Hyundai HB20 Clube
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CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
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Autor:  ianisgreek [ 10 Mar 2022 00:38 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Interessante esse seu comentário sobre os fiestas, que mesmo sendo modelos mais antigos do que os recém lançados HB20 daquela época, mostravam ser mais eficientes no sistema de A/C .

Já quanto a dona Hyundai do Brasil não melhorar o rendimento desses seus novos motores 1.0 TGDI flex, isso foi uma baita mancada desse fabricante pq deixou o seu próprio motor Gamma 1.6 na sua última versão a apresentar um rendimento até levemente superior.

Isso é sim inconcebível atualmente quando vemos que o atual e recém lançado motor 1.0 turbo flex da Fiat Stellantis apresenta nada menos do que 130 cvs de potência e o torque de 21 kgfm e que ainda traciona super bem o seu pequeno SUV (Pulse) de 1200 kgs com uma ótima desenvoltura e sem contar que ele tem é um cambio aut. CVT. !!!

Imaginem então se esse Pulse contasse tbm com um ótimo e bem escalonado câmbio manual de 6 marchas, que rendimento melhor ele apresentaria !!!

Autor:  biel780 [ 10 Mar 2022 01:27 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Interessante esse seu comentário sobre os fiestas, que mesmo sendo modelos mais antigos do que os recém lançados HB20 daquela época, mostravam ser mais eficientes no sistema de A/C .

Já quanto a dona Hyundai do Brasil não melhorar o rendimento desses seus novos motores 1.0 TGDI flex, isso foi uma baita mancada desse fabricante pq deixou o seu próprio motor Gamma 1.6 na sua última versão a apresentar um rendimento até levemente superior.

Isso é sim inconcebível atualmente quando vemos que o atual e recém lançado motor 1.0 turbo flex da Fiat Stellantis apresenta nada menos do que 130 cvs de potência e o torque de 21 kgfm e que ainda traciona super bem o seu pequeno SUV (Pulse) de 1200 kgs com uma ótima desenvoltura e sem contar que ele tem é um cambio aut. CVT. !!!

Imaginem então se esse Pulse contasse tbm com um ótimo e bem escalonado câmbio manual de 6 marchas, que rendimento melhor ele apresentaria !!!

Também acho, a Renault parece ser a única que está batendo de frente com a Stellantis no quesito motor.
A Hyundai parece estar obcecada por essa rotação de torque máximo a 1500 RPM, mas a meu ver até 2200 é bom para ter torque máximo e ainda com a vantagem de ter mais potência quando se precisa desse tipo de força.

A GM também deu um tiro no pé fazendo o motor com injeção na válvula e não direta, assim ele não esfria os cilindros para ter mais pressão de turbo

Autor:  ianisgreek [ 10 Mar 2022 10:19 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Exatamente isso, concordo sim !

De que adianta ter um motor turbo com torque iniciando em 1500 rpms se nas rpms lá em cima faltar um pouco mais de potência máxima!!!

Esse motor 1.0 TGDI flex da Hyundai já é bem moderno , infelizmente falta-lhe apenas uma apimentada no seu rendimento máximo e ele estaria talvez igualado aos melhores dos seus concorrentes atuais.

Mas ainda acredito que ocorra essa melhorada nele agora que aposentaram o motor Gamma 1.6 , talvez numa nova recalibração a ser lançada logo mais.

Sem falar que ele tbm já está equipando os pesados Cretas e tracionando-os com muita dificuldade.

Sim, o motor 1.3 turbo flex lançado pela Renault em parceria com a Mercedes Benz tbm é um dos melhores de sua categoria atualmente.

Autor:  biel780 [ 10 Mar 2022 14:15 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, concordo sim !

De que adianta ter um motor turbo com torque iniciando em 1500 rpms se nas rpms lá em cima faltar um pouco mais de potência máxima!!!

