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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 24 Out 2021 23:42 
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Então Biel, continuamos tendo opiniões iguais, o motor aspirado 1.6 Gamma da Hyundai de fato já está no seu limite nessa sua última versão lançada na nova linha 2020 dos HB20 onde ele emplacou os oficiais 130 cvs e parece que não tem mais onde ele ser melhorado a não ser o lançamento de alguma nova versão turbo flex desse motor.

Eu tbm tenho a plena certeza de que não irei gastar mais nem um real investindo em um futuro novo veículo com motor aspirado, afinal , a fila já andou faz um bom tempo.

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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2022 12:47 
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Retornando a esse tópico para informar depois que confirmei em um site de uma preparadora de ECUs automotivas que na linha HB20 1.6 de fato , a Hyundai do Brasil trocou a ECU dessa sua linha de motores Gamma 1.6 já por 3 vezes :

anos 13/14 : ECU Bosch ME 17.9.11

anos 14/15 : ECU Bosch MEG 17.9.12

anos 15/19 : ECU Bosch MEG 17.9.13

De onde se conclui que foram mudadas essas ECUs devido a novas recalibrações nesse motor que podem ou não vir acompanhados de outras demais modificações mecânicas , mas que infelizmente a dona Hyundai do Brasil muito pouco divulga e revela a seu público consumidor até a nível de jornalistas especializados quanto a essas prováveis modificações introduzidas nessa sua linha de motores.

Acredito tbm que o principal objetivo dessas substituições de ECUs seja em primeiro lugar o de sempre conseguir um melhor rendimento desse motor Gamma, embora a potência e o torque oficiais deles tenham permanecido e divulgados os mesmos 128 cvs com 16,5 kgfm de torque.

E entende-se ainda que faltou mencionar nessa lista de ECUs, uma provável nova unidade utilizada na nova versão desse motor Gamma 1.6 quando ele passou a ter comando variável tbm nas válvulas de escape no caso do lançamento da nova linha HB20 em 2020 passando esse motor a apresentar os 130 cvs oficiais, sendo essa mesma versão de motor utilizada tbm na linha Creta em suas versões mais baratas.

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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2022 16:24 
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ianisgreek escreveu:
Retornando a esse tópico para informar depois que confirmei em um site de uma preparadora de ECUs automotivas que na linha HB20 1.6 de fato , a Hyundai do Brasil trocou a ECU dessa sua linha de motores Gamma 1.6 já por 3 vezes :

anos 13/14 : ECU Bosch ME 17.9.11

anos 14/15 : ECU Bosch MEG 17.9.12

anos 15/19 : ECU Bosch MEG 17.9.13

De onde se conclui que foram mudadas essas ECUs devido a novas recalibrações nesse motor que podem ou não vir acompanhados de outras demais modificações mecânicas , mas que infelizmente a dona Hyundai do Brasil muito pouco divulga e revela a seu público consumidor até a nível de jornalistas especializados quanto a essas prováveis modificações introduzidas nessa sua linha de motores.

Acredito tbm que o principal objetivo dessas substituições de ECUs seja em primeiro lugar o de sempre conseguir um melhor rendimento desse motor Gamma, embora a potência e o torque oficiais deles tenham permanecido e divulgados os mesmos 128 cvs com 16,5 kgfm de torque.

E entende-se ainda que faltou mencionar nessa lista de ECUs, uma provável nova unidade utilizada na nova versão desse motor Gamma 1.6 quando ele passou a ter comando variável tbm nas válvulas de escape no caso do lançamento da nova linha HB20 em 2020 passando esse motor a apresentar os 130 cvs oficiais, sendo essa mesma versão de motor utilizada tbm na linha Creta em suas versões mais baratas.

Nunca guiei um HB20 sem ser o meu, mas imagino que mesmo se tiver o mesmo torque e potência, a curva deve ser totalmente diferente.
Imagino que os últimos melhorem em baixa mas deixa o motor um pouco mais "lerdo" devido a emissões e economia. O primeiro provavelmente é igual o segundo neste quesito mas o segundo (de 2014 até 2015) deve ter uma calibragem diferente no acelerador eletrônico.


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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2022 17:02 
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E por ai mesmo Biel, sendo que vi no YouTube , videos da Fullpower onde testam um HB20 2016 câmbio manual abastecido com etanol e que mostrou no dinamômetro aqueles 137 cvs e 17,7 kgfm de torque.

