mais forte será a sua centelha ou faísca e como resultado disso, mais completa será a combustão de qq combustível que seja resultando assim, sempre em um maior rendimento geral do motor.

Quanto a dica para se fazer corretamente esse ajuste dessa regulagem para essas velas de iridium, basta ler nas páginas anteriores desse tópico que eu já havia escrito sobre isso, caso necessitem a utilização dessa instrução.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 25 Nov 2022 11:28 
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E essa ajuda a esse meu amigo para ajustar e instalar um novo jogo de velas de iridium no seu HB20 1.6 2014 me deram uma nova e interessante ideia:

Resolvi ontem dar uma conferida nas velas de iridium do nosso atual HB20 1.6 mas já com a intenção de fazer uma nova experiencia técnica :

Apesar de que , após desmontar todas as 4 velas , elas se apresentavam todas limpas e secas com uma aparência ideal e com uma coloração castanho claras e melhor ainda, com as suas folgas ou o gap em exatos 0,8 mm em todas elas, conforme eu já havia ajustado por ocasião da instalação delas, dessa vez a ideia e a intenção aqui era a de aumentar propositalmente essa folga original dessas velas de iridium passando dos 0,8 mm originais para 0,9 mm e verificar a partir de agora se haveria de fato algum novo comportamento em rendimento, ou seja, se haveria na realidade, mudanças reais no desempenho ou no consumo médio desse motor 1.6 Gamma.

E após essas velas estarem ajustadas com essa nova regulagem de 0,9 mm, foi dada a partida no motor que ligou de estalo, funcionando macio e tranquilo.

Continuando com as explicações técnicas, se os fabricantes dessas novas velas de iridium já anunciaram que foi comprovado que essas velas necessitam de 20% menos voltagem ou energia de suas bobinas de ignição, é obvio que agora vai sobrar essa pequena reserva de potência nessa bobinas se comparadas com as antigas velas de ignição de cobre.

E essa pequena reserva é que vai nos permitir aumentar essa regulagem de 0,8 mm para esses atuais 0,9 mm sem riscos de falhas.

Ora, nesse caso, aumentando-se essa regulagem para 0,9 mm nessas velas de iridium teremos como resultado direto , faíscas ou centelhamento um pouco melhores (mais fortes) do que com a regulagem de 0,8 mm e assim, o motor é beneficiado na prática com um leve melhor rendimento geral.

E uma segunda boa notícia técnica para quem tem um HB20 tanto com o motor 1.0 e tbm com o motor 1.6 até 2015 é que as suas bobinas originais são um pouco mais potentes do que as novas bobinas que equipam todos os HB20 de 2016 em diante, ou seja, exatamente todos os novos modelos equipados com essas novas velas de iridium.

E a explicação técnica para isso é que por já sabermos que as antigas velas de cobre , que além delas se desgastarem bem mais rápido do que as velas de iridium, isso tbm causa uma demanda bem maior de energia ou de voltagem por parte dessas bobinas originais para haver o centelhamento ideal, razão delas apresentarem obrigatoriamente um potencial de energia um pouco maior do que as novas bobinas de ignição que equipam toda a linha HB20 de 2016 em diante , já que essas novas velas de iridium necessitam desses 20% menos energia das suas bobinas de ignição.

Ou seja, o beneficio em se usar essas novas velas de ignição de iridium em qq HB20 ate 2015 é duplo com vantagens tanto num melhor rendimento geral e tbm devido as bobinas dessa linha HB20 até 2015 serem originalmente um pouco mais potentes do que as demais novas bobinas que equipam todos os HB20 de 2016 em diante.

Mas muita atenção a esse importante detalhe :

Não é possível substituir essas bobinas de ignição originais de qq HB20 de 2016 em diante por esse modelo de bobina mais antigo da linha até 2015 porque essa substituição não é compatível .

E agora com essa pequena modificação técnica realizada nesse nosso HB20 1.6 2013, estaremos observando o novo comportamento geral do seu motor e assim, vou relatando aqui as minhas impressões quanto ao seu rendimento comparando com o rendimento anterior desse nosso HB20 e logicamente que estarei mantendo inalterado tanto o combustível além de todos demais itens desse veículo.

Lembrando ainda que qq pequena modificação técnica que se faça em qq motor flex atual como essa que fiz agora, assim como tbm uma revisão qq onde se trocam os filtros e o oleo, tem-se obrigatoriamente nesses casos que aguardar o veículo rodar pelo menos de uns 45 a 50 kms para que assim a ECU tenha um tempo hábil para se readaptar fazendo novamente um novo reajuste para essa nova condição de funcionamento desse motor em questão.

E somente a partir daí é que poderão ser percebidas quaisquer mudanças positivas ou negativas no rendimento desse motor.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 28 Nov 2022 11:22 
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E ontem já bem tarde da noite, retornei de mais uma viagem rápida numa cidade vizinha a minha , onde percorri um percurso total de 320 kms , sempre em pista simples asfaltada e quase toda plana e com poucas curvas.