Esse motor 1.0 TGDI flex da Hyundai já é bem moderno , infelizmente falta-lhe apenas uma apimentada no seu rendimento máximo e ele estaria talvez igualado aos melhores dos seus concorrentes atuais.

Mas ainda acredito que ocorra essa melhorada nele agora que aposentaram o motor Gamma 1.6 , talvez numa nova recalibração a ser lançada logo mais.

Sem falar que ele tbm já está equipando os pesados Cretas e tracionando-os com muita dificuldade.

Sim, o motor 1.3 turbo flex lançado pela Renault em parceria com a Mercedes Benz tbm é um dos melhores de sua categoria atualmente.


Eu coloco minhas apostas que eles vão apresentar a nova calibragem com a terceira geração do HB20, esta que tem de tudo para ser a melhor geração do veículo. Imagino que a Hyundai escutou um pouco o mercado e os concorrentes para tentar voltar a liderança.

Autor:  ianisgreek [ 10 Mar 2022 15:55 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Tomara que suas previsões se concretizem o quanto antes , pq já está passando de hora da dona Hyundai do Brasil rever e melhorar esse rendimento insuficiente e decepcionante desse seu novo motor TGDI flex pq já sabemos todos nós das reais capacidades e eficácia desse motor, mas que infelizmente ele foi lançado na nova linha HB20 2020 já bem amordaçado e capado num nítido baita erro do próprio pessoal da fábrica !

Obs : Esse novo motor TGDI flex tem uma boa margem de segurança deixada pela fábrica que o permite chegar bem fácil a pelo menos uns 138 cvs com 21 kgfm de torque.

Isso que citei acima seria um mínimo atingível pq com qq bom upgrade de stage 2 instalado nesse motor , ele ultrapassaria fácil e tranquilo esses números de rendimento aqui citados chegando com etanol a uns 144 cvs de potencia aliados a uns 22 kgfm de torque e ainda mantendo uma ampla margem da segurança original desse motor !

Só de imaginar um novo HB20S 1.0 flex TGDI na nova versão platinum zero KM com o seu eficiente câmbio manual e com esse stage 2 instalado nele , dá uma vontade louca e quase incontrolável de trocar logo esse nosso atual e pioneiro HB20 1.6 e fazer esse upgrade nele, mas abastecendo-o desde zero KM somente e sempre com o nosso nobre etanol !!!

Ficaria um pequeno sedan bala para se ter muito divertimento pela frente e ainda apresentando um excelente custo-benefício sem igual nesse nosso mercado atual !

Autor:  biel780 [ 10 Mar 2022 17:29 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Tomara que suas previsões se concretizem o quanto antes , pq já está passando de hora da dona Hyundai do Brasil rever e melhorar esse rendimento insuficiente e decepcionante desse seu novo motor TGDI flex pq já sabemos todos nós das reais capacidades e eficácia desse motor, mas que infelizmente ele foi lançado na nova linha HB20 2020 já bem amordaçado e capado num nítido baita erro do próprio pessoal da fábrica !

Obs : Esse novo motor TGDI flex tem uma boa margem de segurança deixada pela fábrica que o permite chegar bem fácil a pelo menos uns 138 cvs com 21 kgfm de torque.

Isso que citei acima seria um mínimo atingível pq com qq bom upgrade de stage 2 instalado nesse motor , ele ultrapassaria fácil e tranquilo esses números de rendimento aqui citados chegando com etanol a uns 144 cvs de potencia aliados a uns 22 kgfm de torque e ainda mantendo uma ampla margem da segurança original desse motor !

Só de imaginar um novo HB20S 1.0 flex TGDI na nova versão platinum zero KM com o seu eficiente câmbio manual e com esse stage 2 instalado nele , dá uma vontade louca e quase incontrolável de trocar logo esse nosso atual e pioneiro HB20 1.6 e fazer esse upgrade nele, mas abastecendo-o desde zero KM somente e sempre com o nosso nobre etanol !!!

Ficaria um pequeno sedan bala para se ter muito divertimento pela frente e ainda apresentando um excelente custo-benefício sem igual nesse nosso mercado atual !