Mas não achei ainda outros vídeos com testes em dina de modelos mais antigos de HB20 1.6 para comparar o rendimento.

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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2022 17:36 
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ianisgreek escreveu:
E por ai mesmo Biel, sendo que vi no YouTube , videos da Fullpower onde testam um HB20 2016 câmbio manual abastecido com etanol e que mostrou no dinamômetro aqueles 137 cvs e 17,7 kgfm de torque.

Mas não achei ainda outros vídeos com testes em dina de modelos mais antigos de HB20 1.6 para comparar o rendimento.

Agora que estou um pouco menos atolado no trabalho vou checar pois se não me engano, tinha um comentário na FullPower de um vídeo de um HB20 pré 2016 com eles.
vou ver se é de verdade


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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 08 Mar 2022 17:38 
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Acho que achei

https://www.youtube.com/watch?v=oIgboLNQmWQ


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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 09 Mar 2022 01:39 
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biel780 escreveu:



Agradeço por essa sua postagem Biel , é esse teste mesmo !

Esse teste mostrado nesse vídeo é o de um HB20 sedan 1.6 2014 c/ câmbio manual que deu no dinamômetro da FullPower , 135 cvs com 17 kgfm de torque.

Ou seja, confirmando que de fato, houve sim uma pequena melhora no rendimento geral dos novos HB20 de 2016 em diante , c/ o modificado motor 1.6 e já com os novos câmbios manuais e aut. de 6 marchas.

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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 09 Mar 2022 01:48 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:



Agradeço por essa sua postagem Biel , é esse teste mesmo !

Esse teste mostrado nesse vídeo é o de um HB20 sedan 1.6 2014 c/ câmbio manual que deu no dinamômetro da FullPower , 135 cvs com 17 kgfm de torque.

Ou seja, confirmando que de fato, houve sim uma pequena melhora no rendimento geral dos novos HB20 de 2016 em diante , c/ o modificado motor 1.6 e já com os novos câmbios manuais e aut. de 6 marchas.

Só uma pena que o carro não tem um sistema de melhor administração do compressor do AC

Vendo o vídeo do novo, ele da 134 e 17,7


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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 09 Mar 2022 10:48 
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Além disso, nesses vídeos da FullPower eles testaram tbm o rendimento máximo desse motor 1.6 Gamma quando é ligado o ar cond. e na prática, perde-se muito tanto em potência e tbm em torque, numa prova real de que esse sistema de A/C do HB20 ainda é muito antigo e pouco eficaz, infelizmente.

Obs : O que comprova a necessidade de se desligar manualmente o A/C desses veículos sempre em qq situação de solicitação máxima que se fizer do seu melhor desempenho.

E um outro detalhe importante :

Pq a dona Hyundai do Brasil não desenvolveu um pouco mais o rendimento máximo desse seu atual motor 1.0 flex TGDI , pq do jeito que ele está, essa ultima versão do motor Gamma 1.6 de 130 cvs poderá até mostrar na realidade um rendimento algo superior principalmente em rodovias.

Lembrando ainda que a nível de fabricante, é bem mais fácil melhorar um pouco mais o desempenho de qq motor turbo do que o de um motor aspirado.

Já a nível particular, já se sabe que qq upgrade de stage 2 que seria nesse caso, chipar a ECU desse motor TGDI e tbm a substituição do seu sistema de catalisadores por um DP , que seria o upgrade de performance mais simples e barato de se aplicar em qq motor turbo, já deixaria esse motor 1.0 TGDI bem mais afiado e agressivo, certamente deixando lá atrás no chinelo em rendimento, essa atual versão Gamma 1.6 de 130 cvs em qq situação de solicitação máxima.

Afinal , essa reserva de potência extra propositalmente contida, todos os atuais motores turbo de fábrica já provaram que eles tem e que é deixada assim sem utilização diretamente pelos seus fabricantes.

Mas já no caso de qq motor aspirado de fábrica, essa possibilidade praticamente não existe assim tão facilmente igual ocorre com os motores turbo.

Além do fato tbm já amplamente comprovado de que sempre que se aplicar o upgrade de stage 2 em qq motor turbo, se ele for flex, só se conseguirá extrair o seu rendimento máximo se ele for abastecido com 100% de etanol.