Fiz todo esse percurso mais tranquilo , limitando a velocidade propositalmente num máximo de 120 kms/h e como estava um clima mais fresco tanto na ida e tbm na volta, deu para evitar a utilização do ar cond. o tempo todo.

A média de consumo no final dessa viagem foi de exatos 10,2 kms/l mostrados no comp. de bordo do veículo e sempre abastecendo com a mistura mágica de E-85 , ou seja, para cada 8,5 lts de etanol abastecidos, misturo 1,5 lts de gasolina comum.


Observei tbm que com essa nova regulagem das velas de iridium passando dos oficiais e recomendados 0,8 mm para 0,9 mm que jamais o motor mostrou nenhuma falha nem engasgo algum, mostrando um funcionamento macio e suave em baixas e médias rotações com pouca solicitação do acelerador, mas respondendo muito bem em situações de subidas , ultrapassagens e demais solicitações onde se exige um maior torque e potência.

Ou seja, não houve nenhuma regressão ou uma perda de rendimento perceptível rodando com esse veículo agora com essa nova regulagem nessas velas de ignição de iridium quando comparado com a regulagem anterior !

Acredito ainda que devido a pequena distância (menos de 400 kms ) que percorri até agora desde que houve essa modificação técnica nessas velas, que a ECU do nosso HB20 ainda possa estar complementando a fase de reajustes finos pq sabemos que o centelhamento ou as faíscas de ignição das velas sempre passam por um período de adaptação e acomodação inicial e que somente a partir da conclusão final dessa acomodação é que essa nova regulagem se estabiliza em definitivo e a partir dessa fase o motor poderá assim mostrar o real efeito prático dessa mudança no sistema de ignição desse veículo.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 05 Dez 2022 13:09 
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Mais uma pequena viagem concluída nesse HB20 1.6 agora com uma nova regulagem experimental de 0,9 mm nas suas velas de ignição de iridium e os resultados práticos dessa modificação estão surgindo e se acumulando positivamente !

Ontem à noite, apos retornar de mais uma outra viagem curta e relativamente rápida a uma cidade vizinha a minha e surgiu uma outra boa surpresa :

Foi um percurso total percorrido de 330 kms , mas dessa vez, com uma velocidade média um pouco mais baixa devido ao tempo chuvoso com chuvas esparsas tanto na ida e tbm na volta.

E aquela habitual velocidade de cruzeiro que utilizo nas minhas viagens quando o tempo está bom entre 110 kms/h a 120 kms/h foi reduzida por segurança e precaução para entre uns 80 kms/h a no máximo alguns picos ocasionais até os 100 kms/h e sempre com o ar cond. mantido desligado e tempo todo .

O combustível abastecido permanece o de sempre ou seja, a mistura de E-85 e com esse HB20 sempre trafegando mais vazio e somente com o condutor e a sua leve bagagem pessoal.

E o resultado direto dessa redução na velocidade média imprimida nesse percurso foi mostrado no comp. de bordo com uma nova média de consumo de ótimos 10,8 kms/l no final dessa viagem, numa redução de quase 6% no consumo médio se comparado a média de consumo anterior obtida , o que só ajuda a comprovar na prática que quanto maior for a velocidade média mantida em rodovias, maior será sempre o consumo médio , regra essa válida para todo e qq veículo dotado de motor a combustão interna !

Obs : Lembrando aqui que o sistema de ar cond. de qq veículo quando mantido ligado o tempo todo aumenta comprovadamente o consumo médio entre 10% até 15% a mais além de reduzir um pouco mais o desempenho geral do motor.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 12 Dez 2022 13:54 
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O nosso HB20 1.6 completou 1000 kms rodados após essa nova regulagem das suas velas de ignição de iridium passando dos oficiais e recomendados 0,8 mm de gap para os atuais 0,9 mm e continuando em teste !

Até esse momento, só percebo impressões positivas e uma notável maciez e prontidão nas respostas a qq tipo de solicitação do acelerador.

E repetindo novamente, apesar da Hyundai do Brasil ser contra não recomendando essa atitude de se instalar essas novas velas de iridium na sua linha HB20 até 2015 , tanto com o motor 1.0 Kappa e tbm no 1.6 Gamma e pior ainda aceitar qq alterações na regulagem ou no gap das velas !

Inclusive estou usando essas novas velas já há bastante tempo e só tenho feedbacks positivos a relatar aqui, portanto novamente fui sim contra essas regras da dona Hyundai do Brasil e tbm assumo perfeitamente todos os riscos como sempre o fiz em todas as modificações mecânicas que já adotei até esse momento nesse nosso pioneiro HB20 1.6 !!!

E apesar do assunto ser off topic , assim como já adotei desde aquela época em que instalei essas novas velas, a utilização constante de uma nova viscosidade 0W-20 para o oleo do motor no lugar do oleo oficialmente recomendado ser o 5W-30 para o motor Gamma 1.6 e até esse momento, só tenho feedbacks positivos a relatar sobre isso tbm !

E esse nosso HB20 1.6 2013 já completou 10 anos de quando foi comprado zero KM assim como já atingiu um pouco mais de 102 mil kms rodados e continua a funcionar perfeito e tranquilo !!!

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