Sim, aposto que se for puxar ao extremo, o motor 1.0 turbo chega a 150 cavalos até.
130 e 135 a mim está a bom tamanho mantendo a confiabilidade.
Espero que eles acertem no novo HB20 em todos os aspectos, que seja uma evolução real e não um "Gol G3" como essa geração atual é. Pois se errarem acho que eles vão tirar de linha.

Autor:  ianisgreek [ 11 Mar 2022 01:12 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Eu entendo que não será nada vantajoso para a Hyundai do Brasil deixar o HB20 defasado frente a concorrência pq ela já fez nome com essa sua linha HB20 e de uns anos para cá tbm com a sua linha Creta.

É verdade que erros de projeto nós sabemos e vemos que foram cometidos em ambas essas linhas , mas nada que não seja prontamente solucionado a nível de engenharia da fábrica mantendo-se assim todos esses modelos atualizados e com as suas boas vendas de sempre.

Autor:  biel780 [ 11 Mar 2022 01:30 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Eu entendo que não será nada vantajoso para a Hyundai do Brasil deixar o HB20 defasado frente a concorrência pq ela já fez nome com essa sua linha HB20 e de uns anos para cá tbm com a sua linha Creta.

É verdade que erros de projeto nós sabemos e vemos que foram cometidos em ambas essas linhas , mas nada que não seja prontamente solucionado a nível de engenharia da fábrica mantendo-se assim todos esses modelos atualizados e com as suas boas vendas de sempre.

Sim, até pq os erros são poucos.
O Ac e design além da calibragem do motor acho que são os unicos

Autor:  ianisgreek [ 11 Mar 2022 09:57 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

Sim, concordo c/ vc.

Vamos ver para quando virão essas urgentes soluções corrigindo esses erros de projeto.

Pq estamos vendo que a cada ano, novos modelos concorrentes aparecem e sempre mais evoluídos, numa baita disputa acirrada de tecnologia pela frente, onde afinal, sempre os clientes serão os mais beneficiados.

Obs : Quanto ao desenvolvimento tecnológico dessas novas gerações de motores 1.0 turbo flex, a curva de aprendizado da engenharia mecânica tem anunciado que logo termos sim motores 1.0 turbo flex atingindo a marca dos 150 cvs com mais de 23 kgfm de torque alimentados com etanol e ainda apresentando uma total confiabilidade mecânica.

Autor:  biel780 [ 11 Mar 2022 13:46 ]
Título:  Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?

ianisgreek escreveu:
Sim, concordo c/ vc.

Vamos ver para quando virão essas urgentes soluções corrigindo esses erros de projeto.

Pq estamos vendo que a cada ano, novos modelos concorrentes aparecem e sempre mais evoluídos, numa baita disputa acirrada de tecnologia pela frente, onde afinal, sempre os clientes serão os mais beneficiados.

Obs : Quanto ao desenvolvimento tecnológico dessas novas gerações de motores 1.0 turbo flex, a curva de aprendizado da engenharia mecânica tem anunciado que logo termos sim motores 1.0 turbo flex atingindo a marca dos 150 cvs com mais de 23 kgfm de torque alimentados com etanol e ainda apresentando uma total confiabilidade mecânica.

é sim, as pessoas focam apenas no problema da injeção direta que pode criar carbonização na porta da válvula.
Mas ela é maravilhosa pois esfria o pistão, fazendo com que essas potências que eram impossíveis sem um kit extremamente forjado no passado em um 1.0 torne-se uma potência normal pois a temperatura é mais baixa.
Quando popularizar a injeção híbrida de Direta e na porta da válvula ai sim teremos motores incríveis, já que a direta tem pouco tempo para fazer uma mistura homenageia nas rotações baixas (ai utiliza-se apenas a injeção indireta), nas rotações médias apenas a direta e nas rotações altas ambas para a indireta fazer a mistura não ficar pobre e a direta para esfriar o cilindro.

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