E se for esse o caso de um stage 2 em um motor turbo somente a gasolina, que deve-se sempre abastecer com as caras e raras gasolinas premium de elevada octanagem, caso contrário poderá ser danificado esse motor por detonação devido a falta de octanagem suficiente no combustível utilizado.

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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 09 Mar 2022 15:05 
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ianisgreek escreveu:
Além disso, nesses vídeos da FullPower eles testaram tbm o rendimento máximo desse motor 1.6 Gamma quando é ligado o ar cond. e na prática, perde-se muito tanto em potência e tbm em torque, numa prova real de que esse sistema de A/C do HB20 ainda é muito antigo e pouco eficaz, infelizmente.

Obs : O que comprova a necessidade de se desligar manualmente o A/C desses veículos sempre em qq situação de solicitação máxima que se fizer do seu melhor desempenho.

E um outro detalhe importante :

Pq a dona Hyundai do Brasil não desenvolveu um pouco mais o rendimento máximo desse seu atual motor 1.0 flex TGDI , pq do jeito que ele está, essa ultima versão do motor Gamma 1.6 de 130 cvs poderá até mostrar na realidade um rendimento algo superior principalmente em rodovias.

Lembrando ainda que a nível de fabricante, é bem mais fácil melhorar um pouco mais o desempenho de qq motor turbo do que o de um motor aspirado.

Já a nível particular, já se sabe que qq upgrade de stage 2 que seria nesse caso, chipar a ECU desse motor TGDI e tbm a substituição do seu sistema de catalisadores por um DP , que seria o upgrade de performance mais simples e barato de se aplicar em qq motor turbo, já deixaria esse motor 1.0 TGDI bem mais afiado e agressivo, certamente deixando lá atrás no chinelo em rendimento, essa atual versão Gamma 1.6 de 130 cvs em qq situação de solicitação máxima.

Afinal , essa reserva de potência extra propositalmente contida, todos os atuais motores turbo de fábrica já provaram que eles tem e que é deixada assim sem utilização diretamente pelos seus fabricantes.

Mas já no caso de qq motor aspirado de fábrica, essa possibilidade praticamente não existe assim tão facilmente igual ocorre com os motores turbo.

Além do fato tbm já amplamente comprovado de que sempre que se aplicar o upgrade de stage 2 em qq motor turbo, se ele for flex, só se conseguirá extrair o seu rendimento máximo se ele for abastecido com 100% de etanol.

E se for esse o caso de um stage 2 em um motor turbo somente a gasolina, que deve-se sempre abastecer com as caras e raras gasolinas premium de elevada octanagem, caso contrário poderá ser danificado esse motor por detonação devido a falta de octanagem suficiente no combustível utilizado.

O AC do HB20 para mim foi uma tremenda decepção.
O meu fiesta era 2012/2013 modelo ROCAM ainda e o AC dele gelava mais que o HB20, a ventoinha do ar interno fazia menos barulho em todas as 4 velocidades comparadas as mesmas do HB20 onde em todas as velocidades o fluxo de ar era maior que as mesmas do HB.
O compressor do Fiesta desligava automaticamente quando eu pisava tudo e também durante o uso normal (ele simplesmente desligava até com o carro parado depois de esfriar).
Isso sem falar que o fluxo de ar de todas as saídas eram melhores, nunca que o vidro dos espelhos laterais embaçavam no fiesta e os dutos para o motorista e passageiro eram melhores posicionados também.

Eu não entendo como um sistema desses existe em um veículo de 20 mil mas não existia em um de 40 mil na época.

Será que os HB20 modernos mudaram isso? Ou também será que a versão Premium da nossa geração já desligava ao acelerar ou atingir a temperatura?

Também concordo plenamente sobre seu comentário dos motores. Antes de tirarem o Gamma de linha, tinha a desculpa de pegar o 1.0 TGDI para andar na cidade e o Gamma 1.6 para quem pega mais estrada (mas mesmo assim não faz tanto sentido).
Agora que temos apenas o 1.0 turbo (pq o aspirado eu ignoro em qualquer veículo com mais de 1 tonelada) eles deveriam ao menos igualar a potência ao Gamma 1.6 de 130 cv.

É questão de calibragem isso, não de trocar peças. A única desvantagem é que o torque máximo não viria aos 1500 RPM mas aos 1700 provavelmente (o que ainda é baixo pois mesmo a 1500 sem torque máximo, o veículo já teria torque mais que suficiente e superior a qualquer aspirado).


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